Centro de Informação, Documentação e Arquivo da Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO

Chácaras Califórnia, Goiânia - GO, Brasil
Goiânia - GO

CIDARQ - Centro de Informação, Documentação e Arquivo - CIDARQ - Centro de Informação, Documentação e Arquivo - [x] + Acessibilidade Menu O CidarqSobre o CidarqEquipeServiçosAcesso ao SIPACAutuaçãoConsulta ao acervoCorrespondênciasDesarquivamentoPesquisa ao AcervoAvaliação de DocumentosFormuláriosRastreamento dos CorreiosCasa da Memória Notícias Páginas Notícias TERMINAL DE ATENDIMENTO - SEI/UFG A partir do dia 20 de setembro (quarta feira) estará em funcionamento no CIDARQ o Terminal de Atendimento SEI - UFG.
O terminal poderá ser utilizado por todos os servidores que tenham dificuldades ou dúvidas quanto ao uso do SEi.
O atendimento acontecerá entre 08h às 12h e 13h às 17h.
  Maiores Informações LUIZ MAURO APRESENTA A SÉRIE ''ATÊLIE'' Depois de 13 anos sem expor em Goiânia, Luiz Mauro inaugura, no dia 21 de novembro, às 19h, no Centro Cultural da UFG, a mostra Na escuridão do ateliê nasce a luz, que tem a curadoria de Divino Sobral.
Os trabalhos fazem parte da série Ateliê, apresentada pela primeira vez na Maison Européenne de la Photographie (MEP), em Paris, no ano de 2015, sob o título Des peintures comme des photographies.
A exposição em Goiânia conta com algumas das obras lá exibidas e outras inéditas.
Ao todo são 18 obras, que retratam os ambientes de criação de artistas brasileiros, como Rubem Valentim e Lygia Clark e artistas de diversos outros países, como Claude Monet, Auguste Renoir, Anish Kapoor, Ad Reinhardt, Roy Lichtenstein, Benjamin Johnston, Georgia O’Keeffe, entre outros.
  Maiores informações     ''.
E o Desastre Radioativo de Goiânia se Revela: Narrativas e Memórias Jornalísticas'' No dia 13 de novembro de 2017, aconteceu a abertura da exposição ''.
E o Desastre Radioativo de Goiânia se Revela: Narrativas e Memórias Jornalísticas''.
O evento contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Goiás, Professor Orlando Afonso Valle do Amaral, da Diretora do Centro de Informação, Documentação e Arquivo, Heloísa Esser dos Reis e da curadora da exposição, a antropóloga Telma Camargo da Silva.
Também se fizeram presentes representantes do judiciário; dos governos estadual e municipal; da Associação das Vítimas do Césio-137 e da Associação dos Contaminados, Irradiados e Expostos ao Césio 137.
O evento contou ainda com a realização da mesa-redonda que discutiu a atuação da imprensa na cobertura, em 1987, do desastre com o Césio - 137, dentre os convidados estavam Cesar Luiz V.
Nei Clara Lima, Suely Lina, Mirian Tomé,Telma Camargo da Silva, Cileide Alves, Washington Novaes e Jadir Andrade.
As falas aconteceram no auditório da Academia Goiana De Letras e seguiu com a abertura na Casa da Memória da Justiça Federal de Goiás.
  Imagens: Flávio Diniz Veja as fotografias do evento clicando aqui.
Folder informativo.
CHAMADA PARA DOSSIÊ: MODA E INDUMENTÁRIA A revista Acervo torna pública a chamada para o volume 31, número 2, de 2018, dedicada à Moda e Indumentária, com organização de Maria do Carmo Rainho, doutora em História, pesquisadora do Arquivo Nacional e do Museu Histórico Nacional, e Rita Morais de Andrade, doutora em História e professora associada à Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A Revista visa divulgar pesquisas de ponta realizadas no Brasil e no exterior, discutindo as diversas perspectivas e abordagens empregadas na análise destes objetos, a partir de diferentes documentos (imagens, trajes, textos, filmes, depoimentos orais, entre outros) numa ampla cronologia.
 As submissões devem ser encaminhadas até o dia 5 de fevereiro de 2018, por meio do portal da Revista Acervo.
Os textos devem estar de acordo com o foco e o escopo da Revista e seguir as normas editoriais.
Maiores Informações EDUCAÇÃO EM DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE A Coordenação de Direito à Memória e à Verdade lançou em dezembro um conjunto de experiências, relatos, artigos e projetos premiados no Edital de Educação em DMV (Direito, Memória, Verdade), reunindo todo esse material em uma publicação disponível para download.
  Maiores informações CARTA DE PROPOSTAS - ENCONTRO SOBRE ARQUIVOS DE GOIÁS O Cidarq e a Associação de Arquivologia do Estado de Goiás (AAG) tornam públicas as Cartas de Propostas do I e II Encontro sobre Arquivos de Goiás, realizados respectivamente em 2014 e 2016.
Confira o documento.
PORTAL MEMÓRIAS DA DITADURA O projeto do portal Memórias da Ditadura é uma realização do Vlado Educação – Instituto Vladimir Herzog, que responde à demanda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de criação de um portal com o objetivo de divulgar a História do Brasil no período de 1964 à 1985 junto ao grande público, em especial à população jovem.
Maiores informações REVISTA ACERVO - DOSSIÊ FAMÍLIA A Revista Acervo do Arquivo Nacional divulga o  Dossiê Família, uma reunião de artigos sobre famílias escravas, indígenas, negras, brancas, de imigrantes, heterossexuais e homo afetivas.
Na seção Documento, a luta de ex-escravas pela tutela de seus filhos nos anos imediatos após a escravidão, além de resenhas e artigos livres.
  Maiores Informações MEMÓRIA DA CENSURA DO CINEMA BRASILEIRO Memória da Censura no Cinema Brasileiro,  um projeto de digitalização dos documentos relativos à censura do cinema no Brasil, no que diz respeito à repressão às liberdades individuais e negação do direito de livre expressão, com manipulação de informação.
Os documentos incluem filmes, processos de censura, documentos do DEOPS-SP e material de imprensa.
Maiores Informações Ver todas

Localização como chegar a Centro de Informação, Documentação e Arquivo da Universidade Federal de Goiás