Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia, Goiânia - GO

Secretaria Municipal de Saúde Goiânia - Notícias - - ? Página Principal Histórico de Notícias Galeria de Fotos Expediente Transparência Edital Chamamento Público ? Secretaria Medicamentos Samu Saúde Bucal Saúde da Mulher Saúde da Criança Saúde do Adolescente Saúde do Homem Saúde do Idoso Saúde do Trabalhador Saúde Mental Tabagismo Vacinação Vigilância Sanitária Zoonoses Prevenção Dengue Diabetes Doenças Respiratórias Hanseníase Hipertensão Leishmaniose Obesidade Tuberculose Serviços Ouvidoria Teleconsulta Alvará Sanitário APAC Cartão SUS Lista de Espera Regulação Vale Exame IrAS Unidades de Saúde Fale Conosco 03.
12.
2012 Centro de Referência em Ortopedia realiza mais de 4 mil atendimentos mensais Projeto de reforma da unidade pretende melhorar qualidade e agilidade do atendimento sem mudar o perfil do paciente "Primeiramente gostaria de esclarecer que o Crof não é uma unidade de internação hospitalar.
Somos uma unidade ambulatorial", explica e diretor geral do Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia de Goiânia (Crof), Eduardo Abraão.
No Crof, são atendidos casos de pequena e média complexidade em traumatologia, a unidade funciona 24 horas em situações de urgência e conta também com atendimento ambulatorial em ortopedia geral e especializada.
Para o diretor, pacientes e até mesmo funcionários costumam se enganar muito sobre o perfil do paciente atendido na unidade.
"Todos os dias chegam à emergência pessoas que necessitam de grandes cirurgias e aqui não realizamos estes procedimentos, não temos os equipamentos necessários", explica Eduardo.
A unidade realiza, em média, 4.
320 consultas por mês no ambulatório e 600 atendimentos de fisioterapia mensais.
A média de atendimentos na urgência é de 300 pacientes por dia, destes, cerca de 220 necessitam de imobilização gessada, 8 de reduções sob anestesia e 5 de punções articulares.
Vilma de Lourdes é farmacêutica e trabalha no Crof há sete anos.
Segundo ela, trabalhar na farmácia da unidade é muito tranquilo e gratificante.
"Sempre estive aqui na farmácia orientando os pacientes e distribuindo medicamentos.
Uma coisa que sempre acho engraçado é que os pacientes querem que eu explique o que o médico disse durante a consulta, querem tirar dúvidas", diz Vilma.
O Crof possui atendimento especializado em cirurgia e traumatologia de boca e face, sendo estes procedimentos ambulatoriais com média de 200 atendimentos por mês.
Têm atualmente abastecimento de material, correlatos e medicamentos regularizados e realiza cerca de 700 exames radiológicos diariamente.
Atualmente está em andamento procedimento de licitação para readequação física-funcional da unidade.
Haverá estruturação de sala de reanimação, remodelação da recepção de urgência, dormitório para servidores, base da guarda municipal, auditórios para reuniões técnicas e programas de capacitação para servidores e base completa do Samu.
Atendimento Para ter acesso às consultas ambulatoriais o paciente deve se ligar no Teleconsulta (0800 646 1560) e agendar consulta com um clínico geral em um Cais e, segundo critérios médicos, o profissional encaminhará para a unidade especializada em ortopedia.
"Sempre fui muito bem tratada por médicos e funcionários aqui do Crof.
Tenho artrose em mãos e joelhos, lembro que consegui o atendimento aqui quando passei por um Cais e o médico me encaminhou para cá", explicou Marzézie Barbosa Oliveira, usuária da unidade há dois anos.
Quando questionada sobre as dores que sentia, Marzézie diz que elas diminuíram muito com o tratamento e que pretende seguir as orientações do médico para que possa voltar a sua rotina o mais rápido possível.
Segundo Eduardo Abraão, com a reestruturação da unidade haverá melhora na qualidade e agilidade do atendimento.
Para isso foram elaborados regimentos, organograma e fluxograma condizentes com a nova estrutura.
Para os pacientes que necessitarem de retorno, é preciso agendar a consulta pessoalmente na unidade.
Aqueles que forem atendidos na emergência também poderão dar seqüência ao tratamento no Crof, se o médico julgar necessário.
Quando há necessidade de um procedimento de maior complexidade como grandes cirurgias, o paciente pode aguardar na unidade até que sua transferência seja realizada.
Segundo o diretor da unidade, a espera ocorre por um período pequeno de no máximo um dia, não caracterizando, portanto, internação.
Clique sobre as imagens para ampliar.
Texto Pollyana Lima ?       Comunicados Biblioteca Guia de manejo clínico da febre chikungunya ? Centro Administrativo Municipal - Paço - Avenida do Cerrado       n° 999, Park Lozandes, Goiânia, Goiás - Brasil • CEP 74.
884-900 • Telefone: 55 (62) 3524-1500

Localização como chegar a Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia