CEREST, Marília - SP

R. Sergipe, 895 - Banzato, Marília - SP, 17515-100, Brasil
Marília - SP

CEREST REGIONAL MARÍLIA - - CEREST REGIONAL MARÍLIAAbasCEREST REGIONAL MARÍLIASEJAM BEM VINDOS! terça-feira, 19 de dezembro de 2017 CEREST 2018 NOSSO CARTÃO DE NATAL, COM AMOR DE SOBRA PRA VOCÊS!!!! ;)Postado porCERESTàs17:10Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 11 de outubro de 2017 Sobre o II Seminário Trabalho e Saúde dos Professores: pela promoção da saúde dos docentes De acordo com a rede social da Fundacentro, " [.
] no dia 5 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Professor (Unesco/OIT).
Já 10 de outubro é o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (Lei Federal 12.
645/2012).
Por fim, 15 de outubro é o Dia do Professor no Brasil.
A Fundacentro aproveitou essas datas para realizar uma reflexão sobre a saúde dos professores e as precariedades enfrentadas por esses trabalhadores.
Assim foi o II Seminário Trabalho e Saúde dos Professores: pela promoção da saúde dos docentes, realizado hoje, 10 de outubro, na sede da instituição em São Paulo/SP.
" O evento foi iniciado por Renata Paparelli que construiu sua apresentação nos fatores que motivam sofrimento de trabalhadores, em especial os da educação.
Taylorismo, fordismo, toyotismo e a exigência de entrega dos trabalhadores para participação no mercado de trabalho foram abordados, considerando que é preciso compreender que há limites subjetivos para suportar a realidade de trabalho, e que isso compreende questões de sobrevivência.
De acordo com Paparelli (via Fundacentro) "As transformações no mundo do trabalho têm impacto no trabalho docente também e em sua saúde mental.
" Trabalho este que também é pautado em metas produtivas para obtenção de recursos e avaliação do trabalho.
De acordo com a Fundacentro, "No período da tarde, a fonoaudióloga e professora da PUC-SP, Léslie Piccolotto, abordou os distúrbios da fala e da voz entre professores, e a pós-doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP e professora da Unip, Amanda Macaia, falou sobre o retorno ao trabalho após adoecimento mental.
Léslie Piccolotto contou que, no início, havia uma visão de culpar o docente por gritar, mas, com as pesquisas, constatou-se o problema do ruído no ambiente de trabalho e, mais recentemente, que a organização do trabalho é muito mais impactante para a voz do professor do que o ambiente.
" Liéslie ainda reforçou a necessidade de publicação do protocolo de voz para notificação já escrito e em vias de ser publicado pelo Ministério da Saúde.
"Para Amanda Macaia, há um conflito entre a incapacidade e o medo versus o desejo de retornar à sala de aula.
“Será que é a mesma coisa sair e voltar por adoecimento mental e por dor na coluna? Não estou fazendo julgamento de valor, mas há diferenças que precisam ser consideradas”, questiona a pesquisadora.
Além disso, para alguns professores entrevistados estar readaptado era estar afastado do trabalho, porque não estariam em sala de aula.
" Com questionamentos como "O que é trabalho para os docentes?" trazendo situações de readaptação ao trabalho e tentativas frustradas destas, foi possível refletir sobre as ferramentas de apoio aos trabalhadores da educação neste processo de afastamento, via CEREST.
Ainda de acordo com a matéria da fundacentro, "No final do evento, foi realizada uma mesa de debate com todos os palestrantes, que teve a coordenação de Cleiton Faria Lima, e que contou com as questões de diversos componentes da platéia, incluindo profissionais de outros CERESTs.
" Postado porCERESTàs08:01Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:CEREST Marília,Fundacentro,II Seminário Trabalho e Saúde dos Professores: pela promoção da saúde dos docentes,Professores,Saúde do trabalhador terça-feira, 10 de outubro de 2017 Onde o CEREST está?O CEREST está participando do II Seminário Trabalho e Saúde dos Professores: pela promoção da saúde dos docentes.
Desta vez as participantes foram Cristian Fioravanti de Castro (fonoaudióloga) e Daniela Maia Veríssimo (psicóloga), para poder refletir sobre as questões relacionada a saúde dos professores.
 Postado porCERESTàs08:11Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:CEREST Marília,Fundacentro,II Seminário Trabalho e Saúde dos Professores: pela promoção da saúde dos docentes,Saúde dos Professores quinta-feira, 14 de setembro de 2017 Primeira Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Estado de São PauloLuciana com outros participantes da ConferênciaNesta semana foi realizada a Primeira Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo – 1ª CEVS - SP.
E o CEREST Regional Marília através de sua supervisora Luciana Caluz Carvalho Pereira.
  A Conferência tem como objetivo propor diretrizes para a implementaçãoda Política Nacional da Vigilância em Saúde, no âmbito do Estado de São Paulo e Nacional, e aconteceu na cidade de Águas de Lindóia - SP.
  A Conferência buscou:   I.
Elencar as prioridades constantes nas propostas consolidadas, advindas das Etapas Regionais, a implementação daPolítica Nacional da Vigilância em Saúde no Estado de São Paulo contribuindo para a ampliação e fortalecimento destaPolitica, no âmbito Estadual e Nacional; II - Emitir Relatório da Etapa Estadual com as propostas elencadas como prioritárias, visando contribuir com a EtapaEstadual e com a Etapa Nacional.
 III.
Homologar os (as) Delegados (as) para a Etapa Nacional.
V.
Encaminhar as propostas para a Etapa Nacional.
   O tema central desta 1ª CEVS – SP é  “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” tendo como eixo principal o “Fortalecimento dos programas e ações de Vigilância emSaúde”.
  E discussões ocorrendo dentro de oito  subeixos da Etapa Estadual que são:  1 – Papel da Vigilância em Saúde na Integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção àSaúde; 2 – Acesso e Integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúdeambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; 3 – Acesso e Integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, dotrabalhador e dos laboratórios de saúde pública; 4 – Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; 5 – Gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais,comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população; 6 – Monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; 7 – Implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive asnegligenciadas, e; 8 – A participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.
Participantes da 1ª CEVS-SP Postado porCERESTàs03:49Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:1ª CEVS-SP,1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo,CEREST Regional Marília,Política Nacional de Vigilância em Saúde terça-feira, 12 de setembro de 2017 Parte do grupo que participa das reuniões Desde DATA, reuniões quiznenais são realizadas por profissionais de Marília, integrantes da Atenção Básica, do CAPS Conviver e CAPS Infantil, do NASF, CEREST, Assistência Social, Educação, FAMEMA, da UNESP, junto com coordenação de saúde mental Simone Alves Cotrim e diversos outros profissionais.
 As reuniões que acontecem no CAPS têm sido produtivas no sentido de pensarmos as conquistas estabelecidas na execução de serviços de saúde mental vinculados a atenção básica.
 Abraça RAPSNos diálogos realizados, identificamos potencialidades e dificuldades no exercício da atenção à saúde mental no município, mas também verificamos que os profissionais desta rede não se conhecem.
A organização da reunião, permite esse reconhecimento dos parceiros.
Também foi pensado na necessidade de sabermos sobre a formação da Rede de Atenção Psicossocial em Marília, dos serviços de residência, aprimoramento e especialização da FAMEMA e de outros dispositivos de cuidado em Saúde Mental do município para que possamos a partir disso, pensar nas linhas de cuidado em Saúde Mental municipal contando com os parceiros atuantes no território.
O grupo tem se fortalecido e se caracterizado como um espaço de trocas entre os profissionais o que minimamente potencializa os processos de cuidado já realizados.
 E hoje especialmente comemoramos a força do grupo, do qual participo como psicóloga e profissional da equipe do CEREST, por ser o dia de simbolicamente abraçar a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), lembrando que devemos valorizar esforços no sentido de promover a rede substitutiva de cuidados em saúde mental, para que não seja necessário recorrer ao serviços manicomiais.
 Simbolicamente, nos abraçamos e abraçamos a RAPS no dia de hoje, mas é com orgulho que sabemos que temos abraçado essa causa individualmente em nossa atuação nos serviços públicos que realizamos e agora, coletivamente com esse trabalho em grupo que se realiza.
   Mas por que o CEREST participa dessa reunião?A participação se justifica pelo intuito do CEREST de se aproximar das ações da Atenção Básica seja para ações gerais de Saúde do Trabalhador ou também de ações de Saúde Mental relacionadas ao Trabalho.
Estar neste grupo é integrar a rede de serviços e lembrar aos demais atores da reunião que há um serviço destinado ao cuidado com trabalhadores e que estamos a disposição para compor parcerias em benefício dos usuários do SUS que sejam trabalhadores, possuindo ou não transtornos mentais relacionados ao trabalho.
  Postado porCERESTàs04:21Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Abraça RAPS,Cerest,Saúde Mental e Atenção Básica,Saúde Mental Marília sexta-feira, 21 de julho de 2017 STIAM promove SIPAT e o CEREST estava lá! Hoje, aconteceu pela manhã no Clube o Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação e Afins de Marília, do STIAM o já tradicional Encontro de Cipeiros do Setor da Alimentação, que vive este ano a sua quinta edição.
Com uma platéia repeleta de profissionais da Segurança do Trabalho e profissionais de RH de empresas do ramo de alimentação.
O CEREST através de seu ortopedista Rogério Haber Badiz e sua psicóloga Daniela Maria Maia Veríssimo, fez a discussão sobre LER/DORT diagnóstico e prevenção.
Foi apresentado os fatores de risco para adquirir LER/DORT, os fatores psicossociais envolvidos na doença e os reflexos desse quadro na condições psicológicas do portador.
O STIAM é um parceiro ativo do CEREST em nossa Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (CIST) e tem se organizado cuidadosamente para a realização desses encontros de Cipeiros, promovendo encontro interessantes para os profissionais que deles participam.
Quanto ao CEREST participar deste evento, além de fazer parte da nossa função social, enquanto órgão do Sistema Único de Saúde (SUS) uma vez que o CEREST é um órgão que deve trabalhar na divulgação dos fatores condicionantes do adoecimento dos trabalhadores e suas medidas preventivas, além de difundir questões relacionadas à saúde dos trabalhadores, também é um prazer colaborar com o Sindicato e com o trabalho da sempre comprometida Silvana Bataglioti.
Agradecemos a oportunidade e nos colocamos à disposição do Sindicato no que for necessário.
Postado porCERESTàs10:43Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:CEREST em todo lugar,CEREST Marília,Encontro de Cipeiros,força sindical marília,LER/DORT,Saúde do trabalhador,STIAM quinta-feira, 29 de junho de 2017 CEREST vai à UNESP Marília para falar sobre Estresse e Depressão em trabalhadoresO CEREST Marília, com o intuito de divulgação de informações referentes à Saúde do Trabalhador em toda sua área de ação, aceitou, através da psicóloga Daniela Maia Veríssimo, realizar a palestra no último dia 27.
Lá foi possível encontrar trabalhadores interessados no tema,  apontar os principais sintomas de Estresse e Depressão, os fatores causadores presentes na rotina dos funcionários, assim como instrumentalizá-los com possíveis estratégias de enfrentamento.
Como os trabalhadores vivenciam um período de diversos colegas aposentando, bem como, baixo número de contratações para substituições, a fala na palestra objetivou apontar ações que podem ser realizadas pelos próprios trabalhadores que incidam diretamente na qualidade de vida, contribuindo no alívio do estresse e diminuição da possibilidade de ocorrência de depressão.
Além de ser uma ação obrigatória do CEREST, participar de experiências desse tipo é gratificante para nós, e sempre que possível estaremos a disposição para ações pertinentes à Saúde do Trabalhador no território.
      Veja abaixo a reportagem veiculada no site da unesp no link ou confira o texto de  Luiz Gustavo Leme na íntegra diretamente pelo blog do CEREST aqui abaixo: "Estresse e depressão no trabalho é tema de palestra na UnespSeção Técnica de Saúde promove atividade para servidores do câmpus no dia 27/6[21/06/2017] O estresse no trabalho tem sido um tema amplamente discutido e pesquisados neste século.
O interesse sobre o tema se deve à preocupação dos pesquisadores com as várias consequências negativas que podem decorrer do estresse.
Teóricos afirma que o estresse no local de trabalho resulta em custos muito elevados para indivíduos, para organizações e para a sociedade.
Além do que, o estresse intenso ou prolongado pode ter impacto negativo na saúde física e mental de uma pessoa, podendo, em situações extremas, causar doenças cardíacas, dores generalizadas, distúrbios gastrointestinais, ansiedade, depressão etc.
Uma pesquisa realizada pela FGV e publicada na Revista de Administração Pública sobre o estresse e a depressão no serviço público confirma como estressores organizacionais fatores intrínsecos ao trabalho e relacionados ao papel do indivíduo na organização.
A pesquisa mostra que apenas o fator emocional presente no ambiente de trabalho nas organizações públicas já influencia o estresse ocupacional psicológico.
  Com base nessas preocupações, a Seção Técnica de Saúde da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marília, convida os servidores técnico-administrativos e docentes para participar de uma palestra no próximo dia 27 de junho, com o tema "Estresse e Depressão no Trabalho", que será proferida pela psicóloga Daniela Maria Maia Veríssimo, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Marília.
Atividade será realizada no Auditório da Sala 64, no Prédio de Atividades Didáticas, a partir das 14h30.
Os interessados devem se inscrever enviando um e-mail para sts@marilia.
unesp.
br.
Sobre a palestrante Daniela Veríssimo é doutoranda em Psicologia na Unesp em Assis, com mestrado e graduação na área na mesma Instituição.
Atualmente, além de psicóloga no CEREST de Marília, é docente no curso de Psicologia da Faculdade da Alta Paulista FAP/FADAP, onde também é supervisora do Estágio de Formação em Saúde, em Psicologia Hospitalar.
Atua também como Psicóloga Clínica em consultório particular.
Possui aprimoramento profissional em Psicologia Hospitalar e Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
Desenvolve pesquisas em Psicanálise e Saúde do Trabalhador, Saúde Mental e Trabalho, Relação mãe-bebê, Psicologia Hospitalar e Saúde Pública.
Luiz Gustavo Leme"Postado porCERESTàs06:56Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:27/06/2017 Depressão,ação educativa,CEREST em todo lugar,CEREST Marília,Estresse,Marília,Saúde do trabalhador,trabalho,UNESP Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)SEDER.
Sergipe, 895 Marília - SP CEP 17519330Arquivo do BlogTotal de visualizações de páginaPesquisar este blogCERESTUnidade Especializada do SUS em Saúde do Trabalhador referência para Marília e regiãoVisualizar meu perfil completoSeguidores

Localização como chegar a CEREST