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Grupo C F H - - Search for Toggle navigation Brand Grupo C F H Skip to content Pesquisa para Buscar Tópicos recentes ComentáriosArquivos Categorias Meta Toggle navigation Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Medidas simples ajudam a tirar odores desagradáveis do carro Pode um ímã reduzir em 20% o consumo? Claro que não! O aparelho é instalado na mangueira de combustível.
Avaliação será pré-requisito para o licenciamento; carros de coleção e viaturas militares estão isentas Além dos níveis de emissões,.
É sempre fascinante ver se tornar realidade aquilo que imaginávamos como possibilidades somente de um futuro distante digno dos.
A falta de manutenção pode acabar com toda a diversão.
Confira algumas dicas do que deve ser feito antes.
Mais notícias > Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Posted on 19 de dezembro de 2017 by Marcelo Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária no país (BMW/Divulgação)A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou uma proposta que obriga as concessionárias de energia elétrica a instalarem pontos de recarga para veículos híbridos ou elétricos.
O projeto de lei é de autoria do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD/GO).
A proposta inicial obrigava as companhias a instalarem os pontos com repasse de custos a todos os cidadãos, mesmo àqueles que não possuem veículos elétricos.
Projeto sugere que custos de instalação sejam arcados pelos próprios clientes (reprodução/Internet)O texto aprovado pela Comissão de Infraestrutura prevê que a instalação seria realizada somente a pedido dos proprietários em edifícios (comerciais e residenciais) ou em vias públicas, com a devida autorização do poder público local.
Os custos, entretanto, seriam arcados pelos clientes.
O presidente da comissão de infraestrutura, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirmou que o Brasil deve investir nesta tecnologia.
“Os custos de instalação não são altos como em um posto de gasolina.
Estamos falando de um totem com uma tomada de 220 volts, que resultará em uma redução de até cinco vezes no volume da emissão de gás carbônico.
O Brasil não pode ficar de fora de um projeto assim”, afirmou Braga.
Ponto de recarga em shopping de SP foi construído pela Schneider Electric (reprodução/Internet)A cobrança do consumo seria feita por tarifa pré-paga ou em fatura separada, permitindo ao cliente controlar os gastos.
Aprovado no Senado, o projeto segue agora para a Comissão de Infraestrutura da Câmara dos Deputados.
Pontos de recarga públicos: raridade nas nossas ruasCarro elétrico carregando bateria na rua? Por enquanto essa cena é rara por aqui (divulgação/Volvo)Falta infra-estrutura adequada para donos de carros elétricos no Brasil.
Até agora, os poucos pontos de recarga existentes no país foram bancados por empresas, como a BMW, que montou estações nos estacionamentos de shopping centers, supermercados e postos de gasolina.
A CPFL, distribuidora de energia na região de Campinas, no interior de São Paulo, possui 25 eletropostos, sendo 10 deles públicos e os demais construídos em parceria com empresas.
A distribuidora estima que o Brasil terá ao menos 15 mil pontos de recarga até 2030.
Até lá, a CPFL projeta que a frota nacional de veículos híbridos e elétricos passe de 4 milhões de unidades.
Trata-se de uma previsão bastante otimista, especialmente considerando que, de 2011 a 2016, apenas 5.
900 carros foram vendidos no Brasil.
Prius já vendeu quase 4 milhões de unidades desde a primeira geração (Toyota/Divulgação)O Toyota Prius, cujas vendas cresceram significativamente em 2017, responde por 80% deste volume.
Os números foram levantados pela Agência Estado.
Rota 2030 pode abrir caminho para mais híbridos e elétricosSegunda geração do elétrico Leaf deve ser vendida no Brasil em 2019 (Divulgação/Nissan)Enquanto isso, as fabricantes aguardam a chegada do regime automotivo Rota 2030 para definir o futuro dos carros híbridos e elétricos no Brasil.
A Toyota já testa uma versão bicombustível do Prius e há quem diga que apenas a falta de concessão de incentivos por parte do governo impede a produção do híbrido no país.
A Nissan confirmou o lançamento da segunda geração do Leaf no Brasil em 2019, embora tenha atrelado sua chegada ao Rota 2030.
Se o regime automotivo realmente sair do papel, o Leaf estrearia por aqui em 2019.
Visualmente, o desenho da grade e o logotipo são os únicos detalhes que entregam o Golf GTE (divulgação/Volkswagen)A VW pretende trazer a dupla Golf GTE (híbrido) e e-Golf (elétrico), sendo que o número de unidades importadas dependerá justamente dos incentivos do governo.
Se fosse vendido aqui hoje, o Bolt custaria o mesmo que um Camaro, cerca de R$ 310.
000 (Divulgação/Chevrolet)E a Chevrolet não esconde a intenção de lançar o elétrico Bolt – tanto que já o apresentou no último Salão do Automóvel e até emplacou uma unidade no Brasil.
Atualmente, o BMW i3 é o único veículo elétrico à venda no país.
Fonte: Quatro Rodas Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Divulgação Módulo CUbE é um protótipo da alemâ Continental.
Medidas simples ajudam a tirar odores desagradáveis do carro Cheiro de carro novo quase sempre é bom, mas.
Teste de produto: economizador de combustível Pode um ímã reduzir em 20% o consumo? Claro.
Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Posted on 15 de dezembro de 2017 by Marcelo DivulgaçãoMódulo CUbE é um protótipo da alemâ Continental para o transporte coletivo autônomoFoi-se o tempo em que a indústria de fornecedores autopeças era apenas um grupo de empresas que gravitava em torno das fabricantes de carros – estas sim as grandes protagonistas do setor automotivo por mais de um século.
Cabia às montadoras projetar seus modelos e encomendar as peças.
No máximo, alguns fornecedores de ponta participavam ativamente na criação de itens eletrônicos mais avançados.
Mas sempre demandados pelas necessidades competitivas das grandes montadoras.
Hoje, alguns grandes fornecedores já ditam os rumos do setor automotivo, e a tendência é que nas próximas duas décadas alguns deles se tornem grandes protagonistas dos serviços de mobilidade.
Alguns deles são velhos conhecidos da indústria, fornecedores como Bosch, Continental, ZF, Denso, Faurecia, Aisin e Delphi, já atentos às mudanças que estão revolucionando o setor.
Muitas dessas empresas estão criando divisões para focar nos componentes dos carros do futuro – e essas divisões já nascem mais valiosas do que as companhias originais, que ainda fornecem câmbios, pneus, bancos, painéis, freios e outros itens para os carros atuais.
DivulgaçãoAdient é a nova divisão do grupo de fornecedores Johnson Controls, criada para desenvolver interiores dos carros do futuroMais impressionante é a quantidade de emergentes vindos de outros setores.
Empresas especializadas em processadores, inteligência artificial, impressão de peças em 3D, baterias para carros híbridos/elétricos ou ainda interiores de carros autônomos.
Se você gosta de automóveis, prepare-se para ouvir cada vez mais falar de Intel, Nvidia, Qualcomm, Adient, Renesas, Autoliv e outros players.
Num futuro de módulos de transporte autônomo e outras formas alternativas de mobilidade, os recheios do carro (tecnologias, bancos, mimos e revestimentos) contarão mais para o cliente do que o logotipo da marca que estiver estampada na grade dianteira.
Não acredita? Pense nos produtos da Apple ou da Samsung.
São fabricados em países asiáticos, de forma totalmente terceirizada.
O mais importante é a grife e sobretudo a experiência que esses produtos proporcionam aos clientes.
Em alguns anos, as montadoras enfrentarão esse dilema: serão apenas fabricantes de carros ou se dedicarão ao conceito da coisa, à experiência de mobilidade? Se optarem pelo segundo caminho, poderão terceirizar a manufatura a encarroçadores especializados.
Isso será facilitado pela impressão de componentes em 3D, com grandes impactos na logística.
DivulgaçãoNividia, empresa do Vale do Silício, já desenvolve o cérebro de carros de corrida-robôs, como o RoboraceNum cenário futurista como este, certos fornecedores surgirão como protagonistas de experiências, e poderão se tornar grifes mais desejadas que as marcas de automóveis.
Imagine-se em 2030 com um carro elétrico e autônomo.
E esse carro será uma carcaça configurável ao seu gosto.
Haverá uma disputa de grifes (e aí estarão os maiores lucros) pelo sistema de entretenimento e informação, pela configuração/acabamento da cabine, pelos aplicativos, até pelos propulsores/baterias mais eficientes.
Não importa se eles estejam no seu carro próprio (o que será uma extravagância), no seu carro compartilhado, no seu carro por assinatura ou no carro do seu aplicativo predileto (Uber e afins).
Na prática, este caminho já está sendo trilhado, e há inúmeros exemplos disso.
A BMW se associou à Intel e à Delphi para desenvolver uma frota de autônomos até 2021.
A Volvo firmou parceria com os fornecedores de itens de segurança Autoliv e Nvidia, enquanto a Toyota trabalha cada vez mais em conjunto com as fabricantes de chips Renesas e Denso.
O carro do futuroDivulgaçãoAlemã ZF, famosa por seus câmbios automáticos, está focando seus investimentos em tecnologias de segurança para carros autônomos e semi-autônomosOutros fornecedores desenvolvem por conta própria soluções para os carros do futuro, com o objetivo de se tornar referência em suas áreas de especialidade.
As fabricantes de bancos automotivos Faurecia e Adient já projetam interiores de carros sem motoristas e módulos de transporte (táxis-robô).
Empresas americanas do Vale do Silício, como Intel, Qualicomm e Nvidia apostam na Inteligência Artificial para vários setores da economia, inclusive para carros autônomos.
Elas serão responsáveis pelas chaves da inteligência artificial, o “cérebro” de silício de um carro autônomo.
A alemã Bosch vai além.
Ela vai exibir em janeiro, na CES de Las Vegas, alguns elementos de suas “cidades inteligentes”, como monitoramento da qualidade do ar, estacionamento conectado, gerenciamento de frotas e estações de carregamento de veículos elétricos.
DivulgaçãoBosch é a fabricante que mais investe na internet das coisas, tecnologias que conectarão os carros a tudo o que estiver à sua volta nas cidades e estradasEla pretende fornecer sensores, software e serviços para que tudo aconteça nessas cidades conectadas.
Parece ficção científica? Pois saiba que esta tradicional fornecedora de ferramentas caseiras e itens eletrônicos já assinou acordos para fazer projetos-piloto em cinco cidades da Ásia, Alemanha e EUA.
Eis um bom exemplo entre os fornecedores que nasceram como coadjuvantes e já caminham para o protagonismo.
As políticas de compras tradicionais ficarão no passado, pois os fabricantes de automóveis não vão mais ditar as regras do jogo sozinhas.
Eles não poderão simplesmente comprar chips de alta complexidade e conectá-los nos carros.
Os projetos terão de ser desenvolvidos lado a lado com essa nova casta de poderosos fornecedores.
Alguns deles com poder de barganha até maior que o das montadoras.
Fonte: Carros – iG Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
Medidas simples ajudam a tirar odores desagradáveis do carro Cheiro de carro novo quase sempre é bom, mas.
Teste de produto: economizador de combustível Pode um ímã reduzir em 20% o consumo? Claro.
Medidas simples ajudam a tirar odores desagradáveis do carro Posted on 14 de dezembro de 201714 de dezembro de 2017 by Marcelo Cheiro de carro novo quase sempre é bom, mas não dura mais do que alguns meses.
Com o tempo, odores indesejados começam a ser percebidos e podem ser causados por restos de comida, suor, animais domésticos e pela umidade.
Mas há como minimizar isso.
Odorizadores vendidos em postos de gasolina e lojas de produtos automotivos só disfarçam o mau cheiro e não são unanimidade.
Se você acredita que os odores vêm da sujeira do carro, o melhor é começar aspirando o carpete e os bancos.
E só depois, partir para a limpeza com uma solução feita de vinagre, bicarbonato de sódio, álcool e amaciante de roupa bastante diluída em água.
Não se esqueça de deixar o carro aberto no sol depois disso.
Quer eliminar o cheiro ruim? Uma solução é cortar uma maçã e deixá-la no assoalhoA solução também é eficaz para neutralizar cheiros de vômito, leite, bebidas e sujeira de animais.
Mas é importante limpar essa lambança o quanto antes, primeiramente secando a área e depois com água, sabão e desinfetante bem diluídos.
Em seguida, passe a solução.
FIQUE ATENTO!Em muitas situações, o que causa o cheiro ruim é a água da chuva que entrou no carro – a umidade costuma se formar sob os tapetes.
É bom deixar o carro aberto e secando ao sol, e depois usar um neutralizador de odor.
Os sprays industrialiados ou mesmo uma maça cortada em quatro pedaços colocados no assoalho até secar também funcionam para tirar o cheiro de carro velho.
Mas se o odor não desaparecer, o jeito é apelar para uma higienização em local especializado.
Em geral, é a solução para eliminar de vez o cheiro de cigarro do carro, por exemplo.
Poderia ser pior: em caso de enchente, a água suja que impregna o interior só sai com higienização completa dos bancos e carpete.
Fonte: Car and Driver Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Divulgação Módulo CUbE é um protótipo da alemâ Continental.
Teste de produto: economizador de combustível Pode um ímã reduzir em 20% o consumo? Claro.
Teste de produto: economizador de combustível Posted on 13 de dezembro de 201713 de dezembro de 2017 by Marcelo Pode um ímã reduzir em 20% o consumo? Claro que não!O aparelho é instalado na mangueira de combustível (Silvio Gióia/Quatro Rodas)Com o preço da gasolina cada vez maior, é tentador ver na internet produtos que garantem economia de combustível.
Nunca faltam argumentos que defendam sua eficácia: alguns interagem quimicamente com a gasolina e outros regularizam a faísca da vela.
Mas o tipo mais comum é o magnético, como é o caso do japonês HyperGauss.
De acordo com informações do vendedor (ele só é encontrado no Mercado Livre), trata-se de uma peça tubular de alumínio de 6 cm de comprimento por 3,5 cm de altura, em cujas extremidades há ímãs de neodímio (Nd).
Sua grande vantagem estaria na redução de 20% no consumo.
Como não havia clareza nas informações no site quanto às restrições do tipo de veículo em que poderia ser instalado o HyperGauss, questionamos o vendedor.
“Funciona em qualquer tipo de motor que utiliza combustível fóssil”, garantiu ele.
O milagre da economia, segundo a descrição contida no site (na embalagem só encontramos as instruções em japonês), estaria na ação do campo magnético que desobstrui qualquer agente dispersante contido na mangueira por onde passa o combustível.
Dessa maneira, com os dutos livres, a passagem do líquido seria facilitada, tendo como consequência a redução no consumo.
A instalação não é complicada, mas antes é preciso localizar a mangueira de combustível.
O HyperGauss é formado por suas duas metades, que são unidas por parafusos ou abraçadeiras plásticas que acompanham o kit.
Então, é necessário separar as duas partes, colocar a mangueira de combustível no meio e fechá-las, como um sanduíche.
Utilizando um Renault Sandero Stepway 1.
6 16V 2017 abastecido com gasolina, resolvemos testar o HyperGauss em nossa pista em Limeira (SP).
Sem o economizador, nosso carro registrou 13,0 km/l na estrada e 10,0 km/l na cidade.
Após a instalação do HyperGauss, repetimos o mesmo procedimento padrão e os números foram praticamente os mesmos: 13,0 km/l no perímetro rodoviário e 10,2 km/h no urbano.
A diferença no resultado urbano é desprezível e está dentro da tolerância de variação entre passagens.
Comercializado pelo Mercado Livre por R$ 69 (fora o frete, que varia de R$ 20 e R$ 30), o HyperGauss mostrou que está longe da promessa de economizar combustível.
Avaliação – Economizador de combustível Hypergauss(Divulgação/Internet)Cumpre o que promete?: NãoNota: 0Comentário: Ele prometia redução no consumo de até 20%.
No nosso teste de pista, passou longe disso.
Preço médio: R$ 69Fonte: Quatro Rodas Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Divulgação Módulo CUbE é um protótipo da alemâ Continental.
Medidas simples ajudam a tirar odores desagradáveis do carro Cheiro de carro novo quase sempre é bom, mas.
Brasil terá inspeção veicular até 2020 Posted on 12 de dezembro de 201712 de dezembro de 2017 by Marcelo Avaliação será pré-requisito para o licenciamento; carros de coleção e viaturas militares estão isentasAlém dos níveis de emissões, será avaliado o nível de ruído e o estado geral do veículo (Foto: Reprodução)Depois de vinte anos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta sexta-feira (8) a regulamentação do artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece as condições de implantação do Programa de Inspeção Técnica Veicular.
A partir de agora, os órgãos de trânsito estaduais terão até o dia 31 de dezembro de 2019 para implantar o programa, que vai avaliar o estado dos veículos em circulação no País.
O trabalho de inspeção veicular poderá ser feito pelos órgãos executivos de trânsito, ou através de pessoa jurídica de direito público ou privado, previamente credenciada.
Além do estado geral do veículo, deverá ser avaliado também o nível de emissão de poluentes e de ruído.
A inspeção será pré-requisito para o licenciamento e deverá ser realizada a cada dois anos em todos os veículos — com exceção dos automóveis de coleção com placa preta e das viaturas das forças armadas —, em cronograma que será definido pelo órgão de trânsito de cada estado.
No caso dos veículos zero quilômetro com capacidade para até sete passageiros e que não tenham sofrido acidente com danos de média e grande monta, a primeira inspeção veicular irá acontecer três anos após o emplacamento.
Para veículos de transporte de cargas e passageiros, o prazo será menor, a depender da finalidade do veículo.
ReprovaçãoSerão reprovados os veículos que apresentarem defeitos nas categorias Grave e Muito Grave nos sistemas de freio, pneus, rodas, ou nos equipamentos obrigatórios.
O uso de equipamentos proibidos e a reprovação nos níveis de emissões e ruído também serão motivos para um carro tomar bomba na inspeção.
A partir do segundo ano, um defeito grava na direção também poderá reprovar o veículo.
Em caso de reprovação, o motorista poderá pedir gratuitamente a reinspeção após o reparo, desde que no mesmo local da primeira inspeção e dentro dos prazos definidos pelo órgão de trânsito.
Fonte: Motor Show Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
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Carros sem motorista: em 2030, 25% do transporte de Dubai será autônomo Posted on 11 de dezembro de 201711 de dezembro de 2017 by Marcelo É sempre fascinante ver se tornar realidade aquilo que imaginávamos como possibilidades somente de um futuro distante digno dos filmes, e uma das indústrias que mais fazem a mágica da imaginação se tornar verdade é a automobilística.
Não, os carros voadores não estão chegando finalmente, mas os automóveis automatizados, que viajam sem a necessidade de uma pessoa dirigindo, sim.
Se Dubai também parece uma cidade do futuro, esse é o lugar perfeito para ver a ficção científica se tornar real.
Segundo estimativa, até 2030 cerca de 25% dos automóveis de Dubai serão autônomos, ou seja, dirigidos por computadores.
Bastará entrar no carro, responder ao “robô” para onde se quer ir, e clicar em um mapa digital – que surgirá em seu janela – o destino exato da viagem.
A estimativa vem da Dubai Future Foundation, ou Fundação do Futuro de Dubai, uma iniciativa governamental que já começou a colocar tal futuro em prática: 200 carros autônomos da marca Tesla foram comprados para rodarem como taxis.
Quanto tempo levará para tal realidade se espalhar e se viabilizar dependerá do funcionamento e da aceitação desses carros pelo público mas, pelo visto, o futuro já chegou em Dubai.
Fonte: Hypeness Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Divulgação Módulo CUbE é um protótipo da alemâ Continental.
Medidas simples ajudam a tirar odores desagradáveis do carro Cheiro de carro novo quase sempre é bom, mas.
Revisão de férias: o que conferir antes de cair na estrada Posted on 8 de dezembro de 20178 de dezembro de 2017 by Marcelo A falta de manutenção pode acabar com toda a diversão.
Confira algumas dicas do que deve ser feito antes de pegar a estradaA cena não é rara nas férias: um carro parado no acostamento, o capô aberto e a família desolada esperando o socorro.
Sim, a falta de manutenção do carro estragou a viagem.
Não seja a pessoa responsável por isso.
 O AutoPapo preparou uma listinha dos itens que você deve verificar antes de pegar a estrada.
Mas vale o alerta: na verdade, a mecânica do seu automóvel deve estar sempre em dia!O primeiro item que pode ser checado é o estado dos pneus.
 Esse é um processo simples, já que o próprio componente indica se ele ainda está em condições ideais de uso, por meio do TWI – sigla para Tread Wear Indicator, ou indicador de desgaste da banda rodagem, em tradução livre.
E como funciona? O TWI é um “calombinho” que fica no meio das ranhuras do pneu.
Com 1,6 mm de altura, quando ele está exposto, ou encostando no solo, é sinal de que a borracha já está desgastada no limite de aderência para um rodar seguro.
É importante também calibrar os pneus com a pressão indicada pelo fabricante.
 Ela está descrita no manual do veículo e, algumas vezes, em adesivo preso na coluna da porta ou na tampa do tanque do combustível.
O motorista também deve observar que, com o carro cheio, é necessário colocar mais libras de pressão no pneu.
Também há essa indicação do fabricante.
Lembre-se de verificar também o estepe.
Além de checar a calibragem, é importante ver se ele está na validade.
Sim, pneu tem prazo de validade: cinco anos a contar da fabricação.
Depois desse tempo a borracha perde suas propriedades.
E como checar quando ele foi feito? Na lateral há uma marca com quatro dígitos.
Os dois últimos indicam o ano e os dois primeiros a semana em que o componente foi produzido.
Exemplo: 0616 significa sexta semana de 2016.
O sistema de arrefecimento também deve ser revisado.
 Embora em estradas, normalmente, ele seja menos exigido, caso haja algum congestionamento ou em situações de subida de serra, pode acontecer uma maior demanda por refrigeração do motor.
Verifique se as mangueiras estão em bom estado, assim com a tampa do reservatório.
A cada dois anos, o líquido deve ser substituído e nunca se deve utilizar apenas água, principalmente a da torneia.
 O correto é uma mistura de água destilada e aditivo próprio (etilenoglicol) para esse fim, na proporção 50/50.
 Melhor ainda é utilizar o líquido que já vem pronto.
Não se esqueça de verificar os freios.
 O motorista, por conta própria, pode verificar o nível do fluido do sistema.
 O reservatório fica dentro do compartimento do motor.
O fluido não diminui com o uso, então se estiver baixo, deve-se verificar o sistema, pois, provavelmente, existe algum vazamento ou as pastilhas e discos estão com desgaste acentuado.
O fluido de freio é hidrófilo, ou seja, ele absorve umidade com facilidade.
Então, após o problema ser reparado, ele não deve ser completado, mas substituído por um dentro das especificações determinadas pelo fabricante.
O nível do óleo também é simples de ser checado e merece atenção.
 Se estiver baixo, deve ser completado com um lubrificante com as mesmas especificações do que já está sendo utilizado.
Agora, se já estiver perto do prazo para troca, seja por tempo ou quilometragem, vale a pena fazer a substituição.
Outros itens triviais devem ser conferidos pelo motorista: o estado da palheta do limpador de para-brisa, por exemplo, que pode estar ressecada.
O esguicho do limpador acrescido de um detergente próprio é necessário para tirar resíduos que vão grudando no vidro.
Dê uma conferida se a chave de roda, o triângulo e o macaco estão no porta-malas.
As luzes de seta, de ré e os faróis devem estar 100% funcionais.
Claro, o documento do carro e a carteira de habilitação devem estar em dia.
Fonte: R7 Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
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Motorista embriagado irá arcar com gastos médicos das vítimas Posted on 7 de dezembro de 2017 by Marcelo Projeto de lei quer responsabilizar o condutor sob efeito do álcool ou outras drogas pelos custos médicos do SUS no caso de acidentesJovens convidados pela Quatro Rodas para testar os efeitos do álcool (Roberto Setton/Quatro Rodas)Condutores que optarem por dirigir sob o efeito do álcool e que se envolverem em acidentes com vítimas podem ter que cobrir todas as despesas médicas dos passageiros.
O Projeto de Lei 32/2016, que está em tramitação Senado, prevê que os condutores que causarem acidente no trânsito sejam responsabilizados pela extensão das consequências causadas por sua imprudência.
Beber e dirigir aumenta comprovadamente o risco de acidente.
Segundo o Ministério da Saúde, 21% das colisões registradas no Brasil são causadas por motoristas embriagados.
Confira um trecho da proposta oficial:“Art.
303-A.
O condutor de veículo que cometer os crimes de homicídio ou lesões corporais, sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, responderá civilmente pelas despesas do Sistema Único de Saúde no tratamento das vítimas.
Parágrafo único.
O ressarcimento previsto neste artigo também compreenderá gastos que o Sistema Único de Saúde eventualmente efetuar no próprio agente causador do fato.
”Atualmente, os condutores que causarem acidente que envolva vítima podem ser detidos por um período de 2 a 4 anos, caso resulte em homicídio culposo (art.
302), ou de 6 meses a 2 anos, em caso de lesão corporal culposa (art.
303).
(Roberto Setton/Quatro Rodas)Se o projeto de lei tiver aprovação e for sancionado, motoristas sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa que causarem acidente com vítima, além de serem enquadrados no crime de trânsito cabível, terão de pagar pelas despesas médicas das vítimas e das suas próprias.
O senador Wellington Fagundes (PR/MT), autor do projeto, defende que o objetivo da lei é responsabilizar o condutor pelo gasto público gerado nessas situações, uma vez que, em maioria, as vítimas de acidentes automotivos são atendidos por hospitais públicos do SUS (Sistema Único de Saúde).
Por meio dessa medida, segundo o senador, os motoristas ficariam mais atentos e evitariam conduzir nessas condições, tendo em vista que o valor a ser pago pelos gastos médicos é muito maior do que o de uma multa de trânsito, por exemplo.
Fonte: Quatro Rodas Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Divulgação Módulo CUbE é um protótipo da alemâ Continental.
Medidas simples ajudam a tirar odores desagradáveis do carro Cheiro de carro novo quase sempre é bom, mas.
CNH vai virar cartão com chip até 2019 Posted on 6 de dezembro de 2017 by Marcelo CNH vai mudar novamente e virar um cartão com chip até 2019 (Foto: Divulgação/Denatran)ACarteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar novamente e abandonar o formato em papel para sempre para virar um cartão de plástico com microchip, que reunirá informações do motorista.
Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que será publicada ainda nesta semana, promete que a mudança será feita até 1º de janeiro de 2019, prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo.
Ainda não há informações sobre possíveis diferenças no valor para tirar ou renovar a carteira de motorista – cada Detran deve definir o valor no momento da adoção da tecnologia.
Quem tiver o documento válido em papel não será obrigado a fazer a troca.
Parte traseira da nova CNH que será implantada até 2019 (Foto: Divulgação/Denatran)De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a nova CNH deve reduzir as fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de possibilitar integração com outros países.
O formato de cartão inteligente se assemelhará a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.
A novidade também abre as portas para que o documento se torne mais “universal”, podendo (no futuro) servir para pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip).
Essas funcionalidades poderão existir por meio de convênios entre entidades públicas ou privadas com autorização do Denatran.
Nova carteira de habilitação terá chip com os dados do motoristaMetamorfose constanteA CNH teve diversas mudanças recentemente.
Em janeiro deste ano, ela passou a ser emitida em um novo visual, com mais itens de segurança, marcas d’água e itens holográficos.
Em maio, o documento recebeu também o QR-Code – um código que permite checar os dados do motorista por meio de leitura com a câmera do smartphone.
Mas esta CNH terá vida curta, de apenas 2 anos.
Segundo o Ministério das Cidades, um estudo feito pela Universidade de Brasília (UNB) recomendou a alteração para o formato em cartão.
Além do documento físico, uma versão digital da CNH passou a ser oferecida em alguns estados em outubro deste ano.
Até 1º de fevereiro de 2018 o documento eletrônico deverá estar disponível em todo o país.
Fonte: G1 Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Divulgação Módulo CUbE é um protótipo da alemâ Continental.
Medidas simples ajudam a tirar odores desagradáveis do carro Cheiro de carro novo quase sempre é bom, mas.
Andar com o tanque na reserva pode causar danos ao veículo Posted on 5 de dezembro de 20175 de dezembro de 2017 by Marcelo Se você é daqueles motoristas que só abastece o carro após o tanque entrar na reserva, fique atento.
Essa prática pode causar diversos problemas ao veículo e até deixá-lo a pé.
Evite usar a reserva do tanque de combustívelA sujeira do combustível se deposita no fundo do tanque e pode ser sugada com o combustível pela bombaA pane seca é infração de trânsito, sua multa pode custar R$ 85,13, quatro pontos na CNH e o carro é guinchado, mesmo que tenha um posto próximoA quantidade da reserva depende do modelo do carro, mas geralmente fica entre 5 e 8 litros.
Na maior parte dos carros 1.
0 é de 5 litros.
Ao contrário do que alguns pensam, não trata-se de um tanque extra.
É a quantidade mínima de litros que as montadoras consideram ideal para acender o aviso de pouco combustível.
Essa reserva só deve ser usada em casos emergenciais.
O risco do uso recorrente é a pane seca.
Como não existe uma medida exata da quantidade de combustível que se tem, é impossível calcular quantos quilômetros ainda é possível percorrer.
A pane seca é infração de trânsito e multa pode custar R$ 85,13, quatro pontos na CNH e o carro é guinchado, mesmo que tenha um posto próximo.
DanosA bomba de combustível também sofre com o pouco combustível.
Por ficar dentro do próprio tanque, ela utiliza o líquido do combustível como meio de resfriamento.
Com o tanque vazio, a bomba não tem líquido refrigerante suficiente para resfriar e pode sofrer de superaquecimento.
Outro problema que pode ser causado por conta da pouca quantidade de combustível no tanque é a entrada de impurezas na bomba.
A sujeira do combustível se deposita no fundo do tanque, por meio da decantação.
Ao utilizar o combustível da parte final da guarnição, as sujeiras podem vir junto e serem enviadas para o motor, provocando falhas.
Para não sofrer este problema, procure imaginar que a marca de ¼  é o seu final.
Abasteça sempre que o marcador chegar nesse nível e evite dores de cabeça.
Fonte: Terra Carros Senado aprova projeto para instalar pontos de recarga no Brasil Infra-estrutura para donos de carros elétricos ainda é precária.
Conglomerados especializados em alta tecnologia terão mais força do que as montadoras no futuro.
Divulgação Módulo CUbE é um protótipo da alemâ Continental.
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