Cinema da Fundação Museu, Recife - PE

Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife - PE, 52060-590, Brasil
Recife - PE

Cinema da Fundação - - Páginas terça-feira, 28 de novembro de 2017 Novo Site do Cinema da FundaçãoEste blog não será mais atualizado! Mas calma, agora você tem um novo canal para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no Cinema da Fundação.
Isso mesmo! Não perca tempo e venha conferir: www.
cinemadafundacao.
com.
br Postado porCinema da Fundaçãoàs04:34Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 22 de novembro de 2017 Programação 23 a 29 Novembro 2017Vai perder? Mulholland Drive, Gabriel e a Montanha, Bom Comportamento e Invisível.
E no Sempre aos Domingos, o clássico inspirador Isadora (1968), com Vanessa Redgrave que interpreta a criadora da dança moderna.
O Animage chega mais uma vez ao nosso cinema, a partir de quarta-feira (29), com programação de curtas.
Acompanhe a programação completa: Postado porCinema da Fundaçãoàs09:55Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sexta-feira, 17 de novembro de 2017 Programação 16 a 22 Novembro 2017Nossa semana está com tudo! Pra começar, O Auto da Compadecida abre a sessão Alumiar, nesta sexta (17).
Exibição para pessoas cegas e surdas, com audiodescrição, Libras e LSE.
Entrada gratuita.
Quer mais? Temos quatro super estreias: Bom Comportamento, Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos, Gabriel e a Montanha e Invisível.
No Sempre aos Domingos, o divertidíssimo Uma Noite no Museu, especialmente para a criançada.
Postado porCinema da Fundaçãoàs05:13Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestO Auto da Compadecida abre o projeto Alumiar de sessões acessíveis do Cinema da Fundação O Cinema da Fundação/Museu estreia o projeto Alumiar, de sessão acessível, nesta próxima sexta-feira (17), com o filme O Auto da Compadecida, do diretor pernambucano Guel Arraes.
Pela primeira vez no Brasil, o longa será exibido numa sala de cinema com as três modalidades de acessibilidade comunicacional: audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e Legenda para  Surdos e Ensurdecidos  (LSE).
Com o Alumiar, o cinema será o  primeiro do país a exibir, sistematicamente, filmes nacionais destinados ao público com deficiências sensoriais.
“O projeto Alumiar foi elaborado por compreendermos que é função do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, enquanto instituição do Ministério de Educação (MEC), sem fins lucrativos e com objetivos culturais, sociais e inclusivos, ser um espaço acessível para todas as pessoas”, esclarece o Ministro da Educação Mendonça Filho, entusiasta do projeto.
O Auto da Compadecida, longa de estreia do Alumiar, é uma adaptação cinematográfica da peça de Ariano Suassuna que retoma uma tradição antiga, explorado na época das chanchadas, em que questões importantes da sociedade brasileira são tratadas com graça e leveza.
“A adaptação resultou num filme ágil, bem-humorado e articulado com a cultura nordestina.
O longa também se destaca pela força da interpretação de grandes atores brasileiros”, diz Ana Farache, coordenadora do projeto Alumiar e gestora do Cinema da Fundação.
Maquete – Para facilitar o reconhecimento do espaço do Cinema da Fundação/Museu pelas pessoas cegas ou com baixa visão, foi construída uma maquete tátil que representa, em detalhes, o conjunto de ambientes mobiliados que compõe o cinema, como a tela de projeção e palco, sala de exibição, poltronas (num total de 166), cabine de projeção, áreas de circulação e entrada do cinema.
A maquete estará exposta na entrada do cinema e foi confeccionada na escala de 1/25, com dimensões de 0,50 x 1,15m.
Todos os elementos representados respeitam suas características originais como cores, texturas e formas.
As legendas de orientação e descrição da maquete estão acompanhadas de caracteres braille.
Parceria – Numa parceria entre a Fundaj/TV Escola/MEC, durante o período de um ano, o projeto irá tornar  longas-metragens brasileiros acessíveis, selecionados mediante uma curadoria que prioriza a qualidade cultural e artística da obra.
Depois de exibidos no cinema, os filmes serão disponibilizados na TV Escola e na TV INES.
 Para o presidente da Roquette Pinto, jornalista Fernando Veloso, Alumiar é um dos projetos de maior abrangência em acessibilidade comunicacional no país.
“Com a exibição dos  longas na  TV Escola e na TV INES, será ampliado o número de pessoas beneficiadas com o projeto, pioneiro ao levar filmes brasileiros com as três acessibilidades comunicacionais no cinema, num canal de televisão e numa webtv”,  destaca.
O Alumiar destina-se, também, a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da acessibilidade, produtores de audiovisual, estudantes de artes visuais e o público em geral.
Além de colaborar para a formação de um novo público a partir da inserção de pessoas com deficiências sensoriais no universo do cinema, a ação inclusiva vai criar um canal de diálogo com profissionais da acessibilidade.
A ideia é que as sessões se tornem um espaço de discussão e avaliação do modelo de acessibilidade aplicado aos filmes, com debates e pesquisas realizadas entre público e especialistas.
O projeto visa ainda a realização de seminários e cursos sobre acessibilidade no cinema.
SOBRE O  FILMEO Auto da Compadecida Brasil, 2000 | 105 min| Livre | Globo Filmes Diretor | Guel Arraes Roteiro | Guel Arraes, Adriana Falcão, João Falcão Elenco | Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Denise Fraga, Virginia Cavendish, Aramis Trindade, Lima Duarte Sinopse | Baseado na obra de Ariano Suassuna, o filme narra as aventuras de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens.
Eles vivem trapaceando no pequeno vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba.
Somente a aparição da Nossa Senhora pode salvar a dupla.
Prêmios | O filme recebeu quatro prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil 2001: Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro e Melhor Lançamento.
Diretor | O diretor pernambucano Guel Arraes nasceu no Recife, em 1953.
Em 1999, ao lado de João e Adriana Falcão, adaptou e dirigiu ‘O Auto da Compadecida’, a primeira minissérie da TV Globo.
Filmada em película, a obra foi lançada nos cinemas em 2000.
EQUIPE DE ACESSIBILIDADEAudiodescrição (AD) Roteiro: Liliana Tavares Narração: Ana Nogueira Consultoria: Felipe Monteiro Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Tradução e interpretação: Efraim Canuto Consultoria: Thiago Albuquerque e Alessandro Vasconcelos Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE): Camila Reis, Flávia Machado, Talita EscobarPostado porCinema da Fundaçãoàs05:11Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 8 de novembro de 2017 Programação 09 a 15 Novembro 2017A programação do X Janela Internacional de Cinema do Recife continua até o próximo domingo (12).
E para quem ainda não assistiu O Formidável e Blade Runner 2049, aproveite as últimas oportunidades nesta terça (14) e quarta (15).
  Postado porCinema da Fundaçãoàs08:45Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 1 de novembro de 2017 Programação 02 a 08 Novembro 2017O Cinema da Fundação/Museu abre as portas para a 10ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife.
De 03 a 12 de novembro, mostras competitivas de longas e curtas, programa de clássicos e seleções especiais.
Tá pensando que acabou? No sábado (04) e no domingo (05), temos encontro com a diretora argentina Lucrecia Martel e com o vencedor da Palma de Ouro, o cineasta francês Laurent Cantet.
E mais, nesta quinta (02), últimas oportunidades para conferir O Formidável e Blade Runner 2049.
Postado porCinema da Fundaçãoàs12:40Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 31 de outubro de 2017 Sempre aos Domingos (29 Outubro)Ascensor Para o Cadafalso, de Louis Malle, vai tomar conta do próximo Sempre aos Domingos (29).
Venha sentir o clima de tensão do cinema noir com esse grande clássico de 1957.
Sem contar a trilha sonora impecável! Vai ficar de fora? É as 10h30.
Ingressos R$ 2.
Postado porCinema da Fundaçãoàs05:39Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Postagem em destaqueSomos a Fundação Joaquim NabucoTranslateQuem sou euCinema da FundaçãoExibe filmes de teor cultural, de todo o mundo, além de mostras especiais de cinema e vídeo, nacionais e internacionais, colocando à disposição do público, filmes que não estão disponíveis, normalmente, nas salas de cinema do circuito tradicional.
Sendo uma porta necessária, aberta ao público regional, contribuindo com sua educação cinematográfica, dando oportunidades locais para debates e exibições de filmes da produção local.
Visualizar meu perfil completoPesquisar este blogVeja nossa programaçãosites cinemaArquivo do blogTotal de visualizações de páginaFavorito do públicoCinema do Museuabertura 21 de agosto de 2015Abertura cinema do Museuagosto a outubro de 2015abertura cinema do MuseuReabertura do Cinema da Fundação - 15 anosEm julho de 2013 o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco voltou totalmente reequipado com o que há de mais moderno em projeção e som.
Isso aconteceu no ano em que nossa programação completou 15 anos.
A sala passou a contar com tecnologia de imagem e som que completa a transição para a tecnologia digital, iniciada oito anos atrás com o projetor digital pioneiro de primeira geração instalado no auditório José Carlos Cavalcante Borges, no prédio do Derby, conhecido na cidade como Cinema da Fundação.
A atualização técnica do cinema representou um investimento de R$ 651 mil, que confirma nosso cinema como sala modelo.
O projetor 35mm não será aposentado na nossa cabine.
Continuará sendo usado para que a programação possa apresentar múltiplos formatos de projeção analógica e digital, incluindo Blu-ray, o novo formato DCP (Digital Cinema Package) e 3D.
O espectador continuará sendo informado sobre os formatos de apresentação de cada filme na nossa programação.
A qualidade de projeção e som no Cinema da Fundação é agora igual ou superior às melhores salas comerciais, mas com preços acessíveis de uma sala formadora de público.
Cabine com projetor Barco 4kReforma do CinemaEm 2005 a sala ficou interditada por oito meses reduzindo a capacidade para 197 lugares.
Com o patrocínio da Chesf o trabalho de reestruturação também ganhou um tratamento acústico e novo espaço para portadores de deficiência físicaReforma em 2005Cinema e Castigliani Cafés Especiaiscinema digitalEm 2006, o Cinema da Fundação torna-se a primeira sala de cinema com projeção digital da regiãoDolby, projeção 35mmcontinuamos com o 35programação comemorativa | 10 anos cinema da fundação | 27 de jun.
a 3 jul 2008.
O amor que temos pelo cinema, numa sala que já há dez anos traz o mundo a sua telaPanfletos do Cinema da fundaçãoretrospectiva | expectativaLotação esgotada em dez.
2010 na expectativaOutras mídiasProgramação semanal virtual em site, blog, twitter, fone, panfleto e boca-a-bocaSeguidoresPáginas

Localização como chegar a Cinema da Fundação Museu