Clínica RE9, Fortaleza - CE

Rua Nogueira Acioli, 996 - Centro, Fortaleza - CE, 60110-140, Brasil
Fortaleza - CE

Clinica Renove - - Show Menu Hide Menu RE9 UM NOVO CONCEITO EM SAÚDE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE Contato Saiba mais Quem somos A Clínica RE9 é uma empresa especializada na prestação de serviços de altíssima qualidade nas áreas de segurança do trabalho, medicina ocupacional e meio ambiente.
Sua principal diretriz é atuar em conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego e as Instruções Normativas (IN) do Ministério da Previdência Social.
Realizamos todos os exames complementares para um excelente parecer médico ocupacional.
Atualmente a RE9 atende todos os segmentos de empresas, colaborando para o crescimento dos nossos parceiros e cuidando da saúde dos seus colaboradores.
Dispõe de um renomado quadro formado por Medico do Trabalho, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliares de enfermagem, todos com registro profissional.
Oferecemos atendimento IN COMPANY, visando a agilidade e conforto de nossos clientes.
Contratar a RE9 traz melhoria na qualidade de vida do trabalhador, mais produtividade e lucro para o empregador.
Desta maneira, são evitadas ações trabalhistas e as suas penalidades legais.
VISÃO Ser reconhecida pela sua excelência no atendimento e desempenho, comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população trabalhadora, referência por sua eficiência e transparência, ser reconhecida como a melhor empresa de soluções em qualidade de vida no trabalho no Estado do Ceará.
MISSÃO Oferecer Programas, Exames e Serviços de consultoria e assessoria, gestão do conhecimento, treinamento, auditoria e perícias para empresas ou profissionais garantindo resultados efetivos e visíveis, gerando valor aos clientes, empregados e sócios.
NOSSOS VALORES Acreditamos que as relações duradoras são construídas com ética, profissionalismo, transparência, humanismo e empatia.
Trabalhamos para que o nosso cliente no decorrer da parceria se torne parte integrante de nossa empresa, e que juntos possamos realizar melhorias para a saúde dos colaboradores e para a sociedade.
Por que contratar nossos serviços? Oferecemos atendimento IN COMPANY, visando a agilidade e conforto de nossos clientes.
Contratar a RE9 traz melhoria na qualidade de vida do trabalhador, mais produtividade e lucro para o empregador.
Desta maneira, são evitadas ações trabalhistas e as suas penalidades legais.
Orçamento EXAMES A RE9 conta com profissionais peritos orientando as empresas em ações trabalhistas.
Os exames e laudos oferecidos pela RE9 são realizados por profissionais qualificados oferecendo maior segurança no parecer ocupacional.
Nosso diferencial competitivo engloba termos de condição especial de trabalho quando detectado alguma alteração nos exames, orientação quanto a emissão da CAT, Anamnese sem custo adicional, Entrega de exames em até 48 hrs.
Exames Ocupacionais REALIZAMOS TODOS OS EXAMES NECESSÁRIOS PARA SUA EMPRESA • Admissional • Demissional • Periódico • Mudança de Função • Retorno ao Trabalho ACUIDADE VISUAL (NR 7) Acuidade Visual (AV) é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
Essa capacidade discriminatória é atributos dos cones (células fotossensíveis da retina), que são responsáveis pela Acuidade Visual, central, que compreende a visão de forma e a visão de cores.
Tipos de deficiências visuais, sinais e sintomas: Astigmatismo O astigmata tem uma visão imperfeita, tanto para perto como para longe.
Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas.
É normalmente a curvatura da córnea que está alterada, com uma forma mais ovalada que redonda.
O astigmatismo pode associar-se com outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia (vista cansada).
Hipermetropia O hipermétrope vê mal de perto e de longe.
Se conseguir ver bem de longe, será com esforço e fadiga, pois o olho não é suficientemente potente.
A imagem se forma atrás da retina.
Miopia O míope vê mal de longe, mas enxerga bem de perto.
A distância entre a córnea e a retina é grande.
O olho é “demasiado longo”: a imagem se forma à frente da retina.
Presbiopia A presbiopia, usualmente chamada de vista cansada, é uma alteração natural da visão que se manifesta em todas as pessoas a partir dos 40 anos: o cristalino perde a elasticidade, encurva-se de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto.
Catarata Doença que deixa a visão turva.
Considerada a maior causa de cegueira, pode ser corrigida por meio de cirurgia.
O surgimento da catarata faz parte do processo de envelhecimento.
Chegar aos 80 anos sem o problema é raro.
Estrabismo O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos.
Pessoas com estrabismo são chamadas popularmente de “vesgas”.
Existem três formas de estrabismo: o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas pode ser também divergente (desvio para fora) ou vertical (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).
Glaucoma O nervo óptico é a parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro.
É formado por mais de um milhão de células nervosas.
Quando há alteração na pressão do olho, as células nervosas tornam-se comprimidas, o que as danifica, e eventualmente até causa sua morte.
A morte destas células resulta em perda visual permanente.
O diagnóstico e o tratamento precoces do glaucoma podem prevenir esta situação.
Glaucoma não é simplesmente aumento da pressão intra-ocular; é um grupo de doenças que têm em comum uma neuropatia óptica associada a alterações no campo visual e ao aumento da pressão intra-ocular (PIO), que é um dos fatores de risco mais importantes.
ASO- Atestado de Saúde Ocupacional (NR 7) O Atestado de Saúde Ocupacional ou ASO trata-se de um documento de caráter médico-avaliativo, em que se avalia e estabelece o estado de saúde do trabalhador, assim como se está apto a exercer determinado cargo ou função na empresa.
O Atestado de Saúde Ocupacional – ASO é regulamentado pela norma regulamentadora nº 07 (Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Portanto, o ASO é parte integrante e indispensável no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, que tem como objetivo a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores.
O item 7.
4.
4 da norma regulamentadora nº 07, estabelece que para cada exame médico realizado, o médico deverá emitir o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, em 2 (duas) vias.
Sendo que a primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador e a segunda via do ASO, será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo da primeira via.
Além disso, o subitem 7.
4.
4.
3 da norma regulamentadora nº 07, estabelece que o ASO deverá conter no mínimo: a) nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função; b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho-SSST; c) indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados; d) o nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM; e) definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; f) nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato; g) data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.
Destacando que os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas deverão ser registrados em prontuário clínico individual, que ficará sob a responsabilidade do médico-coordenador do PCMSO.
O ASO deverá ser realizado nas seguintes circunstâncias abaixo: • Admissional; • Periódico; • Retorno ao trabalho; • Mudança de função; • Demissional.
É importante ressaltar que o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO é obrigatório a todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
Além disso, todos os custos referentes aos exames e atestados ocupacionais devem ser pagos pelo empregador.
AUDIOMETRIA TONAL (NR 7) O que é o exame? Esse exame é utilizado para avaliar a função auditiva, é rápido, indolor, não é invasivo.
É previsto pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios propostos pela NR-7 Sua finalidade: Determinar a menor intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo consegue perceber.
Detectar o tipo, o grau, assim como a evolução da Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE).
Sendo muito útil para rastrear, direcionar e definir metas preventivas no ambiente laboral.
Como é realizado? São apresentados sons através de fones e de um vibrador ósseo.
Ao perceber o som, o examinado deve apertar um botão.
Preparo para a Audiometria Tonal • O trabalhador deve compreender o teste, para respondê-lo adequadamente.
• O trabalhador deve estar em repouso auditivo conforme os critérios preconizados pela Portaria 19 (NR-7).
Indicações: • Exame admissional, demissional e periódico (conforme determinação do programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO).
• Rastreamento e evolução da PAINPSE.
• Diagnóstico diferencial da Alteração Temporária de Limiar Auditivo (ATLA).
• Rastreamento e evolução da PAINPSE.
AUDIOMETRIA VOCAL (NR 7) A audiometria vocal é um exame de rotina da prática clínica, sendo complementar da audiometria tonal.
A audiometria tonal fornece apenas os limiares absolutos de perceção de sons puros (função periférica), enquanto a audiometria vocal determina a compreensão da linguagem (inteligibilidade) e a discriminação (capacidade de discernir os fonemas), testando os sistemas periférico (cóclea) e central (via e centros auditivos).
Este exame desempenha um papel fundamental no diagnóstico de determinadas patologias retrococleares (Tumores do acústico, neuropatia/dissincronia auditiva) e na indicação de próteses auditivas.
AVALIAÇÃO ACUSTICA DA VOZ (NR-17) A Avaliação Acústica da Voz trata-se de Exame Computadorizado capaz de avaliar as condições acústicas da voz do Operador de TELEATENDIMENTO - TELEMARKETING, identificando a existência, ou não, de alterações vocais.
O exame analisa, através da emissão sonora do paciente, possíveis desvios fonatórios, irregularidade nos ciclos vibratórios glóticos, irregularidade na amplitude de abertura e fechamento glótico pela vibração das pregas vocais, identificando a presença de rugosidade, rouquidão, aspereza e tensão vocal, diagnosticando as disfonias e os desvios de leve a intenso.
Fechando um diagnóstico preciso da voz e identificando o DVRT (Distúrbios da Voz Relacionado aos Trabalho), visando assegurar ao empregador uma proteção para complementar nas admissões e demissões.
AVALIAÇÃO OTOLÓGICA O adulto que adquire deficiência auditiva necessita de suporte adequado para lidar com as privações provenientes desta desvantagem sensorial, que acaba por comprometer várias facetas de sua vida.
A deficiência auditiva apresenta implicações no desenvolvimento das funções comunicativas e psicossociais do adulto.
Essas implicações podem variar de pessoa para pessoa, pois é difícil de se predizer o impacto desta perda auditiva para cada indivíduo.
Primeiro pelo grande número de causas etiológicas das perdas auditivas e também porque as conseqüências desta perda se inter-relacionam com outros aspectos individuais produzindo efeitos diferentes para cada indivíduo (Jamieson, 1999).
O indivíduo que adquire a perda auditiva na idade adulta, apresenta várias incapacidades auditivas e handicaps, necessitando de apoio psicossocial e reabilitação para sua função comunicativa.
Para iniciarmos um processo de reabilitação deste paciente, é necessário que se conheça os aspectos auditivos e psicossociais que estão envolvidos, através de uma Avaliação Otológica.
Além da avaliação otológica e audiológica é necessário que sejam avaliados os aspectos relacionados as incapacidades auditivas e aos handicaps que podem estar associados.
Na reabilitação audiológica do adulto é necessário além do conhecimento das dificuldades de comunicação e psicossociais, é estabelecer situações prioritárias para o indivíduo.
Uma maneira de se conhecer essas dificuldades é a utilização de um instrumento de avaliação, que são questionários utilizados especificamente para avaliação destes aspectos.
Para estudo destes aspectos é necessário primeiramente que se estabeleça quais os domínios auditivos que estão relacionados, quando utilizamos as denominações "incapacidade auditiva" e "handicap".
• Menor recuperação da audição quando o tratamento é retardado • Avaliação clínica e audiométrica completa é indicada se houver qualquer suspeita de perda auditiva sensorioneural Definições da Organização Mundial da Saúde (OMS)sobre os domínios auditivos: Distúrbio Auditivo ("impairment") Perda ou anormalidade de estrutura ou função, podendo ser anatômica fisiológica ou psicológica.
Implica em dano, prejuízo, piora ou debilitação da função auditiva, tanto no sentido orgânico como funcional.
Incapacidade Auditiva ("hearing Disability") Refere-se à restrição ou impedimento (resultante da perda auditiva) na habilidade ou performance considerada normal para aquele indivíduo, relacionados à percepção de fala em ambiente ruidoso, rádio, tv, sons ambientais, sinais de alerta e localização.
"Handicap" Resultante de uma perda ou incapacidade, as quais limitam ou impedem o desempenho das funções normais do indivíduo, de acordo com o sexo, idade, fatores sociais e culturais.
O "handicap" também pode estar envolvido com a interação e adaptação do indivíduo e seu meio-ambiente.
O "handicap" surge conforme as expectativas ou normas do universo individual.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA A avaliação Psicológica é empregada com a finalidade de indicar as condições psicológicas do trabalhador com o objetivo de definir sua continuidade na função, mudança de função ou retorno ao trabalho após episódio traumático (acidente, quase acidente, participação em acidente, vivência traumática, etc.
).
Esse procedimento avaliar no sentido de analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.
Ela pode e deve ser utilizada em todo e qualquer setor da sociedade em que se necessite conhecer melhor o funcionamento da psique humana, visando orientar ou tomar certas decisões relativas à pessoa em questão.
ELETROCARDIOGRAMA O que é: Exame que registra a atividade elétrica do coração, usualmente realizado em repouso.
É um exame barato, de rotina, que faz parte do check-up cardiológico e oferece muitas informações ao cardiologista.
Para que serve: O eletrocardiograma é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.
Como é feito: O paciente recebe eletrodos em regiões predeterminadas no peito, nos braços e nas pernas.
Cada batimento do coração é captado pelos eletrodos, enviado a uma máquina que registrada os sinais em um papel, com o auxílio de agulhas.
Preparo para o Eletrocardiograma Não existe preparo específico.
Nos homens com muito pelo no tórax pode ser necessária a realização de tricotomia (corte de pelos) para fixação dos eletrodos.
Valores de referência O traçado do eletrocardiograma será analisado por cardiologista, que irá emitir um laudo a partir do traçado impresso pelas agulhas no papel.
ELETROENCEFALOGRAMA O eletroencefalograma (EEG) é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.
Começou a ser usado após 1929, depois da descoberta de Hans Berger (psiquiatra alemão) de que o cérebro gera uma atividade elétrica capaz de ser registrada.
Um poderoso amplificador de corrente elétrica é capaz de aumentar milhares de vezes os sinais elétricos gerados no cérebro e, por meio de um dispositivo chamado galvanômetro, eles são registrados sobre uma tira deslizante de papel, em forma de ondas.
Na Saúde Ocupacional o seu uso é voltado principalmente para a avaliação do risco do trabalho em altura, espaços confinados ou operações de máquinas e/ou transporte de passageiros e cargas.
Preparo para o Eletroencefalograma • Lavar bem os cabelos, mas com tempo suficiente para que estejam bem secos ao início do procedimento.
• Não utilizar nenhum produto no cabelo (laquê, gel, cremes, óleos, tinturas, etc.
).
• Não é necessário suspender os medicamentos de uso contínuo, mas eles devem ser informados ao médico.
• Para conseguir-se o sono espontâneo, o paciente deve fazer uma restrição de sono na noite anterior ao exame, dormindo no máximo três horas.
Bebês podem ser alimentados durante a colocação dos eletrodos para facilitar a indução do sono.
• Não há restrições alimentares.
ESPIROMETRIA A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar.
O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade.
Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.
É um exame em que se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão.
Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões.
Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma ou DPOC.
Preparo para a espirometria • Evite fazer uma refeição pesada pouco antes do exame, pois o estômago cheio pode impedir os pulmões de se expandirem totalmente.
Entretanto, o jejum também não é recomendado • Você não deve fumar quatro horas antes do exame • Você não deve se exercitar duas horas antes do exame • No dia da espirometria, use roupas folgadas, que não restrinjam sua respiração • Você também deve evitar alimentos ou bebidas que têm cafeína, pois ela pode deixar suas vias respiratórias mais relaxadas, permitindo a entrada de mais ar do que o habitual.
EXAMES LABORATORIAIS Conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico do trabalho, de acordo com os riscos a que estão expostos os trabalhadores, tais como diversos exames de sangue, urina ou fezes.
Alguns destes exames servem para avaliar o grau de exposição a determinado produto químico, sem necessariamente caracterizar doença.
Entretanto, outros têm significado clínico próprio, decorrente da exposição elevada a determinado agente agressor suspeito, de modo a estabelecer o diagnóstico de doença ocupacional.
São exemplos de exames laboratoriais frequentemente solicitados: Hemograma; TGO / TGP; Glicemia; Colinesterase; Chumbo; Urina Tipo I; Ácido Hipurico; Ácido Metil Hipurico; Protoparasitológico (Fezes); Coprocultura.
EXAME OFTALMOLÓGICO O exame oftalmológico é um teste que serve para avaliar os olhos, pálpebras e canais lacrimais de forma a investigar doenças oculares, como o glaucoma ou catarata, por exemplo.
Geralmente, no exame oftalmológico é feito o teste de acuidade visual, porém, outros exames mais específicos podem ser feitos, como avaliação dos movimentos oculares ou da pressão ocular e, normalmente inclui o uso de máquinas ou instrumentos específicos, não causando dor e não exigindo qualquer preparo antes da execução do exame.
OTOMETRIA A orelha externa é formada pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo.
A primeira parte, o pavilhão auricular, é o apêndice situado lateralmente na cabeça, a parte visível da orelha.
É formada por uma cartilagem flexível e irregular (exceto o lóbulo), recoberta de pele.
Sua função principal é captar e canalizar o som, conduzindo-o para a orelha média.
O pavilhão se divide em: hélice, escafa, ramos da antélice, tubérculo da orelha (de Darwin), antélice, concha da orelha, lóbulo da orelha, antitrago, incisura intertrágica, trago, meato acústico externo e ramo da hélice (ver foto).
O meato acústico externo tem a função de conduzir os sons captados pela orelha para o tímpano.
É um canal cujo 1/3 é composto de cartilagem e 2/3 estão dentro do osso temporal.
Possui uma abertura para o exterior e é fechado no interior pela membrana timpânica, que tem formato de cone, separa a orelha externa da orelha média e é fixada no conduto auditivo externo pelo anel timpânico.
Sua porção cartilaginosa é revestida por pelos e glândulas que produzem uma substância amarelada e gordurosa, a cera ou cerume.
Ambos evitam que poeiras e micro-organismos entrem nos ouvidos Uma perfeita Otometria realizada por Fonoaudiólogo é o mais indicado para se saber qual conduta em termos de protetores auditivos poderão ser utilizados.
Raio X simples, Raio X padrão OIT Raio X é uma emissão eletromagnética que tem comprimento de onda compreendido entre 1nm (nanômetro) até 5 pm (picômetro).
Tem uma natureza semelhante a da luz visível, a diferença está no comprimento da onda: os Raios X tem ondas menores e mais energia, menores do que o aceitável pelo olho humano para ver.
É bastante usado na Medicina, no diagnóstico por imagem, como forma de identificar problemas de ossos (como fraturas e luxações), além de poder identificar alguns corpos estranhos que estejam dentro do corpo de um paciente (caso de alguém engolir algum objeto por acidente ou outra forma de objetos estarem dentro do corpo do paciente).
Pode ser definido, de forma bem básica, como um raio que consegue atravessar corpos opacos (não permitem a passagem de luz visível).
AVALIAÇÃO DO SENSO CROMÁTICO A avaliação do senso cromático é o exame realizado para detecção da deficiência congênita na visão das cores (daltonismo).
Pode ser utilizado também na avaliação de doenças que acometem o nervo óptico, pesquisando a deficiência na visão de cores, e nas doenças na mácula.
O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades.
Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão normal.
Qual a função deste exame? Tem a função de analisar a percepção de cores do paciente.
Este exame é realizado com cartões coloridos, para que o paciente distinga suas cores.
Qual a indicação? É indicado para pacientes com suspeita de daltonismo.
TESTE DO EQUILIBRIO A manutenção do equilíbrio corporal é uma função extremamente complexa e envolve diversos órgãos e sistemas.
Os principais sensores do sistema do equilíbrio estão no labirinto, nos olhos, na pele e nos músculos e articulações.
O labirinto informa sobre a direção dos movimentos da cabeça e do corpo (para cima, para baixo, de um lado para o outro, para frente, para trás e rotações).
Os olhos informam sobre a posição do corpo no espaço, a pele informa sobre qual parte do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações (sistema proprioceptivo) informam sobre os movimentos e quais as partes do corpo que estão envolvidas com eles.
O sistema labiríntico é a central de informações, que recolhe os impulsos de todos os sensores e o sistema nervoso central as recebe para serem analisadas.
As informações recebidas devem ser coerentes.
A chegada de informações conflitantes pode resultar em tontura e enjôo até que o sistema se habitue a esta nova realidade.
VISÃO ESTEREOSCÓPICA É uma técnica usada para se obter informações do espaço tridimensional, através da análise de duas imagens obtidas em pontos diferentes.
É um fenómeno natural que ocorre em muitos animais com dois pontos de visão e também no ser humano, quando uma pessoa observa em seu redor uma cena qualquer.
O fato de o ser humano ter dois olhos permite-lhe, através da estereoscopia ter a noção de profundidade espacial, com o objetivo de por exemplo ter a noção da distância a que se encontram os objetos.
A estereoscopia humana é a análise de duas imagens da cena que são projetadas nos olhos em pontos de observação ligeiramente diferentes (distância pupilar), sendo que o cérebro funde as duas imagens no córtex visual, e nesse processo, o indivíduo obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma sensação de visão tridimensional.
LAUDOS • LTCAT- Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho • Insalubridade • Periculosidade • Ergonômico A RE9 preocupa-se com a excelência na implantação dos seus Programas oferecendo como diferencial palestras de diversos temas aos nossos clientes.
PROGRAMAS • PPRA- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais • PCMAT- Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção • PCMSO- Programa de Controle Medico e Saúde Ocupacional • PROERGO-Programa de Gerenciamento Ergonômico • PGRSS-Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde • PGRS-Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos • PCA- Programa de Conservação Auditiva • PCV- Programa de Conservação Vocal • PPR- Programa de Proteção Respiratória CURSOS • CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes • EPI’S • Segurança na Construção Civil NR 18 • Seguranças com máquinas e equipamentos • Espaço Confinado NR 33 • Trabalho em Altura NR 35 • Primeiros Socorros • Operador de Empilhadeira • outros Laudos e Perícias (Médicas e de Engenharia) • Análise do processo • Formulação de quesitos • Emissão de laudo • Defesa da empresa em caso de quesitos complementares.
Links Úteis • ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas • ABRASEG -Ass.
Bras.
de Ditrib.
de Equip.
e Prod.
de Seg.
e Prot.
ao Trabalho • Agência Nacional de Vigilância Sanitária • CA - Certificado de Aprovação de EPI • CBO - Código Brasileiro de Ocupação • CLT–Consolidação Das Leis Do Trabalho • Ministério da Previdência Social • Fundacentro • Ministério da Saúde • Ministério do Trabalho • Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalhador • Saúde e Trabalho O que os nossos clientes estão falando Fale Conosco Envie um email para: re9@renoveclinica.
com.
br ENVIAR EMAIL

Localização como chegar a Clínica RE9