Coiab, Manaus - AM

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia elege lideranças - - Portal do Governo Brasileiro Ministério da Justiça FUNAI Logo da Funai ÍNDIOS NO BRASILSERVIÇOSCOMUNICAÇÃOFALE CONOSCO SEI! Notícias Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia elege lideranças Detalhes Publicado em 04 Agosto 2009 Durante a IX Assembléia Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), lideranças indígenas foram eleitas para o mandato da Coordenação Executiva no período de 2009 a 2013.
Antônio Marcos Alcântara de Oliveira Apurinã, ou simplesmente Marcos Apurinã, foi eleito Coordenador Geral da Coiab.
A Guajajara Sônia Boné assume a Vice-Coordenadoria.
O cargo de Coordenador Secretário ficou com o indígena Cleiton Javaé, e Kleber Luiz Santos dos Santos da etnia Karipuna foi eleito Coordenador Tesoureiro.
    A assembléia foi realizada de 20 a 25 de julho, na Aldeia São José, localizada na Terra Indígena Krikati, no município de Montes Altos (MA).
O evento reuniu representantes indígenas dos nove Estados da Amazônia Brasileira com o objetivo de decidir as propostas de avaliação do movimento indígena amazônico, revisar e aprovar o estatuto e eleger os novos coordenadores da COIAB.
O encontro reuniu mais de 1.
200 líderes indígenas.
O presidente da Funai, Márcio Meira, participou da abertura da Assembléia.
Durante a preparação da Assembléia, na aldeia São José, ocorreu o III Encontro de Mulheres indígenas da Amazônia, no qual foi definida a criação de uma organização autônoma de mulheres, que atuará de forma independente, em estreita parceria com a Coiab, a qual foi chamada UMIAB (União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira), integrada por indígenas do Tocantins, Maranhão e do Mato Grosso.
Para fazer parte da UMIAB, cinco indígenas foram eleitas.
Concerlei Sumpré Xerente foi escolhida Coordenadora Geral, tendo como Vice Edilene Krikati.
Matilde Madikai e Letícia Luiza Yawanawá assumem como Coordenadoras.
A iniciativa de criação do UMIAB partiu do Departamento de Mulheres da Coiab, Coordenado por Maria Miquelina Machado Tukano.
A União das Mulheres terá como primeiro desafio se firmar junto aos parceiros do movimento indígena e buscar recursos para as ações da organização, que inicialmente funcionará na sede da Coiab em Manaus, onde todas as coordenadoras irão trabalhar, com exceção da representante responsável pelas articulações em Brasília.
Para a Coordenadora da Coordenação de Mulheres Indígenas (CMI) da Funai, Léia Bezerra do Vale Wapixana, a criação do UMIAB foi uma grande vitória e "vamos continuar apoiando essa organização, juntando esforços nessa parceria.
Pretendemos, inclusive, criar um planejamento em conjunto com a União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira".
A Coordenadora ressaltou ainda que a Funai colaborou com o encontro.
"Só a nossa coordenação disponibilizou cerca de R$ 35 mil reais para custear as despesas com o deslocamento das mulheres que iriam participar do evento", apoio esse solicitado pela Coiab, afirmou Wapixana.
Destaques Nota de pesar pelo falecimento de Laurita Krenak Com grande pesar, informamos o falecimento, no último dia 8, de Laurita Krenak, uma das matriarcas do grupo e pessoa de grande destaque na luta pela retomada das terras do Povo Krenak e na preservação dos costumes e da língua de seu povo, tendo sido uma das poucas guardiãs dessa língua, que vem sendo recuperada pela comunidade.
  Biblioteca da Funai é reaberta ao público em nova Sede A Biblioteca Curt Nimuendaju, reconhecida como uma das melhores bibliotecas especializadas em Política Indigenista, agora funciona no 2º andar – sala 208, do Edifício Parque da Cidade, Torre II, das 8h às 18h e foi reaberta no dia 08 de dezembro de 2017, após a reestruturação de seu espaço físico.
  DOU publica nomeação dos aprovados no Concurso da Funai Nesta quinta-feira (28), foi publicada no Diário Oficial da União, a nomeação dos classificados no último concurso da Funai.
               

Localização como chegar a Coiab