Colégio Estadual Senador Atílio Fontana, Toledo - PR

R. Gonçalves Dias - Jardim Paulista, Toledo - PR, 85909-741, Brasil
Toledo - PR

COL?GIO ESTADUAL SEN.
ATT?LIO FONTANA - EFMP - Administra??o de Conte?do - - COL?GIO ESTADUAL SEN.
ATT?LIO FONTANA - EFMP APRESENTA??OORGANIZA??O DO TRABALHO PEDAG?GICOProjeto Politico Pedag?gico - PPPRegimento EscolarProjetos e ProgramasSala de Apoio L?ngua Portuguesa e Matem?tica ? 5? s?riesSala de RecursosCELEMPDE - Programa de Desenvolvimento EducacionalCalend?rio EscolarPlano de A??oPlano DiretorPPCPTDMatutinoVespertinoNoturno?RG?OS COLEGIADOSDire??oEquipe Pedag?gicaEquipe de ProfessoresProfessores Ensino Fund.
Professores Ensino M?dioAgente Educacional IAgente Educacional IIConselho EscolarRepresentantes de TurmasAPMF - Associa??o de Pais, Mestres e Funcion?riosFORMA??O CONTINUADAHORARIO DE AULAMATUTINOVESPERTINONOTURNORECURSOS DA ESCOLAESPA?O ESCOLALaborat?rio Paran? DigitalSERVI?OS P?BLICOS DE APOIOFUNDO ROTATIVOATOS DA GEST?O 2012/2014NOT?CIAS DA EDUCA??ONOT?CIAS DO CESAFC?DIGO INEPAVALIA??O INSTITUCIONALAvalia??o Institucional - DiscenteAvalia??o Institucional - DocenteFALE CONOSCO Quantidade de P?ginas visitadas COL?GIO ESTADUAL SENADOR ATT?LIO FONTANA - ENSINO FUNDAMENTAL, M?DIO E PROFISSIONAL Rua Gon?alves Dias, n? 100 Vila Pioneiro - Toledo/PR Cep: 85.
905-540 Fone/Fax: (0xx45) 3252-2877 / 3252-0464 E-mail: tooattiliofontana@seed.
pr.
gov.
br NRE: TOLEDO - Munic?pio: TOLEDO Depend?ncia Administrativa: Estadual Equipe Administrativa Diretor: JO?O BATISTA DE OLIVEIRA Diretor Auxiliar: ROBERTO ANTONIO CASAGRANDE Secret?ria: ANGELITA ALVES GHIRALDI APRESENTA??O Sabedores da import?ncia da internet como ve?culo de comunica??o, a atual dire??o, cumprindo com uma das metas estabelecidas no plano de gest?o, lan?a nesta data 24/03/2009 o site do col?gio.
Eventos, atividades desenvolvidas, reuni?es com pais, professores e alunos entre outras informa??es estar?o dispon?veis para o conhecimento de todos atrav?s da internet.
Como exemplo, neste poder? ser consultado o hor?rio de cada turma nos seus respectivos turnos, bem como os professores e suas disciplinas.
O calend?rio escolar, os ?rg?os colegiados e seus respectivos membros, o fundo rotativo, dinheiro repassado pelo Estado para a manuten??o do col?gio, poder? ser acessado e conhecido atrav?s de um clique no menu inicial.
Tendo em vista o lan?amento inicial do site colocamo-nos ? disposi??o para sugest?es visando a melhoria do mesmo, uma vez que o site ser? um elo de comunica??o entre a comunidade e o col?gio.
Assim sendo, pedimos desculpas por eventuais erros, e estamos abertos ? cr?ticas e sugest?es que busquem a melhoria do site do CESAF.
A Dire??o.
HIST?RICO DO COL?GIO No final da d?cada de 70, de uma forma geral, acentuou-se o ?xodo rural, mais precisamente na regi?o Oeste, em virtude da falta de incentivo ? agricultura, na pequena propriedade, que j? n?o produzia uma renda que atendesse ?s necessidades das fam?lias, porque houve a moderniza??o agr?cola.
Assim, motivadas pelas informa??es de que a cidade de Toledo oferecia condi??es pr?speras de vida, muitos agricultores e tamb?m pessoas de outros segmentos profissionais migraram, vendendo suas propriedades para os grandes latifundi?rios a um pre?o irris?rio e aqui fixando suas moradias, dado ? facilidade na aquisi??o dos terrenos.
Dessa forma, na Grande Pioneiro foi formado um Conjunto Habitacional para atender em regime de urg?ncia ? popula??o com baixo poder aquisitivo, aumentando assim, o ?ndice populacional, exigindo das autoridades competentes a cria??o de uma escola de 5? a 8? s?ries nas proximidades, para atender a essa clientela, uma vez que j? existiam as escolas Reinaldo Arrosi e Walter Fontana que funcionavam de 1? a 4? s?ries.
A funda??o Padre Aloys Mann resolveu sanar esse problema criando em 1981 uma escola de 1? grau, a princ?pio de 5? a 7? s?ries.
Em 1982, essa funda??o passou a absorver tamb?m os alunos de 1? a 4? s?ries.
Dada ? urg?ncia do in?cio das aulas e, como o pr?dio ainda estava em constru??o, ?s mesmas eram ministradas no Centro Social Urbano e na Escola Walter Fontana, tudo mantido pela Funda??o Padre Aloys Mann.
Conclu?da em 1982 a constru??o do pr?dio, esta escola passou a atender de 1? a 8? s?ries, sendo que, em 1983, o Munic?pio passou a assumi-la em todos os aspectos (financeiros, administrativos e outros).
Neste per?odo, a escola passou a ser chamada de Escola Municipal Senador Att?lio Fontana e era administrada por um ?nico Diretor.
Em 1984, sentiu-se a necessidade de criar v?rias extens?es, nas proximidades da Vila Pioneiro, com o objetivo de atender aos alunos mais pr?ximos de sua moradia, tais como: Escolas de 1? a 4? s?ries (noturno), Sal?es Paroquiais, Centro Social Urbano, dentre outros.
Devido ao grande n?mero de crian?as, jovens e adultos com necessidades escolares, moradores dos bairros: Vila Boa Esperan?a, Jardim Europa/Am?rica e Jardim Maracan? foi implantada a Escola Municipal, hoje Tancredo de Almeida Neves ? Ensino de 1? a 4? s?rie e concomitantemente, a Escola Estadual Boa Esperan?a ? ensino de 5? a 8? s?rie e 2? grau - proped?utico, pela resolu??o 35/85 Di?rio Oficial do Estado de 15 de janeiro de 1985, transformando-se em Col?gio Estadual Boa Esperan?a que mais tarde passou a ser denominado Col?gio Estadual Pe.
Jo?o Batista R?us ? Ensino de 1? e 2? graus com o curso de proped?utico (Educa??o Geral).
Em 1992 criou-se o curso de Magist?rio.
Nesta ?poca, a dificuldade era tamanha, onde s? a dedica??o e comprometimento impulsionavam a escola.
Por isso, o diretor utilizava-se de todos os meios poss?veis, at? mesmo de seus bens pessoais para que a escola atendesse de forma mais completa ?s necessidades dos alunos.
Em dezembro de 1984, a escola passou a ser administrada e mantida em suas s?ries finais (5? a 8? s?ries), atendendo 36 (trinta e seis) turmas, pela Secretaria Estadual da Educa??o (SEED), com o nome de Escola Estadual Vila Pioneiro de 1? Grau.
As s?ries de 1? a 4?, por sua vez, tamb?m contando com 36 (trinta e seis) turmas, continuavam sendo mantidas pelo Munic?pio, com o nome de Escola Municipal Senador Att?lio Fontana.
Somavam nesta ?poca, um total de 2.
700 (dois mil e setecentos) alunos de 1? a 8? s?ries, sob a mesma dire??o, tanto do Munic?pio, quanto do Estado.
Em 12 de Dezembro de 1990, a SEED autorizou o funcionamento do Curso Supletivo fase II Resolu??o n?.
3859/90, na Escola Estadual Vila Pioneiro - Ensino de 1? Grau Regular e Supletivo que funcionou neste Estabelecimento nos anos de 1991 e 1992, por motivo de espa?o f?sico, passou a funcionar nas depend?ncias da Escola Municipal Carlos Jo?o Treis, na Vila Paulista.
Em 19 de Janeiro de 1993, pela Resolu??o 313/93, a SEED autorizou a cria??o do Curso de 2? Grau - Habilita??o: Auxiliar de Contabilidade, atendendo a uma antiga reivindica??o da comunidade escolar.
A escola passou a chamar Col?gio Estadual Vila Pioneiro - Ensino de 1? Grau Regular e Supletivo e 2? Grau Regular.
Em 1994, objetivando a cria??o de um centro de 2? Grau para a Grande Pioneiro, transferiu-se o Col?gio Estadual Padre Jo?o Batista R?us ? Ensino de 1? e 2? Graus, que funcionava na Vila Boa Esperan?a e oferecia os cursos de Educa??o Geral, Habilita??o Magist?rio, ambos do 2? grau e 5? a 8? s?ries do 1? grau, para o mesmo endere?o do Col?gio Estadual Vila Pioneiro ensino de 5? a 8? s?rie e 2? grau com o curso de auxiliar de contabilidade, localizado no bairro Vila Pioneiro.
A Resolu??o n?.
928/95 Di?rio Oficial do Estado de 15/03/95cessa total, definitiva e simultaneamente as atividades escolares do Col?gio Estadual Vila Pioneiro, sendo que a documenta??o fica sob a guarda, que passa a denominar-se Col?gio Estadual Senador Att?lio Fontana que absorve a clientela do Col?gio Extinto.
Com a Resolu??o n?.
2928/95 Di?rio Oficial do Estado 04/08/95 Col?gio passa a denominar-se Col?gio Estadual Senador Att?lio Fontana, - Ensino de 1? e 2? Graus.
Este Estabelecimento de Ensino, atualmente, oferece os seguintes cursos: 5? a 8? s?ries do Ensino Fundamental, Ensino M?dio, T?cnico em Administra??o Integrado e T?cnico de Administra??o Subseq?ente, esse ?ltimo a partir da Lei 9394/96 que estabelece as novas Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional e com a promulga??o do Decreto 2.
208/97 onde ocorreu uma mudan?a no panorama da oferta da Educa??o Profissional, referendada pelo Parecer 1699 do Conselho Nacional de Educa??o, o qual definiu as novas diretrizes curriculares dos cursos profissionalizantes do n?vel t?cnico.
O Col?gio, disposto a enfrentar o desafio de implanta??o desta modalidade curricular subseq?ente, ofertar? o referido curso, com nova proposta, tendo como finalidade proporcionar aos alunos uma forma??o t?cnica de qualidade na Rede P?blica Estadual de Ensino.
Ao longo de todos esses anos de funcionamento, este Col?gio contou com a Administra??o dos seguintes Diretores.
No Col?gio/Escola Vila Pioneiro: Pedro Weber, Arnoldo Bohnen / Natalin Bruno, Miriam Salete Cereja.
Do Col?gio Estadual Padre Jo?o Batista R?us/ Hoje, Att?lio Fontana: Hugo Rossa, Noeli F.
H.
Carlomagno, Norimar Pedro Gatto, Jo?o Batista de Oliveira, Domen?cio Ferreira Coelho.
Devido ? falta de registros que pudessem comprovar a hist?ria deste Col?gio, convidamos profissionais e pessoas que vivenciaram a hist?ria deste Estabelecimento, a fim de relatar a sua trajet?ria, desde a sua funda??o at? os nossos dias.
Dentre eles, citamos alguns Professores: Pedro Weber, Carolina Sodoswcki, Maria Raimundi, Adolfo Bragliato, Elisabete Salamanca, Jurema Zeni.
A Secret?ria: Virlene S.
E.
Hech.
Ex-Alunos: Jos? Santana, Juvelina Oliveira.
Validador Secretaria de Estado da Educação do Paraná Av.
Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500 Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito

Localização como chegar a Colégio Estadual Senador Atílio Fontana