Conservatório de Música, Jaboatão dos Guararapes - PE

Praça Dr. Diniz Passos, 55 - Centro, Jaboatão dos Guararapes - PE, 54100-271, Brasil
Jaboatão dos Guararapes - PE

Conservatório Pernambucano de Música - - Av.
João de Barros, 594, Santo Amaro Recife - PE - 50100-020© 2016 - Conservatório Pernambucano de Música - Todos os direitos reservados.
Menu MENU 1 Página Inicial EVENTOS Voltar Confira a programação de Dezembro Confira a programação de Dezembro PROGRAMAÇÃO COMPLETA 07/12/2017 Post navigation Older posts + EVENTOSNOTÍCIAS Voltar Bandeira do Divino encanta público no Teatro de Santa Isabel Bandeira do Divino encanta público no Teatro de Santa Isabel PROGRAMAÇÃO COMPLETA 11/12/2017 Voltar CPM realiza cantata natalina neste fim de semana CPM realiza cantata natalina neste fim de semana PROGRAMAÇÃO COMPLETA 07/12/2017 Voltar Palácio do Campo das Princesas recebe o Grupo Allegretto Palácio do Campo das Princesas recebe o Grupo Allegretto PROGRAMAÇÃO COMPLETA 04/12/2017 Voltar Música no Palácio traz Grupo Allegretto neste domingo (03) Música no Palácio traz Grupo Allegretto neste domingo (03)  PROGRAMAÇÃO COMPLETA 01/12/2017 Post navigation Older posts + NOTÍCIAS Perguntas Frequentes Como entrar no conservatório Secretaria de Educação Acesso à Informação INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS INSCRIÇÕES CURSOS DE INICIAÇÃO E PREPARATÓRIO, E CURSOS LIVRES CALENDÁRIO janeiro 2018 D S T Q Q S S « dez      123456 78910111213 14151617181920 21222324252627 28293031   Sidor Hulak Natural do Recife, Sidor Hulak iniciou os estudos de música no Conservatório Pernambucano nos anos 1980, sendo aluno de violão erudito de Henrique Annes e violão popular de Nilton Rangel.
Formou-se em Administração de Empresas e em Música pela UFPE, e estudou no Berklee College of Music (Boston – EUA), além de ter feito cursos de especialização em docência do ensino superior e gestão pública.
Iniciou sua atuação profissional ainda nos anos 1980 em vários grupos do Recife, como o Xibaba e a Orquestra Experimental (no Conservatório Pernambucano).
Fez parte da banda Tusch, da Orquestra de Cordas Dedilhadas e da última formação da Orquestra Armorial de Câmera de Pernambuco.
×Jussiara Albuquerque C.
de OliveiraA pianista Jussiara Albuquerque, natural do Recife, foi aluna do próprio Conservatório, e da UFPE, estudando sob a orientação de Alaíde Rodrigues e Elyanna Caldas e concluindo o curso como aluna laureada.
Ampliou sua formação com cursos de interpretação e técnica pianística com renomados artistas nacionais e estrangeiros, como Klaus Schilde, Jacques Klein, Nelson Freire, Antônio Guedes Barbosa e José Alberto Kaplan.
É detentora de cinco primeiros prêmios obtidos em concursos nacionais e nordestinos de piano, além de prêmios de melhor intérprete em música brasileira.
Como recitalista, camerista e correpetidora, apresentou-se em várias capitais brasileiras,no Arquipélago de Fernando de Noronha e em Portugal, na cidade de Évora (1995).
Participou da 2ª e 3ª MIMO (Mostra Internacional de Música de Olinda), nos anos de 2005 e 2006, respectivamente.
No ano 2000, a convite do Consulado da França de Recife e da Embaixada do Brasil em Paris, realizou visita oficial aquele país, tendo participado das Jornadas François Couperin, do Centro de Música Barroca de Versailles.
A convite da Academia Brasileira de Música, e do seu então presidente Maestro e Compositor Edino Krieger, apresentou-se como solista e camerista no Auditório da Casa Rui Barbosa e na Sala da Congregação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Participou como solista, dos Festivais Chopin-Schumann (2010), Liszt-Mendelssohn (2011) e Debussy-Albeniz (2012), realizados na cidade do Recife, no Teatro da UFPE, Teatro Luiz Mendonça, e Teatro Waldemar de Oliveira.
Foi solista da Orquestra Sinfônica do Recife, sob a regência do Maestro Osman Gioia, por ocasião do aniversário dos 150 anos de fundação do Teatro de Santa Isabel, em maio do ano 2000.
Foi professora e coordenadora dos cursos de Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco, no período de 1978 a 1996.
Exerceu o cargo de Diretora-Presidente do Conservatório Pernambucano de Música, de janeiro de 1999 a janeiro de 2003, e, posteriormente, o cargo de Gestora Geral da mesma Instituição quando esta passou a ser Unidade Técnica da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, no período de fevereiro de 2003 a janeiro de 2007.
Atualmente, leciona piano erudito no Conservatório Pernambucano de Música.
×Elyanna Silveira VarejãoNatural do Recife, Elyanna Caldas iniciou os estudos musicais com as irmãs Hilda e Nysia Nobre, sendo depois aluna de Waldemar de Almeida.
Realizou seu primeiro recital de Piano aos 10 anos de idade e, aos 18, representou o Brasil no V Concurso Internacional Frederic Chopin, na Polônia (participaria, também, do VI Concurso, cinco anos depois).
Foi premiada no Concurso Rádio Ministério de Educação (RJ, 1956) e no Concurso Magda Tagliaferro (RJ, 1957), que lhe valeu uma bolsa de estudos de um ano em Paris, quando foi aluna de Magdalena Tagliaferro e de Lazare Lévy.
Bolsista do governo da Polônia, estudou com Marguerita Trombini-Kazuro (1958).
Participou de cursos nos Festivais de Salzburg (Áustria) em 1957,1958 e 1967, e, na Academia de Música de Viena foi aluna de Bruno Seldlhofer.
De volta à França, graduou-se pela École Normale de Musique de Paris (1968), na classe de Jeanne Blancard.
Também formada em Letras (Licenciatura, UFPE), ingressou no final dos anos 1960 como professora no Curso de Música da UFPE e no Conservatório Pernambucano de Música.
Tem gravados cinco CDs, sendo quatro de música brasileira.
Foi, por duas vezes, diretora do Conservatório Pernambucano de Música e professora da UFPE.
×Adelmo de O.
Arcoverde Adelmo de Oliveira Arcoverde×Adele Ananias de Lima Adele Ananias de Lima×Abinaésia Maria da Silva Abinaésia Maria da Silva×Iniciação 01Carga Horária×Iniciação 02Carga Horária×Arranjo e Composiçãotecnico-em-arranjo-e-composicao ×SaGRAMA×Orquestra Retratos do Nordeste×Allegretto×Orquestra Sinfônica Jovem do CPM×Clóvis Pereira dos SantosClovis Pereira dos Santos, nasceu em Caruaru, no ano de 1932.
Iniciou seus estudos de teoria e solfejo com seu pai, clarinetista da Banda Musical Nova Euterpe.
Aos 18 anos transferiu-se para o Recife estudando piano com o professor Manoel Augusto dos Santos, no Conservatório Pernambucano de Música.
Foi aluno do Maestro Guerra Peixe de quem se tornou amigo.
Foi diretor artístico da Televisão Jornal do Commecio, onde por muitos anos foi regente da orquestra daquela unidade de televisão Participou do Movimento Armorial.
Possuiu sua própria orquestra, participando ativamente, e com enorme sucesso, animando os bailes carnavalescos do Recife, nos principais clubes da cidade.
Compositor de inúmeros frevos de rua é um dos mais profundos conhecedores de nossa música popular.
Em 1974, excursionou com o Coral da Universidade da Paraíba, como representante brasileiro, na “Fourth International Choir Festival”, apresentando-se nos Teatros “Kennedy Center”, em Washington e “Lincoln Center Performing for the Arts”, em Nova Iorque.
Convidado pelo Governo dos Estados Unidos da América do Norte.
Participou, em 1986, do “Music School Administrators” visitando naquele pais diversas Universidades e instituições musicais, adquirindo conhecimentos em programas de administrações de escolas de música.
É diplomado em harmonia moderna e orquestração, pela Berkelee School of Music”, Boston-Mass.
Membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, nos cursos de Graduação em Música.
Detentor de diversos prêmio pelo seus trabalhos tem seu nome registrado em várias edições da Enciclopédia Britânica “Who´s Who In Music”.
Foi colaborador do Teatro de Amadores de Pernambuco, e é ainda um dos seus sócios efetivos.
Dirigiu o Conservatório Pernambucano de Música entre os anos 1983 e 1987.
×Henrique GregoriNascido em 1935, Henrique Gregori estudou inicialmente violino e viola, inscrevendo-se depois na Escola Livre de Música de São Paulo, criada em 1952 por Hans-Joachim Koellreutter.
Lá estudou Regência com Koellreuter, Harmonia e Contraponto com Damiano Cozzella, e Viola com Johannes Oelsner.
Nos Seminários Livres de Música da Universidade da Bahia, foi aluno de violino de Lola Benda, prosseguindo os estudos de regência com Koellreuter.
Participou do Curso Internacional de Férias de Teresópolis em 1955, e foi aluno do Curso Especial de Regência com Kurt Thomas na Escola Livre de Música de São Paulo (1956).
Entre 1961 e 1962 vai para em Freiburg, Alemanha, estudar canto com Fritz Moritz Harlan, na Horschule Fur Musik.
Sua atuação profissional, como regente, cantor e professor, inclui a direção da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia nos anos de 1954, 1955 e 1959.
Em 1966 foi assistente de Isaac Karabitchevsky nos cursos do Seminários Livres de Música da Universidade da Bahia, e em 1967, regente do Madrigal Renascentista, em Belo Horizonte.
Em 1966 atua como contra-tenor e membro fundador do quarteto vocal Mestres Cantores, junto com Diogo Pacheco (tenor), Samuel Kerr (barítono) e Paulo Herculano (baixo).
O nome do grupo era uma tradução da expressão Meistersänger, termo usado para membros de corporações de ofício de cantores na música alemã entre os séculos XIV e XVI.
Nos anos 1960, regeu o Coral do Maranhão e o Conjunto Coral de Câmara de São Paulo.
Em 1973 recebeu o Prêmio de Melhor Regente Coral da Associação Paulista de Críticos de Arte.
Em 1975 foi professor de Regência Coral e Regente Preparador do Curso e Festival Internacional de Música de Curitiba.
Em 1976, é membro da equipe de regentes da Secretaria de Cultura, Ciências e Tecnologia de São Paulo.
Henrique Gregori foi indicado por Cussy de Almeida para a direção do Conservatório em 1979.
Ele já trabalhara no Recife ensaiando e regendo a Orquestra Armorial de Câmera de Pernambuco.
Após seu período na direção do Conservatório, trabalhou na Fundação Vitae, e também como professor convidado da USP, na Escola de Música Santa Marcelina, Conservatório de Tatuí e Festival de Música de Campos do Jordão.
Foi diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo e professor da Universidade de Campinas até sua aposentadoria.
Voltou ao Conservatório Pernambucano nas duas gestões de Elyanna Caldas, quando teve um papel fundamental na formação de novas gerações de regentes pernambucanos.
×Cussy de AlmeidaViolinista, compositor e regente, Cussy de Almeida Neto nasceu em Natal (RN) e iniciou muito cedo estudos musicais com o pai, o pianista, compositor e professor Valdemar de Almeida.
Em 1950, transferiu-se para o Recife, passando a estudar com o maestro Vicente Fittipaldi.
Aos 14 anos de idade já tocava, como primeiro violino, na Orquestra Sinfônica de Recife.
Em 1958 foi estudar na Europa, primeiro em Paris, com René Benedetti, do Conservatório Nacional de Música e em 1959 no Conservatório de Música de Genebra, Suíça, onde estudou violino com Corrado Romano e Franz Walter e música de câmara com Doris Rossiaud.
Recebe em 1962 o diploma em violino, junto com o prêmio Albert Lulin, atribuído ao aluno que mais se destacou pelos seus dotes artísticos e capacidade de trabalho.
Em seguida, ingressou por concurso na Orquestra da Suisse Romande e no período entre 1960 e 1963 foi spalla e solista permanente da Orquestra da Juventude Musical Suíça.
Obteve em 1964 o prêmio de virtuosidade do  Conservatório de Genebra e chegou a finalista no Concurso Internacional de Munique, Alemanha, na categoria de música de câmara.
Voltou ao Brasil em 1965, tornando-se spalla da Orquestra Sinfônica de Recife.
Foi Diretor do Conservatório de Música de Pernambuco de 1967 a 1979, e novamente entre 1991 e 1994.
Foi um dos solistas e cameristas mais celebrados do Brasil.
Criou em 1970 a Orquestra Armorial de Câmara de Pernambuco, com a qual, como solista e regente, realizou inúmeras excursões.
Ainda em 1970, idealizou e realizou em Recife o I Concurso Sul-Americano de Execução Musical.
Em 1975 foi o primeiro spalla da Orquestra Sinfônica da USP, tendo recebido o Prêmio Villa-Lobos por duas vezes, em 1975 e 1976.
Foi diretor e produtor musical do I.
N.
M.
da Funarte, em 1979, e enquanto no cargo, criou projetos como o Memória Musical Brasileira.
Em 1980 realizou tournées pela China.
Dois anos depois, criou em Recife a Orquestra de Cordas Dedilhadas.
De 1983 a 1985 foi presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife e, nos anos 2000, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque.
×Manoel Augusto dos SantosNasceu no Recôncavo Baiano.
Estudou em Salvador com o Professor Narciso Figueiras, e prosseguiu seus estudos musicais no Conservatório de Leipzig (Alemanha), onde estudou piano com Robert Teichmüller e composição com Max Reger.
Voltando ao Brasil, lecionou no Instituto de Música da Bahia e iniciou uma carreira de concertista, realizando apresentações em Salvador, Manaus, Belém do Pará, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, onde passou a morar no ano de 1919, tornando-se também um professor bastante requisitado.
Foi um dos mais ativos participantes da Sociedade de Cultura Musical, tocando inclusive no seu concerto inaugural, em 1925.
Manoel Augusto foi um dos fundadores do Conservatório Pernambucano de Música, tornando-se seu diretor após a saída de Ernani Braga do cargo.
Não deixou, porém, de lecionar, formando nas décadas seguintes várias gerações de pianistas pernambucanos.
×Ernani BragaPianista e compositor, nasceu no Rio de Janeiro, filho de um comerciante português.
Iniciou seus estudos de piano com a ajuda da irmã mais velha, Zaíra, que repassava a ele as lições que tinha com um professor, já que o pai queria ele assumisse os negócios da família.
Após um breve período entre o comércio e o seminário e a morte de seu pai, matricula-se em 1908 no Instituto nacional de Música.
Recebeu, em 1912, uma bolsa para estudar na França, onde passou dois anos, retornando para concluir o curso no Instituto Nacional de Música.
Nos exames finais, obteve o primeiro lugar e a medalha de ouro, em provas que tinham, na banca examinadora, o virtuose polonês Ignacy Paderewski.
Após a formatura, viveu alguns anos na cidade de São Paulo, onde ensinou no Conservatório Dramático e Musical, além de lecionar em outras cidades do estado.
Entre os alunos que teve, destacaram-se Adolfo Tabakow e Mozart Camargo Guarnieri.
Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, e começou a estabelecer uma sólida reputação de recitalista, solista e camerista, viajando por todo o país.
Ernani Braga chega ao Recife, pela primeira vez, no ano de 1927, em sua turnê pelo Nordeste e Norte, para um concerto pela Sociedade de Cultura Musical.
Manoel Augusto dos Santos, que o conhecia, e Vicente Fittipaldi, introduziram-no a Waldemar de Oliveira, Gouveia de Barros e Ernesto Odenheimer.
Após turnê no Norte do país, resolve fixar residência no Recife, com apoio de Manoel Augusto.
Ambos, ao lado de outros artistas importantes como Vicente Fittipaldi, Maria Orlando Paes Barreto, Luís de Oliveira e Irene Vernacci, iniciam a luta para fundar um conservatório na cidade.
Em 1930 é fundado o Conservatório Pernambucano de Música, e Ernani Braga é escolhido como primeiro diretor, cargo que ocupou até 1939, quando saiu após um desgaste com o interventor Agamenon Magalhães.
Ernani Braga deixa o Recife em 1939, e o Conservatório passa a ser dirigido pelo pianista e professor Manoel Augusto dos Santos.
Ernani Braga deixou alunas excepcionais, como as irmãs Nysia e Hilda Nobre, que criaram o Instituto Ernani Braga, Dinane Queiroz, Helena Farias e Arlinda Rocha.
Todas se tornaram professoras do Conservatório.
×Diretora - Roseane HazinRoseane Hazin é natural do Recife.
Foi aluna de piano eudito de Yara Portella Maciel (Curso Particular) e, no Conservatório Pernambucano de Música, de Helena Farias (piano erudito) e José Gomes dos Santos Sobrinho (piano popular).
Fez vários cursos de aperfeiçoamento em piano erudito e popular com professores como Heitor Alimonda, Marco Antonio Almeida, Breno Lucena Marques de Sá e Rafael dos Santos, bem como de teclado com os professores Adriana Santos (RJ), Vladimir Fiúza Lima (DF), Geni Tasaka (SP), Luís Paulo Trione (SP) e Valéria Forte (SP).
Participou do 32º Curso Internacional de Férias da Pró-Arte (RJ), em 1982.
Atuou como docente em vários cursos e escolas como o MINAMI – Centro de Educação Musical Ltda.
(também sócia-gerente), e Centro de Artes da Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO, onde foi coordenadora.
É licenciada em Música, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e bacharel em Administração (aluna laureada), pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Ingressa como docente no Conservatório Pernambucano de Música no ano de 1994, e num segundo contrato em 2010.
Foi supervisora em diversas gestões, e Gerente de Ensino, Pesquisa e Promoção Musical e Ordenadora de Despesas do Conservatório Pernambucano de Música a partir de 2008.
Em 2010 participou do 6º Encontro Nacional das Escolas de Música (SP) como convidada da Mesa de Debate sobre Administração das Escolas.
Como produtora, realizou e dirigiu os Shows BRASIL IN CONCERT (2005), MUSICAL DAS DÉCADAS (2004), VOLTA AO MUNDO (2002), O CINEMA ATRAVÉS DA MÚSICA (2001), ISTO É BRASIL (2000), UMA NOITE LATINA (1999), TECLADOS IN CONCERT (1998), A MAGIA DOS TECLADOS (1997).
Foi produtora executiva de diversos projetos no FUNCULTURA/ FUNDARPE, como o III Seminário de Violão José Carrión (2013), ALLEGRETTO – 15 Anos de Música Antiga (2011), Valores de Nossa Terra – Dimas Sedícias (2011), X Encontro de Música Antiga Recife/Olinda (nº 2011), CD Fernando Müller – ARRUAR (2011), II Seminário de Violão José Carrión (2009) e do VIII Encontro de Música Antiga de Recife/Olinda (Projeto FUNCULTURA 2009).
Entre 2010 e 2014 foi Produtora responsável pela programação do Conservatório Pernambucano de Música na Igreja Matriz de Santo Antônio (Música Erudita), dentro do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).
Tem publicado um artigo na Revista NO TOM (Ano 3, nº 17, Junho de 2009) da Central de Apoio às Escolas de Música (CAEM) – DAS SALAS DE AULA À GERÊNCIA (página 29).
×Amarilis de RebuáAMARILIS DE REBUÁDoutora em Musicologia pela UFBA, sob orientação do Prof.
Dr.
Pablo Sotuyo Blanco, estudou piano com Arnaldo Estrella e canto com Hanno Blaschke, Erik Werba, Ernest Haefliger na Alemanha e em Roma com Lilia Reyes.
É Mestre em Música pela Hochschule für Musik-München e pela UFPB especializando-se em Villa-Lobos.
Atualmente é professora de canto do Conservatório Pernambucano de Música e da UFPB onde coordena o projeto PRESTO-ÓPERA, em parceria com o CPM, tendo montado: Glória de Vivaldi, Romancero Gitano de Castelnuovo-Tedesco, A Flauta Mágica de W.
A.
Mozart.
Em 2001 dirigiu e cantou a ópera Il Guarany de A.
Carlos Gomes em uma montagem inédita, ao ar livre e com autênticos índios Guaranis, para um público de 40 mil pessoas em São Mateus – ES e para 80 mil pessoas em Vitória – ES, com patrocínio do MinC.
Como cantora foi premiada pela Associação de Ópera de Brasília, pelo Concurso Jovens Solistas da OSESP (1983 e 1985), finalista no Concurso Mozart de Salzburg (Áustria) (1987) e Maria Callas em Napoli (Itália), apresentando-se na RAI 3 (1988).
Gravou diversos CDs.
Publicou os livros: Processo Vocal e Leitura Musical – para cantores do terceiro milênio (2005) e Saudações Musicais de Heitor Villa-Lobos (2015).
Cantou nos grandes teatros brasileiros e atualmente tem cantado em Portugal, Itália e USA.
×Fred Andrade O Guitarrista/violonista Fred Andrade, é professor do Conservatório Pernambucano de música há 23 anos.
Teve sua formação pela Universidade Federal de Pernambuco e atualmente cursa o Mestrado em Criação musical e Performance na UFBA .
 ×Jefferson CupertinoJefferson Cupertino – Iniciou suas atividades musicais em 1995 no Centro de Criatividade Musical do Recife e em 1997 ingressou no Conservatório Pernambucano de Música.
Em 2000 começou seus estudos no contrabaixo elétrico com o professor Tony Dias (Fuscão) e em 2002 contrabaixo acústico e harmonia jazzística com Thales Silveira.
Licenciado pela UFPE, atualmente é professor de contrabaixo elétrico do Conservatório Pernambucano de Música.
Em toda sua carreira vem participando de várias atividades musicais como: III Festlatino, Recife Jazz Festival, Festival de Inverno de Garanhuns, Natal de Triunfo, turnês nacionais e internacionais.
Acompanhou diversos artistas do cenário nacional como os guitarristas Fred Andrade, Sidor Hulak e Luciano Magno, o saxofonista Edson Rodrigues, a banda Ave Sangria, os cantores Marco Polo, Cristina Amaral, Elza Soares, André Rio, este último pela turnê “Viva Pernambuco – Europa 2016” junto com o maestro Spok.
No contexto internacional acompanhou o saxofonista Fred Berkemeier (HOLANDA), o pianista Kuni Mikami (JAPÃO/EUA), o também pianista e compositor Gerardo Iacoucci (ITÁLIA) e o Regente e saxofonista Palito Miranda (PARAGUAI).
Participou de diversas gravações de CDs e DVDs com os maestros Edson Rodrigues, Flávio Lima, Lima Neto, Wilson Pimentel, o flautista Sergio Campelo, o guitarrista Fred Andrade e os cantores André Pimentel, André Rio, Carla Rio, Cristina Amaral, Xico Bizerra.
Entre 2006 a 2009 fez parte da Mocambo Big Band, grupo representativo do Conservatório Pernambucano de Música, sob a direção do Maestro Flávio Lima.
Atualmente é integrante do Treminhão, Orquestra de Câmara Vicentti Fittipaldi e Bande Aujourd’hui.
×João Paulo Pessoa João Paulo Pessoa é músico, violonista, professor efetivo do Conservatório Pernambucano de Música, graduado em Licenciatura em Música e Bacharelado em Violão pela UFPE, e pós graduado em pedagogia do instrumento na mesma instituição.
Em sua formação estudou com violonistas de renome internacional como: Fabio Zanon, Mario Ulloa, Edelton Gloeden, Paul Galbraith, Manuel Barrueco, entre outros; e como recitalista tem atuado em diversos eventos a exemplo do II e do III Seminário Carrion (CPM) e do Seminário Temático sobre os Avanços da Pesquisa Cooperativa entre a França e a UFPE, onde apresentou o recital Música Original para Violão de Compositores Franceses e Brasileiros.
Desenvolve também um trabalho de música de câmara em parceria com o bandolinista e compositor Carlos Aberto da Silva (Duo Pessoa da Silva).
Conheça mais João Paulo Pessoa:Lattes: http://lattes.
cnpq.
br/9243950468067458Facebook: https://www.
facebook.
com/jppguitar/?fref=tsYoutube: https://www.
youtube.
com/jpguitar999Blog: http://thetaooftheguitar.
blogspot.
com.
br/ ×Leo AguiarLeonardo Aguiar (Leo Aguiar) é professor efetivo de violão no Conservatório Pernambucano de Música desde 2010.
Na educação, na pesquisa e na criação musical vem explorando sua experiência com o que chama de violão percussivo, onde o violão é considerado, simultaneamente, um instrumento de cordas e de percussão.
Desde 2002, Leo vem realizando este trabalho minucioso de ampliação das possibilidades do violão como instrumento de percussão, tendo a música brasileira como ponto principal desta iniciativa.
Este trabalho exige grafias musicais específicas, técnicas instrumentais apropriadas e um repertório musical original ou arranjado.
Teve composições apresentadas na Alemanha (2004) e no Canadá (2007).
Participou da 4ª Mostra de Música Leão do Norte, em 2012, organizado pelo SESC no Brasil, onde teve a participação em portfólios e apresentações musicais, expondo seu trabalho com o violão percussivo no âmbito da inovação técnica e da composição musical.
Em 2013, fundou o IBrVP – Instituto Brasileiro de Violão Percussivo, onde desenvolve todas as atividades de ensino e pesquisa relacionadas ao violão percussivo.
Tem participado de atividades educativas apresentando suas experiências com o violão percussivo em universidades como a UFPE e UFPB.
Em 2016, participou da gravação do documentário “Caçador de Brasis” do cineasta Silvio Tendler onde o seu trabalho com o violão percussivo é um dos temas abordados.
Atualmente, Leo Aguiar também dirige o Curso de Música Sonata.
CONTATO:leoaguiar@live.
comSITE:www.
leoaguiar.
com×Rodrigo SamicoRodrigo SamicoFormado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Técnicas de Áudio e Produção Musical pela Faculdade AESO BARROS MELO, segue uma carreira de produtor musical, compositor, arranjador, professor do Conservatório Pernambucano de música e músico multi-instrumentista (violão,  violão de 7 cordas, guitarra, cavaquinho, viola de 10 cordas e baixo elétrico) tendo como especialidade a música popular brasileira.
Integrante das bandas MARSA, Saracotia (indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2013 nas categorias melhor grupo instrumental e grupo revelação), Sagaranna e Forró na Caixa.
Tem tocado com diversos artistas como, Maciel Salu, Renata Rosa, Isaar, Geraldo Maia, Alessandra Leão, Mônica Feijó, Sérgio Cassiano, Herbert Lucena, com os quais realizou diversas turnês nacionais e internacionais.
Já gravou cerca de 30 discos entre participações e trabalhos autorais.
Atualmente, realiza um mestrado em etnomusicologia na Universidade Paris 8 Vincenne Saint-Denis.
Sites:www.
facebook.
com/rodrigosamicowww.
soundcloud.
com/saracotiawww.
youtube.
com/user/saracotiawww.
soundcloud.
com/bandamarsahttps://www.
youtube.
com/channel/UCX-AMDRkSqVO8qo9Iu66jxgwww.
sagaranna.
art.
br×Vandeilton de Queiroz NóbregaVandeilton de Queiroz Nóbrega – Violão Popular×Paulo BarrosPaulo Barros – Violão Popular×Nilton RangelNILTON RANGEL(Violão e Guitarra) Nascido em Recife em 04/08/1949, é um dos mais conceituados guitarristas da cidade.
Adolescente, empolgado pelo movimento jovem da década de 60, fundou junto com dois irmãos e um primo, o conjunto musical Os Diamantes, passando a atuar em teatros, clubes sociais e festas de bairros.
Ingressou no Conservatório Pernambucano de Música, onde concluiu sua formação em violão clássico com o professor Henrique Annes e teoria musical com o professor Severino Revoredo.
Também foi aluno de José Carrion.
Aluno destacado, passou a fazer parte de vários grupos musicais que começavam a surgir.
É um dos fundadores da Orquestra do Maestro Duda, da Orquestra Romançal Brasileira e da Orquestra Armorial da Câmara de Pernambuco com a qual fez várias excursões nacionais.
Atuou com várias estrelas da MPB, como Raul de Souza, Alceu Valença, Sivuca, Lenine e Naná Vasconcelos, entre outros.
Participou da Oficina de Cordas e da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco.
Entre 1984 e 1986 atuou profissionalmente nos Estados Unidos.
Com o irmão Nando Rangel, compôs músicas para a Orquestra Armorial, além de ter fundado, com ele, Edson Rodrigues e Maurício Chiappeta, o grupo instrumental A Contrabanda, que desde 1987 vem atuando em casas noturnas, festivais e eventos diversos.
A banda utiliza a linguagem jazzística, imprimindo um forte conteúdo emocional, aliado à constante improvisação.
O primeiro CD do quarteto, Summertime (1995), contém uma mistura de clássicos do jazz, bossa-nova, MPB e canções originais.
×Newton MessiasNewton Messias – Violão Erudito×Múcio CallouMúcio Callou – Violão Popular×Moema MacedoMoema Macedo – Bandolim×Marcos FMMarcos FM – Contrabaixo Elétrico×Maíra MacedoMaíra Macedo – Cavaquinho×Lucas GuerraLucas Guerra – Violão Popular ×Guilherme CalzavaraGuilherme Calzavara – Violão Erudito×Ewerton Sarmento (Bozó)Ewerton Sarmento (Bozó) – Cavaquinho×Ely PestanaEly Pestana – Violão Popular×Climério OliveiraClimério Oliveira – Violão Erudito×Cláudio MouraCLÁUDIO MOURA É Mestrando do curso de Design e Desenvolvimento em Jogos Digitais pela Universidade da Beira Interior em Portugal.
É Pós-Graduado em Cultura e Comunicação pelas Faculdades Integradas AESO Barros Melo, tendo se formado anteriormente em Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Como instrumentista tem participado ativamente do cenário musical, tocando com vários grupos, dentre eles: Orquestra Armorial de Pernambuco, Orquestra de Cordas Dedilhadas, Orquestra Retratos do Nordeste, Oficina de Cordas, Nenéu Liberalquino Trio, SaGRAMA, além de ter acompanhado diversos artistas, dentre eles: Gonzaga Leal, Elza Soares, Seu Jorge, Antúlio Madureira, Teca Calazans, Elba Ramalho.
Tem realizado diversos trabalhos fonográficos como instrumentista, compositor, arranjador, diretor musical e regente.
Como compositor foi finalista do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola em 2004 e como instrumentista e arranjador recebeu, juntamente com o grupo SaGrama, 1º lugar no 27º Prêmio da Música Brasileira 2016 e foi indicado para o 17º Grammy Latino, com o CD Cordas Gonzaga e Afins que contou também com a participação do Quarteto Encore e a cantora Elba Ramalho.
Atualmente é professor de Violão Erudito do Conservatório Pernambucano de Música, do Centro de Educação Musical de Olinda e professor das Faculdades Integradas AESO Barros Melo.
 ×Breno LiraBreno Lira – Guitarra×Alison CezarAlison Cezar – Guitarra×Adelmo ArcoverdeAdelmo Arcoverde – Viola Nordestina×Lixoteste teste teste teste×Aline A.
de Lima Aline A.
de Lima – É professora de violino/viola do CPM, da Orquestra Criança Cidadã, e Estimulação musical para bebês no STBNB.
Iniciou seus estudos de violino no CPM na classe do professor Hugo Eduardo Tagliavini.
Concluiu o Bacharelado em Música (Violino) na Universidade Federal de Pernambuco, na classe da professora Consuelo Froehner, formando-se com láurea.
Em 1996 passa a estudar viola na UFPB, na classe do professor Samuel Espinosa.
Aprofundou-se no estudo do Método Suzuki, fazendo capacitações com professores como Takeshi Kobayashi, Edward Kreitman, Nancy Lokken, Eduardo Luduena e Shinobu Saito.
 Obteve o título de Master of Arts in Music pela Campbellsville University e é membro da Suzuki Association of the Americas.
Participou de vários cursos, como o XIV Curso Internacional de Verão de Brasília, o 27º Festival de Inverno de Campos do Jordão, e os XI e XII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora/MG.
Integrou várias orquestras, a exemplo da Orquestra Filarmônica do Norte Nordeste, Orquestra de Música Barroca, e OSJPB.
Participou da turnê brasileira da Amherst College Orchestra, sob a direção do maestro Lanfranco Marcelletti.
Em 2012, foi convidada para participar do Festival y Academia del Nuevo Mundo (Venezuela), como observadora internacional.
Em 2015 fez um internship na Western Springs School of Talent Education and the Naperville Suzuki School.
Possui especialização em Neurociência pela Faculdade Campos Elíseos – São Paulo.
Atualmente está em fase de conclusão de curso em Neuroeducação e Educação Musical.
 ×Ana Lúcia ClementeAna Lúcia Clemente – Violino×Artur JohnsonTÍTULOS ACADÊMICOS Bacharel em violino pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
Formado professor do Método Suzuki pelo Instituto Educacional Suzuki da Irlanda.
 ATIVIDADES DIDÁTICASProfessor de violino do Conservatório Pernambucano de Música (CPM).
Foi professor de violino do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO).
Foi professor do Curso Internacional de Verão Suzuki em New Inn, Ballinasloe, Co.
Galway, Irlanda.
Foi professor de violino da Escola Music Matters na Irlanda.
Foi professor de violino do Instituto Tecnológico de Galway na Irlanda.
Foi professor de violino do ABRSM (The Associated Board of the Royal Schools of Music).
  ATIVIDADES PROFISSIONAIS, LITRARIAS E ARTISTICASAutor do método de violino PRÉ-SUZUKI PARA O BRASIL.
Foi membro da Orquestra de Câmera da UFPE.
Foi membro da Orquestra Sinfônica de Olinda.
Foi membro da Orquestra Sinfônica de Natal.
Cursos com o Quarteto de cordas COM TEMPO STRING QUARTET.
Membro do Trio Armorial.
 CONTATOE-mail: Johnson.
artur@gmail.
com×Emmanuel de Carvalho Emmanuel de Carvalho  Bacharel em violino pela Universidade Federal de Pernambuco.
Iniciou seus estudos no violino com o professor Rafael Garcia, dando continuidade com Yerko Tabilo na UFPB, e posteriormnete com o Maestro Cussy de Almeida.
 Participou de importantes festivais, cursos e master class.
II VIRTUOSI-Festival de Música de Câmara de Pernambuco, Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), Festival Eleazar de Carvalho (CE), Curso de Música Antiga e Violino Barroco em Recife e Olinda (PE).
Na Suiça, Master Class com Nancy Benda e Gyula Stuller.
Em 2016 participou do concerto com Les Marmousets na estreia mundial de uma opera infantil.
Foi Spalla e solista da Orquestra de Câmara Camerata Armorial sob a regência do maestro Rafael Garcia, Camerata de Olinda sob regência de Geraldo Menucci, Grupo Orange sob a regência de Cussy de Almeida, Sinfonieta Contemporânea sob a regência de Sérgio Deslande, Ensemble Barroco Sonoro Ofício sob a regência de Sérgio Dias, Orquestra de Câmara de Pernambuco sob a regência de José Renato Acioli, e Orquestra Sinfônica do Recife sob a regência de Osman Gioia e Marlos Nobre.
Foi integrante durante 14 anos da Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, e participou da temporada de concertos de 2016 da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Como professor, atuou na OCC – Orquestra Criança Cidadã, CPCMO – Centro Profissionalizante de Criatividade Musical de Olinda, e professor substituto da UFPE.
Atualmente integra a OSUFPB – Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, e é professor de violino e música de câmara do CPM – Conservatório Pernambucano de Música (CPM).
 ×José AdemarJosé Ademar – Violino×Karoline PontesKaroline Pontes – Viola×Leonardo MedinaLeonardo Medina – Violino×Manoela DiasManoela Dias – Violino×Maria Carla GadelhaMaria Carla Gadelha – Violino×Nivaldo SilvaNivaldo Silva – Violoncelo×Pierre Gonçalves da SilvaPierre Gonçalves da Silva – Violoncelo×Rafaela FonsecaRafaela FonsecaAprovada no teste de admissão para alunos do Conservatório Pernambucano de Música em 2003, onde ingressou na turma do professor de violino Ademar Rocha.
Vencedora do I Concurso de Cordas do CPM em 2004.
Participou em diversos festivais como o Virtuosi Brasil e Virtuosi Internacional, Festival de Inverno de Garanhuns, Seminário Internacional de Música (BA), Mostra Internacional de Música de Olinda e Semana de Música de Ouro Branco (MG).
Em 2009 viajou com a Orquestra Experimental de Câmara através do Itamaraty no Festival de Cultura Brasileira no Timor Leste.
Aprovada para o curso de Bacharelado em Violino na Universidade Federal de Pernambuco em 2006, onde teve aulas com os professores Ângela Perazzo e Ricardo Brafmam.
 Concluiu sua graduação em 2010 e recebeu a “Láurea Acadêmica” de sua turma.
Já participou da gravação do CD de diversos grupos como Mombojó, Profiterolis e Silvério Pessoa.
É Produtora e Segundo Violino do Quarteto Encore, grupo pernambucano que valoriza a cultura local e ganhou o 27º Prêmio da Música Brasileira com o Álbum “Cordas, Gonzaga e afins”, junto ao SaGrama e à cantora Elba Ramalho.
Com esse mesmo trabalho foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Raízes Brasileiras”.
O primeiro CD do Encore, intitulado por Mosaicos, será lançado em 2017, com incentivo do FUNCULTURA.
Ministra aulas no projeto social Orquestra Criança Cidadã, que tem como objetivo ensinar música a crianças da favela do Coque no Recife e no programa Orquestrando Pernambuco, do Conservatório Pernambucano de Música.
 ×Roberval Pinto de OliveiraRoberval Pinto de Oliveira – Violino×Thales SilveiraThales Silveira – Contrabaixo Acústico×Viviane PimentelViviane Pimentel – Violino×Ana Raquel do MonteAna Raquel do Monte – Canto Erudito×Célia OliveiraCélia Oliveira – Canto Erudito×Dilvan FerreiraDilvan Ferreira – Canto Erudito×Elizete GalvãoElizete Galvão – Canto Erudito×Elizete FelixElizete Felix – Canto Erudito×Ivan FerreiraIvan Ferreira – Canto Popular×Geovânia LopesGeovânia Lopes – Canto Popular×Rosemary CarlosRosemary Carlos – Canto Erudito×Sérgio CassianoSérgio Cassiano – Percussão Popular×Marcos AntonioMarcos Antonio – Bateria×Márcio SilvaMárcio Silva – Bateria×Jediel DutraJediel Dutra – Bateria×Inaldo Gomes (Passarinho)Inaldo Gomes (Passarinho) – Percussão Popular×Hugo MedeirosHugo Medeiros – Bateria×Ebel PerreliEbel Perreli – Bateria×Dirney PacíficoDirney Pacífico – Percussão Erudita× × Search Close Save changes

Localização como chegar a Conservatório de Música