Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, São Paulo - SP

A entrada é pela travessa 3 - Av. Professor Mello Moraes, 2463 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030, Brasil
São Paulo - SP

PMT - Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - POLI/USP - - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS - ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOPOLI/USPGraduaçãoPós-GraduaçãoPesquisaExtensão e CulturaEquipeDiversosGraduaçãoPós-GraduaçãoPesquisaExtensão e CulturaEquipeDiversosGaveta de talheresAço duplex Lucas Pintol Nishikawa Arthur Seiji NisihikawaZircalloy - 4 Mauricio Mendes da CostaSuperliga à base de Ni CMSX-4, monocristalina, submetida a ensaio de fluência Marcelo Ferreira MoreiraPirotecnia LeoninaFerro Fundido Branco Marcelle Herescu Carolina MachadoO Repouso de UlissesFerro Fundido Cinzento Perlítico Raphael Oliveira FerreiraMeV de liga eutética ternáriaLiga Al54,Nb33,3Ni12,3 Éder Socrates Najar LopesCheetos TuboNanopartículas de hematita (óxido de ferro) Carlos Sato Baraldi DiasOvos de AliensMicroesferas de Cromo em um substrato de alumina Mauricio Castro / Osvaldo Mitsuyuki CinthoFóssil do desertoSolda de revestimento por arame tubular - Superliga de níquel 625 sobre ASTM A516 Gr70 Camila Pereira AlvarãoFerrita interestelarMeteorito HWA 859 taza (Fe-22%Ni-2%Si) Marcelo Ferreiro Moreira O coração AladoAço VC9 Luis Bernardo Varela Jiménez Path1Path2Path3Path4Graduação Últimas Notícias + Notícias XIX Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais, edição de 2020 09/12/2020 A exposição de fotos do XIX Concurso MetMat de Fotomicrografias, organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP está no ar.
Visitem a exposição contendo todas as fotos isncritas nas categorias de microscopia óptica e microscopia eleltrônica em metmat.
org   Entrevista com o Prof.
André Paulo Tschiptschin, sobre o Concurso, na Revista da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - ABM Novo projeto EMBRAPII - Materiais para Construção Ecoeficiente | CICS POLI USP, entre a POLI e a CBMM é aprovado   10.
01.
2020 Acesse o link para mais informações As estruturas de edificações executadas em aço apresentam vantagens em relação às executadas em concreto armado.
A maior resistência mecânica do aço permite que os elementos estruturais sejam mais delgados, resultando em seções transversais menores que as de mesma resistência em concreto, o que gera espaços utilizáveis maiores nas edificações.
Em edifícios de grande altura, maiores que 40 andares, essa solução é quase que mandatória, para que os pilares tenham dimensões razoáveis.
No Brasil a utilização de estruturas executadas em aço ainda é pequena e muito aquém da utilização de estruturas executadas em concreto armado.
Isso se deve, entre outros fatores, à necessidade de utilização de sistema de proteção dos elementos metálicos para situações de incêndio.
Os aços estruturais resistentes ao fogo, disponibilizados comercialmente, caracterizam-se por possuírem desempenho, em situações de incêndio, superior ao dos aços estruturais convencionais.
Entretanto, seu custo é significativamente superior.
Isso se deve ao emprego de elementos de liga de elevado valor econômico em sua composição, especialmente o molibdênio.
O objetivo do projeto é desenvolver projeto de liga inovador e processamento termomecânico controlado, para obtenção de um novo aço estrutural resistente ao fogo, ligado ao nióbio, de custo mais baixo, com excelente desempenho em situações de incêndio, que diminua ou elimine a necessidade de proteção da estrutura com materiais de revestimento anti-fogo.
Semana de Iniciação Científica no PMT.
Assistam o vídeo acessando o link abaixo: 12.
05.
2021 Clique aqui para acessar o vídeo da Semana de IC no PMT Labplasma teve aprovado projeto inovador na chamada pública MCTIC/FINEP/FNDCT - Soluções Inovadoras para o combate ao COVID-19 14.
08.
2020 Com a participação do pósdoc Dr.
Newton Kyioshi Fukumasu o LabPLasma - Laboratório de Tratamentos de Superfícies a Plasma coordenado pelo prof.
André Paulo Tschiptschin, teve aprovado o projeto abaixo em colaboração com empresa Br Goods, fabricante de cortinas hospitalares:   Formulário para solicitação de autorização de ingresso nas dependências do PMT 09/12/2020 https://bit.
ly/3bkXmQV Unidade EMBRAPII de Construção Ecoeficiente | CICS POLI USP oferece bolsas de mestrado e doutorado 26.
10.
2020 A Unidade Embrapii - CICS POLI USP oferece bolsas de doutorado na área de Transformação de Fase, Metalurgia Física e Tratamentos Termomecânicos de Aços, para no tema Desenvolvimento de aço estrutural ligado ao Nb com resistência ao fogo melhorada.
O objetivo é o estudo dos Aços Avançados de Alta Resistência ligados ao nióbio e endurecidos por precipitação coerente quando expostos às temperaturas de incêndio.
Acesse a convocatória no link Bolsas de doutorado.
Professores e alunos do PMT recebem Prêmio de Reconhecimento Técnico "VALE".
31.
08.
2018 Os professores  Cyro Takano e Marcelo Breda Mourão do PMT-POLI, o aluno de doutorado Tiago Ramos Ribeiro do PPGEM, a aluna de iniciação científica Carolina Person Maschio receberam o Prêmio de Reconhecimento Técnico "VALE"  patrocinado pela Vale do Rio Doce para o trabalho: RESISTÊNCIA MECÂNICA A FRIO E A QUENTE DE PELOTAS AUTORREDUTORAS DE MINÉRIO DE FERRO”.
Veja todos os autores do trabalho: Clique aqui Estão abertas as inscrições para o XX Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais 11.
05.
2021 Clique aqui para a Exposição MetMat de Fotomicrografias do XIX Concurso Redução da energia de contorno de grão pode ajudar no desenvolvimento e projeto de cerâmicas sem crescimento de grãos 8.
9.
2017 Veja o link sobre esta matéria do ex-aluno do PMT, prof.
Ricardo Castro ( hoje professor da Universidade da Califórnia/Davis).
Chamada: Linha 2 - Bolsa Pesquisador Visitante Especial - PVE CNPqProcesso: 407149/2013-9 Titulo do Projeto: Ciência e processamento de aluminato de magnésio nanocristalino com alta estabilidade para aplicações em ambientes extremosEquipe do PMT participa da competição internacional: Metalcup na Sibéria (Krasnoyarsk/Rússia) 31.
7.
2017 A equipe de 5 alunos de graduação do PMT, participou em julho da competição Metal-Cup, sobre estratégia em metalurgia, ficando em 2º lugar geral.
Além disto, recebeu o troféu de melhor trabalho no quesito sustentabilidade.
A equipe foi composta pelos alunos: Isabela Vasconcellos, Jady Auada, Rodrigo Viana, Arthur Albertini e Paloma Rocha, orientados pelo prof.
Dr.
Guilherme Lenz.
Posdoc do PMT (Programa Capes-PNPD), Dra Gisele Amaral-Labat ganha o Prêmio 'Young Research Award' 2017 da SBPMat / E-MRS.
17.
5.
2017 A SBPMat (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais) em parceria com e E-MRS (Sociedade Europeia de Pesquisa em Materiais) divulgaram dia 16/05/2017 o resultado dos vencedores do Young Research Award.
Mais informações Clique aqui.
USP e as profissões: alunos do ensino médio visitam e conversam sobre Engenharia Metalúrgica e de Materiais 17.
5.
2017 Dia 20/05/2017 alunos do ensino médio visitaram a POLI-USP para conversar sobre as carreiras de engenharia em visita monitorada.
Alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e professores conversaram, tiraram dúvidas e fizeram experimentos para mostrar um pouco dos cursos de engenharia metalúrgica e de materiais.
Veja fotosAluna de graduação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da POLI/USP, Natália Alberti Guedes é a ganhadora do Prêmio CRQ-IV 2017.
17.
5.
2017 A aluna de graduação, Natália Alberti Guedes é a vencedora do Prêmio CRQ-IV edição de 2017, com o trabalho intitulado: “Espumas de carbono nano-microporosas de origem sustentável”.
Os orientadores foram o prof.
Dr.
Guilherme F.
B.
Lenz e Silva e a Dra Gisele Amaral-Labat.
Mais informações Clique aqui.
Professor titular da Escola Politécnica é homenageado pela SBPMat 7.
5.
2017 Angelo Fernando Padilha, professor titular da Escola Politécnica é homenageado pela Sociedade Brasileira de Ciência dos Materiais – SBPMat.
Clique aqui e leia a íntegra da entrevista.
Engenharia de MateriaisA revolução que nos últimos anos tem ocorrido no campo da ciência e engenharia de materiais, manifestada por importantes inovações tecnológicas em praticamente todos os setores de atividade humana e, particularmente, no de computação, telecomunicação, transporte e saúde tem levado a maioria das universidades e instituições de pesquisa a ampliar o escopo de atuação com relação a esse campo.
O desenvolvimento da Engenharia de Materiais tem sido muito forte na área de nanomateriais, definidos como materiais constituídos de grãos ou partículas com aspectos morfológicos menores que um décimo de um micrômetro em pelo menos uma dimensão.
O campo de atuação do Engenheiro(a) de Materiais abrange os materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e materiais compósitos, nos aspectos de caracterização de propriedades, processos de fabricação e aplicações, assim como a análise, criação e desenvolvimento de novos produtos.
Ao lado do estudo dos materiais em si, é essencial o entendimento dos fundamentos dos processos de fabricação.
Os materiais constituem os recursos através dos quais são implementados os mais diversos projetos de Engenharia, nos quais o Engenheiro(a) de Materiais encontra amplo campo de atuação.
Deste modo os estudantes do curso adquirem conhecimentos teóricos e práticos que enfatizam as relações entre microestrutura, processa­mento, propriedades e o consequente desempenho do material em serviço.
Engenharia MetalúrgicaCom mais de 50 anos de existência no campo da metalurgia brasileira, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais consolidou uma posição de destaque, constituindo-se num dos focos de formação de recursos humanos de alto nível.
Esse fato é evidenciado pelo elevado número de profissionais formados por este Departamento ocupando cargos de primeiro escalão tanto na indústria como no campo de pesquisa e desenvolvimento.
Seus formados têm tido participação em órgãos de planejamento governamentais e em associações técnicas responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da indústria metalúrgica nacional.
A atuação do Engenheiro(a) Metalurgista cobre o extenso campo que vai desde o desenvolvimento e otimização de processos de redução de minérios e produção primária de metais até o acabamento de peças e montagem de componentes.
A formação do Metalurgista cobre três campos: metalurgia extrativa (processos de produção primária de metais e refino de metais e ligas metálicas), metalurgia de transformação (conformação mecânica, fundição, tratamentos térmicos, tratamentos superficiais, soldagem, metalurgia do pó, etc.
) e metalurgia física (trata dos fenômenos físicos e transformações que ocorrem nos metais e ligas e correlaciona a estrutura dos materiais metálicos com suas propriedades).
ContatosAlguma dúvida sobre a graduação? Entre em contato com a Vera Lúcia.
Alguma dúvida sobre a pós-graduação? Entre em contato com a Suellen.
Telefone: +55 (11) 3091-5235 Fax: +55 (11) 3091-5243 Segunda a sexta-feira das 08:00 às 11:00 e das 12h30 às 16h30EndereçoAv.
Professor Mello Moraes, 2463 CEP: 05508-030 São Paulo/SP

Localização como chegar a Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais