Dires 19ª-Diretoria Regional de Saúde Geral, Brumado - BA

Av. Mte. Eufrásio, 577 - Centro, Brumado - BA, Brasil
Brumado - BA

Regi?es de Sa?de do Estado da Bahia - - Regi?es de Sa?de do Estado da Bahia REGIÕES DE SAÚDE * As Macrorregiões e Microrregiões foram descontinuadas segundo Decreto Nº 7.
508, de 28 de junho de 2011 ** As Dires foram extintas atendendo à Lei Nº 13.
204 de 11 de dezembro de 2014 e, no seu lugar, foram criados os N?cleos Regionais de Sa?de - NRS.
  HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES:   04/07/2013 RESOLUÇÃO CIB Nº 164/2013 Aprova a transferência do município de Marau, da Região de Saúde de Valença, para a Região de Saúde de Itabuna.
19/04/2013 RESOLUÇÃO CIB Nº 070/2013 Aprova a transferência do Município de Canudos, da Região de Saúde de Serrinha, para a Região de Saúde de Juazeiro.
Conforme Resolução CIB nº 275 (anexo), que considera o O Decreto Nº 7.
508, de 28 de junho de 2011, no seu artigo 1º: "Reconhece as 28 (vinte oito) microrregiões de saúde definidas no Plano Diretor de Regionalização – PDR 2007 como Regiões de Saúde do Estado da Bahia".
  Planilhas: Regiões com população 2012 formato PDF TabWin: Site do DATASUS, Arquivos do Estado da Bahia Se você tiver alguma dúvida favor entrar em contato com a Diretoria de Modernização Administrativa Tel.
: (71) 3115-4206       Alagoinhas   Barreiras   Brumado   Cama?ari   Cruz das Almas   Feira de Santana   Guanambi   Ibotirama   Ilh?us   Irec?   Itaberaba   Itabuna   Itapetinga   Jacobina   Jequi?   Juazeiro   Paulo Afonso   Porto Seguro   Ribeira do Pombal   Salvador   Santa Maria da Vit?ria   Santo Ant?nio de Jesus   Seabra   Senhor do Bonfim   Serrinha   Teixeira de Freitas   Valen?a   Vit?ria da Conquista TOTAL 28 REGIÕES DE SAÚDE  População: 15.
344.
447 habitantes  Selecione a REGI?O DE SA?DE a ser Visualizada no Mapa (antigas Microrregiões) Alagoinhas Barreiras Brumado Cama?ari Cruz das Almas Feira de Santana Guanambi Ibotirama Ilh?us Irec? Itaberaba Itabuna Itapetinga Jacobina Jequi? Juazeiro Paulo Afonso Porto Seguro Ribeira do Pombal Salvador Santa Maria da Vit?ria Santo Ant?nio de Jesus Seabra Senhor do Bonfim Serrinha Teixeira de Freitas Valen?a Vit?ria da Conquista Ver Todas Selecione o NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE a ser Visualizada no Mapa (antigas Macrorregiões) CENTRO-LESTE CENTRO-NORTE EXTREMO SUL LESTE NORDESTE NORTE OESTE SUDOESTE SUL Ver Todas Selecione a Diretoria Regional a ser Visualizada no Mapa (atualmente os Núcleos Regionais e as Bases Operacionais) 01 - SALVADOR 02 - FEIRA DE SANTANA 03 - ALAGOINHAS 04 - SANTO ANT?NIO DE JESUS 05 - GANDU 06 - ILH?US 07 - ITABUNA 08 - EUN?POLIS 09 - TEIXEIRA DE FREITAS 10 - PAULO AFONSO 11 - C?CERO DANTAS 12 - SERRINHA 13 - JEQUI? 14 - ITAPETINGA 15 - JUAZEIRO 16 - JACOBINA 17 - MUNDO NOVO 18 - ITABERABA 19 - BRUMADO 20 - VIT?RIA DA CONQUISTA 21 - IREC? 22 - IBOTIRAMA 23 - BOQUIRA 24 - CAETIT? 25 - BARREIRAS 26 - SANTA MARIA DA VIT?RIA 27 - SEABRA 28 - SENHOR DO BOMFIM 29 - AMARGOSA 30 - GUANAMBI 31 - CRUZ DAS ALMAS Ver Todas Selecione o Tipo de Gestão dos Serviços de Saúde a ser Visualizada no Mapa Municipal Estadual Selecione o Munic?pio a ser Visualizado no Mapa ABA?RA ABAR? ACAJUTIBA ADUSTINA ?GUA FRIA AIQUARA ALAGOINHAS ALCOBA?A ALMADINA AMARGOSA AM?LIA RODRIGUES AM?RICA DOURADA ANAG? ANDARA? ANDORINHA ANGICAL ANGUERA ANTAS ANT?NIO CARDOSO ANT?NIO GON?ALVES APOR? APUAREMA ARA??S ARACATU ARACI ARAMARI ARATACA ARATU?PE AURELINO LEAL BAIAN?POLIS BAIXA GRANDE BANZA? BARRA BARRA DA ESTIVA BARRA DO CHO?A BARRA DO MENDES BARRA DO ROCHA BARREIRAS BARRO ALTO BARRO PRETO BARROCAS BELMONTE BELO CAMPO BIRITINGA BOA NOVA BOA VISTA DO TUPIM BOM JESUS DA LAPA BOM JESUS DA SERRA BONINAL BONITO BOQUIRA BOTUPOR? BREJ?ES BREJOL?NDIA BROTAS DE MACA?BAS BRUMADO BUERAREMA BURITIRAMA CAATIBA CABACEIRAS DO PARAGUA?U CACHOEIRA CACUL? CA?M CAETANOS CAETIT? CAFARNAUM CAIRU CALDEIR?O GRANDE CAMACAN CAMA?ARI CAMAMU CAMPO ALEGRE DE LOURDES CAMPO FORMOSO CAN?POLIS CANARANA CANAVIEIRAS CANDEAL CANDEIAS CANDIBA C?NDIDO SALES CANSAN??O CANUDOS CAPELA DO ALTO ALEGRE CAPIM GROSSO CARA?BAS CARAVELAS CARDEAL DA SILVA CARINHANHA CASA NOVA CASTRO ALVES CATOL?NDIA CATU CATURAMA CENTRAL CHORROCH? C?CERO DANTAS CIP? COARACI COCOS CONCEI??O DA FEIRA CONCEI??O DO ALMEIDA CONCEI??O DO COIT? CONCEI??O DO JACU?PE CONDE CONDE?BA CONTENDAS DO SINCOR? CORA??O DE MARIA CORDEIROS CORIBE CORONEL JO?O S? CORRENTINA COTEGIPE CRAVOL?NDIA CRIS?POLIS CRIST?POLIS CRUZ DAS ALMAS CURA?? D?RIO MEIRA DIAS D'?VILA DOM BAS?LIO DOM MACEDO COSTA EL?SIO MEDRADO ENCRUZILHADA ENTRE RIOS ?RICO CARDOSO ESPLANADA EUCLIDES DA CUNHA EUN?POLIS F?TIMA FEIRA DA MATA FEIRA DE SANTANA FILAD?LFIA FIRMINO ALVES FLORESTA AZUL FORMOSA DO RIO PRETO GANDU GAVI?O GENTIO DO OURO GL?RIA GONGOGI GOVERNADOR MANGABEIRA GUAJERU GUANAMBI GUARATINGA HELI?POLIS IA?U IBIASSUC? IBICARA? IBICOARA IBICU? IBIPEBA IBIPITANGA IBIQUERA IBIRAPITANGA IBIRAPU? IBIRATAIA IBITIARA IBITIT? IBOTIRAMA ICHU IGAPOR? IGRAPI?NA IGUA? ILH?US INHAMBUPE IPECAET? IPIA? IPIR? IPUPIARA IRAJUBA IRAMAIA IRAQUARA IRAR? IREC? ITABELA ITABERABA ITABUNA ITACAR? ITAET? ITAGI ITAGIB? ITAGIMIRIM ITAGUA?U DA BAHIA ITAJU DO COL?NIA ITAJU?PE ITAMARAJU ITAMARI ITAMB? ITANAGRA ITANH?M ITAPARICA ITAP? ITAPEBI ITAPETINGA ITAPICURU ITAPITANGA ITAQUARA ITARANTIM ITATIM ITIRU?U ITI?BA ITOROR? ITUA?U ITUBER? IUI? JABORANDI JACARACI JACOBINA JAGUAQUARA JAGUARARI JAGUARIPE JANDA?RA JEQUI? JEREMOABO JIQUIRI?? JITA?NA JO?O DOURADO JUAZEIRO JUCURU?U JUSSARA JUSSARI JUSSIAPE LAFAIETE COUTINHO LAGOA REAL LAJE LAJED?O LAJEDINHO LAJEDO DO TABOCAL LAMAR?O LAP?O LAURO DE FREITAS LEN??IS LIC?NIO DE ALMEIDA LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA LU?S EDUARDO MAGALH?ES MACAJUBA MACARANI MACA?BAS MACURUR? MADRE DE DEUS MAETINGA MAIQUINIQUE MAIRI MALHADA MALHADA DE PEDRAS MANOEL VITORINO MANSID?O MARAC?S MARAGOGIPE MARA? MARCION?LIO SOUZA MASCOTE MATA DE S?O JO?O MATINA MEDEIROS NETO MIGUEL CALMON MILAGRES MIRANGABA MIRANTE MONTE SANTO MORPAR? MORRO DO CHAP?U MORTUGABA MUCUG? MUCURI MULUNGU DO MORRO MUNDO NOVO MUNIZ FERREIRA MUQU?M DE S?O FRANCISCO MURITIBA MUTU?PE NAZAR? NILO PE?ANHA NORDESTINA NOVA CANA? NOVA F?TIMA NOVA IBI? NOVA ITARANA NOVA REDEN??O NOVA SOURE NOVA VI?OSA NOVO HORIZONTE NOVO TRIUNFO OLINDINA OLIVEIRA DOS BREJINHOS OURI?ANGAS OUROL?NDIA PALMAS DE MONTE ALTO PALMEIRAS PARAMIRIM PARATINGA PARIPIRANGA PAU BRASIL PAULO AFONSO P? DE SERRA PEDR?O PEDRO ALEXANDRE PIAT? PIL?O ARCADO PINDA? PINDOBA?U PINTADAS PIRA? DO NORTE PIRIP? PIRITIBA PLANALTINO PLANALTO PO??ES POJUCA PONTO NOVO PORTO SEGURO POTIRAGU? PRADO PRESIDENTE DUTRA PRESIDENTE J?NIO QUADROS PRESIDENTE TANCREDO NEVES QUEIMADAS QUIJINGUE QUIXABEIRA RAFAEL JAMBEIRO REMANSO RETIROL?NDIA RIACH?O DAS NEVES RIACH?O DO JACU?PE RIACHO DE SANTANA RIBEIRA DO AMPARO RIBEIRA DO POMBAL RIBEIR?O DO LARGO RIO DE CONTAS RIO DO ANT?NIO RIO DO PIRES RIO REAL RODELAS RUY BARBOSA SALINAS DA MARGARIDA SALVADOR SANTA B?RBARA SANTA BR?GIDA SANTA CRUZ CABR?LIA SANTA CRUZ DA VIT?RIA SANTA IN?S SANTA LUZIA SANTA MARIA DA VIT?RIA SANTA RITA DE C?SSIA SANTA TERESINHA SANTALUZ SANTANA SANTAN?POLIS SANTO AMARO SANTO ANT?NIO DE JESUS SANTO EST?V?O S?O DESID?RIO S?O DOMINGOS S?O FELIPE S?O F?LIX S?O F?LIX DO CORIBE S?O FRANCISCO DO CONDE S?O GABRIEL S?O GON?ALO DOS CAMPOS S?O JOS? DA VIT?RIA S?O JOS? DO JACU?PE S?O MIGUEL DAS MATAS S?O SEBASTI?O DO PASS? SAPEA?U S?TIRO DIAS SAUBARA SA?DE SEABRA SEBASTI?O LARANJEIRAS SENHOR DO BONFIM SENTO S? SERRA DO RAMALHO SERRA DOURADA SERRA PRETA SERRINHA SERROL?NDIA SIM?ES FILHO S?TIO DO MATO S?TIO DO QUINTO SOBRADINHO SOUTO SOARES TABOCAS DO BREJO VELHO TANHA?U TANQUE NOVO TANQUINHO TAPERO? TAPIRAMUT? TEIXEIRA DE FREITAS TEODORO SAMPAIO TEOFIL?NDIA TEOL?NDIA TERRA NOVA TREMEDAL TUCANO UAU? UBA?RA UBAITABA UBAT? UIBA? UMBURANAS UNA URANDI URU?UCA UTINGA VALEN?A VALENTE V?RZEA DA RO?A V?RZEA DO PO?O V?RZEA NOVA VARZEDO VERA CRUZ VEREDA VIT?RIA DA CONQUISTA WAGNER WANDERLEY WENCESLAU GUIMAR?ES XIQUE-XIQUE Ver Todos            OUTRAS VISÕES:   ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE MUNICÍPIOS REFERÊNCIA DE REGIÕES DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (Antigas MICRORREGIÕES) MUNICÍPIOS REFERÊNCIA DE NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE (antigas MACRORREGIÕES) MUNICÍPIOS REFERÊNCIA DE REGIÕES DE SAÚDE (antigas MICRORREGIÕES) * As Macrorregiões e Microrregiões foram descontinuadas segundo Decreto Nº 7.
508, de 28 de junho de 2011 MUNICÍPIOS SEDE DE DIRES ** As Dires foram extintas atendendo à Lei Nº 13.
204 de 11 de dezembro de 2014 e, no seu lugar, foram criados os Núcleos Regionais de Saúde - NRS MUNICÍPIOS COM ESTABELECIMENTOS MANTIDOS PELO ESTADO DA BAHIA DADOS POPULACIONAIS MUNICÍPIOS POR TERRITÓRIO DE IDENTIDADE MUNICÍPIOS POR REGIÃO ECONÔMICA MUNICÍPIOS COM SAMU HABILITADO REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR MUNICÍPIOS SEDE DOS NÚCLEOS REGIONAIS DE SAÚDE     VISÕES PERSONALIZADAS: Faça aqui seus próprios mapas               Revisão do PDR em 2007 Revisão dos Territórios Regionais Objeto Principal Regionalização das ações e serviços de saúde com garantia de acesso à saúde resolutivo e com equidade.
Premissas Norte Ético-Político: a defesa do SUS enquanto sistema público e participativo; enquanto política de estado-dispositivo para inclusão social e garantia da saúde como direito de todos.
Norte Ético-Político Critérios técnico-políticos Objetivos Contribuir para o desenvolvimento de Regiões Sanitárias com maior grau de autonomia e maior resolutividade.
Integrar Regiões Sanitárias e Regiões Administrativas Contribuir para construção da integralidade das ações e serviços de saúde na região.
Conceitos Economia de escala: Ocorre quando determinadas necessidades de saúde demandam uma organização do processo de trabalho e de gestão em saúde de forma tal que justificam uma concentração da sua oferta por conseguir garantir, desta forma, maior resolutividade e menor custo.
Os custos médios de longo prazo diminuem, à  medida em que aumenta o volume das atividades e os custos fixos se distribuem por um maior número dessas atividades São mais prováveis de ocorrer quando os custos fixos  são altos relativamente aos custos variáveis de produção, o que é comum nos serviços de saúde.
Economia de escopo: Ocorre  quando uma determinada unidade de saúde ou quando um município de referência  aumenta a variedade  dos serviços que oferece.
É um potencializador da economia de escala na medida em que, aumentando escopo, permite ofertar um leque de procedimentos que, quando integrados no processo de atenção a determinadas necessidades de saúde ganham também em resolutividade e custo.
Capacidade de Investimento Refere-se à capacidade do estado de garantir investimento para os municípios de referência, de forma a construir a integralidade da atenção à saúde.
Varia em função do estágio de desenvolvimento sócio-econômico do estado e dos municípios.
Sustentabilidade econômica Refere-se à capacidade do município de sustentar uma ampliação da rede atual ou futura de maneira a não limitar a economia de escopo.
Acesso Refere-se à distância e ao trajeto que os usuários devem percorrer até o município de referência.
Deve compatibilizar a economia de escala com uma distância e trajeto de deslocamento que não prejudique o usuário.
Capacidade Instalada Calculada em função da capacidade física disponível no município mensurada pelo número de unidades assistenciais públicas, pelo número de leitos, pelo número de leitos de UTI.
Serão priorizados os municípios com maior capacidade instalada pública.
Relação Entre os Conceitos Economia de escala x Acesso Numa área de baixa densidade demográfica, a escala trabalha dificultando o acesso.
Prioriza-se o acesso.
Economia de escala x Acesso x Capacidade de investimento Quando o acesso for priorizado em relação á escala, deve-se incluir a variável capacidade de investimento na análise do caso.
Um número elevado de microrregiões pode limitar a construção da integralidade por diluir mais os investimentos.
Memória de Cálculo Considerando uma microrregião com população média variando de 150.
000 a 300.
000 habitantes; Considerando 8% o parâmetro de necessidades de internações para o estado em função do número de habitantes; Considerando que a necessidade de internamento para um município de referência corresponde a, no mínimo, 4% da população da microrregião; Considerando que o município de referência, portanto, deve ter capacidade de 6.
000 a 12.
000 internações por ano (150.
000 x 4% e 300.
000 x 4%).
Isto equivale a uma referência para municípios com populações variando de 70.
000 a 150.
000 habitantes.
Critérios para o novo PDR Base populacional média de uma microrregião: 150.
000 a 300.
000 hab; Número mínimo de habitantes para um Município Referência de Microrregião (MRM) = 70.
000 hab ; Raio máximo = 100Km (distância entre municípios e o MRM); Capacidade Instalada *.
Critérios para definir Municípios Referência de Macrorregião Será município referência de Macrorregião aquele Pólo Microrregional que tiver o maior número de habitantes; Quando a diferença de habitantes entre os pólos for menor que 20.
000 hab, utilizam-se os critérios de capacidade instalada.
Conceitos Critérios Economia de Escala Definição de uma média de habitantes para compor a microrregião = 150.
000 a 300.
000 habitantes Economia de escopo Sustentabilidade econômica Definição de número mínimo de 70.
000 habitantes para o município ser referência de microrregião Acesso Raio máximo de deslocamento de 100 km dos municípios até o município de referência.
Relações Entre os Critérios Nas microrregiões em que o número de habitantes for superior a 600.
000, divide-se a microrregião em duas, sendo a referência o município de maior número de habitantes; Nos vazios territoriais de raio maior que 100 km admite-se a construção de microrregião partindo do município de maior número de habitantes; Se numa micro houver mais de um município com população superior a 70.
000 hab, prevalece o maior; Nos casos referidos acima, quando a diferença de população entre os municípios maiores for inferior a 10.
000 habitantes, considera-se como MR o que tiver a maior capacidade instalada.
    PDR 2007 - JEREMOABO e MONTE SANTO mudam a gestão do serviço de saúde para MUNICIPAL    Resolução CIB 175 e 176 de 20/08/2011 - CANDEIAS sai da microrregião de Camaçari para Salvador    Resolução CIB 181 de 24/08/2011 PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO 2004-2005 O processo de construção do Sistema Único de Saúde -SUS vem gradativamente caminhando para a descentralização da sua gestão, privilegiando a transferência de poder de decisão, responsabilidades e recursos para o âmbito municipal.
Com a Norma Operacional da Assistência à Saúde -NOAS 2001 , revisada e reeditada em 2002 (NOAS 01/02, Portaria n° 373 de 27 de fevereiro de 2002) o processo de descentralização dá um passo significativo com a instituição do Plano Diretor de Regionalização -PDR como instrumento ordenador do processo em cada estado e no Distrito Federal.
A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia - SESAB, através da Superintendência de Planejamento e Monitoramento da Gestão Descentralizada de Saúde -SUDESC, assumiu a responsabilidade de coordenar a elaboração do Plano Diretor de Regionalização, em consonância com a Comissão Intergestora Bipartite -CIB estadual, a partir da delimitação de espaços territoriais, o que implicou no estabelecimento de um modelo organizacional do sistema estadual de saúde.
O processo da regionalização do SUS-BA finalizou com um desenho assim definido: 1 -MACRORREGIÕES, compostas por um conjunto de municípios que se localizam no raio de influência de uma ou mais cidades centro(s) polarizador(es) de serviços de saúde de alta complexidade, Unidade de Terapia Intensiva -UTI, projetos de reorganização da atenção de urgência/emergência e atendimento à gestante de alto risco; 2 -MICRORREGIÕES, constituídas pelos Módulos Assistenciais, com a identificação dos municípios "pólos" destas Microrregiões, cujo sistema municipal de saúde disponha dos serviços de média complexidade necessários ao estabelecimento da referência e contra referência de pacientes nos diversos módulos assistenciais; 3 -MÓDULOS ASSISTENCIAIS, também estes com a identificação dos municípios "sedes", responsáveis pela atenção "mínima da média complexidade" à população da sua respectiva área de abrangência e englobando um ou mais municípios que atendam aos critérios definidos e aprovados na CIB-BA, para esta composição; 4 - MUNICÍPIOS SATÉLITES, componentes dos Módulos Assistenciais.
PDR-2004 e PDR-2005   Última atualização em 12-05-2016 A Diretoria de Modernização Administrativa  criou esse site, para disponibilizar aos usuários do Sistema Único de Saúde, as informações relativas à Saúde do Estado da Bahia, bem como auxiliar a Gestão do SUS na Bahia a ter uma visualização unívoca e georreferenciada da área : Seja Bem Vindo, este espaço é seu.
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    SAIR    

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