Editora Consulex, Brasília - DF

Shs/Scs - Asa Sul, Brasília - DF, Brasil
Brasília - DF

Revista Consulex - Blog da revista Consulex.
Abordamos assuntos jurídicos, sobre o mundo dos negócios, política e cultura brasileira.
- - Skip to content Revista Consulex Blog da revista Consulex.
Abordamos assuntos jurídicos, sobre o mundo dos negócios, política e cultura brasileira.
Primary Menu O que é sinistralidade e qual a importância? outubro 30, 2020outubro 30, 2020 Waldecyr Bezerra Silva Diferentemente dos planos familiares e individuais, que são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, os reajustes dos planos de saúde empresariais são feitos em negociação direta da empresa com a operadora de serviços.
Assim, a sinistralidade é uma das causas de maior aumento de preços dos planos de saúde empresarial.
Inclusive tem um texto muito bom do DRG Brasil sobre o assunto.
Essa atualização de valores é o reajuste anual do plano de saúde.
Sendo uma grande fonte de reclamações por parte das empresas contratantes, também não é tão simples ficar sem o serviço.
Afinal, ter bons benefícios na companhia é uma das formas de se manter e atrair mais talentos para ela.
Saiba mais sobre o assunto!O que é a sinistralidadeEsse reajuste anual de valores do plano de saúde é o que chamamos de sinistralidade.
Ela é resultado entre a receita do plano de saúde com seus pagamentos relacionadas com os gastos registrados na apólice.
Como esses gastos registrados são gerais, como consultas, exames, tratamentos, entre outros, não há um controle exato de o que e quanto o reajuste deve ser no próximo ano.
 Assim, os valores geralmente não seguem um parâmetro, o que dificulta que a empresa consiga se precaver completamente para esse reajuste.
Por isso o aumento dos valores anuais é alvo de diversas cobranças no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Como reduzir o aumento do reajusteAlgumas práticas podem ser tomadas para que o reajuste não venha em valores tão altos e que os colaboradores tenham uma qualidade de vida melhor.
Incentive a busca por tratamentoPor mais estranho que isso possa parecer para alguns, é mais barato para a empresa que o funcionário esteja atento à sua saúde e busque tratamento inicialmente quando algum sintoma apontar, do que se o quadro de saúde se agravar.
Isso faz diferença direta, claro, quando há transparência entre a prestadora do plano de saúde e a empresa contratante, afinal, se não houver a cobrança aumentará de forma aleatória e imprevisível.
Colabore com hábitos saudáveisAlgumas empresas não têm refeitórios, o que não permite que os funcionários levem comida de casa para as refeições.
Comer comida processada ou de restaurantes no dia a dia é um fator que pode colaborar para o ganho de peso, entre outras consequências.
Dar frutas após o horário de almoço, manter uma copa e espaço para refeições são pequenos hábitos possíveis de serem mantidos nas empresas que colaboram para uma qualidade de vida melhor no médio e longo prazo.
Dar garrafas de presente e incentivar o consumo de água também não é caro e colabora grandemente com o bem estar e saúde da equipe.
Atenção à ergonomiaAmbientes de trabalho mal ventilados, com equipamentos inadequados também podem gerar diversos problemas de saúde como má circulação, postura inadequada, entre outros.
Ter um espaço de trabalho arejado, com limpeza em dia, inclusive de umidificadores, ar-condicionados, entre outros é uma intervenção direta que deve ser feita pela empresa para garantir a qualidade do ambiente de trabalho.
Entender sobre sinistralidade e como ela interfere no seu negócio é um importante passo para o equilíbrio das contas da empresa.
Se esse conteúdo te ajudou, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais! O que é assinatura digital e como ter uma? outubro 6, 2020outubro 6, 2020 Waldecyr Bezerra Silva A assinatura digital pode ser necessária tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
 O processo para conseguir uma é bastante simples e pode facilitar muito a sua vida — além de ser obrigatória em alguns momentos.
Sempre que você concorda com algum documento, precisa fazer um acordo ou validar algo, precisa assinar, certo?No ambiente digital, isso também acontece, porém por meio de uma assinatura digital.
Essa é uma tecnologia segura e autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o ITI.
Acompanhe este artigo e entenda, de maneira prática, o que é assinatura digital, como funciona e como fazer a sua.
Confira!O que é assinatura digital? Assinatura digital é uma tecnologia de criptografia que constrói uma chave privada e única que é vinculada a um certificado digital — certifica a sua legalidade e da sua assinatura.
Ela tem a mesma validada da sua assinatura de punho, porém no ambiente digital.
Algumas pessoas podem ter receio de usar a assinatura digital, mas não há o que temer.
Essa é uma tecnologia muito segura é praticamente inviolável.
Essa segurança é em razão da criptografia, que é protegida por códigos.
Então, resumidamente, a assinatura digital é um meio virtual que comprova a sua identidade no ambiente da internet e permite que você valide documentos, como os contratos, termos de consentimentos e outros.
Como a assinatura digital funciona?Para que a sua assinatura digital tenha validade, você precisa de um certificado digital.
Após isso, você receberá uma chave privada e única que será equivalente à sua assinatura de punho.
Além do ITI, a assinatura digital é legalizada e atestada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).
Por isso, um documento assinado por meio de uma assinatura digital tem a mesma validade do que aqueles assinados presencialmente e em papel.
Para as pessoas físicas, a assinatura digital é chamada de e-CPF e permite acessar:Para as pessoas, essa tecnologia é do tipo e-CNPJ e é obrigatória em algumas ocasiões, como a emissão de notas fiscais.
Além disso, permite ao empresário emitir guias do Simples Nacional, fazer o cadastro no INIP para registro de marca, solicitar empréstimos no Finep e muitos outros recursos.
Como fazer uma assinatura digital  Para fazer a sua assinatura digital, é preciso que busque por uma unidade certificadora autorizada pelo ITI e escolha entre dois modelos:No momento da compra da sua assinatura, você precisará apresentar seus documentos de identificação, endereço e, no caso de pessoa jurídica, o CNPJ.
Além disso, cuidado para não se confundir com a assinatura eletrônica, que não requer certificado digital, somente a sua assinatura de punho em um dispositivo ou tela, porém não tem ampla aceitação como a assinatura digital.
A assinatura digital é uma tecnologia que tem a mesma validade jurídica que assinar em um papel, porém com mais facilidade e acessibilidade.
Você pode fechar contratos em outras cidades sem nem mesmo sair de casa.
Agora você entendeu o que é uma assinatura digital? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos e seguidores a conhecerem essa tecnologia! Como escalar uma empresa de forma rápida? junho 12, 2020junho 12, 2020 Waldecyr Bezerra Silva Escalar uma empresa está relacionado a capacidade de ampliar o faturamento, sem que isso se configure em uma elevação dos custos de produção.
O termo passou a ser muito usado no mundo das startups, mas hoje empresas de todos os portes e ramos buscam dicas para escalar seus negócios.
Em geral, as empresas escaláveis são aquelas que possuem características como: são ensináveis, valiosas e têm processos que podem ser repetidos.
Para conseguir crescer, são muitas as ideias que podem ser usadas, em especial o growth hacking.
Quer escalar sua empresa rapidamente? Veja as dicas que separamos!Encontre o seu diferencial competitivoO primeiro passo para crescer é entender o que torna a sua empresa única e valiosa para os seus clientes.
É impossível escalar um negócio se você não dispõe de um produto ou serviço de qualidade, por isso a excelência deve ser sua primeira preocupação.
Para encontrar seu diferencial, entenda pontos como: a vantagem que seu produto ou serviço oferece aos clientes, os diferenciais do seu negócio frente à concorrência e o nível de inovação da sua solução.
O diferencial não precisa ser apenas em quesitos técnicos do que você vende, mas também em logística, atendimento ao cliente, canais de venda, praticidade etc.
Padronize processosPara o seu negócio ser escalável, é preciso que ele tenha processos que possam ser repetidos com o mesmo nível de excelência e qualidade.
Assim, comece entendendo quais são os processos do seu negócio, mapeando-os e documentando-os.
Depois, verifique quais as formas de fazer e os padrões que devem ser adotados e que tragam mais eficiência, redução de perdas e maior qualidade.
Essa padronização deve ser feita em TODOS os processos do negócio e não apenas em alguns setores – e é preciso criar métricas e indicadores que ajudem a avaliar se os processos são realmente eficientes.
Comece pequenoNenhuma das grandes startups que hoje dominam o mundo começaram como super negócios.
Pelo contrário, a maioria era pequena, criada em um alojamento universitário ou em uma garagem, a exemplo do Facebook, Google e outros.
Lembre-se que tentar e errar é o básico para o desenvolvimento de qualquer negócio – e esse processo é mais fácil, simples e menos traumático em empresas pequenas.
Por isso, não tenha medo de iniciar as atividades com um time enxuto.
Na verdade, assim será mais fácil alinhar os processos e tornar o aprendizado mais rápido e dinâmico.
Uma maneira mais fácil de operar é investindo na terceirização de serviços, usufruindo de mão de obra qualificada sem ter de aumentar os custos fixos com a contratação direta.
Invista em growth hackingGrowth Hacking é uma metodologia muito usada para escalar negócios.
Ele utiliza a experimentação para buscar brechas que podem ser melhoradas, trazendo resultados mais visíveis e saltos de crescimento.
Essa técnica tem muitas vantagens, como: reduzir despesas e processos desnecessários, acumular o aprendizado, gerar novas ideias, melhorar o desempenho da empresa, encontrar novas oportunidades de negócio e ser de aplicação rápida.
Com o growth hacking será possível analisar diversos setores do seu negócio e encontrar soluções criativas e mais baratas que tragam resultados interessantes às empresas.
Isso pode ser feito com uma equipe interna de especialistas ou com consultorias externas – e várias questões podem ser trabalhadas, especialmente nos setores de marketing e vendas.
Depois desses passos, ficou mais fácil escalar a sua empresa? Ajude seus amigos gestores: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais! Como fazer um ótimo chá de bebê? fevereiro 3, 2020fevereiro 3, 2020 Waldecyr Bezerra Silva O chá de bebê é uma celebração famosa aguardada por muitas mães e pais.
Afinal, trata-se de um encontro entre pessoas queridas para comemorar a gravidez e futura chegada de uma nova pessoa a este mundo.
Apesar de ser um momento muito alegre, a expectativa da festinha pode deixar as mães ansiosas e até cansadas com o seu preparo.
 Quer ajuda para fazer um ótimo chá de bebê? Veja as dicas que trouxemos hoje!Preciso fazer brincadeiras no chá de bebê?Uma das grandes preocupações de mães e pais é se precisam fazer brincadeiras no chá de bebê.
Mas não é necessário, fica a critério do casal.
Caso os pais optem por não fazer, é bom avisar alguém próximo sobre essa vontade, caso contrário há o risco dos convidados prepararem brincadeiras surpresa para agradar aos pais.
Se os pais decidirem fazer, existem várias dicas de brincadeira para chá de bebê pela internet para ajudar!  Quando fazer o chá de bebê? O ideal é fazer o chá de bebê por volta dos 7 meses de gestação.
Assim, a mãe já terá uma barriguinha para mostrar para os convidados e também ainda terá ânimo para curtir a festa e as brincadeiras.
Em qual horário fazer o chá de bebê?Uma boa dica é fazer o chá de bebê à tarde, entre 15h e 16h.
Atente-se à duração do chá, visto que provavelmente a grávida não terá muita energia para uma festa de longa duração.
Um chá de bebê que dure por volta de 4h é o ideal.
Como mandar o convite? Hoje em dia se usa muito os convites virtuais, tanto por uma questão ecológica quanto econômica, de gastar menos dinheiro com papel.
É possível mandar o convite via whatsapp, e-mail ou criar um grupo no Facebook com todos os convidados dentro.
No convite, é importante colocar informações como: onde, quando e o que os convidados devem levar de presente para o bebê.
Vale a pena fazer uma lista de presentes?Fazer uma lista de presentes pode ser muito prático para os convidados.
Você pode fazer uma lista online e deixar o link para a lista no convite da festa.
É muito importante colocar presentes de todos os valores nessa lista, pensando nas pessoas que talvez não tenham condições de levar um presente muito caro para o bebê.
 E o que pedir nessa lista? Uma boa é pedir, além de fraldas, itens de higiene que serão muito utilizados nos primeiros meses do bebê, como creme para assadura, algodão, lenço umedecido, shampoo e sabonete.
Com o que decorar o chá de bebê?Existem duas opções: ou contratar uma decoradora profissional ou fazer a decoração da festa por conta própria.
Caso você faça por conta própria, você pode se apropriar de algumas coisas do enxoval do bebê para fazer a decoração, como bodys estampadinhos.
Outra dica é fazer um bolo de fralda, que nada mais é que um bolo montado com fraldas descartáveis que você decora como quiser (com um brinquedo ou sapatinho fofo do bebê, por exemplo).
O que dar de lembrancinha para os convidados?A lembrancinha de chá de bebê é bacana para agradecer a presença das pessoas queridas que foram no chá.
Mas como é uma lembrancinha, não precisa ser algo grande ou caro.
 Boas opções de lembrancinha são algo comestível, como docinhos em uma embalagem decorada, ou pequenos vasinhos de flores ou suculentas.
Este artigo foi útil para você? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele! 4 principais produtos para a sua mercearia outubro 31, 2019 Waldecyr Bezerra Silva Montar uma mercearia envolve vários processos, desde a construção ou reforma do estabelecimento até a compra da mercadoria que vai ser revendida.
Aliás, é importante saber quais são os produtos de mercearia que são essenciais.
Assim, você conseguirá ser mais certeiro e não ficar com itens empacados no estoque.
Para ajudar nessa tarefa de escolha dos produtos que serão disponibilizados em sua mercearia, a seguir listamos algumas categorias.
Em cada uma citamos exemplos de produtos para a sua mercadoria.
Assim, você conseguirá investir o seu dinheiro de forma mais eficaz.
1.
AlimentosOs alimentos são itens essenciais para se ter numa mercearia, pois são itens de necessidade básica do consumidor.
Assim, sempre que faltar um produto ou quando o cliente for fazer uma compra maior para a semana, sua mercearia vai ter como atendê-lo.
Por isso, tenha os alimentos mais básicos, como feijão arroz, massa, açúcar, farinha, ovos e carnes.
Mas também, tenha itens congelados que são de preparo rápido, como lasanha e pizza congelada, pois é comum as pessoas não estarem a fim de cozinhar e quererem algo rápido para se fazer.
Além de itens básicos e comida congelada, ofereça frutas, verduras, legumes, bebidas e outras opções de alimento, como bolachas, azeite, café, chá, leite em pó, margarina, fermento e creme de leite, por exemplo.
2.
Produtos de higieneOs produtos de higiene também são essenciais na vida das pessoas.
Por isso, ele são ótimos para se ter em uma mercearia.
Aliás, é muito comum que as pessoas esqueçam de comprar esses produtos ou eles acabem antes delas perceberem que estava quase no fim.
Dessa forma, a mercearia do bairro é o lugar mais perto e rápido para se comprar e não ficar sem.
Então, tenha a disposição em sua mercearia produtos de higiene, como pasta de dente, escova de dente, sabonete, xampu, condicionador, sabonete líquido, absorvente, fralda, fio dental, hastes flexíveis, papel higiênico, protetor solar e talco.
Assim, seu pequeno mercado vai estar bem equipado com produtos de higiene.
3.
Produtos de limpezaOs produtos de limpeza também são considerados essenciais para o dia a dia das pessoas.
Afinal, eles fazem parte da limpeza da casa, são utilizado no chão, no banheiro, na lavagem das roupas e na lavagem da louça.
Sendo assim, também é comum que as pessoas precisem de um produto ou outro e, assim, elas vão até o mercado mais próximo para atender essa necessidade urgente.
Mas também, eles fazem parte das compras mensais.
Por isso, tenha em sua mercearia esponja, sabão em pó, detergente, desinfetante, alvejante, lã de aço, rodo, vassoura, sabão em barra, saco de lixo e pano de limpeza.
Além disso, você pode ter a disposição produtos de limpeza de carro, como cera, lustrador e lubrificante.
4.
PapelariaPor fim, temos os itens de papelaria.
Eles podem não ser o foco da sua mercearia, mas sempre é bom ter os itens básicos dessa categoria.
Além disso, você pode aproveitar o começo de ano, quando as crianças e adolescentes voltam às aulas, para oferecer mais opções desses produtos.
Assim, você aproveita a sazonalidade da demanda dos produtos para aumentar o lucro exponencialmente.
Dessa forma, tenha a disposição agenda, caderno, calculadora, borracha, caneta, lápis, lápis de cor, papel sulfite, cartolina, tesoura, fita adesiva e apontador.
Com esses itens, você já conseguirá suprir a demanda do ano.
Aliás, pode aumentar a quantidade de alguns itens ou oferecer novidades na volta às aulas para chamar a atenção dos pais, como mais opções de cadernos e de lápis de cor.
Com esses produtos de mercearia seu estabelecimento já vai estar bem completo e, assim, atender bem o público da região.
Além disso, analise quais são os produtos com mais demanda e o que os clientes mais procuram e que você ainda não oferece.
Dessa forma, é possível tirar do estoque itens que quase não têm saída e acrescentar outros com mais demanda.
Você gostou das dicas? Então, nos apoie e compartilhe o post em suas redes sociais.
7 textos infantis mais criativos janeiro 10, 2019 Waldecyr Bezerra Silva Estimular a leitura desde a mais tenra idade é uma tarefa essencial para pais que desejam criar adultos que desenvolvam um papel crítico na sociedade.
No entanto, para despertar o interesse nos pequenos, é importante escolher textos infantis que sejam inteligentes, criativos e divertidos ao mesmo tempoNo site Bagagem de Mãe, voltado para o universo infantil e maternal, você pode encontrar uma verdadeira coletânea de textos infantis que atendem a esses requisitos e ajudam os pequenos a compreender melhor o mundo à sua volta.
Além disso, selecionamos também algumas outras obras que fazem sucesso com a criançada e podem ser encontrados facilmente em boas livrarias do ramo.
Saiba mais!7 textos infantis para crianças de todas as idades1.
E agora, papagaio?Indicado para crianças a partir dos 3 anos, o texto infantil escrito e ilustrado por Gilles Eduar traz um universo lúdico que costuma encantar os pequenos.
A obra conta a história de um papagaio que, ao voar, consegue ver números em diversos contextos, ensinando as crianças de maneira leve e divertida.
2.
Os caras malvadosPerfeito para crianças um pouquinho maiores, a partir dos 8 anos, o texto infantil de Aaron Blabey traz ilustrações divertidas para contar a história de uma trupe de “malvados” que deseja se transformar em heróis.
Se o seu filho gostar, dá para prosseguir a leitura com Os caras malvados 2 e 3.
3.
Nhac!O texto infantil de Carolina Rabei é perfeito para crianças a partir dos 3 anos tomarem gosto pela leitura.
A história do porquinho da índia que acha que tem tudo, menos uma amizade verdadeira, tem linguagem leve, que emociona e diverte os pequenos.
4.
A menina da cabeça quadradaO texto infantil de Emília Nuñez com ilustrações de Bruna Assis Brasil é indicado para crianças a partir dos 4 anos e é perfeito para quem se preocupa com a dependência dos pequenos com a tecnologia, já que busca trazer de volta o encanto das brincadeiras tradicionais, que são transmitidas através de gerações e divertem por sua simplicidade.
5.
Rita tem medo!Tem um pequeno em casa que, de uns tempos para cá, vem apresentando muitos temores, seja de situações, pessoas ou objetos reais ou imaginários? O livro de Christian David com ilustrações de Rogério Coelho é indicado para crianças a partir dos 8 anos e conta a história de Rita, uma menina que passa a enfrentar seus temores ao ser levada para passar férias na casa da avó no interior.
6.
Sapo FredO texto infantil é voltado para ajudar os bem pequenos a tomarem gosto pela leitura.
De pelúcia, o livrinho conta a história de um sapo que vive na lagoa e, ao contrário do que diz a famosa canção infantil, adora lavar seu pezinho.
7.
RosaO texto infantil escrito e ilustrado por Odilon Moraes é perfeito para crianças maiores, a partir de 8 anos, se familiarizarem com a obra de Guimarães Rosa, que tem um papel muito importante nessa obra cheia de encantamento e delicadeza.
Gostou da nossa seleção de textos infantis que prometem despertar o gosto pela leitura em crianças das mais variadas idades? Então não se esqueça de compartilhar o texto em suas redes sociais para que outras pessoas possam incentivar o interesse pelos livros em seus pequenos!  Entenda a importância do programa Menor Aprendiz outubro 24, 2018dezembro 5, 2018 Waldecyr Bezerra Silva Não é de hoje, que um dos principais desafios para o jovem é ter a primeira oportunidade no mercado de trabalho, como por exemplo, sendo Menor Aprendiz.
Eles desejam apenas encontrar uma oportunidade profissional, que seja capaz de oferecer um suporte financeiro que lhes permita ajudar com as despesas de sua família, dignidade e sobretudo, aprendizados que lhe dêem um norte profissional.
E para as empresas, a melhor saída para contratar um jovem em busca de emprego é através de programas como o Menor Aprendiz, que estabelece um regime de contrato e de trabalho especiais.
Descubra sobre mais sobre o programa Menor Aprendiz.
Primeiro emprego para jovens brasileirosProgramas como o Menor Aprendiz são uma iniciativa garantida pela lei Nº 10.
097/2000, que estabelece que negócios médios e grandes precisam empregar entre 5 e 15% do total de funcionários na modalidade de Menor Aprendiz.
É bom frisar que podem participar dessa iniciativa somente aqueles que estão matriculados e estudando regularmente em alguma instituição de ensino técnico que tenha convênio com a empresa e cursando a escola regular.
O objetivo principal de leis como essa é a de promover o aprendizado e a capacitação profissional de jovens em período escolar.
 Inclusive, há organizações que fazem o meio campo entre as empresas que querem contratar esse tipo de mão-de-obra e os jovens que pretendem ocupar as vagas oferecidas por essas empresas, como por exemplo a Ramacrisna.
Jornada de TrabalhoA jornada de trabalho, estabelecida em contrato, do Menor Aprendiz não deve ultrapassar as 6 horas diárias, porém aprendizes que já concluíram o Ensino Médio podem trabalhar oito horas diárias, sendo as horas extras contadas para o aprendizado lógico do jovem.
Quem Deve Se Cadastrar no Jovem AprendizApenas tem acesso a essas oportunidades jovens com idade até 24 anos, ainda não completos, e que estejam cursando a educação básica (fundamental e o médio).
Para as pessoas com algum tipo de deficiência esse prazo de idade não se aplica.
Entretanto, para os casos de pessoas com deficiência mental, é preciso avaliar as exigências e competências exigidas, de acordo com o cargo.
Empresas também lucram com essa contrataçãoAs empresas que contratam jovem através do Menor Aprendiz, acabam sendo contempladas com alguns benefícios, tais como: isenção de multa de rescisão, estão dispensadas de cumprir Aviso Prévio, somente 2% de contribuição previdenciária, entre outros.
Além, é claro, do benefício maior de idade, em caso de efetivação na empresa, já ter um funcionário capacitado e ambientado na empresa e na função, poupando-se tempo com processos seletivos demorados e que muitas vezes escolhem profissionais que não venha a se adaptar a empresa.
Como deu para perceber, o Menor Aprendiz é uma iniciativa inspiradora e que transforma a realidade de milhões de brasileiros em busca de emprego.
Iniciativas assim precisam sempre ser divulgadas e promovidas, pois o emprego e a educação são agentes capazes de transformar a vida dos jovens.
Já conhecia a iniciativa do Menor Aprendiz? Conhece algum jovem que esteja procurando emprego? Ou alguma empresa que queira se cadastrar nesse programa? Compartilhe o nosso artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas descubram essa oportunidade.
  Qual é a importância do projeto EJA para o Brasil? agosto 27, 2018agosto 27, 2018 Waldecyr Bezerra Silva Projeto de Educação para Jovens e AdultosApesar dos esforços na área de educação nos últimos anos, o Brasil ainda conta com quase 12 milhões de analfabetos.
O trabalho infantil, a pobreza e a desigualdade social são os principais motivos que levam à evasão escolar.
Para driblar essa situação, existe o projeto EJA.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada, permitindo retomar os estudos de onde eles foram interrompidos.
Quer saber mais? Continue a leitura!O que é e qual a importância do projeto EJA?O projeto EJA surgiu para substituir o antigo supletivo, oferecendo oportunidade para jovens e adultos retomarem os estudos.
Possibilitar o acesso à educação é extremamente importante, afinal dessa forma amplia-se as oportunidades de trabalho dessas pessoas, que conseguem ter acesso a vagas melhores e com salários mais altos, além da formação como indivíduo e cidadão.
O EJA funciona em módulos com 6 meses de duração que são equivalentes aos anos ainda não cumpridos.
Assim como na escola regular, as aulas acontecem de segunda à sexta, com carga horária diária de 4 horas.
O tempo para concluir o EJA dependerá muito de onde você parou os estudos.
Por exemplo, quem não concluiu o ensino médio poderá finalizar os estudos em, mais ou menos, 1 ano e meio, já que cada semestre equivale a um dos 3 anos perdidos.
InscriçõesA disponibilidade de vagas é determinada pela secretaria de educação de cada estado, que também poderá organizar modos diferentes para certificar os estudantes.
Assim, o interessado deverá procurar as escolas estaduais da sua cidade para se informar sobre os horários de aula e documentos necessários para a matrícula.
Qual o papel do educador?O professor tem um papel extremamente importante no projeto EJA, afinal é ele que mostrará aos alunos que não é vergonha ter parado de estudar, mas sim, motivo de orgulho estar buscando meios de recuperar o tempo perdido.
Por isso, é muito importante que o educador consiga ajudar os estudantes a identificar a utilidade e o valor dos estudos, usando atividades relacionadas ao cotidiano dessas pessoas, buscando produzir aulas dinâmicas e pensando em maneiras de expandir os horizontes.
Mais do que apenas conseguir um certificado que lhe permita novas possibilidades e até prestar uma faculdade, a educação por meio do EJA é uma maneira significativa de modificar vidas.
Afinal, é por meio dela que as pessoas conseguem ter um olhar mais crítico do mundo e da sociedade, definir o seu papel como cidadão e fazer a sua voz ser ouvida.
Sem isso, dificilmente a educação conseguirá modificar as realidades nas quais esses indivíduos estão inseridos.
Como evitar a evasão escolar?Como dissemos na introdução, são muitos os motivos que levam à evasão escolar.
A pobreza é um dos mais significativos, porque força as crianças a deixarem a escola e procurarem um emprego, de modo a contribuir com a renda da família.
O programa menor aprendiz é uma maneira muito interessante de evitar que esse ciclo se perpetue.
Afinal, por meio dele, adolescentes e jovens conseguem o primeiro emprego sem ter que deixar a escola.
A aprendizagem é um modo legal de oferecer oportunidades de emprego a jovens de 14 a 24 anos por meio da formação técnico profissional.
Dessa forma, esses adolescentes assistem aulas teóricas e práticas e trabalham de uma maneira diferenciada, com uma carga horária reduzida e com regras definidas em um contrato de aprendizagem.
A ideia é que essa mão de obra aprenda mais sobre os vários setores de uma empresa e comece a ter mais experiência no currículo, além de terem contato com valores como ética, profissionalismo, etc.
Ou seja, por meio do programa o adolescente terá um salário para auxiliar a família, se capacitará e continuará estudando (já que essa é uma das premissas básicas para participação do jovem).
Como você viu, o projeto EJA é uma ótima maneira de reduzir o nível de analfabetismo e o déficit na nossa educação, sendo voltado principalmente aos adultos que, por diversos motivos, tiveram que deixar a escola.
Mas, para evitar que essa situação permaneça, o ideal é combater as causas da evasão escolar, daí a importância de programas como o jovem aprendiz.
Gostou deste post? Então compartilhe o nosso conteúdo nas suas redes sociais! Vai fazer pós graduação? Saiba pra qual cidade ir! agosto 9, 2018abril 24, 2020 Waldecyr Bezerra Silva Mudar de cidade para fazer uma pós graduação pode ser vantajoso para sua carreira e gerar diversas oportunidades.
Além de ter mais opções de cursos, é possível ter contato com um mercado maior e mais variado para complementar a formação.
Porém, essa decisão precisa ser feita com cuidado, já que pode exigir diversos recursos financeiros e psicológicos dos alunos.
Os principais destinos ainda são as grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, afinal, elas possuem um maior número de instituições e empresas de diversos setores.
Contudo, existem outras cidades que estão mostrando boas alternativas de centros universitários, mas sem o caos das metrópoles e com uma melhor qualidade de vida.
Vejamos alguns dos melhores destinos para realizar a tão sonhada pós graduação! Você terá opções de pós graduação Belo Horizonte, pós graduação Rio Branco, Porto Velho, Belém, etc! Veja a seguir:Rio Branco (AC)Na capital do Acre, é possível fazer diversos cursos de especialização em diferentes áreas, algumas das opções incluem: Docência do Ensino Superior; Administração Pública; LIBRAS; Educação Especial Inclusiva; Perícia Judicial e Assistência Técnica para Fisioterapeutas; Psicologia Jurídica; Psicologia Organizacional e Psicopedagogia.
Todas disponibilizadas pela estrutura da Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO, uma das conceituadas do estado.
Porto Velho (RO)A Faculdade Católica de Rondônia oferece tanto pós graduação lato sensu quanto stricto sensu.
Na primeira modalidade, é possível encontrar os cursos de Direito Civil; Direito Penal; Direito do Trabalho; Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional; MBA em Contabilidade Fiscal e Tributária; MBA em Gestão Financeira, entre outros.
Além disso, estão disponíveis os mestrados em História, Direito e Ciência Jurídica e os doutorados em Ciência Política, Ciência Jurídica e Psicologia.
Belém (PA)Quem deseja ingressar em cursos de pós graduação e considera esse destino uma boa escolha, pode contar com a Faculdade Integrada Brasil Amazônia.
Essa instituição disponibiliza uma série de opções de especialização nas áreas da saúde, administração, direito, educação, geografia, história, letras, arte e odontologia.
Entre os cursos, podemos destacar: Política Criminal; Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria; e Criminologia com Ênfase em Violência; e Política Criminal.
Belo Horizonte (MG)Tudo bem que BH também é uma grande cidade, mas ainda é possível uma vida menos agitada e focada nos estudos.
Porém, se mesmo assim você não quiser mudar de cidade, ainda pode fazer um curso a distância (EAD) no Instituto IPB.
A instituição oferece um grande número de especializações, como: psicopedagogia; revisão de textos; personal trainer; oncologia; nutrição escolar; neurociências; gestão hospital e muitos outros mais.
Como visto, existem muitas alternativas de cidades para fazer algum curso de pós graduação e elas vão além das grandes metrópoles do país.
Elas ainda são grandes centros urbanos e possuem uma boa estrutura para acomodação dos estudantes e opções de aprender com o mercado.
Isso é aliado a uma ótima qualidade de ensino e padrão de vida.
Então, agora é só escolher sua cidade, o curso que mais te agrada e bons estudos!Se você tem dúvidas sobre os cursos ou quer deixar sua opinião, faça um comentário e participe da conversa! Conheça as Startups que vão revolucionar o jurídico brasileiro maio 9, 2018maio 9, 2018 Waldecyr Bezerra Silva Muitas vezes, a justiça pode ser lenta e burocrática, o que deixa muitos clientes e profissionais desgastados com toda demora para saber os resultados.
Essa espera, em determinados casos, pode durar meses ou anos, com muitos documentos e idas ao fórum.
Para facilitar todo esse esforço, algumas startups jurídicas surgiram prometendo mudar a forma como lidamos com o sistema legal.
Elas trabalham com soluções para deixar as práticas judiciais mais ágeis e eficientes, economizando tempo e descomplicando certos procedimentos.
Veremos algumas dessas empresas que têm o desejo de mudar o cenário da justiça mundial.
Confira!InvenisEsse serviço, iniciado em 2014, monitora processos e alerta, em no máximo 24 horas, quando ele é ajuizado.
Isso facilita bastante o serviço dos escritórios, que precisam verificar muitos sites de tribunais em busca de informações dos seus clientes.
Além disso, diversas empresas ficam sabendo sobre ações judiciais de surpresa, terminando sem tempo suficiente para juntar todos os documentos e preparar uma boa defesa.
O Invenis funciona avisando os clientes por e-mail, com planos de acordo com o número de tribunais verificados.
Legal OneEssa plataforma foi lançada, em 2016, pela companhia de comunicação e finanças Thomson Reuters, com o intuito de aumentar a integração e a produtividade entre diversos departamentos jurídicos.
Ela reúne várias informações relevantes sobre processos e dados dos clientes.
É possível gerenciar a rotina profissional, acessando conteúdos legais, financeiros, contratos, entre outros.
Tudo em um mesmo lugar, de forma rápida, segura e em diferentes níveis de complexidade, desde pequenos escritórios de advocacia até grandes empresas.
Finch SoluçõesFoi criada em 2013, com a intenção de reduzir gastos e acelerar o gerenciamento do volume de processos do escritório JBM Advogados, um dos maiores do país.
Essa empresa produz softwares de gestão jurídica e garante diminuir bastante o tempo de algumas ações legais.
Eles criaram sistemas para capturar e gerenciar as informações dos processos.
É possível fazer pesquisas avançadas de jurisprudência, além de monitorar processos e automatizar os agendamentos, economizando tempo e aumentando a produtividade dos departamentos jurídicos.
JusttoEssa plataforma, que lida com o trabalho de arbitragem e conciliação extrajudicial pela internet, foi iniciada em 2011 e já recebeu mais de R$ 1 milhão em investimentos para aceleração do negócio.
Possui entre seus serviços, uma câmara de arbitragem e um programa de acordos online.
Por meio de uma inteligência artificial, pode-se analisar o desempenho dos clientes e toda a base de processos em negociação.
Além de enviar mensagens e fechar acordos de forma automática ou com pouca influência dos profissionais.
AdvysFundada em 2016, esse sistema permite solucionar dúvidas jurídicas, empresariais, financeiras, contábeis, forenses etc, de forma imediata por meio de consultores.
É mais direcionado para indivíduos e empresas de pequeno porte.
Também, auxilia na resolução de questões relacionadas à prestação de serviços, aluguel, funcionários, testamento, contratos, entre outros assuntos legais.
Com planos de diversos preços, permite desde o acesso à informações básicas até modelos de documentos.
LooplexEssa startup, criada em 2014, oferece a automatização de documentos, como petições, escrituras, contratos e propostas.
Criando, em poucos minutos,  peças que poderiam demorar muitas horas ou dias nas mãos de um advogado.
Para isso, basta escolher um modelo, responder algumas perguntas e a plataforma gera o documento rapidamente, que ainda conta com tradução e pode ser assinado digitalmente.
Certamente, essas startups jurídicas ainda vão chamar bastante atenção e muitos afirmam que elas são o futuro da justiça.
Seus serviços facilitam muito a vida dos profissionais da área e se elas conseguirem provar esses benefícios, em breve, farão parte do cotidiano de todos que tem envolvimento com questões legais.
Você concorda ou não que a tecnologia vai dominar a área jurídica? Deixe seu comentário e participe do debate! Pesquisar por: Categorias Posts recentes

Localização como chegar a Editora Consulex