Elimar Jacob Salzer Rodrigues, Juiz de Fora - MG

R. Halfeld, 805 - Centro, Juiz de Fora - MG, 36010-003, Brasil
Juiz de Fora - MG

Elimar Jacob Psiquiatra - - PagesBuscar 19 de novembro de 2017 É Natal 2017 !!!! É Natal 2017 !!!! Que os Sonhos sejam muitos e quese tornem realidade.
Que a Alegria seja contagiante eque se estenda por todos os diasque virão.
Que as Bênçãos de Deuspermaneçam sobre os seus afetos.
Que em 2018 Você quebre algumas regras, perdoe rapidamente, beije ternamente,  ame de verdade, seja feliz !!!! Postado porElimar Jacob Salzer Rodriguesàs17:46Nenhum comentário: 2 de novembro de 2017 PREVENIR É MELHOR! Para quase todas as doenças que não têm cura, temos formas de  PREVENIR  ou obter o  DIAGNÓSTICO PRECOCE,  favorecendo a completa recuperação.
Lembrando que as atitudes  preventivas na saúde  podem e devem ser feitasem qualquer tempo e  devem constituir um hábito: 1.
alimentação saudável 2.
excluir substâncias tóxicas 3.
exercícios físicos, mentais e espirituais 4.
falar dos seus problemas  com pessoas e/ou profissionais adequados 5.
 consultas médicas, odontológicas, vacinas, exames de rotina.
   Especialmente na Saúde, prevenir é melhor! Postado porElimar Jacob Salzer Rodriguesàs11:56Nenhum comentário: 26 de outubro de 2017 ANOREXIA: MUITO ALÉM DO ESPELHO Manter uma alimentação saudável e o controle do peso é uma questãode higiene de saúde.
Higiene de saúdesignifica a manutenção de  cuidados diáriossimples que podem afastar a eclosão de doenças, muitas vezes crônicas e/ouincapacitantes.
Destacam-seaqui: a alimentação saudável, a atividade física orientada e persistente, as atividadesculturais e de lazer, o trabalho profissional e a vida emocional satisfatóriose equilibrados.
Anorexia Nervosa - Foge de todos os itens acima: 1.
constitui uma grave disfunção alimentar;2.
caracterizada por uma dieta rígida e insuficiente3.
é uma doença complexa, crônica e recorrente;4.
envolve componentes emocionais e sociais;5.
a pessoa não admite que esteja doente;6.
é devastadora para a saúde e para a vida.
Suaincidência é alta na população mundial, especialmente entre mulheres jovens,embora possa ser diagnosticada em homens também.
 OMS - Organização Mundialde Saúde.
Sempreque houver: perdade peso acentuada sem outra causa identificável,empessoa jovem, prejuízosnas atividades diárias, ritualizaçõesalimentares, alteraçõesde humor, de comportamento,seráadequado indicar o tratamento emocional o quanto antes.
Estima-se que 20% dos casos não tratados evoluem com complicaçõesgraves, potencialmente letais.
Postado porElimar Jacob Salzer Rodriguesàs23:07Um comentário: 4 de outubro de 2017 DISTIMIA (Disforia Crônica DSM-5) Porque a Psiquiatria se refere e esse transtorno comoA TEMIDA DISTIMIA?Porque é um quadro psiquiátricode diagnóstico delicado, sub-diagnosticado, de tratamento complexo, e prognósticodesfavorável.
Todos os psiquiatras tratamTRANSTORNOS de HUMOR diariamente e conhecem bem essa doença.
·      A DISTIMIA é chamada a síndrome do mau humor, na qual o pacienteestá sempre irritado, explosivo, nervoso, pessimista, em rixa, contenda,litígio, desavença, discórdia e confronto intra-psíquico permanente.
·     Porjamais ficar satisfeito, sempre queixoso, negativista e instável, inferniza avida dos familiares, maltratando-os, com comportamentos descontrolados eimprevisíveis, e retração social.
·     É pessoa mal-vista no ambiente de trabalho, não raramente sendoindesejável e permanecendo pouco em cada função, embora possa ser muito capazprofissionalmente.
·     Recusa-se a acreditar que precise de ajudaprofissional, até que não suporta mais o sofrimento, a falta da alegria e dafelicidade.
          Em geral, a 'via crucis' é aseguinte: 1.
  opaciente procura um não-especialista que, na maioria das vezes, vê apenas aponta do iceberg e, tentando ajudar rapidamente, medica o paciente comansiolíticos.
2.
  Os ansiolíticos promovem alívio imediato da fração ansiosa doquadro, aliviando o paciente parcialmente por um certo tempo, sendo apenas umamelhora sub-clínica, sem trazer completo lenitivo.
3.
  Como a Disforia Crônica (que faz parte do espectrodepressivo), nãofoi identificada, a conduta acima descrita concorre, involuntariamente, para a cronicidade da doença.
           De forma bem simples: Ø Disforia Crônica  éum  quadro depressivo crônico, comsintomas de intensidades mais leves do que na depressão maior, de início precoce,trazendo sofrimento e prejuízo significativos para o paciente e para os que comele convivem.
Ø Tem frequência equivalente emambos os sexos e pode ser diagnosticada em todas as faixas etárias.
·      Apresenta Comorbidade com transtornos ansiosos e de personalidade, com osquais são repetidamente confundidos.
Quanto mais cedo se conseguir estabelecer o diagnóstico maispossível será o tratamento,  para alívio de todos.
                         Seus comentários  ou dúvidas serão muito bem-vindas.
Postado porElimar Jacob Salzer Rodriguesàs18:50Nenhum comentário: 24 de setembro de 2017 AGILIDADE CEREBRALA necessidade de se manter o cérebro em constante atividade.
Paraque todo o trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça comeficácia e rapidez, é fundamental que o cérebro esteja com todas as suassinapses ativas, e aptasa serem utilizadas.
As informações arquivadas serão evocadas no tempo necessário ecircularão com rapidez, auxiliando nas decisões, com maior precisão, eficácia eagilidade.
          Um exemplo dessa prática são ordenssimples de movimentos recebidas pelo cérebro, transmitidas ao corpo em forma de movimentos.
É fundamental estimular os dois hemisférios do cérebro, para quetrabalhem simultânea e integralmente, o que possibilita a utilização do cérebrode maneira total, em todo o seu potencial para memorização e aprendizado, com velocidade e eficiência.
          Váriastécnicas oferecem ao cérebro experiências fora da rotina, com grau de desafiocrescente, que estimulam o desenvolvimento de novas redes neurais e a produçãode neurotransmissores (NT - endorfina, dopamina, adrenalina, noradrenalina, e numerosos outros), que aumentam aqualidade das sinapses (conexão entre os neurônios), ampliando a capacidade deprocessamento e a reserva cognitiva do cérebro.
Se as conexões não estão “ligadas”corretamente, os dendritos (prolongamentos ramificados das células nervosas querecebem e processam informações através das sinapses) podem atrofiar.
Issoreduz a capacidade do cérebro de incluir novas informações na memória, além dedificultar a recuperação de informações antigas.
Assim como os exercícios físicosajudam a manter e melhorar a forma física, a ginástica cerebral pode ajudá-lo amelhorar sua capacidade mental.
A neurociência comprova a capacidadeextraordinária do cérebro de se adaptar e mudar seus padrões de conexões.
Esseé o conceito de NEUROPLASTICIDADE.
Neuroplaticidade é a capacidade dosistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se estrutural e funcionalmente aolongo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências.
Devemosutilizar todas as técnicas para potencializar a capacidade cognitiva, melhorara concentração, o raciocínio, a memória, a criatividade, a autoestima, aperseverança, a coordenação motora e a capacidade de resolver problemas deforma criativa e inovadora.
FUNDAMENTAL:APRENDIZADO DO NOVO Novasatitudes.
Atividadesde grupo:  exercícios físicos, esportes, alongamentos orientados, trabalhosmanuais (pintura, costura, bordado, tricot, todas asproduções úteis),  beneficentes, dança,canto (coral),  um instrumentomusical, ler e interpretar em grupo, viagens, idioma,  jogos de cartas ou outros(dama, xadrez), grupos de apresentação teatral,  jogos eletrônicos,entre inúmeros outros.
Nãopermanecer isolado (a).
Serútil, querido (a) e necessário.
Queixar-seo mínimo possível.
Agradecer! ·        Inspirado em Bárbara Rocha,Comunicação SUPERA  Postado porElimar Jacob Salzer Rodriguesàs15:41Nenhum comentário: 1 de setembro de 2017 SETEMBRO AMARELO E  A  PREVENÇÃO DO SUICÍDIO A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), trouxe para oBrasil a campanha internacional Setembro Amarelo, que tem como principalobjetivo a prevenção ao suicídio e a defesa da vida.
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio,motivo pelo qual a campanha é feita principalmente em setembro, apesar de suasações serem contínuas.
As ações são desenvolvidas em parceria coma Associação Médica Brasileira – (AMB), Conselho Federal de Medicina – (CFM),Federação Nacional dos Médicos – (FENAM), bem como entidades regionais e suasfederadas.
A nossa meta é combater o estigma que envolve o tema einformar a população, incentivando a mídia a falar sobre o assunto.
Alguns Fatores de Risco para o Suicídio Fontes:  Ministério da Saúde – Brasil: EstratégiaNacional de Prevenção do Suicídio;  Organização Pan-Americana da Saúde;  Universidade Estadual de Campinas.
• Transtornosmentais; • Sociodemográficos;• Psicológicos;• Condiçõesclínicas incapacitantes.
Transtornos mentais (em participação decrescente nos casosde suicídio): • transtornosdo humor (ex.
:depressão); • transtornosmentais e de comportamento decorrentes do uso desubstâncias   psicoativas (ex.
:alcoolismo e outras drogas); • transtornosde personalidade (principalmenteborderline, narcisista e anti-social); • esquizofrenia;• transtornosde ansiedade; • comorbidadepotencializa riscos (ex.
:alcoolismo + depressão).
Atenção! Osprincipais fatores de risco para o suicídio são: •história de tentativa de suicídio; •transtorno mental.
Postado porElimar Jacob Salzer Rodriguesàs09:25Um comentário: 19 de agosto de 2017 Síndrome dasPernas Inquietas (SPI) (Restless Legs Syndrome ou Doençade Willis-Ekbom) é um distúrbio neuropsiquiátrico do sono.
Desejo ou necessidade involuntária quaseirresistível de mover as pernas, geralmente à noite, ao deitar-se, ocorrendo oalivio com o movimento das pernas, porém muitas vezes a pessoa fica muito tempo- até muitas horas - movimentando as pernas para aliviar com prejuízo do sono.
Pode ter início em qualquer idade, incluindo a infância, podendo serprogressiva, ou desaparecer.
Diagnóstico: predominantemente clínico, fundamentado na descriçãodos sintomas, que são muito desagradáveis.
Causa: (etiologia) não é bem determinada, pensa-se em predisposiçãogenética, condicionando uma deficiência de Dopamina  em áreas motoras do cérebro, resultando nos movimentosinvoluntários e repetitivos característicos da síndrome.
Pode ser secundária a: 1.
 Deficiência de ferro, comou sem anemia; 2.
Polineuropatia 3.
Diabetes mellitus;4.
Medicamentos;5.
Gravidez;6.
Artrite reumatoide;7.
Insuficiência renal Os sintomas geralmente regridem quando há melhora dos  quadros acima, ou quando se interrompe omedicamento que pode causá-los .
O tratamento é multiprofissional, de acordo com a etiologia, e parao possível tratamento da causa.
Notas:Dopamina- neurotransmissor que desempenha importantes funções cerebrais: sensaçãode prazer -  alimentos saborosos, sexo,jogos e drogas são alguns exemplos de situações que estimulam a ação dadopamina.
Atua na função motora, sendo responsável pelaexecução de movimentos voluntários.
Polineuropatia constitui um distúrbiosimultâneo de diversos nervos periféricos no organismo como um todo.
Podeser aguda ou crônica.
Resulta de: reação auto-imune, infecções, deficiência deVit.
B, problemas metabólicos, como controle deficiente de glicemia emdiabéticos, entre outras causas.
Sintomas: formigamento, dor em queimação,dormência, entre os mais suaves.
O sobrepeso, a falta do exercício físico, transtornos emocionais, como a depressão, o estresse mantido, e/ou outras doenças mentais, são agravantes.
Para enriquecimento deste texto, envie o seu comentário ou pergunta.
  Muito obrigada.
Daniel Sposito  Ubá Caríssima Doutora Elimar.
Quero lhe dar os parabéns pelo blog que desenvolve temas tão importantes e com tanta qualidade e bom gosto.
Sempre que posso, visito o blog para aprender conhecimentos importantes e gratificantes, como destacou o jornal local.
Mais uma vez, parabéns!19 de ago (Há 4 dias) Postado porElimar Jacob Salzer Rodriguesàs19:33Nenhum comentário: Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)

Localização como chegar a Elimar Jacob Salzer Rodrigues