Embratur turismo S/A, Fortaleza - CE

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No mês de junho de 2018, a receita cambial referente aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil foi de US$ 379 milhões, correspondendo a um percentual de 0,52% superior a junho de 2017, quando a receita foi de US$ 377 milhões.
Os resultados demonstram a importância de mais investimentos para o setor no Brasil, o mercado de turismo internacional é altamente competitivo e já faz parte de uma das principais fontes arrecadadores de alguns países.
Na Espanha, em 2017, o turismo contribuiu com 14,9% do PIB, relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) aponta que a evolução se deve às boas ligações de transporte, qualidade da oferta, experiência e colaboração entre as administrações públicas e as empresas privadas do país.
No Brasil, recentemente, a Embratur e o Ministério do Turismo uniram forças na promoção do turismo internacional e lançaram a campanha #FelizesPorNatureza, que impactou mais de 300 milhões de pessoas durante a Copa do Mundo na Rússia.
As ações no mercado russo foram estratégicas, no ano passado, 23 milhões de russos viajaram para outros países, apenas 19 mil escolheram destinos brasileiros.
1 Embratur alinha estratégia de promoção com Portugal por meio da gastronomia Representantes da Turismo de Portugal, agência de promoção turística internacional, estiveram reunidos no Instituto para propor ação conjunta de divulgação da culinária dos dois países A gastronomia brasileira está entre os itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que viajam para o País.
Dos quase 6,6 milhões de turistas internacionais que visitaram o Brasil em 2017, 95,2% avaliaram positivamente a culinária.
Em função disso, representantes do Turismo de Portugal, agência de promoção e comercialização do turismo do país, estiveram na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), nesta terça-feira (24), com o objetivo de alinhar a divulgação desse nicho nas duas nações.
Bernardo Cardoso, diretor da instituição portuguesa, apresentou o Prove Portugal, uma mostra da cozinha portuguesa com toque de ingredientes brasileiros, que traduz a potência desta mistura.
De acordo com o diretor de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Gilson Lira, a percepção do Brasil como destino para viagens de gastronomia assume, cada vez mais, uma importância estratégica na captação de turistas tanto pela descoberta do patrimônio nacional como no enriquecimento da experiência da estadia desses visitantes.
“A iniciativa vem ao encontro do desejo da nossa gestão Embratur em implementar novas formas de promover o Brasil nos mercados internacionais, especialmente os prioritários.
Podemos pensar, ainda, em futuras promoções conjuntas entre os dois países”, afirmou Lira.
A apresentação da proposta se baseou no intercâmbio cultural estabelecido entre Brasil e Portugal.
A ideia é promover a troca de experiência da gastronomia dos dois países.
A ideia do festival, já realizado no Brasil este ano, é reunir, em 2019, grandes nomes da gastronomia portuguesa, cozinhando com chefs brasileiros, e levar os representantes do Brasil para essa troca no mercado português.
“O objetivo é criar uma experiência única, convidando representantes do Brasil a cozinharem em Portugal e, posteriormente, retribuir a visita num intercâmbio gastronômico entre as duas nações.
Além da troca de experiência entre os profissionais, queremos levar o melhor da culinária brasileira e seus produtos ao conhecimento dos portugueses, em restaurantes locais, e vice-versa”, informou o diretor da Turismo de Portugal.
  “Nos encontros, serão apresentados menus únicos, explorando a criatividade, ingredientes e temperos, numa verdadeira viagem gastronômica”, disse Bernardo Cardoso.
Para Tiago Tomazella, coordenador de Marketing Digital da Embratur, essa é uma oportunidade de fazer de Portugal uma vitrine da gastronomia brasileira.
“A culinária do nosso País é tão representativa que pode virar motivo de orgulho para o povo brasileiro, esse que é o nosso melhor comunicador”, destacou durante a reunião.
A partir de agora, as duas instituições irão alinhar a promoção do evento para o próximo ano.
Estiveram presentes na reunião: a presidente da Embratur, Teté Bezerra; o diretor Gilson Lira e o coordenador Tiago Tomazella; Bernardo Cardoso, da Turismo de Portugal, e David Seromenho, CEO da empresa portuguesa Cunha Vaz.
  2 Cristo Redentor está entre os destinos mais citados no Instagram Travel Bird, portal holandês de viagens, listou os destinos e atrações mais comentadas da rede de fotos e vídeos Um levantamento do portal especializado em viagens, Travel Bird, da Holanda, colocou o Cristo Redentor entre os destinos e atrações turísticas mais citadas no Instagram.
O ponto turístico na capital fluminense é o 30º da lista, com mais de 800 mil citações por via de hashtags.
Entre os 30 primeiros, aparecem pontos turísticos como a Torre Eiffel, na capital francesa; o Coliseu, de Roma, na Itália; e o Empire States, nos Estados Unidos.
O ícone brasileiro aparece à frente de pontos turísticos conhecidos internacionalmente, como a Ópera House de Sydney, na Austrália, e o Palácio de Buckingham, em Londres.
O Instagram é uma fonte de inspiração para milhares de pessoas.
Diariamente, aproximadamente 95 milhões de fotos e vídeos são postados na rede, por mais de 800 milhões de usuários ativos, a maioria deles (55%), entre 18 e 29 anos.
Para esses usuários, o Instagram promove uma dica mais autêntica de como são os destinos e, por isso, são mais utilizados para pesquisas e referências para definição das próximas viagens.
“As redes sociais são cada vez mais fonte de informação, através de dados e referências, para definição das ações de promoção do Brasil no exterior”, declara Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur.
“Os turistas são grandes produtores de conteúdo, retratando as experiências.
Países e destinos devem estar alinhados com essa tendência, que também é muito dinâmica”, reforça Lira.
Happy By Nature A nova campanha promocional da Embratur, com foco no público estrangeiro, tem como foco o ambiente digital.
O Instituto foi à Rússia e mostrou ao mundo como o povo brasileiro é feliz por natureza.
O brasileiro e como nos diferenciamos por meio do nosso modo de viver e receber os visitantes foram os fatores que determinaram o tom da comunicação com os estrangeiros.
A campanha Happy By Nature (Felizes Por Natureza), que começou no dia 16 de junho, em Moscou, já alcançou 304 milhões de pessoas.
Somente na imprensa internacional, o público estimado é de 200 milhões, por meio das mais de 50 matérias publicadas em jornais e portais.
Nas mídias sociais, até o momento, são 104 milhões de impressões das publicações.
Mais de 2,8 milhões de engajamentos nos posts, como curtidas, reações, comentários e cliques.
Além disso, houve um alcance aproximado de 3 milhões via in?uenciadores digitais.
A escolha do tema central da campanha da Embratur se deu pelo grande apelo que o povo brasileiro tem no mundo.
Em pesquisa após as Olimpíadas do Rio de Janeiro, 98% dos estrangeiros que visitaram o país durante os Jogos elencaram a hospitalidade dos brasileiros como o diferencial.
  3 Embratur participa de captação de evento internacional para Foz do Iguaçu Destino paranaense sediará congresso que poderá gerar impacto econômico da ordem de R$ 10 milhões A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou da captação do Congresso Internacional de Americanistas (ICA) para a cidade de Foz do Iguaçu, em 2021.
O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (19), em Salamanca, na Espanha.
O congresso científico reúne, a cada três anos, cerca de quatro mil professores de todo o mundo.
A 57ª edição deverá contar com participantes de 60 países e os organizadores estimam que o impacto econômico para a cidade-sede, apenas com visitantes internacionais, seja de R$ 10 milhões.
A campanha da candidatura foi realizada no estande da Embratur durante o evento deste ano, que acontece entre os dias 13 e 21 de julho.
Na disputa, o destino paranaense concorreu com cidades como Quebec (Canadá) e Rosário (Argentina).
O Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais do instituto visa o crescimento no número de congressos e convenções no país.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) é considerado estratégico para o incremento do fluxo de turistas internacionais para o Brasil.
O turismo de negócios e eventos é um dos que mais crescem no mundo e movimenta, anualmente, cerca de US$ 30 bilhões na economia mundial.
De acordo com o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira o segmento combate entraves inerentes à atividade turística, como a sazonalidade.
“O Turismo de Eventos e também de Negócios podem, por exemplo, estimular a ocupação da rede hoteleira de um destino durante todo ano e não apenas na chamada alta temporada, além de movimentar a economia de todos os setores envolvidos na atividade turística”, explica.
Segundo estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), encomendado pela Embratur durante os grandes eventos internacionais sediados pelo Brasil, o turista deste segmento apresenta um gasto médio diário de U$$ 329,39, estimativa superior a do turista de lazer, que é de aproximadamente, US$ 73,77, segundo dados do Ministério do Turismo.
Para a captação do evento internacional que Foz do Iguaçu sediará em três anos, foi firmada uma parceria entre o Visit Iguassu (Convention e Visitors Bureau de Foz do Iguaçu) e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), instituição pública mantida pelo governo do Paraná.
ICA (INTERNATIONAL CONGRESS OF AMERICANISTS) O ICA é realizado initerruptamente desde 1875 e tem abrangência mundial, com registro na ICCA (International Congress & Convention Association).
A temática é voltada a professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais.
As três últimas edições aconteceram em El Salvador (2012), Viena (2009) e Cidade do México (2006).
4 Anterior Próximo Notícias 24/07/2018 Empreendimentos com práticas sustentáveis já podem se inscrever para o Prêmio Braztoa “Venha escrever a história do turismo sustentável no Brasil conosco!”: esta é a chamada da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo que convoca os interessados a participarem da edição 2018/19 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade Empresas e organizações do setor de turismo, que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis, já podem se inscrever para participar da edição 2018/19 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.
As inscrições vão até o dia 31 de agosto.
A iniciativa vai ao encontro das ações de promoção internacional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) já que irá promover o turismo sustentável e a gestão dos recursos do setor de forma consciente.
Para o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira, é papel do Instituto incentivar ainda mais as boas práticas sustentáveis.
“O papel do turismo é gerar desenvolvimento para o País, melhorar a renda da população e preservar os recursos naturais do planeta.
Um destino sustentável, com infraestrutura adequada para a comunidade local, com certeza, atenderá os anseios dos turistas nacionais e internacionais, atraindo, ainda mais, esse público aos destinos turísticos brasileiros”, destacou.
   O prêmio é dividido em cinco categorias: associados Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), agências de viagens, meios de hospedagem, parceiros do turismo (agências não filiadas) e projetos inovadores, apresentados por grupos de alunos vinculados a instituições de ensino técnico e superior.
A ação, lançada em 2012, já recebeu mais de 270 inscrições, das quais premiou 61 projetos provenientes de todas as regiões do Brasil.
O Ministério do Turismo compõe o júri especializado, que conta também com outras instituições relacionadas ao turismo sustentável, como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas Meio Ambiente.
No ano passado, entre os premiados, destaca-se a Pousada Piuval, localizada na região da Transpantaneira.
O empreendimento do Mato Grosso tem entre as ações de sustentabilidade a Estação de Tratamento de Água (ETA), que auxilia no reuso do líquido.
A pousada contribui ainda com a economia local.
Atrás da pousada, Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul (RS), ficou em segundo lugar, e Pousada Uacari, de Tefé (AM), compôs a terceira colocação.
  Notícias 18/07/2018 Setor de Resorts espera retomada no mercado internacional Representantes da Associação Brasileira de Resorts estiveram na Embratur para estreitar relacionamento e aumentar número de turistas estrangeiros nos equipamentos “Em 2009, 40% dos turistas que se hospedavam nos resorts nacionais eram estrangeiros.
Hoje, esse número é inferior a 10%”.
A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Alberto Cestrone que esteve nesta terça-feira (17), na sede da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Brasília, para estreitar o relacionamento com a autarquia para ações conjuntas que visem uma retomada no número de turistas internacionais nos equipamentos brasileiros.
Segundo o diretor executivo da associação, Ricardo Domingues a ideia da associação é intensificar a divulgação dos resorts brasileiros no exterior e a estratégia passa pela participação em workshops que a Embratur promove para mercados prioritários e pela presença efetiva no calendário internacional de feiras nas quais o instituto tem estande de divulgação dos destinos e produtos turísticos brasileiros no exterior.
  A expectativa é que o setor possa participar de um workshop na Embaixada da Argentina, em outubro, por ocasião da Feira Internacional de Turismo (FIT), que será realizada em Buenos Aires, para apresentar os equipamentos brasileiros para operadores argentinos.
“A Argentina é um mercado primário e tem sido muito importante para nosso setor”, afirma Domingues.
O aumento da conectividade aérea entre Brasil e Argentina foi decisivo para o número de argentinos nos resorts, especialmente na Região Nordeste.
A promoção integrada do turismo entre países da América do Sul é uma pauta trabalhada pela Embratur e o setor de resorts têm tido bons resultados com outros mercados vizinhos, como Chile, Uruguai e Paraguai.
     Participaram da reunião a presidente da Embratur, Teté Bezerra e os diretores de marketing, Walter Vasconcelos e de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do instituto, Gilson Lira.
RESORTS Apesar da queda no número de turistas internacionais nos resorts nos últimos anos, o mercado tem números contundentes para a economia do turismo.
A Associação Brasileira de Resorts, que representa 70% do segmento, conta com 48 associados em 13 estados do Brasil e um total de aproximadamente 14 mil leitos.
Os resorts da ABR faturam R$ 1,9 bilhão por ano e geram quase 20 mil empregos diretos.
Notícias 18/07/2018 Pantanal é premiado na China como destino de viagens incríveis A região, que foi escolhida durante a participação da Embratur na feira ITB China, foi uma das pautas da reunião entre o secretário adjunto de Turismo do estado e representantes do Instituto O Pantanal foi escolhido por aproximadamente 500 mil chineses para representar o Brasil no prêmio “It’s My World Travel Award”, na categoria “experiências de viagens incríveis”.
A premiação foi entregue a representantes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) durante a participação do Instituto na ITB China.
O fortalecimento da divulgação da região, considerada uma das mais propícias para o turismo de natureza no Brasil, foi uma das pautas da reunião realizada nesta quarta-feira (18) entre representantes do Instituto e o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jaime Okamura.
No encontro, os representantes da Embratur informaram sobre a realização de uma visita técnica na região pantaneira, que abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A iniciativa, que contará com o apoio do estado mato-grossense, está prevista para acontecer em novembro deste ano.
Além disso, o Instituto irá promover o Seminário de Inteligência Competitiva.
O encontro tem o objetivo principal de qualificar e preparar profissionais do trade local.
Já a visita aos dois estados servirá para que os técnicos do Instituto conheçam mais os pontos turísticos para fomentar o setor.
Jaime Okamura aproveitou a oportunidade para apresentar a proposta de participação do estado durante as ações na ABAV, que irá ocorrer entre os dias 26 e 28 de setembro, em São Paulo.
Na programação, haverá a possibilidade de representantes do trade mato-grossense gerar negócios com hosted buyers (compradores internacionais) que estarão na feira como convidados da Embratur.
O secretário também mostrou como está o andamento das tratativas para o novo voo que ligará Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, a capital do Mato Grosso, Cuiabá.
A Azul Linhas Aéreas será a responsável pelos voos.
A companhia aguarda ainda a autorização do governo para começar a operar.
"A Embratur se coloca à disposição para divulgação desse importante voo depois que for implantado.
Com o apoio do Comitê Descubra Brasil na Bolívia, a intenção é promover ação direcionada no mercado, para atrair a atenção do trade local e, consequentemente, atingir nosso público-alvo que é o turista internacional", destacou o diretor da Embratur Gilson Lira, presente na reunião.
Para Jaime, a região do Pantanal é considerada uma das mais completas para o Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil.
"Por estar nos dois estados, a nossa ideia é unir forças com Mato Grosso do Sul, Embratur e demais entidades nacionais para a melhor promoção do destino em mercados internacionais.
Com a devida divulgação, todo o estado ganha, inclusive, outros destinos tão importantes como Nobres e a Chapada dos Guimarães”, destacou o secretário.
Participaram da reunião também a presidente da Embratur, Teté Bezerra; o diretor de marketing, Walter Vasconcelos, e a coordenadora-geral Kalinka Cavalcanti.
Fotos (Crédito: Pablo Peixoto e Roberto Castro) (Crédito: Embratur) (Crédito: Embratur) (Crédito: Embratur) (Crédito: Embratur/Roberto Castro) (Crédito: Embratur) acessar todas AS GALERIAS Agenda de Eventos acessar toda A agenda Videos O frame não foi carregado.
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