Escola Ambiental Bosque do Saber, Indaiatuba - SP

R. Pederneiras, 410 - Jardim do Sol, Indaiatuba - SP, 13343-260, Brasil
Indaiatuba - SP

Educa??o » Bosque do Saber | Prefeitura Municipal de Indaiatuba - - Acesse Indaiatuba Menu Menu P?gina Inicial » Educa??o » Bosque do Saber Gabinete da Secretaria Planejamento e Administra??o Planejamento Administrativo Frequ?ncia CIAEI Manuten??o Predial Creches Conveniadas Educa??o B?sica Pr?-Escola Escolas Particulares Ensino Fundamental Ensino Supletivo Supervis?o Educacional Psicologia e Fonoaudiologia Orienta??o Pedag?gica Projetos Educacionais Alimenta??o Escolar Avalia??o Pedag?gica Log?stica Pesquisas e Estat?sticas Tecnologia Administrativa Educacional T?cnico Conselhos Links ?teis CME CAEA??es e ObrasMais a??es e obras da secretaria »Bosque do SaberEscola Municipal Ambiental "Bosque do Saber" Informa??es gerais da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber APRESENTA??O A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber pertence ? Secretaria Municipal de Educa??o e foi inaugurada no dia 22 de maio de 2004, com a proposta inicial de ser um centro metadisciplinar.
Nela encontra-se uma ?rea verde de aproximadamente 11.
000 m? para o desenvolvimento das atividades de apoio e pesquisas referentes ao estudo do meio, onde, no decorrer do ano s?o desenvolvidas atividades e cursos para capacitar professores e alunos sobre o estudo multidisciplinar do meio ambiente aplicado a alunos do ensino infantil, fundamental I e II e m?dio.
Disp?e de um pr?dio de dois pavimentos, totalizando 1472m?, com sala de suporte para eventos, audit?rio para 196 pessoas, ecobiblioteca, sala de oficinas Ecopedag?gicas, salas de dire??o e secretaria, copa-cozinha, despensa e sanit?rios masculino, feminino e para deficientes.
A ?rea externa possui um quiosque do Projeto Ecoleitura e outro do Projeto Ecojogos, estufa, galp?o e viveiro para mudas, galp?o de reciclagem de papel artesanal, orquid?rio, quiosque do Projeto Jardim das Borboletas, ?rea de alimenta??o, parquinho, p?rgola do Projeto Jardim dos Beija-flores, galp?o de compostagem, maquete de uma microbacia hidrogr?fica, pomar org?nico, horta org?nica, al?m de uma trilha de cerca de 500 metros para que os visitantes possam caminhar na mata nativa.
O Projeto Viv?ncia e Integra??o com o Meio Ambiente ? 2008, surgiu da necessidade de oportunizar aos professores e alunos visitantes atividades pr?ticas de estudos do meio e de sua preserva??o efetiva e eficiente, interagindo e participando das atividades propostas e de a??es coletivas voltadas para o conhecimento, as quais contribuir?o para a forma??o e a conscientiza??o da necessidade de mudan?a de paradigmas em rela??o ao meio em que est? inserido.
INFORMA??ES PARA VISITA??O Escolas P?blicas Municipais de Indaiatuba ? as visitas s?o agendadas atrav?s de cronograma elaborado pela Secretaria Municipal da Educa??o (SEME) ?s 4? e 5? e ?s 6? feiras.
Escolas P?blicas Estaduais, Federais, Particulares, Entidades, Institui??es, ONGs e demais munic?pios ? Visitas agendadas para as 3? feiras, com a Secretaria da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber pelo telefone (019)3875-7210.
Aos finais de semana o espa?o externo da unidade est? dispon?vel para a visita??o da comunidade, sem necessidade de agendamento pr?vio.
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA O Projeto Viv?ncia e Integra??o com o Meio Ambiente ocorre diariamente atrav?s do planejamento semanal, o qual ? adaptado a faixa et?ria e ao tempo de perman?ncia e ao interesse do grupo visitante dentro da unidade.
De modo geral s?o realizadas as seguintes etapas: 1.
Grafitagem Ecol?gica A grafitagem ecol?gica localizada no muro externo da unidade foi realizada por adolescentes da Sabes, no intuito de reduzir a picha??o neste local.
2.
Audit?rio Neste espa?o ocorrem: apresenta??es teatrais, exibi??o de v?deos ambientais, capacita??es, reuni?es, abertura de eventos e lan?amentos de projetos.
3.
Espelho d'?gua Este espa?o ? utilizado para oportunizar aos alunos a observa??o de animais e plantas aqu?ticas, a compreens?o da sua fun??o no ecossistema e a necessidade de preserva??o dos mesmos.
Ele tamb?m colabora, com o meio ambiente, enquanto auxilia no aumento da umidade do ar e tamb?m com a sustentabilidade local, pois realizamos o reuso da ?gua local para a irriga??o do Orquid?rio.
4.
Entrada na Mata Neste local inicia-se a trilha adentrando a mata, resgatando com as crian?as as regras b?sicas para realizar uma atividade de estudo do meio.
O clima se torna alvo de explora??o no ponto onde encontramos mata fechada.
Os conte?dos trabalhados envolvem temperatura, umidade e qualidade do ar, a import?ncia da vegeta??o para essa manuten??o e a diversidade de esp?cies vegetais existentes no local.
?rvores como Pau Brasil (esp?cie nativa com grande valor hist?rico) e a Peroba-poca (?rvore de madeira nobre, a qual era muito utilizada para fabrica??o de m?veis finos e madeira para constru??o).
O processo de Fotoss?ntese, primordial para o equil?brio do ecossistema ? abordado de forma l?dica, permitindo ao aluno comparar o processo ao de prepara??o de uma alimenta??o por n?s seres humanos.
5.
?rea de Reflorestamento e Quiosques: Ecoleitura, Ecojogos e Ecoteca A ?rea antigamente era utilizada como dep?sito de entulhos e seu solo era ruim.
Foi preparada para receber esp?cies variadas, em sua maioria ip?s.
Nesta ?rea de reflorestamento foram instalados quiosques dos projetos: Ecoleitura, Ecojogos que tem como objetivo principal; permear a tem?tica Meio Ambiente, de forma prazerosa, atrav?s da leitura de livros paradid?ticos e jogos previamente selecionados a faixa et?ria visitante, permitindo que ao viajar pelo mundo da brincadeira e da leitura, o aluno vivencie conhecimentos relacionados ? ecologia e ao meio ambiente.
A leitura ecol?gica ? realizada no quiosque preparado para realiza??o de atividades direcionadas, possibilitando sua continuidade no ambiente da sala de aula.
Esses projetos fazem parte da parceria da escola com a empresa MANN_HUMMEL.
Os alguns livros adquiridos pela empresa s?o entregues aos alunos visitantes para que o professor continue o trabalho explorado e possa realizar atividades interdisciplinares dentro do tema.
6.
Nascente Constitui-se em uma fonte de curso de ?gua resultante do afloramento do len?ol fre?tico.
Logo ao entrar na regi?o s?o exploradas: as caracter?sticas da ?gua (inodora, incolor e ins?pida), sua temperatura e pureza, a textura esponjosa da terra (rica em mat?ria org?nica), as camadas do solo e sua permeabilidade, ? regi?o onde foi feita a interven??o do homem para prote??o da ?rea contra o assoreamento causado pelas fortes chuvas, a quantidade de ?gua existente em nosso planeta, o ciclo da ?gua e a necessidade de uso consciente deste recurso natural.
A utiliza??o da ?gua da nascente como forma de abastecimento do viveiro, horta, espelho d'?gua, maquete de uma micro bacia hidrogr?fica e o mini pomar buscando a sustentabilidade, evita a utiliza??o de ?gua encanada para essas atividades.
7.
Galp?o de Reciclagem de Papel Artesanal Neste espa?o, os alunos recebem informa??es sobre a reciclagem de papel.
No Bosque do Saber, os funcion?rios v?m adquirindo o h?bito de diminuir cada vez mais a produ??o de lixo, al?m disso, o lixo produzido ? separado atrav?s da coleta seletiva e reaproveitado na oficina de reciclagem, o excedente ? destinado a uma empresa que destina os res?duos ? reciclagem.
No caso do papel, antes de ser destinado ? oficina de reciclagem ele ? utilizado como rascunho.
Os alunos visitantes realizam a compara??o da quantidade de papel utilizado e a rela??o com a quantidade de ?rvores necess?rias para a fabrica??o dos mesmos.
Conhecem tamb?m as diferentes formas de reciclagem do papel industrial e artesanal.
Ap?s a explana??o e a compara??o os alunos participam do processo de fabrica??o de papel artesanal e levam a folha produzida para a escola.
8.
Lago e mata ciliar Esse espa?o oportuniza a explora??o de um reservat?rio de ?gua natural (lago), onde se instala um ecossistema pr?prio, composto por algas, bact?rias, peixes, tartarugas e outros animais.
A vegeta??o ao entorno do lago propicia os estudos referentes a mata ciliar, assoreamento de rios e lagos, preserva??o da biodiversidade local e a compreens?o da vegeta??o nativa.
9.
Roda d'?gua e Monjolo A roda d'?gua e o monjolo s?o instrumentos que possibilitam rela??o concreta com os conte?dos explorados dentro da hist?ria de nosso pa?s.
Al?m da fun??o hist?rica, a sustentabilidade ? abordada atrav?s do direcionamento da ?gua da roda d'?gua para a ?rea do monjolo, onde ocorre o processo de reuso para o lago que se encontra logo ao lado sendo aproveitado para o cultivo de plantas aqu?ticas.
10.
Orquid?rio O Projeto promove o conhecimento da Fam?lia das Orquid?ceas (Orqu?deas) que representa uma das maiores fam?lias Bot?nicas do Planeta encontradas nos quatro cantos do mundo.
Durante as atividades realizadas s?o exploradas a diversidade de esp?cies encontradas no local, a diferencia??o entre as esp?cies rup?colas, terrestres e a?reas, a poliniza??o e as dificuldades de manejo encontradas.
11.
Galp?o Interativo de produ??o de mudas, estufa e viveiro O galp?o interativo de produ??o de mudas ? um espa?o onde os alunos realizam o plantio de sementes colhidas durante atividades realizadas no Bosque.
As sementes s?o armazenadas na sementeira que encontra-se no galp?o interativo.
As sementes s?o exploradas pelos alunos quanto sua forma, textura, cores, dispers?o e germina??o.
No pr?prio galp?o temos um canteiro usado para preparar a terra e mostrar aos alunos quais os ingredientes necess?rios para torn?-la apropriada para o plantio.
Ap?s realizar o plantio, os tubetes (local onde s?o plantadas as sementes) s?o levados pelos alunos para a estufa, local fechado com sombrite 50% nas laterais e pl?sticos apropriados na cobertura, os quais protegem as mudas dos raios solares e da chuva de granizo.
Ao atingir o tamanho adequado as mudas s?o transplantadas em saquinhos por um grupo de alunos, os quais levam-nas para o viveiro, local semiaberto onde ocorre a rustifica??o das mudas, ou seja, desenvolvimento de troncos e galhos.
Quando atingirem + ou ? 60cm as novas ?rvores ser?o utilizadas para reflorestamento ou novos plantios em ?reas p?blicas e/ou cal?adas.
12.
Projeto Ave-fauna Nesse projeto os visitantes conhecem e participam do processo atrav?s da viv?ncia e observa??o que possibilita conhecer um pouco mais sobre a vida das aves.
Ao longo da trilha foram espalhados comedouros confeccionados com garrafas pets e cordas de varal, que encontram-se amarrados nas ?rvores.
Neles s?o colocadas frutas que n?o passam no controle de qualidade do com?rcio local e s?o doadas a nossa escola.
Os comedouros s?o abastecidos com as crian?as de acordo com o cronograma de visita??o, permitindo assim, que elas participem do processo de alimenta??o dos p?ssaros e comparem o alimento oferecido a eles com as sementes que utilizamos em casa.
13.
?reas de Lazer A Escola Ambiental Bosque do Saber ? aberta ? comunidade aos finais de semana e feriados permitindo que todos possam conhecer os projetos e utilizar do espa?o como fonte de lazer e estudo.
Contamos com uma ?rea de alimenta??o, equipada com recipientes apropriados para o descarte de lixos recicl?veis; mesas de jogos (dama, xadrez, jogo da velha e trilha) e amarelinhas, todos confeccionados com troncos originados da poda de ?rvores em nosso munic?pio e um parque infantil, o qual foi reestruturado em dezembro de 2008, tendo seus brinquedos substitu?dos por brinquedos feitos com eucalipto tratado (madeira de reflorestamento certificada).
14.
Jardim das Borboletas Esse projeto busca transmitir informa??es e despertar a curiosidade quanto a cria??o e observa??o de borboletas, compreendendo seu ciclo de vida, seu comportamento, sua contribui??o para o ecossistema, com o prop?sito de conhecimento, sendo mais um eixo norteador de respeito a biodiversidade tornando-se parte integrante do Programa de Educa??o Ambiental realizado na trilha.
As plantas escolhidas para compor este jardim s?o esp?cies que produzem grande quantidade de n?ctar e possuem flores de colora??o atrativa para as borboletas, o que garante constante presen?a destes insetos.
Temos a presen?a constante de borboletas em nosso jardim o que possibilita um estudo direto dessa esp?cie.
Os alunos conhecem as fases de desenvolvimento e por muitas vezes o nascimento de borboletas, as quais s?o soltas no ambiente natural pelos pr?prios alunos.
15.
Jardim dos beija-flores O objetivo desse jardim ? atrair v?rias esp?cies atrav?s da flora natural para que possam ser realizadas atividades voltadas para o conhecimento e o respeito a essa esp?cie t?o delicada e importante de nossa fauna.
Durante as atividades, os alunos conhecem a flora atrativa dessa esp?cie, observam a presen?a da ave e aprendem atrav?s da pr?tica como alimentar corretamente e atrair a esp?cie atrav?s de bebedouros especiais em suas resid?ncias.
Ressaltando sempre que a principal maneira ? oportunizar a flora natural, deixando os bebedouros como segunda op??o.
A cria??o desse jardim vem complementar a proposta j? existente denominada Ave-fauna, pois serve de atrativo e alimento as aves em quest?o.
16.
Compostagem Nesse espa?o procuramos aplicar a sustentabilidade, fornecendo o fertilizante necess?rio para a horta, para o plantio e adubo dos jardins da escola.
Procuramos apresentar o processo de produ??o caseira do composto como uma forma de reciclagem e aproveitamento natural dos restos de alimentos e demais res?duos org?nicos.
O processo ? feito na pr?tica com os alunos, os quais montam uma composteira em uma caixa, aprendendo a cuidar levando-a para a escola, onde podem observar o processo de transforma??o em aproximadamente um m?s e utilizar essa mat?ria org?nica no jardim ou em vasos na pr?pria escola.
17.
Maquete de uma micro bacia hidrogr?fica Este espa?o demonstra a necessidade de usar e manter os recursos naturais de forma correta, aproveitando-os com o m?nimo de impacto poss?vel.
Nele ? explorada toda a estrutura de uma micro bacia hidrogr?fica, o ciclo da ?gua, a import?ncia da mata ciliar, o cuidado que se deve ter ao realizar ?reas de cultivo pr?ximos a lagos e nascentes, a utiliza??o de produtos qu?micos, o empobrecimento do solo, o conv?vio sustent?vel, entre outras possibilidades.
18.
Horta Org?nica O objetivo principal deste projeto ? fornecer aos educandos e visitantes, informa??es de como proceder durante o preparo, o plantio, o cultivo, a colheita e a higieniza??o de hortali?as e leguminosas.
As crian?as visitantes participam de todo o processo de manuten??o, cultivo e colheita.
Ap?s realizarem a colheita s?o transmitidos aos alunos dicas de higieniza??o dos alimentos.
A filosofia do projeto est? voltada ? uma linha de agricultura org?nica, isenta da utiliza??o de agrot?xicos, o que proporciona a produ??o de alimentos mais saud?veis e ao mesmo tempo menos agressivos ? natureza humana e ao ambiente.
19.
Pomar Org?nico Esse projeto busca incentivar a produ??o de frutas utilizando m?todos alternativos sem agress?o ao meio ambiente, incentivando o consumo de produtos naturais.
A produ??o serve para a degusta??o dos alunos enquanto recebem informa??es sobre a import?ncia do pomar org?nico e auxilio a manuten??o do projeto Ave-Fauna.
S?o transmitidas informa??es sobre sua composi??o org?nica permitindo o conhecimento de alguns tipos de ?rvores frut?feras, tamanhos respectivos, espessura de troncos, diversidade de folhas, diferentes tipos de frutos e pseudo-fruto.
OUTROS PROJETOS DE APOIO AO CONHECIMENTO AMBIENTAL Os projetos descritos abaixo buscam aprimorar o conhecimento ambiental desenvolvido durante as atividades da escola, apoiando e criando novas formas de trabalhar a educa??o ambiental, oferecendo a comunidade atividades de reflex?o.
A escola recebe o apoio e a parceria de empresas da cidade e regi?o preocupadas e envolvidas em a??es ambientais.
Atualmente temos como empresas parceiras: MANN_HUMMEL, Toyota do Brasil, Dupont, ?gua Doce lavanderia (troncos de madeira), Frutal Center, Quitanda da Tica (frutas para as aves) e Tamandar? Tintas (doa??o de tintas para o natal ecol?gico).
1.
Semana da ?gua A Semana da ?gua ocorre em parceria com as empresas e proporciona aos alunos visitantes atividades diferenciadas durante as viv?ncias realizadas durante o projeto, com enfoque no tema ?gua e no seu uso racional, oficinas com materiais recicl?veis e apresenta??es teatrais.
2.
Semana do Meio Ambiente Durante o M?s do Meio Ambiente (junho) realizamos uma programa??o especial em parceria com as empresas com atividades diferenciadas como gincanas confeccionadas com materiais recicl?veis, projetos de conscientiza??o, apresenta??o de pe?a teatral e participa??o no projeto AmbientA??O em parceria com a empresa Toyota.
3.
Feira de Ci?ncias O evento ? uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educa??o e a empresa Dupont, ocorre desde 2002 e seu objetivo principal ? despertar o gosto pela investiga??o cientifica.
Os professores s?o capacitados para trabalhar com o m?todo cient?fico e apresentam o projeto desenvolvido junto aos alunos na Feira de Ci?ncias ou Mostra de Ci?ncias.
4.
Semana da ?rvore As atividades diferenciadas neste per?odo buscam envolver a comunidade escolar na contribui??o e na revitaliza??o do ambiente escolar e suas proximidades, conscientizando sobre a import?ncia da ?rvore como ser vivo assumindo papel primordial em nossas vidas, mantendo o equil?brio do ecossistema.
Em parceria com as empresas realizamos atividades de conscientiza??o apresenta??o teatral, plantio e revitaliza??o de ?reas verdes, jogos e oficinas de materiais reciclados com os alunos visitantes.
5.
Oficina Pedag?gica de reciclagem Durante as oficinas os alunos confeccionam animais, brinquedos, objetos de decora??o, jogos com sucatas, entre outros todos com materiais recicl?veis.
As atividades desenvolvidas envolvem a quest?o do consumo consciente e a reflex?o sobre o 5 Rs.
Os objetos confeccionados t?m como base materiais recicl?veis, em diferentes materiais, permitindo que os mesmos tenham um acabamento agrad?vel e possam ser utilizados por se tornarem pe?as de bom gosto, descaracterizando-os como ?lixo?.
6.
Atividades aos finais de semana (Domingo Ecol?gico) As atividades aos finais de semana buscam contribuir para a forma??o de indiv?duos multiplicadores de a??es que gerem novas atitudes de conscientiza??o, tornando-os agentes ativos na pr?tica de preserva??o e conserva??o do ambiente ao seu redor.
Atingem ? toda a popula??o a medida que envolvem pessoas comprometidas com a responsabilidade de levarem adiante conhecimentos sobre o meio ambiente, e dispostas a cumprirem seus deveres como cidad?os envolvidos com a educa??o ambiental.
Sendo assim, em parceria com a empresa MANN_HUMMEL s?o oferecidos durante o ano, quatro dias com atividades de oficina, apresenta??o teatral e atividades de leitura com a comunidade visitante.
7.
Participa??o na Feira Liter?ria Nossa unidade participa da Feira Liter?ria da Rede Municipal de Ensino apresentando os trabalhos do projeto Ecoleitura, distribuindo livros doados pela empresa parceira MANN_HUMMEL e folders da escola.
8.
Projeto Ecojogos O desenvolvimento da sensibilidade nas quest?es ambientais pode ocorrer de maneira prazerosa e um dos meios mais eficazes ? a utiliza??o de jogos interativos que abordem esse tema.
Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento da consci?ncia ecol?gica, atrav?s de jogos que permitam internalizar conceitos significativos que induzam ? reflex?o a cerca do tema.
Durante a semana, os jogos s?o disponibilizados aos alunos visitantes em atividades programadas no quiosque ?Ecojogos?, dentro desse projeto, seguindo o cronograma, al?m de jogar os alunos confeccionaram jogos com materiais recicl?veis.
Aos finais de semana, os jogos s?o disponibilizados ? comunidade no quiosque do projeto, oportunizando, mais um momento de intera??o entre pais e filhos.
Este projeto tem a parceria da empresa Mann_Hummel, tamb?m parceira do projeto Ecoleitura.
9.
Projeto Ecoleitura e Ecoteca As atividades neste espa?o s?o conduzidas com o objetivo de desenvolver nos alunos uma postura cr?tica, atrav?s de informa??es e valores veiculados pela leitura.
Este projeto envolve temas ambientais priorizando a participa??o da comunidade escolar na intera??o e participa??o das atividades propostas.
A leitura ecol?gica pode ser realizada em dois espa?os da escola: um quiosque e uma sala de biblioteca.
Atrav?s de leitura interativa, manuseio de fantoches, dramatiza??es, e outros recursos o grupo ? estimulado a refletir e opinar sobre os temas ambientais abordados.
O espa?o destinado ? leitura (quiosque) ? aberto a popula??o aos finais de semana e feriados, onde s?o disponibilizados diferentes t?tulos, al?m de fantoches confeccionados com materiais reciclados para explora??o, proporcionando as fam?lias visitantes um momento agrad?vel de leitura.
Esse projeto possui a parceria da empresa Mann_Hummel, a qual adquiriu para a unidade em 2010, uma Ecoteca - estrutura semelhante a uma banca de jornal em material longa vida reciclado , a qual concentra parte do acervo de livros do projeto, facilitando a intera??o dos visitantes com os materiais.
Al?m da Ecoteca foram adquiridos em 2010, mais de 1000 livros, em sua grande maioria t?tulos para a faixa et?ria de 0 a 7 anos.
© Prefeitura Municipal de IndaiatubaAv.
Eng.
F?bio Roberto Barnab?, 2800 - M.
D.
- CEP: 13331-900 - Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702Desenvolvimento Web: Departamento de Inform?tica (Secretaria Municipal de Administra??o)

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