F3 Studio, Curitiba - PR

1º Andar - R. Prof. João Soares Barcelos, 1602 - Hauer, Curitiba - PR, 81670-080, Brasil
Curitiba - PR

Pilates - -   F3 Studio   Contato   Imprensa   Fone: 41 3088-0303                       Pilates História do Método Pilates Joseph Hubertus Pilates nasceu na cidade de Monchengladbach, perto de Dusseldorf, na Alemanha em 1880.
Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática.
Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida.
Na juventude estudou e praticou Boxe, Yoga, Esqui, Mergulho, Ginástica, dentre outras atividades.
E aos 14 anos estava em tão boa forma que podia posar para mapas de anatomia devido ao grande desenvolvimento muscular que era muito aparente.
Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração onde tabalhava como enfermeiro, estando alí Pilates começou a experimentar exercícios com as molas fixadas nas camas, como uma tentativa para reabilitar os soldados feridos da guerra.
Os pacientes foram capazes de aplicar movimentos de resistência em seus músculos estando em suas próprias camas, assim Pilates descubriu um sistema de exercícios que acelerava a recuperação dos mesmos.
Seu trabalho foi reconhecido quando nenhum interno treinado por ele foi afetado pela epidemia de Influenza (¨gripe espanhola¨), que em 1918 matou milhares de europeus.
Em 1926 Pilates emigrou para os Estados Unidos Na viagem de navio, conheceu Clara que mais tarde se tornara sua esposa.
O casal fundou um studio na cidade de Nova Iorque.
, intitulando o Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como a Arte do Controle ou “Contrologia”.
Juntos, Joseph e Clara surpevisionaram o studio até meados dos anos sessenta e ele desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores a levar uma vida longa e saudável.
Joseph Pilates faleceu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio em seu studio.
Fiel ao seu próprio método, estava seguro que seus conhecimentos estavam adiantados em relação a sua época.
Os 6 princípios do Pilates Os princípios originais do método Pilates enfatizam muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados.
São eles: concentração, centralização, respiração, controle, precisão e fluidez.
Concentração É a mente que guia o corpo.
Deve-se dar atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.
É a transformação de um pensamento em movimento.
Sempre haverá mais de um aspecto a ser pensado ao mesmo tempo.
Centralização É também conhecido como “Power House”, ou casa de força, centro de força.
É um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.
O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.
Os músculos são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril.
Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura.
Respiração A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento.
A expiração deve ser forçada e a inspiração, o mais natural possível.
Via de regra, expira-se nos momentos de maior esforço dos movimentos.
Esse mecanismo utiliza a musculatura profunda do abdômen (oblíquos e transverso do abdômen), além do assoalho pélvico e eretores profundos da coluna (principalmente os multífidos).
A ativação desta musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício.
A inspiração deve ser enfatizada lateralmente e posteriormente, ou seja, tridimensional, o que otimiza as trocas gasosas, melhorando a oxigenação dos tecidos e a capacidade pulmonar.
Este é o principal princípio e está presente em qualquer escola ou linha de formação.
A respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.
Controle É o melhor recrutamento da musculatura desejada.
Visa um padrão suave e harmônico de movimento.
O aprendizado motor dos movimentos também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.
Precisão Diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.
Fluidez A fluidez e leveza dos movimentos permitem a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício.
Os movimentos não têm início, meio ou fim.
Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.
Nossas especialidades Pilates Fisioterapia estética RPG Osteopatia             Pilates   Fisioterapia Estética   RPG   Ospeopatia início   F3 Studio   Contato   Imprensa       F3 Studio Rua Professor João Soares Barcelos, 1602 - 1º andar - Hauer - Curitiba-PR - Fone: 41 3088-0303   © 2010-2013 | Todos os Direitos Reservados    

Localização como chegar a F3 Studio