Fonte Vital, Rio Grande da Serra - SP

Av. Dom Pedro I, 118 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000, Brasil
Rio Grande da Serra - SP

- - Toggle navigation Centro de Odontologia Especializada Com as melhores condições de PAGAMENTO! Agora no WhatsApp 99641-2864 e no FACEBOOK Agende uma AVALIAÇÃO Especialidades Na Fonte Vital você encontra especialistas em estética com microscopia, prótese, ortodontia, implante, periodontia, odontopediatria, endodontia e cirurgia [ saiba mais] Depoimentos Devido as minhas necessidades para o tratamento dos meus dentes, pesquisei muito outros consultórios, mas, onde mais me identifiquei foi com a Fonte Vital.
[ leia na íntegra depoimento de José Carlos Fontes] Diferenciais * Check-up Digital Preventivo: fazemos um diagnóstico completo para você.
  * Materiais de Primeira Linha  * Autoclave: garantia de limpeza de todos os instrumentos clínicos [ conheça mais] Nossas Especialidades Oferecemos um tratamento dinâmico, de acordo com suas necessidades e preferências.
E mais.
Implantes Dentários Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais.
Dentaduras parciais e próteses totais poderam ser substituido por próteses fixas através dos implantes devolvendo ao paciente estética e funções adequadas.
Ortodontia A ortodontia é direcionada à correção do mau posicionamento dos dentes, através da utilização de aparelhos fixos e móveis, visando sanar problemas funcionais e estéticos.
Periodontia Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
Dentística É o ramo da odontologia especialista em restaurar dentes destruídos, por cáries ou outros motivos, além de adequar a beleza do sorriso, mudando a cor ou formato dos dentes.
Endodontia Popularmente conhecida como “tratamento de canal”, consiste na remoção da polpa dentária (tecido mole, nervos e vasos sanguíneos) e sua substituição por um material obturador, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
Pediatria A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.
  São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes.
Próteses Dentárias Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias.
Assim as próteses restauram as funções: mastigatória, estética e fonética, e minimizar os efeitos acima referidos.
Estética com Microscopia Com o microscópio odontológico o médico dentista não terá limites em diagnósticos e tratamentos.
No computador, ficam arquivadas fotos de cirurgias realizadas com o auxílio do microscópio.
Com a ampliação da imagem, o dentista passa a ter mais segurança para realizar um procedimento com a certeza de estar atingindo o local exato.
Além disso, o uso do microscópio reduz o desgaste do dente porque o profissional tem, com a ampliação da imagem, o controle total da estrutura dental.
Depoimentos Confira as opiniões de quem já usufluiu da excelência do nosso atendimento Acho o atendimento da clínica excelente, desde os funcionários que nos tratam muito bem e os profissionais que nos atendem.
É uma clinica de excelente padrão.
Lívio Silva Alves  • Dentística, Estética e Prevenção.
Obtive informações sobre a Fonte Vital através de uma amiga, precisava fazer um tratamento e como havia mudado de cidade, não conhecia nenhum centro de odontologia em quem confiava.
Então vim conhecer a clinica e gostei muito, desde os funcionários que nos atendem muito bem e o tratamento, pois a clinica trabalha com material de primeira e a higiene é impecável.
Então o resultado do tratamento foi muito bom.
Michelly Aparecida Cassaroti Alves • Dentística e Prevenção Está sendo muito bom meu tratamento estético, minhas expectativas e meus objetivos estão sendo realizados.
Sem muitas palavras.
acho ótimo.
Francisco Carlos de O.
Queijo  • Reabilitação Oral e Estético Devido as minhas necessidades para o tratamento dos meus dentes, pesquisei muito outros consultórios, mas, onde mais me identifiquei foi com a Fonte Vital devido sua higienização, atenção dos funcionários e dos próprios profissionais.
Portanto eu indico para que todos que irão fazer seu tratamento, antes de ir em outro consultório, que faça uma visita ao Centro de Odontologia Especializada Fonte Vital, porque o que eu esperava aconteceu.
Meu tratamento está ótimo.
  José Carlos Fontes  • Ortodontia Gostei do tratamento do centro de odontologia especializado fonte vital, onde posso destacar a higiene, o tratamento respeitoso dos funcionários da recepção/especialistas e a excelente qualidade do tratamento dentário.
Recomendo para todos, desde adultos , adolecentes e crianças.
   Maria Clemilda da Costa • Tratamento dentário Neste Século de tecnologia precisamos de um intermediario entre a ciência e o público, e ninguém pode fazer esse trabalho melhor do que a dra.
Sakae Nishimori Fukuma da Fonte Vital.
Ela e o grande explicador da época.
   Jose Amancio da Silva Filho • Tratamento dentário A CLÍNICA ODONTOLOGIA COM DEDICAÇÃO   venha para Fonte Vital Missão "Melhorar a saúde e bem estar da sociedade e de nossos pacientes, pela execução da odontologia com qualidade, da gentileza no atendimento e, também, através da divulgação da importância da saúde bucal, para que as pessoas possam se cuidar mais e viver melhor".
Visão "Sermos amplamente reconhecidos por nossos padrões éticos, qualidade de serviço e por nosso respeito à saúde e bem estar do ser humano".
Equipe A Fonte Vital conta com uma equipe multidisciplinar, profissionais capacitados de diversas áreas, especializados, experientes e em constante aperfeiçoamento.
Nosso objetivo é sua saúde bucal e bem-estar.
O quadro de profissionais esta sendo atualizado.
Dra.
Sakae Dentística Restauradora  CROSP-32635  Dra.
Andrea Mayumi Takasu  Odontopediatria CRO 111995  Dra.
Elisa Emiko Sasake Ortodontia CRO 53105 Dr.
Fabio Hiroito Asahi Dentística CRO 96410 Dra.
Regina Satuki O.
Tamai Periodontia CRO 55842 Dra.
Adriana Alexandroni Dentística Restauradora  CRO 44328 .
Dr.
Johnny H.
Takano Implantodontia CRO 95041 Dr.
Paulo César Mees Prótese CRO - 57228  Jaiza dos Santos Carvalho Recepcionista Fale Conosco Solicite informações ou agende sua avaliação  através dos nossos telefones ou preenchendo nosso formulário.
Assunto Escolha um: Agendar Avaliação Informações Reclamações Nome Email Telefone Mensagem Enviar Endereço: Fonte Vital - Clínica de Odontologia Especializada Av.
Dom Pedro I, n.
º 118 - Centro Rio Grande da Serra - SP Telefones: (11) 4820-2382 (11) 4820-2342 (11) 9641-2864 Você sabia Artigos atualizados sobre saúde bucal e procedimentos odontológicos Alimentos ácidos  Confira lista de alimentos ácidos, que podem causar lesões não cariosas nos seus dentes.
Saiba mais.
10 dúvidas antes de colocar aparelho! Vai ter que usar aparelho e está cheio de dúvidas? Confira todas as respostas aqui! Saiba mais.
5 bons motivos para colocar aparelho! Você pode ficar mais bonito, falar melhor.
Confira todos os motivos! Saiba mais.
Porque meu ortodontista não instalou todo o aparelho? Em algumas situações, pode-se considerar a hipótese de instalação parcial do aparelho, deixando alguns dentes, ou grupos de dentes sem aparelho.
Saiba mais.
  Top 6 dúvidas após instalação do aparelho! Confira as dúvidas mais comuns após a instalação do aparelho ortodôntico.
Saiba mais.
10 motivos para não tirar o aparelho fixo em casa! Tirar o aparelho fixo, a seco, sem ajuda de um profissional é altamente prejudicial para sua vida! Saiba mais.
A saúde bucal dos idosos  Como posso manter uma boa saúde bucal na terceira idade? Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira.
Saiba mais.
A saúde bucal das crianças Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries? Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele.
Saiba mais.
A anatomia dos dentes.
Quais são as diferentes Quais são as diferentes partes do dente? Coroa: parte superior do dente, geralmente a única parte visível.
O formato da coroa determina a função do dente.
Saiba mais.
O que é uma boa higiene bucal?  Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem.
Saiba mais.
Conhecendo a ortodontia   Conheça casos como mordida aberta, profunda, cruzada, diastema, e outros casos onde a ortodontia se torna necessária.
Saiba mais.
Periodontite  A Periodontite é uma doença inflamatória que acomete os tecidos ao redor dos dentes (gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes) e pode levar à mobilidade e perda dos dentes.
Saiba mais.
Clareamento Dental com Laser Nossa clínica convida você a aconhcer o CLAREAMENTO DENTAL COM LASER, a técnica mais moderna, rápida e segura para que seu sorriso seja seu maior alidado.
Saiba mais.
Previnir Cáries  A cárie é uma doença tramissível e infecciosa.
Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente.
Saiba mais.
Contaminação de escovas dentais  As escovas dentais, após serem utilizadas para a higiene bucal e armazenadas em condições usuais, podem se tornar contaminadas por diferentes tipos de bactérias, inclusive microorganismos causadores da doença cárie.
Saiba mais.
Adoçantes: implicações para os dentres e a nutrição    O adoçante é considerado um substituto do açúcar em relação ao paladar, no entanto, é preciso esclarecer que, enquanto o açucar é calórico, os adoçantes podem ou não conter calorias.
Saiba mais.
Copyright 2014 | Todos os direitos reservados -- Fonte Vital - Clínica de Odontologia Especializada Todos os profissionais são especialistas em sua área, assim você pode ter sempre o melhor atendimento em cada especialidade.
  Primeiramente, você poderá agendar uma avaliação pelo telefone ou vindo diretamente na Fonte Vital - Centro de Odontologia Especializada.
  Nesta avaliação, um dentista irá verificar quais são as soluções mais adequadas para o seu caso e indicará quais especialistas cuidarão do seu tratamento.
De acordo com a conduta da Fonte Vital - Centro de Odontologia Especializada, todos os profissionais devem esclarecer, de forma clara e objetiva, todas as etapas do seu tratamento.
  Além disso, você também pode realizar os exames radiológicos na própria clínica, o que garante mais comodidade e agilidade.
Fechar × Alimentos ácidos Tanto alguns hábitos pessoais como determinadas características físicas dos alimentos pordem ter influência na capacidade erosiva destes.
Quanto maior o número de vezes que um dente entra em contato com alimentos ácidos, maior será a erosão total.
Isto ocorre porque os primeiros minutos de contato dos ácidos com o esmalte são os mais drásticos.
Ou seja, entrar em contato com alimentos ácidos três vezes por dia, durante 3 minutos cada vez, é muito pior do que consumir alimentos ácidos apenas uma vez por dia, durante 9 minutos.
Confira tabela com classificação dos alimentos em três grupos: - proibidos, pois não deveriam ser consumidos em excesso por nenhum paciente - liberados para todos os pacientes, em qualquer quantidade - depende, se o paciente é suscetível a lesões não cariosas   PROIBIDOS DEPENDE LIBERADOS FRUTAS E SUCOS - Limão - Grapefruit - Maracujá - Lima da Pérsia - Framboesa - Groselha - Amora - Mirtilo - Uva - Acerola - Morango - Abacaxi - Laranja - Kiwi -Tangerina - Pêssego - Damasco - Maçã Vermelha - Cereja - Ameixa - Goiaba - Manga - Tomate - Banana - Mamão - Melão - Melancia - Caqui - Coco - Fruta pão - Figo - Abacate - Frutas oleaginosas BEBIDAS - Esportivas - Chá de limão - Lemonade Snapple - Mountain Dew - Caipirinha com limão - Refrigerante com limão - Água com limão - Colas - Vinhos - Chá de Fruta - Gingerale - Fanta laranja - Guaraná - Colas lights - Águas aromatizadas - Cerveja - água ardente - Café - Chá de erva - Bebidas de soja - Root beer - Iogurte - Leite - Água mineral DOCES - Geléias - Pirulito de limão - Bala de limão - Bala de frutas - Mel - Compotas - Sorvetes - Barra de cereais - Chocolate - Goma de mascar - Bala de goma - Bolo - Pudim - Gelatina OUTROS - Vinagre - Mostarda - Ketchup - Pepino pickles - Cebola pickles - Molho inglês - Pimenta tabasco - Maionese - Enlatados - Carne - Ovo - Peixe - Vegetal - Cogumelo - Frutos do Mar - Grão - Massa - Queijo - Pão Fechar × 10 dúvidas antes de colocar aparelho! 1.
Doutor, aparelho ortodôntico dói? Eu poderia dar várias respostas a esta pergunta! Mas vou dar a opinião de paciente que fui um dia e de profissional que sou hoje.
- Dói, mas nem tanto! Além disso, o que dói são os dentes e não o aparelho.
Mas como assim? - Dói, mas dá para aguentar, não é insuportável.
- Dor é como senha de cartão, pessoal e intransferível.
- Cada um sente a dor de modo diferente, individual e numa intensidade pessoal.
  2.
Mas colocar aparelho dói? (paciente na cadeira do dentista) Não precisa anestesia, nem pânico algum, pois as consultas vão acontecer de modo bem tranquilo.
  3.
Ortodontista que coloca Aparelho Removível é pior do que o que põe Fixo? Claro que não! Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! Infelizmente, aqui no Brasil, há uma certa separação destas duas especialidades.
Mas a verdade é a seguinte: uma não vive sem a outra, um tratamento, às vezes, necessita dos dois aparelhos e quem vai decidir qual é o melhor aparelho é o seu Ortodontista!   4.
Posso comer torresmo, costela e quebra queixo com aparelho? Só se você quiser deixar seu Ortodontista muito, mas muito "feliz" em ter que recolar peças do seu aparelho! Portanto, nada de alimentos muito duros durante o tratamento! É o pequenino "sacrifício" da estética dos seus dentes!   5.
Tenho que comprar Escovas Super Dooper Deep Clean Fast Draft Brush? Ao meu ver, a escova deve ter apenas 3 características: - Cabeça pequena para chegar até os últimos dentes.
- Cerdas macias para não machucar a gengiva.
- Pontas arredondadas das cerdas para também não ferir a gengiva.
O resto é resto! Cabo emborrachado, limpador de língua, limpador de bochecha de nada adiantam se você não souber ou quiser escovar seus dentes!   6.
Ah, e o fio dental? (esta dúvida surge logo após a pergunta anterior) Tem que ter cera na composição! A cera agarra toda sujeira que fica entre os dentes! E este é outro assunto importantíssimo a ser aprofundado num próximo momento.
  7.
Doutor, aparelho dá mau hálito? Só se a escovação não for bem feita! :-P Tá certo que a "borrachinha" de alguns pacientes vai ficando encardida e difícil de higienizar.
Sinal de que a próxima consulta se aproxima! Falo de aparelhos que não utilizam "borrachinhas" neste guets post no Blog do Dentista.
   8.
Vou ter que usar o "freio de burro"? Calma, o nome certo para o aparelho é Arco Extra Bucal (AEB) e se, a indicação do seu caso for esta, sim você terá que usar.
Sabendo da pouca colaboração de alguns pacientes, a Ortodontia caminha para métodos alternativos a estes aparelhos, mas ainda em casos específicos o AEB é a melhor alternativa.
  9.
Doutor, desisti do Ortodontista anterior porque ele não queria por aquele aparelho fixo no meu filho(a)? Cada caso deve ser avaliado individualmente, se a indicação for o uso de aparelho ortopédico removível pela idade, dentição (de leite) ou fase de crescimento (criança, adolescente ou adulto), não têm porque usar o que não foi indicado.
  10.
Se eu faltar à manutenção, tenho que pagar? Esta questão talvez seja a mais polêmica, portanto, a resposta não será tão simples.
O Ortodontista quando passa o plano de tratamento para o paciente, calcula vários quesitos, além da dificuldade do caso, e depois passa o valor do tratamento dividido em parcelas iguais ou não, dependendo do profissional.
Portanto, o combinado não sai caro!  fonte: Ortodontia Para Todos Fechar × 5 bons motivos para colocar aparelho! 1.
Ficar mais bonito(a) Nem precisa explicar, né? Um sorriso com dentes bonitos e bem alinhados é muito mais charmoso.
Ou você ainda têm dúvidas!  2.
Mastigar melhor Com os dentes bem encaixados, mastigamos com maior eficiência aproveitando todos os nutrientes necessários para sua saúde.
  3.
Falar direito Alguns problemas, como a mordida aberta dificultam o posicionamento da língua e conseqüentemente a dicção de certas palavras.
  4.
Não ter problemas na ATM O que é isso? Faça um teste: ponha os dedos indicadores nos dois lados do rosto, em frente às orelhas.
Agora abra e feche a boca bem devagar.
Sentiu como o osso inferior se desloca? É mais ou menos nesse lugar que a mandíbula se encaixa na maxila e a este conjunto chamamos de Articulação Temporo-Mandibular(ATM).
Quando a mordida está torta, a articulação de um lado acaba sofrendo uma pressão maior do que deveria.
Isso, com o passar do tempo, pode causar uma série de problemas, como dores de ouvido, de cabeça, estalos e por aí afora.
  5.
Ter gengivas saudáveis Dentes encavalados dificultam a escovação e a higiene com fio dental, isso pode trazer problemas para as gengivas que começam a sangrar e a ficar vermelhas e brilhantes, sinais que elas não estão bem de saúde.
fonte: Ortodontia Para Todos Fechar × Porque meu ortodontista não instalou todo o aparelho? Mais uma dúvida recorrente no consultório, vamos a resposta:  "Em muitos pacientes é correto instalar todos os braquetes e bandas logo no início do tratamento, de forma que o desconforto se limite a uma visita, e que todos os dentes comecem a ser corrigidos desde o início.
Entretanto, em algumas situações, pode-se considerar a hipótese de instalação parcial do aparelho, deixando alguns dentes, ou grupos de dentes sem aparelho.
" MBT.
  Uma das situações é a mordida profunda (quando os dentes de cima encobrem os dentes de baixo) que impede a montagem imediata do aparelho ortodôntico sendo necessária a evolução do tratamento somente com o aparelho superior montado.
Em alguns casos, o paciente aguarda cerca de 6 meses para a montagem do inferior, porém somente seu ortodontista pode diagnosticar corretamente esta patologia e determinar o melhor tratamento.
  Dentes fora de posição, "dentes encavalados", impedem a montagem logo no início, deve-se esperar o alinhamento dos outros dentes até que seja possível a colagem do aparelho no dente que esta fora de posição ou que haja espaço para seu alinhamento.
  Citei as duas principais situações, existem outras, onde o ortodontista irá diagnosticar caso a caso, estas podem ocorrer de maneira isolada ou combinada, postergando a montagem completa do aparelho.
  fonte: Ortodontia Para Todos Fechar × Top 6 dúvidas após instalação do aparelho! 1.
Doutor, meus dentes vão doer após a instalação do aparelho? Normalmente, o paciente relata certo incômodo num período que varia de 12 a 72 horas após a instalação do aparelho.
Então, durante este período recomenda-se a mastigação de alimentos mais macios.
A sensibilidade diminui aos poucos e o paciente volta a mastigar alimentos mais resistentes.
  2.
Doutor, mas meus dentes doeram uma semana.
Para os “mais sensíveis”, aqui vocês encontrarão um artigo do site "com ciência" que fala sobre o “limiar da dor e a sua especificidade” explicando a existência de indivíduos mais sensíveis a certos estímulos dolorosos do que outros.
Sabemos que a mulher é mais sensível a dor, porém infinitamente mais resistente à dor do que os homens.
  3.
Quanto tempo meu tratamento vai demorar? Pergunta de resposta difícil.
Quando você vai orçar um carro batido, o funileiro vai ver o tamanho do estrago, para assim dizer além do preço, o tempo para que seja consertado o automóvel.
Só que o corpo humano não é como um carro, e nem se conserta com uma funilaria.
O corpo humano é muito diferente de qualquer material que pudermos pensar em associar, pois muitas variáveis estão em questão, desde a colaboração do paciente, idade (se criança, adolescente ou adulto), sexo, doenças sistêmicas, hábitos deletérios (se chupa dedo, morde tampa de caneta, roe unhas, etc), padrão facial e de crescimento, etc.
Portanto, o caso deve ser analisado individualmente.
Costumo orientar meus pacientes quanto a média do tempo de tratamento, explicando que posso terminar até antes ou um pouco depois dependendo da responsabilidade do próprio paciente, pois de nada adianta planejar um belo sorriso, se o mesmo falta às consultas, não escova os dentes corretamente, vem com o aparelho todo quebrado, não utiliza o aparelho pelo tempo recomendado pelo ortodontista.
  4.
O aparelho escureceu, amarelou meus dentes! O aparelho não escureceu seus dentes, a impressão foi causada pelo metal do aparelho que acaba por cobrir parte da superfície do dente, ou contraste da borrachinha branquinha com seu dente.
Para saber mais sobre isto leia este post.
  5.
Posso fazer clareamento com aparelho fixo?  Ou faz antes ou depois! O clareador não consegue penetrar na área do braquete, caso você fizesse, seus dentes ficariam como um "lindo" mosaico branco amarelo.
  6.
Doutor, aparelho machuca muito? Muito não.
um pouco sim.
Qualquer acessório instalado dentro da boca pode causar um certo desconforto durante alguns dias.
Para isso, seu ortodontista vai indicar a melhor forma de adaptação e proteção (uso de cera, pomada, etc).
De qualquer forma, dentro de alguns dias, o paciente não sentirá a presença do aparelho, é como se fizesse parte dele.
  fonte: Ortodontia Para Todos Fechar × 10 motivos para não tirar o aparelho fixo em casa! Tirar o aparelho fixo, a seco, sem ajuda de um profissional é altamente prejudicial para sua vida! Leia 10 motivos para não fazer isso:  1.
Motivo mais óbvio de todos, que seria o de arrancar os dentes junto com o aparelho fixo.
Para isso você tem outras formas interessantes que já postei aqui como arrancar os dentes com um foguete, por exemplo!  2.
Fratura do esmalte dentário! Claro, o material usado para colar o aparelho fixo é altamente resistente a forças de tração, traduzindo ele é feito para resistir a mastigação, portanto têm o alicate certo para retirá-lo sem o risco de quebrar seu dente, não vai achando que aquele vizinho torneiro mecânico tem o alicate mais apropriado! Com certeza não é o material que o cabeçudo deste post utilizou.
 3.
Obtenção de um lindo "sorriso amarelo", afinal retirar os braquetes do aparelho fixo, sem remover a cola que sobra, vai transformar seu dente num imã para tudo que você comer e beber.
Imagine aquele pão com ovo da semana passada.
  4.
Mau hálito.
Obter um "maravilhoso" hálito do Kokolynos ou de Cocolgate, pois a sujeira que grudar na cola vai "fermentar" e as bactérias irão proliferar.
  5.
Cárie nos dentes.
Depois de algum tempo, os dentes ficarão cariados.
esburacados.
e vão doer.
  6.
Doença periodontal: gengivite e periodontite.
Suas gengivas serão as próximas estruturas a sofrer do auto-tratamento, sangramento e inchaço é destino certo!  .
Dor de dentes, este é o pior motivo, porque só quem sentiu dor de dentes sabe como é!  8.
Economia, esta é uma falsa armadilha, achar que foi mais esperto e economizou "algum" com o dentista.
Depois de apresentar todos estes motivos anteriores, por que você acha que vai economizar dinheiro? Muito pelo contrário, para consertar todo estrago produzido, vai ter que gastar muito mais!  9.
Tornar-se solteiro(a), se você não namora, agora vai"ficar pra titia".
E se é casado(a), o(a) cônjugue vai pedir divórcio! Quem quer ficar com gente desdentada, gengiva inchada, sangrando e com bafo de onça?  10.
Comunicação! Já dizia o Velho Guerreiro Chacrinha: "Quem não comunica se estrumbica!" Basta apenas uma conversa franca com seu profissional ortodontista, para que você não passe todo este contra-tempo! Se você não está a fim de realizar um tratamento ortodôntico, ou quer usar aparelho fixo de enfeite, tire essa idéia da cabeça.
Tratamento Ortodôntico é sério e você pode perder seus dentes brincando com isso! Vai arriscar?  fonte: Ortodontia Para Todos Fechar × A saúde bucal dos idósos Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira.
Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, se usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza.
  Que informações sobre a saúde bucal um indivíduo da terceira idade deve ter?  Até mesmo quem escova e usa fio dental regularmente, pode ter alguns problemas específicos.
Muitas pessoas na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde geral.
Felizmente, seu dentista pode ajudar você a encarar estes desafios com êxito quase que garantido.
  • As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são mais comuns em pessoas da terceira idade.
Por isso, é importante escovar com um creme dental que contenha flúor, usar fio dental todos os dias e não deixar de ir ao dentista.
  • A sensibilidade pode se agravar com a idade.
 Com o passar do tempo é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental.
Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias.
Nos casos mais severos, pode ocorrer sensibilidade com relação ao ar frio e a alimentos e líquidos doces ou amargos.
Se seus dentes estiverem muito sensíveis, tente usar um creme dental apropriado.
Se o problema persistir, consulte o dentista já que esta sensibilidade pode indicar a existência de um problema mais sério, como, por exemplo, cárie ou dente fraturado.
  • As pessoas mais velhas se queixam de boca seca com freqüência.
Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde.
Se não tratado, pode prejudicar seus dentes.
Seu dentista pode recomendar vários métodos para manter sua boca mais úmida, como tratamentos ou remédios adequados para evitar a boca seca.
  • Enfermidades preexistentes (diabete, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca.
Converse com seu dentista sobre quaisquer problemas de saúde existente para que ele possa ter uma visão completa da situação e para que possa ajudar você de forma mais específica.
  • As dentaduras tornam mais fácil a vida de muitas pessoas da terceira idade, mas exigem cuidados especiais.
Siga rigorosamente as instruções do seu dentista e, caso ocorra qualquer problema, marque uma consulta.
Os portadores de dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral pelo menos uma vez por ano.
  A gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades e que pode se tornar muito sério, especialmente em pessoas de mais de 40 anos.
Vários fatores podem agravar a gengivite, inclusive:  1.
Má alimentação.
  2.
Higiene bucal inadequada.
  3.
Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.
  4.
Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.
  5.
Certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.
  Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticálas o mais cedo possível.
As consultas periódicas garantem o seu diagnóstico e o seu tratamento precoce.
É importante saber que a boa higiene bucal evita o aparecimento de enfermidades gengivais.
  As próteses são usadas para reforçar dentes danificados ou substituir dentes extraídos.
Uma coroa é usada para recobrir um dente que sofreu perda de substância.
Ela fortalece a estrutura do dente e melhora a sua aparência, sua forma ou seu alinhamento.
As pontes ou próteses fixas são usadas para substituir um ou mais dentes faltantes e são fixadas nos dentes naturais ou nos implantes situados ao lado do espaço deixado pelo dente extraído.
  fonte: Colgate Fechar × A saúde bucal das crianças Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries? Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele.
Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes.
Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante.
E atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal.
Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajuda-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos: • Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental.
Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
  • Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido.
Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.
• Ingerir alimentos com açúcar e amido durante as principais refeições e não entre as refeições (a saliva extra, produzida durante a refeição, evita que os resíduos alimentares se depositem nos dentes).
  • Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental).
Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor.
Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.
  • Ir ao dentista para exames regulares.
  Que técnicas de escovação posso ensinar a meus filhos?  Observe seu filho escovar os dentes.
Auxilie-o até que ele se habitue ao seguinte:  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor.
Não deixe a criança engolir o creme dental.
•Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior.
Escove suavemente.
  • Escove a superfície externa de cada dente.
Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva.
Escove com movimentos para frente e para trás.
  • Escove a superfície de cada dente usada para mastigar.
Escove suavemente.
  • Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.
  • Não esqueça de escovar a língua!   Quando a criança deve começar a usar o fio dental?  O fio dental remove as partículas de alimentos e placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha não consegue retirar.
Por isso, comece a usá-lo quando a criança tiver quatro anos.
Ao completar oito anos, as crianças já podem usar o fio dental sem auxílio dos pais.
O que é selante dental e como saber se meu filho precisa usá-lo? O selante dental cria uma barreira altamente eficaz contra as cáries.
O selante é uma película fina de plástico (resina) aplicada à superfície dos dentes permanentes posteriores, onde a maioria das cáries se forma.
A aplicação do selante não dói e pode ser feita durante uma consulta ao dentista.
O dentista poderá informar se é recomendável fazer esta aplicação nos dentes de seu filho.
O que é o flúor e como saber se meu filho está recebendo a quantia certa de flúor? O flúor é uma das melhores maneiras de evitar as cáries.
Trata-se de um mineral natural que se combina com o esmalte dos dentes, fortalecendo-os.
Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantia de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes.
Para saber se a água que você tem em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que apresenta, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município.
Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), seu pediatra ou dentista poderá recomendar gotas de flúor ou um enxagüante bucal, além de um creme dental com flúor.
Qual é a importância da alimentação na saúde bucal da criança? Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada.
Sua alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.
Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas são seu maior inimigo.
Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas.
Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries.
Cada “ataque” pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento.
Até as "beliscadas" podem criar ataques ácidos da placa.
Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.
O que fazer se meu filho quebrar um dente? Em qualquer caso de ferimento na boca, você deve comunicar-se imediatamente com o dentista.
Ele fará um exame na área afetada e determinará o tratamento adequado.
Você pode dar um analgésico para evitar que a criança sofra até chegar ao consultório.
Se possível, guarde a parte quebrada do dente e mostre-a ao dentista.
No caso cair o dente em razão de um acidente, leve o dente ao dentista o mais rápido possível.
Evite tocar muito no dente e procure não limpá-lo.
Coloque-o em água ou leite até chegar ao consultório do dentista*.
Em alguns casos é possível reimplantá-lo * Pode ser que seja possível recolocá-lo na boca de seu filho através do procedimento de reimplante.
  fonte: Colgate Fechar × A anatomia dos dentes.
Quais são as diferentes Quais são as diferentes partes do dente?  • Coroa: parte superior do dente, geralmente a única parte visível.
O formato da coroa determina a função do dente.
Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.
•Linha de junção dos dentes e da gengiva: Sem a escovação e uso adequado do fio dental, nesta área podem se formar a placa e o tártaro, causando gengivite e outros males.
  • Raiz: parte do dente que está dentro do osso.
A raiz, que mantém o dente inserido no osso, constitui mais ou menos dois terços do seu tamanho.
• Esmalte: a camada mais externa da superfície do dente.
É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.
• Dentina: camada dentária situada abaixo do esmalte.
Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que vão diretamente à polpa do dente.
  • Polpa: tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sangüíneos.
Quando a cárie atingir essa área, as pessoas geralmente sentem dor.
  Quais são os nomes dos dentes? Cada dente tem uma função ou tarefa específica (Consulte a ilustração do arco dental nesta seção e identifique cada tipo de dente):  • Incisivos: dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos.
  • Caninos: dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.
  • Pré-molares: com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
  • Molares: Para triturar os alimentos, estes dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida.
  fonte: Colgate  Fechar × O que é uma boa higiene bucal? Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal.
Isto é, com uma higiene bucal adequada:  • Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares; • A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;  • O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
  Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito.
Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
  Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
  Como garantir uma boa higiene bucal?  Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem.
Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.
Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas.
  Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.
Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.
  Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.
  Essas medidas são:  • Escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia e usar fio dental diariamente;  • Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições;  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;  • Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar; •Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
  Técnicas corretas de escovação:  •Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva.
Movimente a escova, afastando-a da gengiva;  • Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente; • Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
  Uso correto do fio dental:  •Use aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos; •Siga, com cuidado, as curvas dos dentes;  •Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.
Fechar × Conhecendo a ortodontia Geralmente as pessoas procuram por tratamento ortodôntico porque seus dentes não tem boa estética.
A falta de um sorriso perfeito leva a inibição e ao sofrimento, pois vivemos em um mundo onde um sorriso brilhante e alinhado, com dentes perfeitos, contribuem para o sucesso social e profissional.
  Há alguns casos em que a ortodontia se torna necessária.
  Vejamos alguns exemplos:  Mordida Aberta:geralmente provocado por uso prolongado de chupetas, sucção de dedos ou respiração bucal.
  Mordida Profunda: ocorre quando os dentes superiores cobrem totalmente os dentes inferiores.
  Mordida Cruzada:pode ser unilateral ou bilateral.
Ocorre quando o encaixe dos dentes superiores com os inferiores se dá de forma inversa.
  Diastema:espaços entre os dentes que tornam o sorriso anti-estético, principalmente se ocorrer nos dentes da frente.
Apinhamento:ocorre devido a falta de espaço para o alinhamento dos dentes, fazendo com que um dente se sobreponha sobre o outro.
Giroversão:ocorre quando o dente faz um movimento de rotação sobre o seu próprio eixo, deixando-o com um posicionamento incorreto.
  Acabamos de citar algumas das causas mais comuns que indicam um tratamento ortodôntico.
  Se você se identificou com alguns desses itens citados e tem vontade de corrigi-los, procure a Fonte Vital! Fechar × Periodontite O que é A Periodontite é uma doença inflamatória que acomete os tecidos ao redor dos dentes (gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes) e pode levar à mobilidade e perda dos dentes.
É causada pela placa bacteriana, que é um aglomerado de bactérias e restos alimentares que inflama a gengiva.
  Como reconhecer  Os sinais podem ser indolores, e os mais comuns são sangramento, inchaço e vermelhidão na gengiva, recessões gengivais e em casos extremos, a presença de pus e mobilidade dentária.
Por isso, devemos estar atentos a esses sinais e procurar um dentista o mais rápido possível.
  Como tratar  O periodontista é o profissional especializado no tratamento da periodontite e seu tratamento consiste em raspagem cirúrgica, adaptações de restaurações, próteses e orientação de higiene bucal, visando controlar a doença.
A manutenção periódica do tratamento também é importante pois possibilita intervenções precoces em quadros que apresentam evolução da doença.
  Como acontece O estágio inicial da periodontite é conhecido como gengivite e é caracterizada pelo sangramento e inchaço da gengiva, sendo portanto reversível com raspagem e melhora da higiene oral.
Sem essas medidas, o osso começa a ser afetado, sinal que a periodontite já se instalou e a perda óssea torna o quadro irreversível.
Neste estágio, a raspagem cirúrgica pode ser necessária e com uma significativa melhora na higiene bucal é possível controlar a doença e estabilizar o quadro.
Se o paciente permanecer sem tratamento, a perda óssea evolui e o dente perde suporte e começa a apresentar mobilidade.
Nesta fase, o tratamento por incluir tratamento de canal, e até a extração do dente.
  Como prevenir A prevenção da periodontite consiste em manter no dia-a-dia uma boa escovação aliada ao uso do fio dental.
Como a causadora da periodontite é a placa que permanece nos dentes e gingiva por um período prolongado, somente a limpeza diária adequada de todos os cantinhos dos dentes é capaz de prevenir não só a periodontite, como o aparecimento de cáries também.
  O seu dentista é a pessoa mais indicada para orientá-lo sobre como escovar os dentes e passar corretamente o fio.
Fechar × Clareamento Dental com Laser Nossa clínica convida você a aconhcer o CLAREAMENTO DENTAL COM LASER, a técnica mais moderna, rápida e segura para que seu sorriso seja seu maior alidado.
  CONHEÇA O PROCESSO:  A revolução do Clareamento Dental com LASER não é por acaso.
É supreendentemente mais rápido e confortável: apenas 1 hora, em média, com todo o bem-estar, sem anestesia e sem dor, contra os até 30 dias necessários para o desconfortável e demorado clareamento caseiro com moldeira.
E você tem a segurança de ter um Cirurgião-Dentista cuidando da sua saúde oral e garantindo eficiência nos resultados.
Com total supervisão profissional, em 1 hora você obtém o clareamento que deseja, sem qualquer preocupação ou desconforto, e com a tranquilidade e segurança que apenas o Clareamento Dental com LASER realizado em consultório pode oferecer.
Pense nisso!  UM SORRISO COM DENTES MAIS BRANCOS E ILUMINADOS:  Nossa clínica está preparada com as estruturas profissional e tecnológica que proporcionarão a você o mais perfeito sorriso.
Além do investimento na tecnologia LASER, nossos profissionais estão capacitados para o atendimento personalizado, esclarecendo suas dúvidas e garantindo o resultado que você quer.
  Marque já uma avaliação: AGORA VOCÊ PODE!  ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS.
  Por que os dentes escurecem?  Vários fatores provocam o escurecimento dos dentes.
As causas mais comuns são ingestão de alimentos com alta capacidade de pigmentação (café, refrigerante, vinho tinto, chocolate) e o hábito do cigarro.
  É possível fazer o clareamento dental com Laser por conta própria? Não.
O clareamento com LASER só deve ser realizado no consultório odontológico, com tecnologia adequada e sob a supervisão de profissionais capacitados.
  Qual a duração do processo de clareamento com Laser?  De 1 a 2 aplicações no máximo, no tempo médio de 1 hora.
  O clareamento com Laser pode ser realizado em qualquer idade?  Sim, mas para clareamento de boca toda, preconizamos a partir dos 16 anos, quando a formação das raízes já está completa.
  Quais as restrições para fazer o clareamento dental com Laser?  Não deve ser feito em caso de irritação gengival severa, gestantes e lactantes e pacientes com condições pré-cancerígenas.
  Fechar × Previnir Cáries A cárie é uma doença tramissível e infecciosa.
Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente.
Quado o açucar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.
  O que é placa bacteriana?  A placa bacteriana é uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes.
Ela é cariogênica quando bactérias capazes de causa a doença cárie estão presentes na sua composição.
  Meus dentes podem ser pouco resistentes a cárie?  Existem algumas doenças que podem alterar a composição dos dentes, levando a má-formação dentária.
Além disso, todos os dentes são mais susceptíveis a cáries quando erupcionam, pois ainda não estão com a calcificação completa.
Isso só será um problema se houver acúmulo da placa bacteriana cariogênica sobre os dentes, pois esta permitirá que a lesão se inicie.
Indivíduos com deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades na limpeza dos dentes devem ser supervisionados durante a escovação.
Portanto, indenpendentemente de os dentes serem mais ou menos resistentes, o importante é que limpeza dos dentes seja realizada de maneira adequada.
  Quais são os alimentos mais cariogênicos?  Há alimentos que protegem contra a cárie?  Os alimentos mais cariogênicos são os que apresentam açúcar na sua composição: os doces, as balas, os caramelos, os chocolates, os chicletes e os refrigerantes são exemplos desses alimentos.
Existem alguns alimentos que escondem o açúcar na sua composição, como a mostarda e o ketchup.
Todos esses alimentos podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto as principais refeições, seguindo-se a escovação.
A frequência com que se come o açúcar é muito importante: quando você ingere açúcar, os seus dentes ficam expostos aos ácidos protudores de cárie durante 20 minutos: se você ingerir açúcar 5 vezes ao dia, os seus dentes poderão ficar expostos aos ácidos produtores de cárie durante 100 minutos! O açucar também pode estar presentes em medicamentos líquidos e xaroposos, portanto, após ingeri-los, é preciso escovar os dentes.
A ingestão de farináceos e salgadinhos, principalmente entre as refeições, é um hábito considerado pouco saudável, quando se pensa em prevenção da doença e, portanto, deve ser evitado.
Por outro lado, existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes.
Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem conta a desmineralização do dente.
  O mel ou o açúcar mascavo podem substituir o açúcar sem danos aos dentes? Esses alimentos são ricos em açúcares facilmente transformados em ácidos pelas bacterias cariogênicas.
O hábito de adoçar ou lambuzar a chupeta com mel pode provocar lesões de cárie, pontanto, deve ser evitado.
  Como posso saber se tenho cárie?  A identificação das lesões de cárie pode ser feita através da visão direta dos dentes e do emprego do fio dental.
Antes de observar a superfície dentária, há necessidade de remoção da placa bacteriana que a recobre.
Portanto, você deve fazer o auto-exame após escovar seus dentes e em local bastante iluminado.
Essa doença se estabelece antes de as cavidades serem vistas nos dentes.
Portanto, procure alguma alteração de cor como manchas brancas ou acastanhadas na parte superior dos dentes (sulcos ou fissuras) e entre os dentes.
Em um estágio mais avançado da doença, as manchas podem evoluir para cavidades e os sintomas já começam a aparecer: dor quando mastigamos alimentos doces ou quando bebemos algo quente ou gelado, causando desconforto, e mau hálito.
O fato do fio dental ficar preso entre os dentes também pode ser sinal de lesão de cárie.
  Como posso combater ou prevenir essa doença?  Controlando os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões da cárie.
Dentre esses fatores, podem ser citados: evitar a ingestão de alimentos açucarados – caso não seja possível, você deve ingeri-los junto às principais refeições - e limpar os dentes de maneira adequada, utilizando escova, fio dental e pasta de dente com flúor.
O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie pois previne a demineralização, isto é, a saída de minerais do dente e favorece a remineralização, que é a entrada de minerais em pequenas lesões de cárie (lesões de manchas brancas ou acastanhadas opacas), antes que elas se tornem cavidades.
A limpeza deve ser realizada sempre após as principais refeições e antes de dormir.
É importante visistar seu dentista regularmente para que ele possa, através de exame clínico, controlas sua saúde bucal e orientar qualquer dúvida que possa surgir com relação à mesma.
  Existe vacina para a cárie? Apesar dos estudos feitos até agora, não podemos contar com uma “vacina” que previna a cárie dentária.
Portanto uma boa higienização é muito importante!   Fechar × Contaminação de escovas dentais As escovas dentais apresentam-se contaminadas por microorganismos ? As escovas dentais, após serem utilizadas para a higiene bucal uma única vez, por 1 a 4 minutos.
E armazenadas em condições usuais, podem se tornar contaminadas por diferentes tipos de bactérias, inclusive estreptococos do grupo mutans (microorganismos causadores da doença cárie), vírus, leveduras, parasitas intestinais, provenientes da cavidade bucal ou do meio ambiente.
Pode haver contato entre escovas de diferentes membros da família nos recipientes sobre a pia ou nos armários de banheiro.
Também, torna-se muito difícil o controle de ocorrência de contato salivar entre indivíduos em ambientes comoo creches, pré-escolas e outras instituições que abrigam crianças de idade precoce, podendo a escova ser trocada e/ou compartilhada inadvertidamente.
Dessa forma, sua desinfecção deve ser efetuada.
  Como deve ser efetuada a desinfecção das escovas dentais após sua utilização?  A melhor opção é lavar a escova após seu uso, remover o excesso de água e borrifar um anti-séptico acondicionado em frasco spray (adquirido em farmácias de manipulação) em todas as direções da cabeça das escovas, particularmente nas cerdas.
Em seguida, a escova pode ser guardada no armário do banheiro.
Antes da próxima escovação, as escovas deve ser lavada em água corrente.
Após a escovação, não secar a escova com toalha de banho ou de rosto, pois isso pode aumentar ainda mais a contaminação.
O excesso de água deve ser removido ppor meio de batidas da escova na borda da pia do banheiro.
Essa é uma forma prática e econômica de se efetuar a desinfecçào das escovas, uma vez que o mesmo frasco para guardá-las por der utilizados por todos os membros da família.
  Quais as substâncias devem ser empregadas para a desinfecção das escovas?  O gluconato de clorexidina a 0,12% e o cloreto de cetilpiridínio a 0,05% são eficazes na eliminação dos estreptococos do grupo mutans das cerdas das escovas dentais.
  Como deve ser acondicionada a escova dental?  Não há que se reprovar a iniciativa da indústria, que desenvolveu modelos de escovas dentais que vêm acompanhadas de um estojo para proteger as cerdas, pois é útil quando guardamos as escovas na bolsa, por exemplo, evitando o seu contato com dinheiro, carteira etc.
Porém, no dia-a-dia, a escova deve ser conservada em local seco, após a desinfecção com anti-séptico.
Alguns estudos comprovaram que escovas dentais que permanecem fora do armário no toalete podem ser infectadas por coliformes fecais.
Isso ocorre porque microorganismos como os coliformes fecais, presentes no aerossol que se forma após a descarga, podem depositar-se nas cerdas da escova sobre a pia do banheiro e proliferar.
Dessa forma, após a desinfecção, as escovas devem ser guardadas no armário do banheiro.
O tipo de dentifrício empregado durante a escovação influencia a contaminação das escovas dentais por microorganismos?  A contaminação microbiana das cerfas das escovas dentais sofre a influência de inúmeros fatores, destacando-se o tipo de dentifrício, que pode conter agentes antimicrobianos como o flúor ou o triclosan, os quais ocasionam uma redução dessa contaminação.
O uso de dentifrício contendo triclosan reduz em até 60% a contaminação bacteriana por estreptococos do grupo mutans, enquanto o dentifrício fluoretado reduz a contaminação em, aproximadamente, 23%.
  Qual o período de vida útil de uma escova?  As escovas dentais devem ser trocadas frequentemente: os indivíduos sadios devem trocar suas escovas a cada 3 ou 4 meses; indivíduos com gripe ou outras doenças infecciosas devem trocá-las a cada 2 dias; e indivíduos que sofreram grandes cirurgias devem trocá-las diariamente.
No entanto, essa alto frequência de troca de escovas é inviável, sendo satisfatório o tempo de 3 a 4 meses, desde que as escovas sejam submetidas a desinfecção diariamente.
  Qual o protocolo indicado para a higienização das escovas dentais?Para o controle diário de contaminação das escovas dentais, é importante que, previamente a escovação, seja efetuada a lavagem das mãos.
Após a relalização da escovação, a escova deve ser adequadamente lavada em água corrente e deve ser realizada a remoção do excesso de umidade.
Em seguida, deve-se borrifar sobre a cabeça da escova, particularmente sobre as cerdas, uma antimicrobiano sob a forma de spray, sendo a escova mantida, então, em local fechado.
Previamente a próxima utilização, as escova deve ser adequadamente lavada em água corrente.
O impacto dessas medidas sobre a saúde bucal é ainda desconhecido.
  Fonte: Revista da APCD – “Orientando o Paciente”.
  Fechar × Adoçantes: implicações para os dentres e a nutrição O adoçante substitui o açúcar?  O adoçante é considerado um substituto do açúcar em relação ao paladar, no entanto, é preciso esclarecer que, enquanto o açucar é calórico, os adoçantes podem ou não conter calorias.
  Os adoçantes evitam a cárie dental?  O açúcar ou sacarose é o alimento principal das bactérias que provocam cárie.
Os adoçantes não são aproveitados por elas da mesma forma; logo, quando há oferta de adoçantes substituindo a sacarose, o número de bactérias diminui.
No entando, é muito importante lembrar que vários fatores atuam em conjunto para provocar a cárie; assim, a prevenção não pode ser direcionada para um único fator.
Além disso, a substituição da sacarose por outros tipos de carboidratos mais complexos (menos utilizados pelas bactérias), seria a escolha mais saudável.
  Os adoçantes têm contra-indicação para a asúde geral?  Desde que os adoçantes sejam ingeridos dentro da quantidade recomentada (muitos produtos dietéticos possuem em seu rótulo a dose máxima diária), não há problema.
Deve-se tomar cuidado com os adoçantes constituídos de álcool poliídrico (sorbitol, xilitol, maltitol), que não devem ultrapassar a dose de 50 g / dia sob o risco de provocarem diarréia.
Outro fato a ser lembrado é que o aspartame, por ter fenilalanina, é contra-indicado para pacientes fenilcetonúricos (que não conseguem metabolizar a fenilalanina), sendo este distúrbio muito raro na população (1:16.
000).
  As crianças podem ingerir adoçantes?  Sim, as crianças podem ingerir adoçantes, mas normalmente recomenda-se apenas para aquelas que realmente têm indicação para o seu uso, como as diabéticas e, em algumas situações, as obesas (indicação médica).
No entanto, em relação as crianças com risco aumentado para a cárie dental, o ideal é manter um controle na ingestão de sacarose, tanto na frequência quanto na quantidade, e reforçar os outros meios preventivos.
  O uso indiscriminado de refrigerantes diet (com adoçante) faz mal a asúde?  Como ocorre com qualquer alimento, o uso indiscriminado dos adoçantes não é indicado, devendo, portanto, haver moderação.
Alguns adoçantes sintéticos como aspartame, sacarina, acesulfame-K e sucralose são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) e , portanto, têm uma regulamentação maior para às doses máximas recomendadas.
Os estovosídeos (stévia), apesar de muito utilizados na América do Sul, não são aprovados pela FDA e, portanto, não têm uma regulamentação específica quanto as doses máximas permitidas.
O cliclamato de sódio foi proibido pelo FDA, mas novos estudos comprovaram que a dose tóxica é muito alta e, por isso, cogita-se a sua reprovação.
Os refrigerantes diet utilizam, em geral, uma mistura de aspartame, sacarina e cliclamato de sódio.
A chance de se chegar a dose máxima desses componentes é, praticamente, teórica.
Levando-se em conta que os estudos ora aprovam, ora condenam os diversos adoçantes, e tendo em vista que os órgãos controladores seguem os estudos para aprovarem ou não o uso, o mais sensato é utilizar pouco.
E em relação aos chicletes “sugar-free”? São melhores que os que possuem açucar, mas deve ser observada a quantidade recomendada.
Além disso, o fato de não terem açúcar e estimularem a salivação faz com que ajudem na proteção contra a cárie.
Isso vale principalmente para o chiclete com xilitol, pois esse adoçante tem uma ação antibacteriana.
  As gestantes podem consumir produtos com adoçantes?  Sim, desde que tenham orientação para a ingestão de uma dieta equilibrada e não utilizem esses produtos em excesso.
O aspartame poderia trazer problema no caso de a criança ser fenilcetonúrica, mas esse distúrbio, como dissemos, é muito raro.
A sucralose (splenda) é liberada pela FDA para gestantes, pois ela não é absorvida no intestino.
  Fonte: Revista da APCD – “Orientando o Paciente.
” Fechar  

Localização como chegar a Fonte Vital