Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, Poços de Caldas - MG

R. Paulo de Oliveira, 300 - Parque Véu das Noivas, Poços de Caldas - MG, 37704-377, Brasil
Poços de Caldas - MG

Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas - - Ilustradora de livros de Erico Verissimo expõe telas no Jardim Botânico de Poços de Caldas seg, 07/10/2019 - 10:48 |  daffjbpc  A artista Isolde Helena Brans,que há 2 anos vive em Poços de Caldas,vai expor dez obras inéditas em acrílico sobre tela na Galeria Anders Fredrik Regnell – Fundação Jardim Botânico.
Gaúcha de Porto Alegre, hoje com 88 anos, Isolde sempre foi uma mulher que esteve à frente de seu tempo.
Ela insistia em contrariar seus professores no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzindo trabalhos abstratos, apesar do academicismo imposto na época.
Apadrinhada por Assis Chateaubriand, foi bolsista no Instituto de Arte Contemporânea do MASP, em São Paulo.
Em seguida, ela viajou para Itália com uma bolsa para estudar pintura mural –affreschi , no Istituto Statale d’Arte di Roma e mosaico em Ravena.
Nesta época recebeu o prêmio ex aequo, durante a Mostra per artisti stranieri residenti in Itália, com a obra Mãe Retirante em Terracina, Itália.
De volta ao Brasil ilustrou alguns livros, entre eles, os do escritor Erico Verissimo e se dedicou a pesquisar a História da Arte Brasileira, publicando artigos e livros sobre o tema (Profetas ou Conjurados, 1982).
Sob a curadoria de Angela Caruso a artista presenteia o público com uma mostra de dez obras em acrílico sobre tela, produzidas entre os anos de 1990 e 2000.
Sua estética de cores vibrantes e linhas orgânicas nas obras abstracionistas e figurativas nos dão a impressão de que elas recém saíram do cavalete de seu ateliê.
Informações: Exposição: Isolde Helena Brans em retrospectiva Curadoria: Angela Caruso Vernissage: dia 18/10 às 16h –Galeria Anders Fredrik Regnell – Fund.
Jardim Botânico de Poços de Caldas Aberta ao público de 18/10 a 18/01/2020 – segunda a domingo das 9h às 15h Minicurso: Vivência em Compostagem qua, 04/09/2019 - 10:32 |  daffjbpc  No dia 14 de setembro (sábado), professores e estagiários da UniversidadeFederal de Alfenas (UNIFAL), em parceria com a Fundação Jardim Botânico de Poçosde Caldas, irão realizar a 1º edição do Minicurso: Vivência em Compostagem – Cursobásico de Leira Estática (Método UFSC).
O minicurso, que está sob coordenação doprofessor Thales Trez (UNIFAL), será dividido em módulos teórico e prático, nos quaisos participantes irão aprender e visualizar os processos de montagem da composteira,resíduos que podem ou não serem utilizados, e manejo da composteira até a etapa final,que resulta na obtenção do composto orgânico que pode ser utilizado como adubo.
Ascomposteiras presentes no Jardim Botânico serão utilizadas na parte prática do curso.
As inscrições serão realizadas no período de 09 a 13 de setembro.
Serãoofertadas 30 vagas para a realização do curso, com emissão de certificado.
Maioresinformações pelo site: facebook/decompondo ou diretamente através do site do CAEX:https://sistemas.
unifal-mg.
edu.
br/app/caex/inscricoes/ AÇÃO CONSCIENTIZA SOBRE RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE qui, 06/06/2019 - 14:49 |  daffjbpc O Dia do Meio Ambiente foi lembrado em Poços com a realização de uma campanha de conscientização, na quarta, 5, que envolveu diversas entidades ligadas ao setor e à sustentabilidade no município.
As pessoas que passaram pela rua Assis Figueiredo com Prefeito Chagas, foram orientadas quanto à reciclagem de óleo, quanto às ações desenvolvidas na Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, sobre a reciclagem de lixo e também acerca da importância do uso consciente da água.
Foram distribuídos 800 chaveiros, confeccionados com a semente da araucária, o popular pinhão, folders, copos de água mineral, funil para armazenar óleo usado e mudas de plantas medicinais e frutíferas.
A ação, denominada “1 Minuto para o Meio Ambiente” teve por objetivo promover a conscientização ambiental e a participação da população em relação ao tema.
Participaram o DMAE, a Coorpergore, o Jardim Botânico, Polícia Militar do Meio Ambiente e cooperativas de reciclagem.
O prefeito Sérgio Azevedo conferiu a ação e parabenizou todos os envolvidos na campanha.
Ele esteve acompanhado pelo diretor da FJBPC, Valdir Sementile e do diretor Sebastião Ferreira, além de servidores e voluntários.
                       Inauguração da Galeria de Artes Anders Fredrik Regnell sex, 24/05/2019 - 14:32 |  daffjbpc A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas realizou, na tarde de sábado 18 de maio de 2019, a inauguração da galeria de arte Anders Fredrik Regnell.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades dos poderes executivo, legislativo, de universidades, servidores municipais e moradores da comunidade.
Inserida na Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, a galeria torna-se um espaço destinado à exposição de todas as formas de expressão das artes visuais, pintura, escultura, fotografia, bem como encontros para leitura, debates, cursos, oficinas e contato direto de artistas com o público.
A galeria se apresenta com intuito de disseminar e fomentar a cultura, agregar valor na formação dos frequentadores, trabalhadores e visitantes da fundação, contribuindo para a popularização da arte e divulgar o trabalho de artistas locais e regionais.
Uma política para uso de espaço de exposições foi desenvolvida a fim de garantir que temáticas estejam vinculadas às ações de pesquisa e preservação desenvolvidas no Jardim Botânico.
As exposições na galeria Regnell respeitarão os eixos temáticos relacionados a terra, flora e fauna como patrimônio biológico, perspectiva da história, da ciência e da técnica, objeto social, perspectiva dos hábitos, usos, costumes, tradições e simbolismos.
Desta forma, as exposições na galeria estarão intrinsecamente relacionadas aos propósitos do Jardim Botânico enquanto museu vivo e a formação cultural para a preservação dos bens naturais.
A reserva para o uso da galeria respeitará calendário anual estabelecido pelo conselho curatorial a quem cabe a avaliação das propostas de exposição apresentados pelos proponentes inscritos.
O evento inaugural contou com a exposição “Gaia” do artista plástico Luiz Mota que apresentou uma seleção de obras que trazem pássaros, abelhas e outros animais em aquarela, óleo e pastel, tendo como pano de fundo o próprio Jardim Botânico.
O artista agradeceu a oportunidade de mostrar seu trabalho em espaço voltado para a natureza.
A exposição é composta por 20 telas e ficará na galeria até o dia 18 de agosto de 2019 e a visitação é gratuita.
   Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas conclui o protocolo de multiplicação in vitro de espécie criticamente ameaçada de extinção.
qua, 17/04/2019 - 10:19 |  daffjbpc A missão da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas está relacionada à conservação da flora regional, com foco principal na região do planalto de Poços de Caldas e áreas de importância ecológica adjacentes.
Diversos fatores influenciam a diversidade biológica de espécies ocasionando a ameaça dessas, com muitas vezes, aumento no risco de extinção.
Uma das espécies de interesse para a conservação é Anthaenantiopsis fiebrigii, pertencente à família Poaceae (gramíneas), integrante da Lista Nacional de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção, com status de criticamente em perigo de extinção.
No município de Poços de Caldas, foi verificada a redução de 80% da vegetação nativa de A.
fiebrigii, sendo as principais causas dessa redução relacionadas com a perda de habitat para o uso do solo como pastagem e plantio de capim gordura (Melinis minutiflora).
(CNCFlora, 2019).
Além disso, a espécie caracteriza-se pela distribuição bastante restrita, e que apresenta problemas de propagação.
Para todos os indivíduos estudados até a atualidade, em nenhum deles foi observada a produção de sementes viáveis, inviablizando, assim, a produção de mudas por métodos convencionais.
Como proposta para a solução deste problema foi realizada a técnica de micropropagação vegetal in vitro, que consiste do cultivo de células meristemáticas em recipientes semi-herméticos, sob condições assépticas, com o controle de luminosidade, temperatura, umidade e pH, utilizando meios de cultura artificiais.
Estas técnicas atuam na produção rápida de milhares de clones de uma planta a partir de uma única célula vegetal somática ou de um pequeno pedaço de tecido vegetal (explantes), que quando colocados em condições adequadas originam novos indivíduos.
Nos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Propagação de Plantas do Jardim Botânico de Poços de Caldas foi possível gerar novos indivíduos a partir do cultivo in vitro de meristemas da planta.
Para isso, foi realizado o isolamento de meristemas pela técnica de microestaquia, seguida pela multiplicação em meio nutritivo.
Para estimular a multiplicação e alongamento da parte aérea da planta foram adicionadas diferentes concentrações de hormônios que favorecem esse desenvolvimento, e após o desenvolvimento da parte aérea, combinações de hormônios que estimulam o enraizamento do capim foram utilizados.
Com a formação do sistema radicular e parte aérea, os indivíduos foram submetidos à adaptação ao ambiente externo.
Para isso, esses foram retirados dos frascos e tiveram suas raízes lavadas para a retirada do excesso de meio de cultura, e em seguida, plantados em vasos plásticos contendo substrato comercial.
Para a manutenção da umidade após a retirada do ambiente in vitro, os vasos foram acondicionados em sacos plásticos fechados pelo período de 14 dias.
Após a retirada dos sacos plásticos, os vasos foram encaminhados para estufa, no qual permaneceram por 45 dias.
Nesse período, foi realizada a aplicação de solução de micronutrientes, favorecendo o crescimento e desenvolvimento da planta.
Quando os indivíduos atingiram cerca de 20 cm de altura, esses foram plantados em ambiente natural, finalizando o ciclo de produção de indivíduos dessa espécie.
Avaliações serão agora realizadas nos indivíduos de A.
fiebrigii plantados, visando acompanhar o desenvolvimento da espécie.
Espera-se como resultado a criação de um banco de germoplasma para o cumprimento da meta de implantação de um plano de ação para a conservação da espécie.
Segue algumas imagens ilustrando o processo descrito.
               Fotos: Daniele Reis/João Paulo TrevisanProdução de mudas in vitro de Anthaenantiopsis fiebrigii: A – Inoculação dos explantes em meio de cultura e sequência de crescimento e multiplicação dos explantes; B – Enraizamento dos explantes; C, D – Retirada dos indivíduos do meio de cultura, e lavagem em água; E – Plantio em vasos plásticos com substrato comercial; F – Acondicionamento dos vasos em sacos plásticos para aclimatação; G, H – Indivíduos transferidos para estufa após aclimatação; I, J – Plantio de indivíduos da espécie no ambiente natural de ocorrência.
Categoria:  Conservação Pesquisa Seções Desenvolvido por GR - Informação, Tecnologia e Meio Ambiente.
Copyright © 2010 .
 All Rights Reserved.

Localização como chegar a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas