Grupo Sinop, Sinop - MT

Av. das Embaúbas, 85 - St. Comercial, Sinop - MT, 78550-000, Brasil
Sinop - MT

Grupo Sinop - - 2º Via Boleto IMOBILIÁRIA LOTEADORA NOTÍCIAS IMOBILIÁRIA LOTEADORA NOTÍCIAS O Grupo O Grupo Sinop está no mercado imobiliário há aproximadamente 70 anos.
Tendo iniciado as suas atividades no Estado do Paraná, fundou diversas cidades e comercializou milhares de hectares de terras em mais de dez municípios daquele Estado.
Iniciou como Sociedade Imobiliária do Noroeste do Paraná Ltda.
, no ano de 1948, tendo alterado a sua razão social para Sinop Terras Ltda.
Em 1971 foi fundada a Colonizadora Sinop s/a, objetivando a colonização da Gleba Celeste no estado de Mato Grosso, tendo sido aprovado o projeto de colonização pelo INCRA em cinco etapas distintas, que totalizaram mais de seiscentos mil hectares de terras.
+ Informações × Nossa História O Grupo Sinop está no mercado imobiliário há aproximadamente 70 anos.
Tendo iniciado as suas atividades no Estado do Paraná, fundou diversas cidades e comercializou milhares de hectares de terras em mais de dez municípios daquele Estado.
Iniciou como Sociedade Imobiliária do Noroeste do Paraná Ltda.
, no ano de 1948, tendo alterado a sua razão social para Sinop Terras Ltda.
Em 1971 foi fundada a Colonizadora Sinop s/a, objetivando a colonização da Gleba Celeste no estado de Mato Grosso, tendo sido aprovado o projeto de colonização pelo INCRA em cinco etapas distintas, que totalizaram mais de seiscentos mil hectares de terras.
Em 1971 tem início a Colonizadora Sinop S/A no estado do Mato Grosso, onde fundou as cidades de Vera, Santa Carmem, Sinop e Cláudia, exercendo atividades imobiliárias em todas estas cidades até o momento atual.
A Colonizadora Sinop atua fortemente no mercado imobiliário destas cidades, já que é detentora de significativa parcela das terras a serem ainda loteadas, desenvolvendo loteamentos dotados de toda a infra-estrutura exigida pelos poderes públicos municipais destas cidades.
Atua ainda no mercado de locação de imóveis comerciais e residenciais, prestando um serviço diferenciado aos seus clientes.
Atua também no mercado de comercialização de imóveis de terceiros, com toda a infra-estrutura e experiência adquiridas ao longo destes mais de sessenta anos no mercado imobiliário.
É preocupação constante da Colonizadora Sinop o crescimento ordenado das cidades em que atua, promovendo o lançamento de novos loteamentos progressivamente e de forma a não onerar o município que terá que dotar referidos loteamentos com equipamentos públicos, transporte, educação, lazer, propiciando assim, um crescimento sustentado das cidades, evitando o processo de favelização e o inchaço destes núcleos urbanos.
Em momento algum a empresa esquece o ser humano adquirente dos imóveis por ela comercializados, possibilitando o pagamento em suaves prestações mensais, além de praticar preços justos de acordo com o mercado imobiliário local, evitando o processo de inflacionamento.
Da mesma forma, é preocupação e meta da Colonizadora Sinop o cuidado com o meio ambiente, dotando todos os loteamentos que cria, com generosos espaços verdes, além de preservar as nascentes e mananciais existentes, objetivando o bem estar daqueles que irão residir nos núcleos residenciais que são comercializados pela empresa.
A colonização de Cláudia se deu em meados de 1978, após a aprovação do Projeto de Colonização designado “Gleba Celeste-5ª Parte”, constituído por 715 lotes rurais e 1.
014 chácaras, com uma área de 113.
146.
8470 hectares.
Emancipado pela portaria INCRA/Nº 15 de 19 de maio de 1981, e Portaria MIRAD/SEASC/Nº 20, de 12 de julho de 1988, sendo aprovado também o loteamento denominado Cidade Cláudia em conformidade com o Decreto - Lei nº 58, de 10 de dezembro de 1977, regulamentado pelo Decreto nº333097 de 15 de setembro de 1978 e pela Lei nº 6.
766 de 19 de dezembro de 1979, registrado sob o nº 01 da matrícula nº 17.
636, do livro nº 2-BC de Registro Geral em 3 de abril de 1984, no cartório de 6° Ofício, 3º Circunscrição Imobiliária da Comarca de Cuiabá, estado de Mato Grosso, ainda município de Sinop.
A cidade Cláudia foi projetada para receber 25.
000 habitantes, servindo de apoio aos bairros rurais dos municípios de: Fátima, Lenita, Beatriz, Ireni, Veruska, e os bairros e Chácaras Brasília e Cuiabá.
O povoado de Cláudia passou a ser Distrito no ano de 1983, através de uma indicação do então vereador Wilson Baggestoss, aprovada pela Câmara de Sinop sob o nº 001/83, transformando posteriormente no Projeto de Lei nº 080/85, o qual definia a área e os limites do município.
Em 25 de Maio de 1985, o Diário Oficial de Mato Grosso publicava o projeto de Lei nº 48/85, que criava o Distrito de Cláudia, mas por motivos vários somente foi transformado na Lei 5045, em 1º de Setembro de 1986, sancionada pelo ex-governador Vilmar Peres.
Cláudia continuou se desenvolvendo de forma expressiva, o que motivou as lideranças políticas locais a lutarem para que o Distrito viesse a ser Município, para que isso acontecesse foi encaminhado um ofício ao Deputado José Lacerda para que este defendesse junto à Câmara Legislativa Estadual o projeto de Lei que transformaria Cláudia em município, daí por diante houve uma sucessão de atos burocráticos como a publicação do Projeto – Legislativo nº 2.
680, de 24 de Maio de 1988, criando o município de Cláudia, em seguida foi realizado o plebiscito com expressiva votação a favor da emancipação do Município culminado finalmente na oficialização da criação do Município de Cláudia através da Lei nº 5319, de 4 de Julho de 1988, sancionada pelo Governador Carlos Bezerra.
As eleições municipais realizadas no dia 15 de Novembro de 1988, juntamente com o restante do país, o povo de Cláudia elegeu seu 1° Prefeito, Sr.
José Augusto Formigoni e Vice-Prefeito Sr.
Acássio Guzzo e os primeiros nove Vereadores do Município.
A posse solene do Prefeito, Vice-Prefeito e vereadores se deu no dia primeiro de janeiro de 1989.
O nome Até alcançar a sua emancipação Política Administrativa o Município de Cláudia era administrado por uma sub-prefeitura, vinculada ao Município mãe (Sinop).
Todo Loteamento Gleba Celeste, as cidades, estradas, córregos, ribeirões e bairros receberam nomes de mulheres.
A literatura existente conta que foram denominadas assim pelo Colonizador Enio Pepino, proprietário da Colonizadora Sinop S.
A, empresa responsável pela colonização desta região na intenção de homenagear as mulheres.
  “As mulheres dentro da pureza de sua criação, são fontes de vitalidade na organização do bem familiar, contribuem, dão significado e tornam possível a visão de um futuro de paz e progresso.
Foi dessa inspiração que nasceu o nome de Cláudia.
” Existe ainda muito folclore quanto a denominação do nome de Cláudia, alguns dizem que os nomes de mulheres seriam para homenagear amigas do colonizador Enio Pepino, porém isso nunca foi confirmado.
Geografia Cláudia limita-se com os municípios de União do Sul, Marcelândia, Sinop, Itaúba, Santa Helena e Santa Carmem.
Coordenadas Geográficas: Latitude Sul 11º 35’53” e Longitude 54º 52’12”.
Extensão Territorial: área de 2.
867 km.
No início do projeto original, a extensão territorial era de 4.
400Km (Fonte: Certidão.
Registro Geral de Imóveis.
Cartório do Sexto Ofício.
Cuiabá.
18 de junho de 1984).
Com a perda de territórios limítrofes para os municípios, primeiramente de Santa Carmem, após União do Sul e por fim Santa Helena, a extensão territorial acabou ficando praticamente pela metade do projeto original.
Distância da Capital do estado do Mato Grosso - Cuiabá: 606 km (Fonte: Plano de Loteamento, Sadao Watanabe e Alfredo Clodoaldo de Oliveira Neto.
Colonizadora Sinop.
10 de fevereiro de 1983).
Área desmatada no município em 1999 em percentual: 24,84% (Fonte: Fema/2000).
Entre as décadas de 1970/1980 o Governo Federal incrementou, na região Norte do país, o programa de colonização, nas áreas eleitas prioritárias para fins de reforma Agrária e Segurança Nacional, criando, através do INCRA, inúmeros projetos de Assentamentos Agrários.
  A finalidade inicial era colonizar o Norte do país e solucionar vários problemas sociais existentes na região Sudeste do Brasil, envolvendo trabalhadores rurais entre pequenos proprietários, sem terra e aqueles explorados sob regime de escravidão branca.
  Em decorrência dos fatos acima citados e, voltando especificamente para a nossa Região, em 1979 foi criado pelo INCRA, através da Superintendência Regional do Estado de Mato Grosso, um projeto de colonização denominado PROJETO DE ASSENTAMENTO CONJUNTO PEIXOTO DE AZEVEDO, com 245.
000,0000 hectares sobre a Gleba Braço Sul, localizada, originalmente, no Município de Colíder/MT.
  O Projeto foi implantado em parceria técnica e administrativa com a Cooperativa Tritícola de Erechim Ltda/Cotrel para assentar aproximadamente 1.
200 agricultores oriundos do Rio Grande do Sul, envolvendo aqueles que tiveram suas propriedades rurais destruídas pela construção de Barragens Hidrelétricas, e os filhos dos Pequenos proprietários rurais, sócios da referida Cooperativa, cuja dimensão das propriedades eram insuficientes para absorver toda a força de trabalho produtiva do conjunto familiar.
  Em 1981 foi criado, também, pela Superintendência Regional do INCRA de Mato Grosso, o PROJETO DE ASSENTAMENTO BRAÇO SUL, com 211.
000,0000 hectares, sobre a Gleba Braço Sul, para assentar aproximadamente 1.
300 agricultores, envolvendo 200 posseiros já existentes na referida Gleba, os Sul Mato-grossenses, que viviam sob regime de trabalho escravo em fazendas localizadas no território Paraguaio (os brasiguaios), e outros oriundos de Mundo Novo/MS e de cidades daquele Estado e do Estado de Mato Grosso.
  Em 1982 os dois Projetos foram elevados à categoria de Distrito do município de Colíder/MT, com a denominação de Guarantã do Norte e, em 1986, à categoria de município de Guarantã do Norte, transformando, em 1987, o PROJETO DE ASSENTAMENTO CONJUNTO PEIXOTO DE AZEVEDO, em sua maior extensão territorial, a partir da margem direita do Rio Braço Norte, na categoria de distrito do município de Guarantã do Norte, com a denominação de Novo Mundo, e que, em 1996, transformou-se em município de Novo Mundo.
  A partir de 1994 foram criados mais quatros assentamentos nas áreas remanescentes do Projeto de Assentamento Conjunto Peixoto de Azevedo, onde não foram efetivados os assentamentos previstos originalmente, com a denominação Projeto de Assentamento Bela Vista, Castanhal, Cotrel, Cachoeira da União e Barra Norte, todos localizados no Município de Novo Mundo.
  Na área remanescente do Projeto de Assentamento Braço Sul, onde também não foram implementados os assentamos previstos, foram criados mais três Projetos com a denominação de Projeto de Assentamento Horizonte II, Iririzinho e São Cristóvão, todos localizados no município de Guarantã do Norte.
  Os Projetos criados a partir de 1994 tiveram como objetivo básico regularizar a situação de centenas de agricultores que já se encontravam de posse daquelas terras mas, que não tinham suas ocupações reconhecidas pelo INCRA.
  Fonte: Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte   O colonizador Enio Pepino foi um plantador de cidades, permitindo, ao longo dos anos, que suas ações ajudassem milhares de pessoas a concretizarem seus sonhos de posse de terra, quer seja um lote urbano ou rural.
Fecunda foi sua trajetória de “semear” povoações, muitas das quais grandes cidades tanto no Estado de Mato Grosso, quanto no Paraná, onde atuou antes de vir à região centro-oeste brasileira.
Ao longo de seu caminho colonizou em terras mato-grossense, o Comendador Enio Pepino “brindou” algumas pessoas que lhe eram muitas caras, de forma especial - deu às cidades em formação seus nomes.
Assim fez com Vera, Claudia e finalmente Santa Carmem, a quem homenageou com o nome de sua tia.
O movimento colonizador de Santa Carmem é contemporâneo ao de Sinop, metrópole norte mato-grossense, que recebeu forte fluxo migratório a partir do inicio de 1.
972.
Os primeiros povoadores do lugar tiveram imensas dificuldades de adaptação de clima e cultura regional.
A floresta Amazônica representava uma barreira enorme a transpor.
As primeiras estradas foram abertas e os pioneiros velaram-se de todos os recursos possíveis, desde o enxada e machado até o uso de motoserras, não muito comum na época.
Em 9 de Dezembro de 1.
981, com a presença de autoridades em nível federal e estadual, o povoado de Santa Carmem ganha foro de distrito, com território juriscidiario ao município de Sinop.
A Lei Estadual Nº 5.
897, de 19 de Dezembro de 1.
991, de autoria dos deputados Hermes de Abreu e Jaime Muraro, criou o município.
“Artigo nº1 – Fica criado o Município de Santa Carmem, com território desmembrado dos Municípios de Sinop e Claudia”.
“Artigo nº2 – O Município criado é constituído de um só distrito, a da Sede”.
Parágrafo Único – O município somente será instalado com a eleição e posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores, conforme a Legislação Federal.
” Nas eleições realizadas em 1.
992, foi eleito o primeiro Prefeito Municipal, o Sr.
Olidio Pedro Bortolas, tendo por vice-prefeito o Sr.
Osmar Alexandre.
Nesta mesma ocasião foi composta a primeira Câmara Municipal, que tinha os seguintes vereadores.
Verno Wilson Golke Dreher, Edmundo Pedro Mayer, Emilio Malinski, Luiz José Gollo, Ana José da Silva, Anselmo Popia, Eloi José Fellini, Mirgon Climar Klein e Quesia Mayveichuke Lima.
Fundada em 27 de Julho de 1972 pelo paranaense Enio Pipino, proprietário da Colonizadora Sinop, a “princesinha do nortão” localiza-se a 480 Km da capital Cuiabá, e conta com aproximadamente 10 mil habitante das mais variadas descendências, reflexos  dos primeiros moradores,  maioria de origem portuguesa, japonesa, italiana, alemã.
A madeira, que foi a principal fonte de renda na colonização, começa a dar lugar a agricultura e a bovinocultura.
O clima é subtropical, tendo perídos de chuva e estiagem, como as demais cidades desta região.
Eventos e Datas Comemorativas Aniversário de Emancipação Político Administrativa de Vera: 13 de maio  Aniversário de Fundação da Cidade: 27 de Julho  Santo Padroeiro: São Judas Tadeu – comemorado em 20 de outubro EXPOVERA/Feira Multissetorial – realizada na semana de aniversário do município Porque o nome de Vera? O nome Vera foi idéia de joão Pedro Moreira de carvalho, que pretendeu fazer uma analogia com o primeiro nome dado ao Brasil, “Ilha de Vera Cruz”, uma vez que Vera também estava sendo construída numa região desconhecida e foi o primeiro marco de colonização de toda uma região.
Junto a isso veio a intenção de homenagear as mulheres trabalhadoras do campo.
Em um documento a Colonizadora Sinop explica melhor a origem dos nome femininos da Gleba Celeste, que nasceram da inspiração de Enio pipino e João Pedro Moreira de carvalho que determinaram: “que todo o loteamento da gleba celeste, as cidades, estradas, córregos ribeirões, e os bairros, recebessem nomes de mulheres e que passariam a fazer parte integrante da história do trabalho colonizatório da Colonizadora Sinop SA; isto, em homenagem à mulher que, anonimamente presta grandes serviços as comunidades rurais brasileiras.
As mulheres, dentro da pureza de sua criação do bem familiar, contribuem, dão significado e tornam possível a visão do futuro de paz e progresso”.
  Fonte: "Vera: a princesinha do nortao - uma contribuição ao estudo da ocupação da amazônia mato grossense".
Panoso Neto, Alexandre.
Campo grande-MS/2000.
Infraestrutura O desenvolvimento acelerado de Sinop nos últimos anos provocou a urbanização e aumento de vários bairros.
A área Comercial concentra-se principalmente na Av.
Gov.
Júlio Campos, Rua das Nogueiras, Rua das Pitangueiras, Av.
das Sibipirunas, Rua das Primaveras, Rua das Aroeiras, Av.
das Embaúbas e Av.
dos Tarumãs.
A área Industrial estende-se ao longo da BR-163 e está dividida em 2 setores: A área central da cidade é asfaltada com drenagem e captação de águas fluviais.
A energia elétrica é fornecida pela Empresa Rede Cemat, pelo sistema hidroelétrica.
Existem 12.
639 ligações Residenciais, 461 Industriais, 1653 Comerciais na Zona Urbana e 134 na Zona Rural.
Agricultura Os principais produtos agrícolas produzidos em Sinop são: arroz,soja, milho e algodão.
A produção de hortaliças e frutas ocorre principalmente em chácaras e sítios próximos da cidade.
Em razão do desenvolvimento da suinocultura e do reaproveitamento de várias áreas rurais que encontravam-se abandonadas a produção agrícola do Município, principalmente milho, soja e arroz passa por uma considerável expansão fato econômico altamente significativo para o Município.
Hoje, Sinop possui uma capacidade de armazenagem de grãos superior a 650mil toneladas .
O Atual Secretário de Agricultura de Sinop é o empresário Pascoal Gimenez Hidalgo.
Educação Sinop conta com significativa estrutura escolar, constituindo-se no principal pólo educacional do norte de Mato Grosso.
O Município conta com: 05 Universidades 17 Escolas Municipais 08 Escolas Estaduais 16 Escolas Particulares Cultura O Município conta com uma Biblioteca Pública Municipal com um acervo de 5.
000 livros.
No ano de 1998, foi implantada a Biblioteca Informatizada com nove terminais, vários programas educativos em CD Rom e interligado a Internet.
Além disso, com o objetivo de preservar a memória e levar ao conhecimento da comunidade a sua identidade histórica o Dpto de Cultura conta com um acervo de mais de 400 fotos que retrata todo o processo de colonização e desenvolvimento do Município, além de documentos, objetos, vídeos, Galeria dos Pioneiros, dos Prefeitos e Vereadores Esta aberta ao Público de 2ª a 6ª feira das 7:30h à 11:30h e das 13:30h às 17:30h e localiza-se no Prédio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Fechar × Enviar Pedido de Patrocinio/Apoio Seu Nome Email Arquivo Selecionar ArquivoTrocar Remover Enviar Proposta Fechar Atualização de Boletos Qualquer dúvida entre em contato com o Grupo Sinop Fone: (66) 3531-2030 Sicredi Santander Caixa Itaú Bradesco Sicoob Fechar × Aviso!

Localização como chegar a Grupo Sinop