Igreja Franciscana de São José Operário, Valparaíso de Goiás - GO

Praça da Matriz Área Especial - Valparaíso I, Valparaíso de Goiás - GO, Brasil
Valparaíso de Goiás - GO

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS - - PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS Menu Pular para o conteúdo SECRETARIAFRADESFORMAÇÃODEVOÇÃOAVISOS PAROQUIAISFALE CONOSCO Pesquisa Pesquisar por: Missa Solene da bênção do Sacrário, na Capela São José Operário 02/07/2015 / silveiralanna04 / Deixe um comentário No dia 28 de junho, solenidade no Brasil de São Pedro e São Paulo, na capela São José Operário aconteceu a missa solene onde foi abençoado o novo sacrário.
Momento sublime e de grandeza espiritual para a igreja, e a comunidade de Valparaíso de Goiás.
E a partir desse momento histórico, agora todos podem adorar o Santíssimo Sacramento sempre que ele estiver ali, exposto para os fiéis.
O Santo Sacrifício da Missa foi celebrado pelo Frei Thiago Noronha, que demonstrou a todos o tamanho da felicidade que é recebermos o sacrário dentro da nossa Capela.
“É uma verdadeira alegria, pois hoje iremos entronizar o Santíssimo Sacramento no tabernáculo.
Eis que chegou o nosso momento.
A ordem Franciscana Conventual com a Igreja local em Valparaiso se alegra com esse momento, aonde chega na capela São José Operário a presença real e permanente de nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia”, declarou.
O sacerdote também explicou o verdadeiro significado do sacrário dentro da igreja.
“O Sacrário é a tenda sagrada, é onde habita Jesus Cristo vivo.
Nele se esconde presença total, completa, plena e perfeita de nosso Senhor Jesus Cristo nas espécies Eucarísticas.
Ele possui uma utilidade e serve para guardar as reservas Eucarísticas para adoração e a comunhão dos doentes”.
E ainda enfatizou que a Eucaristia não é somente um alimento, comida e que é preciso ser adorada.
A Eucaristia não é apenas alimento, é também adoração.
Não é um alimento comum, a eucaristia é presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, pão vivo que desceu do céu.
Diante do Senhor iremos ama-lo, adora-lo da Igreja mais pobre em uma aldeia até a catedral é a presença real do Senhor, aonde estiver um sacrário ali está o Corpo, Sangue, Alma e divindade de Nosso Senhor, por isso ele deve ser sempre adorado.
O sacrário representa a presença de Jesus no meio de nós é Belém (casa do pão), um presépio eterno e constante, o sacrário é  lugar aonde guarda o pão dos céus, o pão dos anjos.
Ali se encontra guardado o remédio da imortalidade.
O sacrário também é a nossa Betânia é o espaço de encontro, lugar de sossego, onde podemos amar e adorar Jesus e onde podemos registrar o que ele quer de nós, quando o sacrário é mostrado ao povo, o sacerdote mostra o próprio Cristo,” explicou.
E o frei ainda pediu para que a comunidade jamais abandone Jesus Cristo no sacrário.
“Envolver-se com ele a fim de se tornar um só coração e uma só alma.
Não abandones esse lugar de oração.
Visitar o Santíssimo Sacramento é prova de gratidão, só quem ama tem a ação de ir adorar o Senhor no sacrário”, declarou.
Em sua homilia usou como exemplo uma verdadeira adoradora de Jesus, ao mencionar a história da Beata Alexandrina, que viveu somente da eucaristia, durante 13 anos de sua vida.
Após um homem tentar retirar sua pureza, a jovem se jogou do alto de um prédio e ficou acamada durante anos de sua vida, passando a se alimentar somente da eucaristia.
  Se tornando assim, o anjo consolador em todos os sacrários do mundo.
Ao fim frei Noronha citou uma frase do Papa Emérito Bento XVI: “Uma Igreja sem presença eucarística é, de certo modo, morta, ainda que convide a oração.
Mas uma igreja onde esteja acesa a luz eterna em frente do sacrário será sempre viva, será sempre mais do que pedra: nela, o Senhor está sempre à minha espera, chama-me, quer fazer-me eucarístico a mim próprio”.
O sacrário deve ocupar o centro da igreja, em especial o centro do presbitério, sempre acompanhado com duas lamparinas de cores vermelhas, que ficam constantemente acesas ao lado do sacrário, esse é o significado teológico e espiritual que a Igreja Católica nos ensina.
Portanto, seja Nosso Senhor Jesus o centro dos nossos corações, da nossa vida, da nossa existência, seja o tudo e não o resto.
Esse dia é considerado para a comunidade como um dia histórico, em que os fieis puderam presenciar a adoração ao Santíssimo e sua entronização.
Após a benção do sacrário, houve uma pequena procissão fora da Igreja e voltando aconteceu a solene entronização.
Antes da bênção foi cantado o hino pontifício em homenagem ao Santo Padre.
E a bandeira do Vaticano foi colocada aos pés da Virgem Maria, pois nesse dia foi celebrado São Pedro e São Paulo, é o dia do Papa.
Por: Flávia Ferrer Festa da Divina Misericórdia 06/04/201506/04/2015 / silveiralanna04 / Deixe um comentário Domingos da Quaresma 05/03/201505/03/2015 / Paróquia São Francisco de Assis / Deixe um comentário Começamos os domingos da santa quaresma.
Nesse primeiro domingo, durante a Santa Missa foi dada a bênção da água e do sal e em seguida feito o rito de aspersão durante o ato penitencial para recordar os fiéis do nosso propósito de penitência.
No evangelho do primeiro domingo da quaresma (Mc 1, 12-15) escutamos o relato da tentação de Nosso Senhor Jesus  Cristo no deserto “e ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás” (Mc 1, 13).
A tentação não é uma iniciativa de Deus, mas sim do demônio.
Deus não tenta a ninguém.
Com este Evangelho fica esclarecido que a santa quaresma é esse tempo no deserto onde poderemos sofrer tentações.
Mas precisamos usar as armas contra o mal: o jejum, a oração e a esmola.
E não estamos sozinhos, pois do mesmo modo que o Espírito Santo conduziu Nosso Senhor Jesus Cristo ao deserto, somos também conduzidos pelo Espírito Santo no deserto espiritual da nossa caminhada.
Já no segundo domingo da quaresma, a liturgia da Palavra trouxe para nós um exemplo edificante sobre a provação.
E o Evangelho desse domingo foi o da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo ( Mc 9, 2-10).
A transfiguração é uma preparação para a provação da nossa fé.
E porque Deus prova a nossa fé? A provação é uma forma de crescer no amor e na fidelidade a Deus.
Pouco antes do acontecimento da transfiguração, Nosso Senhor Jesus Cristo havia declarado aos discípulos que haveria de sofrer, ser preso, apanhar e ser perseguido.
Essa declaração deixa os discípulos desanimados, frustrados e aflitos.
O acontecimento da Transfiguração serve para animá-los e Pedro diz: “Mestre é bom ficarmos aqui” (Mc 9,5).
Pedro quer perpetuar aquela felicidade e se esquece que a cruz não é uma exceção é uma regra, é uma condição para seguir Nosso Senhor Jesus Cristo:“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34).
A nossa caminhada espiritual não é apenas de alegria, entusiasmo e euforia de sentimentos.
É também de cruz.
É preciso caminhar com Jesus nas alegrias e nas dores, ou seja, na transfiguração e no calvário.
Não podemos ficar no Monte Tabor de braços cruzados, temos que descer e enfrentar o mundo, deixar o homem velho e ser um homem novo em Cristo.
Frei Thiago Noronha Quaresma 19/02/201519/02/2015 / Paróquia São Francisco de Assis / Deixe um comentário Convertei-vos e crede no EvangelhoComeçamos a santa quaresma, tempo propício de conversão e de penitência.
Com a quarta-feira de cinzas e imposição das cinzas sobre a nossa cabeça, recebemos o convite oficial da Santa Mãe Igreja para começarmos a mudar nosso coração, viver uma conversão sincera, praticando o jejum, a caridade e na escuta da Palavra de Deu seremos conduzidos para celebrar santamente a Páscoa do Senhor.
A quaresma é um grande retiro de toda a família cristã.
O tempo da quaresma dura quarenta dias, são os quarenta dias de Jesus no deserto jejuando e orando.
A Igreja oferece práticas quaresmais para combater o mal: a penitência, a oração e a esmola.
Durante esse tempo o Senhor exige de nós a conversão, e quer de nós um desejo sincero de mudança, de purificação e desapego do pecado.
Durante esses quarenta dias seremos recriados por Deus e reconduzidos aos mistérios do Senhor.
 É um tempo de recordar a nossa luta contra o mal, de morrer para o mundo e renascer para Deus.
É recomendado para este tempo intensificar as nossas orações, educar nosso coração ao desejo de amar a Deus, fazer o bem, rejeitar o mal, ir a Santa Missa com mais frequência e piedade, buscar a leitura de bons livros espirituais, meditar a via-sacra.
De algum modo caminhar ao encontro do Cristo, motivo da nossa existência e causa da nossa alegria.
É viver para Cristo e morrer para o  pecado.
Que tenhamos uma boa e santa quaresma.
Lembra-te, ó homem, que és pó, e em pó te hás de tornar.
Texto: Frei Noronha / Foto: Lanna Silveira Navegação de Posts ? Posts Anteriores Galeria de FotosEste slideshow necessita de JavaScript.
Facebook Facebook Siga-nos no TwitterMeus TuítesSeguir Blog via E-mail Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.
Junte-se aos outros seguidores de 59 Seguir Onde EstamosQuadra 7 Praça da Matriz Área Especial, Etapa A Valparaíso I - Valparaíso de Goiás - GO(61) 3627-1948 Publicar em Cancelar

Localização como chegar a Igreja Franciscana de São José Operário