Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosario, Itaberaba - BA

Paróquia do Rosário de Itaberaba - - Páginas    .
Igreja do Rosário      .
Era uma vez.
     .
Hino    .
História      .
Oração  ARQUIDIOCESES E DIOCESES NA BAHIA     A Igreja na Bahia ela está assim dividida: três Arquidioceses e 33 Dioceses, sendo elas com as seguintes Dioceses sufragâneas: Arquidiocese São Salvador da Bahia: compõe as seguintes Dioceses: Alagoinhas, Amargosa, Camaçari, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas-Caravelas.
Arquidiocese Vitória da Conquista: compõe as seguintes Dioceses:Bom Jesus da Lapa, Caetité, Jequié, Livramento de Nossa Senhora, Vitória da Conquista.
Arquidiocese Feira de Santana: compõe as seguintes Dioceses:Barra, Barreiras, Bonfim, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Serrinha.
ITABERABA, no coração da Bahia no Piemonte da Chapada Diamantina, nosso brilho e nossa luz.
Programe o ano inteiro para familiares, parentes, amigos, colegas e a empresa de trabalho.
Férias.
Final de semana prolongado.
Feriadão.
Saudades da escola, da igreja, da melancia, do doce de leite, do verde ecológico do Monte, do abacaxi, da deliciosa carne do sol, da feijoada, do licuri.
Somos Embaixadores da Cidadania da nossa cidade mãe.
A casa é sua!               É da experiência religiosa que nasce a fé.
Em todos os tempos e lugares ocorre o fenômeno religioso.
Toda pessoa é um ser religioso.
A religião é praticada, organizada e crida partindo de cada contexto onde ela se situa.
É, também, aquela que dá ao homem a capacidade de sair do seu antropocentrismo, ceticismo ou racionalismo mórbido, para uma vida de experiência de fé, de amor, de generosidade e dignidade.
A religião impregna todas as formas de vida.
Portanto, precisamos sim ir à igreja.
Tudo bem que podemos e devemos rezar em casa.
Aliás, devemos rezar em todos os momentos.
Porém a Igreja é um ligar especial.
É ali que Ele habita.
Ali, a cada Santa Missa, Jesus renova seu Santo Sacrifício e se faz corpo e sangue para nos dar a vida, esperando a nossa visita.
A Igreja é a Casa de Deus.
Era uma vez.
A região que hoje incorpora Itaberaba integrou a Capitania da Baía de Todos os Santos (1535-1538), e com concessões de sesmarias a pessoas abastadas.
Cem anos depois muitas terras foram vendidas a aventureiros, transformadas, em 1768, na histórica fazenda São Simão.
Mais tarde, construída na sua parte central uma capela consagrada a Nossa Senhora do Rosário.
O povoado cresceu e recebeu honras de Freguesia e Distrito de Paz Nª Srª do Rosário do Orobó, sendo, em 1843, criada a Paróquia de Nª Srª do Rosário de Itaberaba, tendo como primeiro Vigário Pe.
Manoel Pereira Pacheco.
Um acontecimento memorável foi o 1º Congresso Eucarístico Paroquial de Itaberaba, realizado de 24 a 27 de agosto de 1939, com três missas solenes celebradas na praça J.
J.
Seabra, para a época, grande demonstração de fé, culto, veneração e fervor.
A Paróquia do Rosário de Itaberaba, criada em 1843, é a mais antiga da Diocese de Rui Barbosa.
Em 2010 realizou-se a 167ª edição da Festa da Padroeira.
.
Voltar ao Topo HINO A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO(Padroeira de Itaberaba, Bahia) Letra: AdenardMúsica: Mestre Rosalino de Jesus Sob a luz da santa igreja amadaOnde a chama da fé se irradiaEm vós temos, patrona, estimadaVida, amparo, ventura e alegria C Nas alvas contas do santo rosário O Ave-Marias tecidas de luz R Caminho certeiro para o sacrário O Por onde a prece aos céus nos conduz Virgem santa, piedosa e querida Rainha excelsa e doce mãe tambémOuvi a voz de noss’alma enternecidaInvocando contrita o vosso bem Regina excelsa senhora do mundoFonte estelar de mago candorLivrai noss’alma do pego profundoNa vida, e na morte, e na hora da dor Flor celeste, esplendente e bendita Almo escrimio de olor e doçuraComo prêmio nos daí a grande ditaDe vossa benção e graça mais pura Oh! Patrona gentil de Itaberaba Esperança, consolo e salvaçãoDe Jesus sois a luz que não se acabaDaí-nos a graça do vosso perdão.
.
Voltar ao Topo “O Rosário, Bíblia dos Pobres; Saltério de Maria”.
HISTÓRIA 1535-1538 – Região que incorpora Itaberaba integrou a Capitania da Baía de Todos os Santos; 1768 – Histórica fazenda São Simão 1809 – Erguida a Casa de Oração – Capela; 1817 – Fé e devoção a N.
Sra.
do Rosário do Orobó, transformam-se no pequeno povoado de Rosário do Orobó; 1843 – Criação da Paróquia N.
Sra.
do Rosário e construção da igrejinha; 1877 – Vila do Orobó; 1897 – Eleva-se à categoria de cidade com o nome de Itaberaba – pedra que brilha e reluz; 1941 – “Esta Igreja, com o auxílio do povo e sob a direção do Cônego Gilberto Carneiro Leão, foi totalmente reformada.
Início das obras em 23/10/1941 e reinaugurada em 21/10/1945.
”; 1943 – Criado o Mosteiro e Abadia de Jequitibá, monges Cistercienses, (Diário Oficial da BA, nº 278).
Paróquia de Nossa Senhora do Rosário é subordinada à Diocese de Jequitibá; 1957 – Madrugada de 1º para 2 de outubro, incêndio no coro de madeira da Igreja, causado por fogo em colméia de abelhas italianas.
Imagens são guardadas nas residências dos fiéis e a de N.
Sra.
do Rosário desaparece e nunca foi encontrada.
Santa é processada e levada à cadeira de réus, fato evitado por um fiel que senta no lugar; 2003 – Em outubro Igreja é lacrada em situação de risco e de calamidade.
Campanhas são feitas e reforma é iniciada; 2006 - 2010 – Em 25/05/2006 a Igreja é reaberta, somente possível graças à solidariedade voluntária dos fiéis itaberabenses e brasileiros anônimos, além do exterior, sob responsabilidade da equipe de reforma e dos abnegados párocos - padres, freis e irmãs.
.
Voltar ao topo HINO A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO(Padroeira de Itaberaba, Bahia) Letra: AdenardMúsica: Mestre Rosalino de Jesus Sob a luz da santa igreja amadaOnde a chama da fé se irradiaEm vós temos, patrona, estimadaVida, amparo, ventura e alegria C Nas alvas contas do santo rosárioO Ave-Marias tecidas de luzR Caminho certeiro para o sacrárioO Por onde a prece aos céus nos conduz Virgem santa, piedosa e queridaRainha excelsa e doce mãe também Ouvi a voz de noss’alma enternecida Invocando contrita o vosso bem Regina excelsa senhora do mundoFonte estelar de mago candorLivrai noss’alma do pego profundoNa vida, e na morte, e na hora da dor Flor celeste, esplendente e benditaAlmo escrimio de olor e doçura Como prêmio nos daí a grande ditaDe vossa benção e graça mais pura Oh! Patrona gentil de ItaberabaEsperança, consolo e salvação De Jesus sois a luz que não se acaba Daí-nos a graça do vosso perdão.
“O Rosário, Bíblia dos Pobres; Saltério de Maria”.
Oração a Nossa Senhora do Rosário Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.
São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida;por seu Filho, Jesus Cristo, na Unidade do Pai e do Espírito Santo.
Amém.
            Fontes: Livro Tombo da Igreja de Itaberaba, historiadores,                                                          publicações em geral, fiéis e toda a comunidade.
.
Voltar ao topo Assinar:Postagens (Atom)2013

Localização como chegar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosario