Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, São Luís - MA

R. de Santa Rita, 230 - Centro, São Luís - MA, 65015-430, Brasil
São Luís - MA

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - - Páginas quarta-feira, 1 de agosto de 2018 Nova Diretoria do IHGM é empossada SãoLuís – Na noite da última terça-feira, 31 de julho, no Espaço Cultural daAssociação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei), São Luís Shopping,tomou posse a nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM)para o biênio 2018/2020.
A novagestão denominada “Profa.
Eneida deCanedo” têm como presidente o professor mestre e ex-reitor da UniversidadeEstadual do Maranhão, José Augusto SilvaOliveira; Vice-presidente, Euges Silva de Lima; 1º.
  Secretário: Maria Goretti Cavalcante deCarvalho; 2º.
  Secretário: AntônioGuimarães de Oliveira; 1º.
Tesoureiro: José Bello Salgado Neto; 2º.
Tesoureiro:Josiel Ribeiro Ferreira; Diretor de Patrimônio: Francarlos Diniz Ribeiro;Diretor de Serviços de Divulgação: Iran de Jesus Rodrigues dos Passos; ConselhoFiscal – Titulares: Célio Githay Vaz Sardinha; Arthur Almada Lima Filho; JosefaRibeiro da Costa; Conselho Fiscal; Suplentes: Ronald Pereira dos Santos; JoséRibamar de Sousa Almeida e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva.
Asolenidade de posse foi muito concorrida e contou com uma grande assistência,composta pelos mais diversos setores da sociedade maranhense.
Foi registrada apresença de diversas autoridades e gestores públicos, entre eles, destacamos osReitores da UEMA, professor Gustavo Pereira da Costa, do IFMA, Roberto Brandão,do IEMA, Jhonatan Almada, o Secretário Municipal de Abastecimento, NonatoChocolate, o Presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbanoe Rural, Marcelo do Espírito Santo, além dos presidentes das agremiações, ALL, AntônioNoberto; AML, Benedito Buzar; AMCLAM, Carlos Augusto Moreira e AMLJ, JoãoBatista Ericeira.
Currículo do Novo Presidente O novopresidente do IHGM é natural de São Luís, engenheiro agrônomo pela UEMA, Mestreem Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Especialistaem Planejamento e em Comercialização Agrícola, desenvolveu suas atividadesprofissionais junto à Comissão Estadual de Planejamento Agrícola, órgãovinculado à Secretaria de Agricultura, no período de 1975 a 1987, quandocoordenou estudos sobre a conjuntura da produção e do abastecimento agrícola doMaranhão.
Exerceu, ainda, no órgão, a função de Assessor-Chefe de 1987 a 1991.
Iniciousua trajetória na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em 1977, comoAuxiliar de Ensino da Escola de Agronomia do Maranhão, assumindo aresponsabilidade sobre as disciplinas Economia Rural, Política Agrícola,Planejamento e Desenvolvimento Rural e Elaboração de Projetos Agrícolas.
EleitoVice-Reitor da UEMA, iniciou suas funções em 1° de janeiro de 2003, exercendo ocargo até 31 de março de 2006, quando passou a responder pela Reitoria atédezembro de 2006.
Eleito,nomeado pelo Poder Executivo, foi empossado no cargo de Reitor para o mandatode 1° de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010.
Reeleito, foi nomeado eempossado no cargo de Reitor da Universidade Estadual do Maranhão para omandato de 1° de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014.
Atualmente,é Professor Adjunto da UEMA, com lotação no Departamento de Economia Rural.
Nomeado, exercendo o Cargo em Comissão de Assessor Especial da Reitoria daUniversidade Estadual do Maranhão.
Émembro Fundador da Academia Maranhense de Ciências, ocupante da cadeira MonsenhorClodomir Brandt e Silva, com posse em 17 de junho de 2008.
  Sócioefetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, com posse em 4de maio de 2012, ocupa a cadeira n° 21, patroneada por Antônio Henriques Leal.
Foipresidente do Conselho Fiscal do IHGM, durante a gestão 2014/2016 efoi Vice-presidente da “Gestão César Marques”, 2016/2018 que findou no último dia 31.
Éainda membro correspondente da Academia Arariense-Vitoriense de Letras – AVL,ocupante da cadeira 05 do Quadro de Correspondentes/Seção de Arari, patroneadapor João da Silva Lima, com posse em 25 de novembro de 2017.
Exerce atividades de voluntariado como membro do Rotary International, integrantedo quadro social do Rotary Club São Luís Praia Grande.
       às22:11Nenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 26 de julho de 2018 Nova diretoria do IHGM será empossada dia 31 Noúltimo dia 12, quinta-feira, na sede do Instituto Histórico e Geográfico doMaranhão (IHGM), às 18h, no térreo, foi eleita para dirigir o IHGM no próximobiênio, 2018/2020, a chapa “Profa.
Eneida de Canedo” que tem como presidente oprofessor mestre e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto SilvaOliveira.
A eleição transcorreu num clima de normalidade e os sócioscompareceram para votação.
A composiçãoda nova diretoria ficou assim: Presidente: José Augusto Silva Oliveira;Vice-Presidente: Euges Silva de Lima; 1º.
 Secretário: Maria Goretti Cavalcante de Carvalho; 2º.
  Secretário: Antônio Guimarães de Oliveira;1º.
Tesoureiro: José Bello Salgado Neto; 2º.
Tesoureiro: Josiel RibeiroFerreira; Diretor de Patrimônio: Francarlos Diniz Ribeiro; Diretor de Serviçosde Divulgação: Iran de Jesus Rodrigues dos Passos; Conselho Fiscal – Titulares:Célio Githay Vaz Sardinha; Arthur Almada Lima Filho; Josefa Ribeiro da Costa;Conselho Fiscal; Suplentes: Ronald Pereira dos Santos; José Ribamar de SousaAlmeida e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva.
Aposse da nova diretoria está marcada para o dia 31 de julho, terça-feira, às19h, no Espaço Cultural da Amei, São Luís Shopping “.
Agradecemos àqueles quenos estimularam a empreender essa caminhada que somente será fortalecida com oapoio de cada um e de todos ”, destacou o novo presidente eleito.
  às04:38Nenhum comentário: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 25 de julho de 2018 Becos & Telhados Uma saga imagética Ohistoriador, professor, escritor e sócio efetivo do Instituto Histórico eGeográfico do Maranhão, Antonio Guimarães de Oliveira é um conhecedor doscaminhos da cidade e vem dedicando-se nos últimos anos em publicar seu preciosoacervo de fotografias e cartões postais da antiga São Luís, que acumuloudurante anos, fruto de sua paixão pela fotografia e história da capitalmaranhense.
  Têmfeito isso por meio da publicação de uma série de livros que traz uma vasta,variada e impressionante coleção de cartões fotográficos sobre antigoslogradouros de São Luís, como Ruas, Becos, Travessas, Largos e Monumentos doCentro Histórico, despertado assim, a curiosidade dos leitores, pela raridade eineditismo de grande parte do acervo.
  Publicouem 2012/2013 os dois primeiros volumes dessa série, intitulados “São Luís:memória e tempo,” que teve um grande sucesso editorial, batendo recordes devendas, tornando-se um verdadeiro Best Seller local.
Em2015, presenteou os amantes da história da cidade com mais um livro,“Pregoeiros & Casarões”, trazendo como tema central os tradicionaispregoeiros, que eram vendedores de porta em porta, de rua em rua, geralmente defrutas, verduras, peixes e outros gêneros de uma São Luís que não existe mais.
Nesse livro, também tratou como um dos temas principais, os casarõeshistóricos.
  Masesse trabalho foi além do título proposto, destacando entre outros aspectos,acervos fotográficos particulares de personalidades da cidade em períodosdiversos, mas sempre como pano de fundo, a paisagem do Centro Histórico e acultura da cidade, talvez uma das explicações do sucesso alcançado pela obra.
Ditoisso e feito o devido resgate dos trabalhos anteriores para melhor situar oleitor, passemos efetivamente a tratar deste, seu mais recente trabalho, “Becos& Telhados,” o quarto livro dessa primorosa coleção que sem a menor dúvida,já se constituem fontes obrigatórias a quem desejar conhecer, estudar eescrever algo sobre a história de São Luís.
Destavez, os Becos, tão antigos e impregnados de história, presentes no imaginário ena tradição ludovicense, muitos, surgidos nos primeiros séculos de formação dacidade, com nomes tão pitorescos e curiosos que se tornaram uma importantemarca toponímica de São Luís, são o carro chefe desta tão aguardada obra.
  Comfotos de Becos, principalmente das décadas de 1950 e 1970, sob vários ângulos econtextos, algumas com figurantes e personagens, conhecidos e anônimos, atravésde legendas e textos sucintos explicativos, o autor vai desvendando osprincipais becos históricos.
  Abrindoseu rol com o emblemático Beco Catarina Mina, seguido pelos Beco do Vira Mundo,Beco da Alfandega, Beco da Bosta, Beco do Quebra Bunda, Beco da Prensa, Becodos Catraeiros, Beco do Precipício, Beco do Couto, Beco do Silva e Beco dosBarqueiros, estes dois últimos, em meados do século XIX, antes da conclusão doCais da Sagração, delimitavam o perímetro da antiga Praia da Trindade, localonde foi executado por enforcamento, Manoel Beckman, em 1685, líder da Revoltaque levou seu nome.
  Estelivro, traz também, novas fotos e cartões postais ainda não mostrados, dasRuas, Travessas, Largos e Avenidas, sempre destacando a duplicidade oumultiplicidade dos nomes das tradicionais e históricas artérias, como a rua doSol, nome colonial e a designação mais recente e oficial, do início do séculoXX, mudada pela municipalidade para rua Nina Rodrigues, em homenagem ao médicomaranhense, considerado o patrono da medicina legal moderna brasileira, cujoconsultório, ficava nessa rua, mas que nesse caso e em muitos outros, acabaramnão pegando e permanecendo os nomes antigos e curiosos desses logradouros namemória popular.
“Becos& Telhados,” representa a contínua e recorrente viagem do autor ao passadode São Luís, através dos seus logradouros e edifícios históricos, que assimajudam a contar a história por meio da sua iconografia fotográfica, produzidaao longo dos séculos XIX e XX, a partir da lente e olhar do fotógrafo de“plantão” da época, como um Gaudêncio Cunha, um Cândido Cunha, um José Farias,um Manassés, um Amorim, um Dreyfus Azoubel, um Clodomir Pantoja, um JoséMendonça, um Ribamar Alves, um Vicente Benário, um Chico Foto Flash, um FotoNômade, mas também, por anônimos e amadores.
  Estáde parabéns o historiador Antonio Guimarães por esta magnífica e exuberanteobra, que através de sua saga imagética, contribui de forma substancial para oconhecimento histórico de São Luís.
  SãoLuís, 15 de setembro de 2017.
Euges LimaHistoriadore presidente do IHGM às05:183 comentários: Links para esta postagemEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Gestão: César MarquesPostagem em destaqueDesvendando São Luís, a planta da cidade de 1858 Por Euges Lima   (historiador) eugeslima@gmail.
com A “Planta da Cidade de São Luís do Maranhão levantada em 1858” foi fe.
Postagens mais visitadasSeguidoresGoogle+ BadgeGoogle+ FollowersTranslateInscrever-sePostagens Atom PostagensComentários Atom ComentáriosPesquisaPostagens + popularesFANPAGEHemeroteca Digital da BNAcervo digital da BPBLACERVO APEMInstitutos CongêneresSeguir por EmailComo você avalia a atual Gestão César Marques ?visualizações (desde 15/12/11)Arquivo do blog

Localização como chegar a Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão