LAJEDO DO OURO, Barra do Rocha - BA

Fazenda Lajedo do Ouro, s/n - Ibiratia/Bahia - Brasil - Rod. Ibiratata, Barra do Rocha - BA, 45580-000, Brasil
Barra do Rocha - BA

Lajedo do Ouro – Cacau Fino - - Skip to content História da Fazenda Lajedo do Ouro Em 1933 o patriarca Pedro Caetano Magalhães de Jesus, recém-formado em Direito, foi para a Região Cacaueira para iniciar os seus primeiros passos como profissional liberal.
Atuando como advogado, juntou as suas economias e aplicou-as em uma fazenda de cacau.
Na continuidade do trabalho de seu fundador, hoje, a administração e o cuidado seguem com a terceira geração da família Magalhães, que tem como desafio inovar e estar à frente de novas tendências do mercado de cacau.
Nosso Cacau Fino Assim como a uva, a oliva e o café, o sabor das amêndoas do cacau é fortemente influenciado pelo meio ambiente onde é produzido, o que imprime a todos esses produtos uma verdadeira identidade de origem.
Aliado à essas características, os tratos culturais do cacaueiro, a forma de colheita do fruto, a fermentação e a secagem das amêndoas influenciam decisivamente no sabor do chocolate, chegando a alguns especialistas a afirmarem que no processamento do cacau até a confecção do chocolate, estas etapas realizadas na fazenda são  responsáveis por 50% do sabor e aroma do chocolate.
Na fazenda Lajedo do Ouro as árvores de cacau são cultivadas por variedade em quadras com área de 2,5 h.
Os frutos são colhidos separadamente por variedades e por quadra, as sementes são fermentadas segundo um protocolo criado para cada cultivar, tendo a temperatura de fermentação acompanhada em todas as fases do processo.
As amêndoas são secas ao sol e ensacadas separadamente.
Esse procedimento pioneiro dá origem ao cacau varietal que confere gosto e aroma característico da  planta.
Prêmios Entenda nossos Pilares de qualidade TERROIRO Terroir é o ambiente natural de uma região produtora de cacau… Saiba Mais GENÉTICAA Genética é considerada um dos pontos mais importantes na produção do Cacau… Saiba Mais MANEJOO Manejo é a forma que lidamos com o cacau desde o plantio, até a secagem… Saiba Mais Terroir Para cacau e chocolate, o terroir é o ambiente natural de uma região produtora de cacau, incluindo não só o solo e o clima, mas também a preparação do cacau no seu pós-colheita que conferem ao chocolate sabores específicos da região.
Além dessas condições no sul da Bahia o cacaueiro se desenvolve a sombra da Mata Atlântica, conjunção ideal para a seu desenvolvimento sustentável.
Esse sistema de plantio foi denominado pelos pioneiros de Cabruca, que significa mata raleada.
Genética Inicialmente, as variedades cultivadas de cacau eram agrupadas em três complexos genéticos: Criollo, Forasteiro e Trinitário.
As variedades eram assim classificadas única e simplesmente pela observação humana da morfologia (forma das plantas, frutos e amêndoas) para posteriormente classificá-las em esses três grandes grupos.
Atualmente com a utilização do sequenciamento  do DNA do cacau essa classificação foi revista com o estudo publicado em 2008 por um grupo de cientistas de diversos governos e empresas.
Hoje sabemos que há muito mais grupos de cacau, destacam-se: Amelonado, Contamana, Curaray, Guiana, Iquitos, Maranon, Nacional, Nanay e Purus.
A diversidade genética contribuí para uma maior variação das qualidades físico, químicas e sensorial presentes no chocolate.
E a Bahia talvez seja o lugar de maior diversidade genética do cacau no mundo, pois, desde 1964 com a fundação da CEPLAC, foram introduzidos híbridos de origens distintas na região.
Nesse contesto de alta diversidade genética selecionamos cultivares que apresentaram potencial elevado para fazer um bom chocolate.
Manejo É a ação de conjugar as atividades do homem com a tecnologia avançada, com o objetivo de definir ou traçar decisões a serem tomadas em um sistema de produção  do cacau.
Com objetivo de promover o uso sustentável do nosso ecossistema e promover sabores diferenciados nos diversas variedades de cacau produzidos por nós.
Saiba Mais VAR CHOCOLATES Nos últimos anos nos dedicamos a criação de uma metodologia diferenciada para a produção do nosso chocolate, totalmente artesanal (tree to bar), feito com cacau selecionado e já premiado em diversos concursos nacionais e internacionais.
Ir para a loja virtual > COMPRE ONLINE Experimente o verdadeiro chocolate, a base de frutos de cacau criteriosamente selecionados e produção artesanal.
Notícias Localização Assine nossa Newsletter Nos siga

Localização como chegar a LAJEDO DO OURO