Memorial Zumbi dos Palmares, Teresina - PI

Av. Miguel Rosa, 3400 - Centro (Sul), Teresina - PI, 64002-850, Brasil
Teresina - PI

Fundac - -     A Fundac mant?m casas de cultura na capital e no interior do Estado.
Veja abaixo a rela??o:Museu do Piau? - Casa de Odilon Nunes FUN??O: preserva??o de variado acervo de pe?as, mobili?rio e pinturas; ATIVIDADES:  Aberto para a comunidade em geral de ter?a a domingo; ACERVO: pe?as antigas do per?odo colonial ao atual, pe?as e vestimentas do nosso folclore, pinturas diversas, salas tem?ticas; CARACTER?STCAS DO PR?DIO: casar?o com caracter?sticas coloniais, com dois pavimentos e planta em ?L?, foi sede de diversos ?rg?os de governo antes de se tornar e sua constru??o data da implanta??o da nova capital Teresina, em torno do antigo Largo do Amparo.
ENDERE?O: Rua Areolino de Abreu, 900 Teresina-PI Cep.
64000-180 Fone: (86) 3221-6027   Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho FUN??O: Manter e preservar o acervo bibliotec?rio do Estado.
ATIVIDADES: aberto para pesquisadores, alunos, professores e jornalistas; ACERVO: livros did?ticos, peri?dicos, literatura piauiense, nacional e mundial.
SERVI?O: ENDERE?O: Pra?a Dem?stenes Avelino, 1788 Teresina-PI Fone: (86) 3221-3829 Complexo Cultural Clube dos Di?rios FUN??O: O Complexo Cultural Clube dos Di?rios ? formado pela Sala Torquato Neto, Espa?o Cultural Os?rio Junior e a Galeria por constitui um espa?o pr?prio para receber exposi??es diversas, exibi??es de filmes, solenidades, lan?amentos de livros, shows nusicais dentre outras manifesta??es culturais; ATIVIDADES: - aberto para a comunidade em geral durante todo o dia, de segunda a s?bado; - Projetos culturais, como boca da noite, cinema para todos, entre outros: CARACTER?STCAS DO PR?DIO: o pr?dio apresenta caracter?sticas do estilo ecl?tico, com detalhes do neocl?ssico ? colunas cor?ntias e front?o decorado, simetria da fachada e cobertura em telha francesa ? tipo chal?.
SERVI?O: ENDERE?O: Rua ?lvaro Mendes, S/N Cep.
64001-100 Teresina-PI Fone: (86) 3222-7100/ 3222-7075 Theatro 04 de setembro FUN??O: espa?o com 600 lugares, com recursos de som e ilumina??o pr?prios para a apresenta??o teatral ? adulto e infantil, de dan?a e de humor.
O Theatro 04 de Setembro est? integrado ao Clube dos Di?rios, configurando um verdadeiro Complexo para a arte e a cultura.
ATIVIDADES: - aberto para a comunidade em geral de segunda a s?bado, para apresenta??es e visita??o; CARACTER?STCAS DO PR?DIO: pr?dio ecl?tico com portas em arco ogival e front?o decorado, simetria da fachada e distribui??o eq?itativa das janelas laterais.
A ?ltima reforma demoliu o anexo existente nas laterais para implanta??o de um jardim e valoriza??o da arquitetura do teatro.
SERVI?O: ENDERE?O: Pra?a Pedro II, S/N Cep.
64001-100 Teresina-PI Fone: (86) 3222 - 7100/3222-7075 Escola de M?sica de Teresina A Escola de M?sica de Teresina atende ? comunidade teresinense interessada no estudo na ?rea, desde a musicaliza??o para crian?as at? para pessoas da terceira idade.
O ano letivo ? dividido em dois per?odos: de mar?o a junho e de agosto a novembro.
Nos outros meses s?o oferecidos cursos intensivos de f?rias.
Oferece cursos em quase todas as ?reas, trabalhando com professores experientes e de renomado conhecimento musical.
Dirigida por Aur?lio Melo, a EMT ? parte integrante da FUNDAC.
     SERVI?O:     Endere?o: Centro Artesanal Mestre Dezinho     Pra?a Pedro II- Centro     Fone: (86) 3221-6367   Escola de Dan?a Lenir Argento (Escola de Dan?a do Estado) A Escola de Dan?a do Estado foi fundada em 05/08/1985, sem fins lucrativos.
Possui atualmente mais de 800 alunos, a maior parte deles vinda de classes menos favorecidas economicamente e que s?o atendidas atrav?s de bolsas oferecidas atrav?s de um conv?nio entre a Fundac e a Seduc.
O ensino de Ballet Cl?ssico predomina, mas tamb?m oferece ensino de dan?a popular e diversas outras manifesta??es.
Em 2003, lan?ou o I Corpo de Baile oficial do Estado, que se apresenta em momentos especiais em todo o Piau?.
O principal objetivo da Escola ? divulgar e incentivar a pesquisa e elaborar um trabalho te?rico-pr?tico do ensino da dan?a, com rela??o ? forma??o do  homem como um todo.
SERVI?O:     Endere?o: Centro Artesanal Mestre Dezinho     Pra?a Pedro II- Centro     Fone: (86) 3221-7532   Oficina de Restaura??o  do Piau?  A Oficina de Restaura??o e Conserva??o de Bens Culturais e Hist?ricos do Piau? funciona na sede da Funda??o Cultural do Piau? (FUNDAC).
Criada em 1987 a  Oficina de Conserva??o e Restaura??o de Bens Culturais M?veis tem como objetivo a preserva??o do patrim?nio e da identidade cultural piauiense, atender ?s demandas de restaura??o do acervo do Museu do Piau?, orientar a conserva??o daquele acervo e, dentro das suas possibilidades, receber pe?as de outros museus da FUNDAC.
Tamb?m ? finalidade da oficina a restaura??o de obras particulares e a pesquisa na ?rea de restauro, al?m da realiza??o de mini-cursos sobre conserva??o do acervo museol?gico.
Do ano de 2001 a 2007 a oficina ficou sem funcionamento.
Em 2003 o projeto de reinstala??o foi enviado ao Minist?rio da Cultura, sendo aprovado em 2005.
  Al?m de orientar na conserva??o dos acervos das casas de cultura do Estado a Oficina tamb?m oferece mini-cursos de conserva??o de obras de arte e de acervo museol?gico.
SERVI?O:   Endere?o: Pra?a Marechal Deodoro, 816, Centro - Teresina/PI   Fone: (86) 3083-0682   Memorial Zumbi dos Palmares O Memorial Zumbi dos Palmares foi inaugurado no dia 25 de julho de 2007, fruto de um projeto de lei do deputado estadual Olavo Rebelo, sancionado em 2003, pelo Governador Wellington Dias.
A antiga Unidade Escolar Domingos Jorge Velho, pertencente ? Secretaria de Educa??o e Cultura do Estado, foi totalmente restaurada, com o objetivo de ser um espa?o de divulga??o e difus?o da cultura negra.
Hoje ? coordenada pela Funda??o Cultural do Piau? - FUNDAC e pelo Conselho Administrativo do Memorial, formado por entidades do movimento negro, organiza??es governamentais e sociedade civil.
O Memorial Zumbi dos Palmares est? equipado com espa?o para exposi??es, biblioteca, sala para oficinas de dan?a, percuss?o, m?sica, cozinha para oficinas de culin?ria, sala de exibi??o de filmes, espa?o art?stico para realiza??o de shows e apresenta??es culturais, al?m de sala de inclus?o digital, equipado com dez computadores.
Para homenagear a cultura negra do Piau?, as salas receberam nomes de personalidades de destaque desse segmento, s?o elas: audit?rio Cl?vis Moura, Pra?a Francisca Trindade, biblioteca J?lio Rom?o e sala Esperan?a Garcia.
SERVI?O:    Endere?o: Av.
Miguel Rosa, 3400, Centro/Sul - Teresina/PI   Fone: (86) 3216-3702     ________________________________________________________________________________ Rela??o das Casas de Cultura vinculadas ? Fundac no interior do Estado   * Museu de Arte Sacra de Oeiras Endere?o: P?a.
Visconde G.
do Parna?ba, 72 Oeiras-PI * Centro Cultural Major Selem?rico   Endere?o: Rua 2 de Janeiro, S/N Oeiras-PI * Museu do Couro de Campo Maior    Endere?o: Cel.
Eul?lio Filho, 235 * Espa?o Cultural Porto das Barcas    Endere?o: Av.
Presidente Vargas, S/N- Shopping      Delta- 2? andar/ Parna?ba -PI    Fone: (86)3315-9953 * Centro Cultural Odilon Nunes    Endere?o: Pra?a Gil Nunes, S/N/ Amarante-PI * Espa?o Cultural Maria Bonita    Endere?o: Av.
Esmaragdo Freitas, S/N/ Floriano-PI    Fone: (89)3522-3718 * Memorial Tertuliano Brand?o Filho    Endere?o: Rua Francisco Tertuliano, 11/ Pedro II-PI * Casa da Cultura Benedito Martins do R?go    Endere?o: Av.
Deocl?cio Rego,S/N/ Uni?o-PI    Fone: (86) 3265-2103 * Museu de Piripiri e Memorial Expedito Resende    Endere?o: Rua S?o Francisco, 715/Piripiri-PI * Casa de Cultura de Corrente    Endere?o: Av.
Get?lio Vargas, 21/Corrente-PI * Museu Ozildo Albano      Endere?o: Pra?a Josino Ferreira, S/N/ Picos-PI      Fone: (89) 3422-6380                Funda??o Cultural do Piau? - FUNDAC  Pra?a Mal.
Deodoro da Fonseca, 816/Centro - Teresina-PI CEP 64.
000-160 Tel.
: (86)3221-7666

Localização como chegar a Memorial Zumbi dos Palmares