Micro Service Informática, Governador Valadares - MG

R. Ver. Euzebinho Cabral, 445 - Centro, Gov. Valadares - MG, 35010-260, Brasil
Governador Valadares - MG

Microinform?tica - Introdu??o - - Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels Introdu??o Estamos vivendo a era da Inform?tica e, h? algumas d?cadas, todas as tecnologias giram em torno do uso de microcomputadores.
Essa realidade modificou tanto a forma de aquisi??o, como o modo de transmiss?o do conhecimento.
Inform?tica ? o nome gen?rico do conjunto das Ci?ncias da Informa??o que inclui: a teoria da informa??o, o processo de c?lculo, a an?lise num?rica e os m?todos te?ricos da representa??o dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
E a palavra Inform?tica refere-se, tamb?m, especificamente ao processo de tratamento autom?tico da informa??o por meio de m?quinas eletr?nicas, como computadores, laptops, netbook, tablets etc .
De um modo geral, pode-se pensar em computador como um equipamento capaz de armazenar e processar, l?gica e matematicamente, quantidades num?ricas.
Multifuncionalidade Assim, ap?s algumas d?cadas, os componentes diminu?ram de tamanho e ficaram mais baratos, at? que se chegou a modelos que pudessem ser colocados em cima de uma mesa ou, mesmo, carregados no bolso.
E os sistemas foram adaptados at? que qualquer indiv?duo alfabetizado e de bom senso pudesse utilizar o equipamento.
Assim, desde a d?cada de 60 eles tem sido usados em sistemas de controle de contas banc?rias e de reservas de companhias a?reas, pois um computador manipula dados com grande velocidade, muito mais r?pido do que as pessoas.
Seu uso principal, portanto, ? em tarefas que necessitem manipular grande quantidade de informa??es em pouco tempo.
Mas, durante muitos anos, os computadores foram privil?gio apenas de grandes empresas, pois utilizar um deles significava dispor de um grande espa?o f?sico, devidamente refrigerado e muitos funcion?rios trabalhando em tempo integral na sua manuten??o.
Com o in?cio da produ??o do microcomputador de uso pessoal (ou pc - personal computer), de baixo custo, esses dispositivos tornaram-se um equipamento de uso dom?stico e uma ferramenta indispens?vel no dia a dia das pessoas.
Hoje podemos v?-los funcionando em muitos lugares: supermercados, escolas, lojas, hot?is, hospitais, consult?rios m?dicos, dent?rios e advocat?cios, etc.
Mas ? ?bvio que a multifuncionalidade ? uma das grandes vantagens do computador pois ? um instrumento de cria??o de textos, imagens, sons e v?deos e, tamb?m, de fragmenta??o de informa??es e banco de dados e, ainda, de simula??o em treinamentos, planilhas, planos de apoio e gerenciamento de pesquisas.
Assim, al?m de ser utilizado como equipamento de trabalho, tamb?m ? usado para o entretenimento, por exemplo por meio de jogos que, a cada dia, se tornam mais interativos.
O uso de computadores garante cada vez mais o acesso ? todo o tipo de informa??o pois houve um grande aumento na capacidade de armazenamento de dados e no acesso a eles.
Assim, as informa??es contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespa?o, permitem que usu?rios tenham acesso ? novos mundos, novas culturas, sem necessidade de locomo??o f?sica.
Logicamente, no processo houve uma forte redu??o de custos, pois o que era distante agora ? pr?ximo, assim o uso de computadores otimizou o tempo e os custos.
Atualmente, a oferta de informatiza??o, em quase todos os setores, ultrapassa nossa capacidade de aproveitamento.
Simplesmente n?o conseguimos aproveitar tudo.
Se antigamente j? se debochou da precariedade da tecnologia, hoje temos de nos esfor?ar muito para us?-la corretamente, pois a complexidade ultrapassa nossa capacidade de entendimento.
Assim sendo, fica claro que o melhor aproveitamento da tecnologia depende, mais do que nunca, do ser humano.
Torna-se, portanto, imprescind?vel que todos aprendamos algo da linguagem da inform?tica e que dominemos minimamente o conhecimento da operacionalidade e das potencialidades de um microcomputador, objetivando aumento de produtividade, e e melhor qualifica??o e desempenho.
Inclus?o e exclus?o digital Ent?o, chega-se ? quest?o da inclus?o digital, ou seja, promover a possibilidade de um maior n?mero de pessoas terem contato com as tecnologias associadas com computadores, j? que as tecnologias da informa??o n?o constituem um fim em si mesmas, mas devem ser um instrumento para o desenvolvimento.
Entretanto, no Brasil, a barreira de entrada na Internet ? significativa, pois a renda bruta da popula??o ? pequena, impedindo que milh?es de brasileiros comprem um pc.
Dados de novembro de 2005 divulgados pelo Comit? Gestor da Internet no Brasil (CGI.
br) revelam o abismo da inclus?o digital no Brasil: enquanto 88,7% dos brasileiros da classe A e 55,5% e da classe B possu?am computadores em casa, apenas 16,1% da classe C e 2% da popula??o das classes D/E possu?am um pc.
Portanto, parte da sa?da para reverter o quadro de exclus?o digital est? no acesso ? internet por meio de centros p?blicos, em escolas e centros comunit?rios, e n?o apenas em pol?ticas de redu??o de pre?os dos equipamentos.
Assim, est?o acontecendo esfor?os governamentais como a implanta??o de laborat?rios de inform?tica com acesso ? internet em banda larga nas escolas, em alguns estados do pa?s.
Mas no aspecto do acesso ? web em centros p?blicos, as pol?ticas do governo ainda t?m muito a evoluir: menos de 1% das pessoas acessou a internet a partir de pontos p?blicos gratuitos em tr?s meses do segundo semestre de 2005.
Enquanto 10% acessaram de casa, 5% acessaram a partir da escola, o que revela a import?ncia do equipamento das institui??es de ensino para levar a inclus?o ? popula??o.
Mas, evidentemente, apenas colocar um computador ? frente das pessoas ou vend?-lo a um pre?o menor n?o inclui qualquer pessoa em nenhum processo.
E os locais n?o podem ser um mero dep?sito de computadores, como ? o caso de comunidades ou escolas que recebem computadores, que nunca s?o usados pois n?o h? pontos de conex?o ? internet, n?o h? apoio t?cnico para resolu??o de problemas de hardware, e porque faltam professores qualificados para ensinar o conhecimento necess?rio.
Evidentemente deve estar muito bem definido o que se deseja com a utiliza??o de computadores: o estudante n?o s? deve aprender tudo que for ensinado na sala de aula, mas tamb?m deve ser preparado para assumir uma profiss?o.
A longo prazo, ? a melhor a??o de inclus?o social em que se pode investir.
Pois, inclus?o digital deve significar, antes de tudo, melhorar as condi??es de vida de uma comunidade com ajuda da tecnologia.
O computador e a internet devem ser ferramentas de liberta??o do indiv?duo, de autonomia do cidad?o.
Ou seja, ? absolutamente necess?rio nos projetos de inclus?o social: ter objetivos claros, garantir a manuten??o do hardware e da rede ensinar a usar o equipamento e os programas, tanto em benef?cio pr?prio como no coletivo.
Assim, para garantir a democratiza??o da informa??o, ? necess?rio haver muitos cursos b?sicos, com explica??es pr?ticas sobre o uso de computadores e a configura??o de programas e de sua utiliza??o, em linguagem clara e n?o t?cnica.
Esses cursos s?o um inestim?vel aux?lio para os iniciantes.
Tais cursos tamb?m devem impedir que tempo e equipamento sejam mal utilizados por aqueles que j? tenham alguma experi?ncia, pois todos os tipos de usu?rios, para bem usar um computador necessitam: entender a terminologia da microinform?tica, os princ?pios b?sicos do funcionamento e das potencialidades do equipamento.
conhecer o funcionamento b?sico de alguns programas, possibilitando o esclarecimento das d?vidas mais frequentes.
O que ? um "leigo(a)" em Inform?tica? Para quem usa o sistema operacional Windows: Se voc? sabe editar chaves de registro no Windows, tem e sabe usar programas que acompanham todas as chaves, INIs e DLLs alteradas numa instala??o e sabe desfazer algo errado caso o desinstalador n?o funcione, j? ? um(a) usu?rio(a) plus.
Mas, se ainda pergunta onde est? o ?cone do RegEdit no menu Iniciar, ou nem sabe que o Windows tem este programa, voc? depender? de suporte t?cnico caso algo errado aconte?a.
Dica "quente" Altas temperaturas podem danificar em muito o computador.
Portanto: N?o coloque o computador dentro de m?veis ou em locais de dif?cil circula??o de ar, N?o coloque fontes de calor pr?ximas ao gabinete, Se o computador tiver uma placa m?e com sensor de temperatura, deixe-a sempre ativado.
Aparecer? um aviso se ocorrerem temperaturas fora dos valores previstos pelos fabricantes e Garanta que entradas de ar n?o estejam obstru?das pela poeira.
Hardware e Software Assim, um computador digital ? um equipamento eletr?nico que processa dados usando programas, podendo ser dividido em: uma parte "f?sica" (concreta, vis?vel e palp?vel) denominada "hardware": os fios, placas de circuitos integrados, monitor, impressora, mouse, teclado, modem, placa de rede etc.
Ou seja, ? o equipamento.
Detalhes sobre alguns tipos de hardware podem ser encontrados em: | Disco r?gido | Entrada e Sa?da | Mem?ria | Placa m?e | | Processador | Outras Placas | Teclado | uma parte "n?o f?sica" chamada de "software, que ? o conjunto de programas que faz a m?quina funcionar e permite que se obtenha o resultado desejado de seu processamento.
Detalhes sobre alguns softwares podem ser encontrados aqui.
Portanto, mudando-se o software obt?m-se um resultado diferente usando o mesmo hardware.
Para fazer a liga??o entre o equipamento e os programas foram criados sistemas operacionais, como o Linux, o Mac, o Windows.
O computador Concretamente, o computador ? um equipamento, constitu?do por componentes mec?nicos e eletr?nicos que, a partir de dados de entrada, realiza um processamento, gerando novos dados como sa?da.
Basicamente um computador ? composto de um processador central, capaz de efetuar opera??es l?gicas e matem?ticas de modo extremamente r?pido, e de salvar informa??es, que utiliza v?rios dispositivos como disco r?gido, mem?ria, placa m?e e, tamb?m, v?rios dispositivos de entrada e sa?da de dados.
Atualmente ? considerado quase como um eletrodom?stico e ? geralmente associado a um gabinete, a um monitor, um teclado, a um mouse, a uma impressora, sendo extremamente importante que haja conex?o ? Internet.
S?o exemplos de computadores: ?baco, calculadora, computador anal?gico, computador digital.
As gera??es Quando se pensa na hist?ria do computador e da Internet, observa-se que, apesar de muitos equipamentos terem aparecido bem antes, eles surgiram em torno dos anos 40 do s?culo passado e eram enormes, ocupando v?rios metros quadrados.
Esses equipamentos passaram por uma grande evolu??o, que pode ser dividida em gera??es.
Cada gera??o ? caracterizada pelo desenvolvimento tecnol?gico no modo como o computador opera, resultando em equipamentos cada vez menores, mais poderosos, eficientes r?pidos,e baratos.
Primeira gera??o (em torno de 1940-1959) Os computadores eram lentos, enormes, ocupavam salas inteiras e tinham muitos metros de fios, Eram equipadas com v?lvulas eletr?nicas e gastavam muita energia, Sua opera??o era muito cara e esquentavam muito, o que era, frequentemente, a causa de mau funcionamento, Usavam linguagem de m?quina para executar opera??es, s? podendo resolver um problema de cada vez, A mem?ria baseava-se em cilindro magn?tico, A velocidade de processamento era da ordem de milissegundos e a capacidade de mem?ria era de 2 a 4 kbytes, A entrada de dados era feita por meio de cart?es ou fita de papel perfurados, A sa?da de dados era feita por impressoras, N?o existia sistema operacional.
Os programadores eram operadores e controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso.
Exemplos: ENIAC, UNIVAC V?deo: A hist?ria da Internet http://www.
youtube.
com/watch?v=9hIQjrMHTv4 (acessado novamente em 9/09/2009) ("History of the internet" is an animated documentary explaining the inventions from time-sharing to filesharing, from Arpanet to Internet.
) (Como ativar legenda em portugu?s: Clicar na seta para executar o v?deo e na seta no canto inferior direito e em "Ativar legendas") Segunda gera??o (1959-1964) Houve a substitui??o das v?lvulas eletr?nicas por transistores e os fios de liga??o por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais r?pidos, menores, e de custo mais baixo.
Mas ainda esquentavam muito.
Mudan?a da linguagem de m?quina bin?ria para as linguagens simb?licas, como FORTRAN, que permitiram que os programadores especificassem instru??es em palavras, A mem?ria passou de cilindro magn?tico para a tecnologia do n?cleo magn?tico, A velocidade de processamento era da ordem de milissegundos a capacidade de mem?ria era de 20 megabytes, Surgiram os primeiros armazenadores externos de informa??es: fitas magn?ticas e discos, A entrada de dados era feita por cart?es ou fita de papel perfurados, A sa?da de dados era feita por impressoras, Foram criados os sistemas em lote, "batch systems", que possibilitaram um melhor uso dos recursos computacionais.
Havia um programa monitor, usado para "enfileirar" as tarefas.
Cada programa era escrito em cart?es ou fita de papel perfurados, que eram carregados por um operador, juntamente com seu compilador.
O operador em geral utilizava uma linguagem de controle chamada JCL (job control language).
Exemplos: TRADIC, IBM TX-0 V?deo: Historia do computador em minutos http://www.
youtube.
com/watch?v=F3qWg1JBPZg (acessado novamente em 9/09/2009) Terceira gera??o (1964-1970) Os computadores passaram a ter circuitos integrados, sendo que os transistores foram miniaturizados.
Estes aumentaram a velocidade e a efici?ncia das m?quinas, proporcionando redu??o dos custos e aumento da velocidade de processamento.
Sendo menores e mais baratos tornaram-se acess?veis para um grande n?mero de pessoas, Teclados e monitores substitu?ram os cart?es e papel perfurados, O sistema operacional passou a permitir que muitos programas pudessem ser executados ao mesmo tempo (multitarefa), inclusive monitorando a mem?ria, A velocidade de processamento era da ordem de microssegundos Exemplos: DCC 6600, Nova Site interativo: Document?rio sobre a hist?ria da internet no Discovery Channel: http://www.
discoverybrasil.
com/internet/interactivo.
shtml (acessado novamente em 9/09/2009) Quarta gera??o (de 1970 at? a ?poca atual) O microprocessador, com milhares de circuitos integrados em um ?nico "chip" de silicone, proporcionou maior grau de miniaturiza??o, confiabilidade e velocidade, j? da ordem de nanosegundos (bilion?sima parte do segundo), Outros equipamentos come?aram a usar os microprocessadores, Iniciou-se a liga??o dos computadores em redes o que conduziu ao desenvolvimento da Internet, Houve o desenvolvimento da interface gr?fica - GUI, "Graphical User Interface" - baseada em s?mbolos visuais, como ?cones, menus e janelas que promoveram maior intera??o entre o sistema e o usu?rio, A velocidade de processamento era da ordem de nanossegundos, Apareceram linguagens m?ltiplas de programa??o como Cobol, Pascal, Basic, Come?ou a transmiss?o de dados entre computadores atrav?s de rede, Intensificou-se a produ??o de computadores objetivando o usu?rio dom?stico.
Exemplos: Lisa, MacIntosh, IBM 5150, 386 V?deo: Historia Inform?tica http://www.
youtube.
com/watch?v=7KC7u8-G5lQ (acessado novamente em 9/09/2009) Quinta gera??o (?poca atual e futuro) O objetivo ? desenvolver equipamentos que respondam ? entrada de dados por voz e que sejam capazes de aprendizagem e de organiza??o, Alt?ssima velocidade de processamento, Grande capacidade de armazenamento de dados dos discos r?gidos (de 40 e 80 GBs j? eram comuns em lojas brasileiras no in?cio de 2007), o DVD pode acumular uma quantidade dez vezes maior de dados do que o CDrom, Alto grau de interatividade, inclusive com reconhecimento de voz por alguns aplicativos O uso de processamento paralelo e de supercondutores est? impelindo o surgimento da "intelig?ncia artificial".
Alguns dos aparelhos importantes na evolu??o dos computadores podem ser vistos no infogr?fico: A Comprehensive History of Computers Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de F?tima Conti, pretende auxiliar quem esteja come?ando a se interessar por internet, segue as regras da FDL (Free Documentation Licence), computadores e programas, estando em permanente constru??o.
Sugest?es e coment?rios s?o bem vindos.
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?ltima altera??o: 20 abr 2015

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