Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, Laranjeiras - SE

Museus em Sergipe - Se??es - -  Secret?rio virtual Clique no play  Principal In?cio Cadastre-se Se??es Expediente Onde estamos? Siga-me!  Conte?do Not?cias ?lbum de fotos Eventos  Previs?o  Fotos  Usu?rios on-line 11 visitantes online (3 na se??o: Se??es) Usu?rios: 0 Visitantes: 11 mais.
 Pesquisa Pesquisa avan?ada Museu Afro-Brasileiro de Sergipe Hist?rico O Museu Afro-Brasileiro de Sergipe foi criado em Janeiro de 1976 e oficializado em fevereiro do mesmo ano, pelo Decreto n? 3.
339.
Est? localizado na cidade de Laranjeiras, interior de Sergipe.
O Museu tem como objetivo pesquisar, preservar e mostrar atrav?s de sua exposi??o permanente e tempor?rias, atra??es marcantes da hist?ria de Sergipe, no per?odo da monocultura canavieira.
? um Museu espec?fico, classificado como Museu de Hist?ria.
Foi o primeiro montado especialmente para o estudo da presen?a do negro na forma??o do povo brasileiro.
O pr?dio onde est? montado o Museu ? do s?culo XIX, conhecido como Casa Aquiles Ribeiro, com caracter?sticas arquitet?nicas do neoclassicismo.
? uma edifica??o com dois pavimentos que facilita o trabalho museogr?fico, montado de forma simples, mas primando pela did?tica.
Acervo A viagem pelos tra?os do africanismo sergipano come?a pela economia, com uma mostragem de pe?as ligadas ao cultivo da cana e a produ??o do a??car, instrumentos de tortura utilizados pelo branco para manter o negro nos engenhos, passando pelo mobili?rio e meio de transporte utilizado pelos senhores, utens?lios dom?sticos usados pelos escravos da casa grande.
Tudo isso no pavimento t?rreo.
No pavimento superior t?m-se o universo da religiosidade afro-brasileira, com os Orix?s, os P?gis, elementos de culto, Exus, Caboclos e o Nag? que ainda resiste em Laranjeiras.
As manifesta??es folcl?ricas de origem negra e as heran?as mais marcantes deixadas por essa ra?a.
O Museu ? montado de acordo com o processo hist?rico.
Ent?o, n?s temos todo o acervo voltado para a economia a?ucareira, como as moendas de cana, os arados, carros-de-boi, as prensas e as casas de farinha.
Em seguida se v? os instrumentos de tortura, o que o branco utilizou pra manter os negros nos engenhos.
No museu tem os troncos, r?plicas das morda?as, bola-de-ferro, chicote, palmat?ria e uma s?rie de instrumentos.
O Museu tem um espa?o que mostra o que ? um pouco do engenho, e um dos mais importantes, o massap?, um engenho super importante para a hist?ria do Estado.
Dentre outros utens?lios, existem a mucama, pe?as do imobili?rio, cadeiras de arrua?a, que ? a ?nica do pa?s, as pe?as pesadas, como pil?o, e a casa grande.
Mantenedora O Museu Afro-Brasileiro de Sergipe ? um ?rg?o pertencente ? Secretaria de Estado da Cultura.
O museu est? instalado em um pr?dio do s?culo XIX, que funcionou como casa de com?rcio e resid?ncia ao mesmo tempo.
O Pr?dio possui caracter?sticas neoclassicistas mantidas principalmente na sua fachada externa, pois o ambiente interno foi adaptado para o funcionamento do Museu.
Localiza??o Cidade de Laranjeiras/Sergipe (Rua Jos? do Prado Franco, 70).
Hor?rio de funcionamento Ter?a-Feira a Sexta-feira das 10h ?s 17h S?bados, Domingos e Feriados das 13h ?s 17h Valor da visita??o Inteira: R$ 2,00 Meia: R$ 1,00 Obs.
: As fotos do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe podem ser acessadas em nosso ?lbum de Fotos.
Retornar ao ?ndice Retornar ao ?ndice [ Retornar ? Nossos Museus | Retornar ao ?ndice | ]  Nossos Museus Museu Afro Museu Hist?rico Museu Arte Sacra Memorial da Bandeira Galdino Bicho Arqueologia Ol?mpio Campos Ex-votos Casa Jo?o Ribeiro Dom Luciano Duarte Casa Z? Candunga Museu do Homem Herb?rio Aracaju/SE Memorial do Tribunal Raimundo Fonseca  Nossas Galerias ?lvaro Santos Jenner Augusto Espa?o Y?zigi Espa?o D'?poca  Exposi??o  Parceiros  Enquete Voc? gostou da ideia deste site? Sim N?o   O site Museus em Sergipe ? uma publica??o dos alunos do curso de Museologia, realizado como projeto final da disciplina T?picos Especiais em Educa??o e Comunica??o em Museus, sob a coordena??o do Prof.
M.
Sc.
F?bio Figueir?a.
E-mail: museusemsergipe@infonet.
com.
br

Localização como chegar a Museu Afro-Brasileiro de Sergipe