Museu Histórico Jacinto de Sousa, Quixadá - CE

R. Moreno, 202 - Centro, Quixadá - CE, Brasil
Quixadá - CE

Museu Histórico Jacinto de Sousa - - Museu Histórico Jacinto de SousaRua Autran moreno, 202, Centro Quixadá-Ce-Brasil terça-feira, 11 de junho de 2013 FACULDADEDE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL – FECLESC  Aula de Campo:Aluno do Curso de História Disciplina: Ação Educativa Patrimonial Professora.
Iza Regis Aluno: Carlos Cleber Auxiliado pela professora: Maria Auricélia do 8º  ano Escola Nemésio Bezerra Alunos da Escola Nemésio Bezerra visitando o Museu de Quixadá; dia 29 de maio de 2013.
Postado pormuseudequixada museuàs12:09Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest domingo, 19 de maio de 2013 Conheça o Nosso Museu O Museunasceu sob a denominaçãode MuseuHistóricode Quixadá, em 27 de outubro de 1984.
Um espaço,de registro,preservaçãoe valorização da memóriacultural do município.
Foi denominadopor lei municipal, em 2000,de Museu HistóricoJacinto deSousa em homenagemao grande artista quixadaense, de natureza pública municipal evinculado à FundaçãoCulturalde Quixadá.
O atode criaçãooficial sóse deu em09 de novembrode 2006,peja LeiMunicipal nº .
2.
266.
O acervode 1.
353 peças é composto de utensílios domésticose mobiliários, história arquitetônicaem maquete,fotografias, documentose objetos, artesacra,imagem,som e comunicação, produçãocultural,indumentária,fósseise outros.
O acervoestá organizado,de formatemática,em exposição permanentee em reservatécnica.
           Funcionade terçaa sexta,de 08 ás 17horas, e aossábados e domingos,de 08 ás 12 horas.
  Postado pormuseudequixada museuàs06:35Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quinta-feira, 16 de maio de 2013 Ainda dá tempo para participar da oficina de pintura mural do Museu Histórico de Quixadá Jacinto de Sousa.
A oficina irá até sexta-feira,17/05/2013 das 08 às 11h30m.
Participe! Atenciosamente Weliton Xavier-Presidente da Fundação Cultural de Quixadá.
Fonte: (fotos internet, 2013) Postado pormuseudequixada museuàs06:58Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest 11ª Semana de Museusmuseus (memória + criatividade) = mudanças sociais14 a 19 de maio de 2013 - Quixadá.
CEPostado pormuseudequixada museuàs06:01Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 15 de maio de 2013 História dos Museus Enviado em 02/03/2010 Video educacional sobre a evolução histórica dos museus.
Fonte:https://www.
youtube.
com/watch?v=KXRX_w4lmIo Clique aqui    Postado pormuseudequixada museuàs06:01Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestO Que é Museu? Documentário realizado pelos acadêmicos: Joel Hallow, Sofia Dahse do curso de Museologia e Maria Octavia Nobrega do curso de Antropologia, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Apresentado às Disciplinas: Memória e Museologia (MSc.
Sara Nunes) e Introdução aos Estudos Históricos (Dra.
Aline Dias).
Como pré-requisito para conclusão das disciplinas.
O que é museu é um mini-documentário que mostra as diferentes definições de museu por acadêmicos de diversas áreas da Universidade UFSC.
Enviado em 01/07/2010 Fonte: https://www.
youtube.
com/watch?v=SZcMk_ZUuAo Clique aqui Postado pormuseudequixada museuàs05:45Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 14 de maio de 2013 UMA VIAGEM NO TEMPO Hoje fui ao Museu Público de Quixadá.
Um verdadeiro passeio pelo tempo.
Muitas peças que remontam ao século XVIII, XIX e XX que contam a historio da cidade de Quixadá.
Pode-se observar desde materiais usados na construção do Açude Imperial (Cedro) até peças particulares de fazendeiros e outras pessoas da época.
É possível passear pela história política local e nacional, como por exemplo, ver o dormitório onde se instalou Castelo Branco antes de sua última viagem que culminou com o trágico acidente que lhe tirou a vida.
A cultura também pode ser contemplada com objetos pessoais de Cego Aderaldo, Rachel de Queiroz, Jacinto Sousa (pintor, escultor e primeiro fotógrafo de Quixadá).
Fascinam objetos como uma máquina de projeção de filmes do antigo cinema de Quixadá, máquina esta manual, um ferro à brasa para passar roupas (se não fosse pelo efeito danoso ao meio ambiente, até que poderíamos voltar à moda, tendo em vista o preço da energia elétrica).
Interessante também é poder se fazer algumas comparações com os próprios objetos, além da imaginação fértil inerente a cada um.
Podemos comparar, por exemplo, a evolução na área fonográfica, com discos de cera, passando pelo disco compacto e os LPs; a escrita, quando se tem uma velha e eficiente máquina de escrever (que nunca era preciso reiniciar) e um dos primeiros PCs a chegar por aqui doado pelo professor Gilberto Telmo.
Realmente uma visita fantástica que todos deveriam fazer pelo menos uma vez, para ajudar na análise do passado, para entender o presente e imaginar o futuro.
Postado porREGINALDO BARBOSAàsquinta-feira, janeiro 27, 2011   Clique aqui  Postado pormuseudequixada museuàs17:59Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Carlos Clebermuseudequixada museuVisualizar meu perfil completoArquivo do blogArquivo do blogJunho (1)Maio (10)

Localização como chegar a Museu Histórico Jacinto de Sousa