Museu Regional de Arte, Feira de Santana - BA

R. Conselheiro Franco, 66 - Centro, Feira de Santana - BA, 44002-128, Brasil
Feira de Santana - BA

PMFS - Prefeitura Municipal de Feira de Santana - feira - Feira - Prefeitura - prefeitura - Site da Prefeitura Municipal de Feira de Santana - Bahia - Buscar Duas escolas reformadas vão ser reabertas próxima semana 11/3/2018, 12:49h Após a reforma, as comunidades do distrito de Tiquaruçu e do bairro Santa Mônica recebem, na próxima semana, as escolas municipais Joviniano Cordeiro Vitório e Alda Marques, respectivamente.
A primeira será reinaugurada nesta segunda-feira, 12, às 8h, e a segunda, na quarta-feira, 14.
Contando antes da reforma com duas salas de aula, sanitários e cozinha, a Escola Municipal Joviniano Cordeiro Vitório ganhou sala de professores, secretaria, diretoria, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência - PNE, sala de informática, sala multiuso, depósitos e refeitório.
A unidade de ensino fica na localidade Fazenda Piabas.
A Pré-Escola Municipal Alda Marques, que antes dispunha de quatro salas de aula, ganhou outras quatro, que foram divididas entre as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A escola passou a contar ainda com cantina, copa, lavanderia, secretaria, diretoria, sala dos professores, sanitários masculino, feminino e PNE.
As salas de educação infantil também ganharam sanitários internos.
“Estamos felizes por poder entregar às comunidades as novas instalações de mais duas escolas municipais.
O ano letivo de 2018 começa com os alunos podendo contar com um ambiente mais adequado e melhor preparados para recebê-los.
Ao longo do semestre, vamos entregar ainda outras escolas que estão sendo recuperadas”, afirma a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
   Tweet Ensaio traz clima de Micareta e agita o MAP 11/3/2018, 12:43h A contagem regressiva para o primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil já começou e tem como palco principal o Mercado de Arte Popular (MAP), onde o ensaio da Micareta vem ocorrendo todos os sábados.
E neste fim de semana não foi diferente, com a animação puxada pelo grupo Outros Baianos, que atraiu público recorde, ao ritmo de muito samba e axé.
A iniciativa faz parte do projeto Ensaio de Micareta, patrocinado pela Fundação Cultural Egberto Tavares Costa.
“Visa apoio à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que é encarregada por promover a Micareta”, explica o superintendente Antônio Carlos Coelho.
Os ensaios foram iniciados em fevereiro e abertos por Djalma Ferreira e seus convidados, que retornarão na semana que antecedem a Micareta, possivelmente também com as participações de J.
Veloso, Márcia Porto e Mano Gavazza.
Além do MAP, o projeto também já foi levado para a Mangabeira e o Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira.
E este mês segue sob o comando do grupo Os Outros, que está comemorando 10 anos de formado e que trouxe ao palco neste sábado, 10, os cantores Janno Carvalho e Tanny Brasil, além da convidada especial Cris Souza, da banda Balada Clã.
   Tweet Leite Fome Zero contempla 2.
600 famílias feirenses 11/3/2018, 12:36h Cerca de 2.
600 famílias feirenses já estão sendo contempladas pelo programa social Leite Fome Zero, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e que atende pessoas assistidas por associações comunitárias e creches.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo Federal, através da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional.
  Para garantir a manutenção da eficiência na distribuição dos alimentos, a Sedeso promoveu uma reunião, no auditório da Uniasselvi, com as 38 organizações comunitárias que participam do programa.
Durante o encontro, coordenado pelo secretário Ildes Ferreira, foi realizada uma avaliação dos resultados e reafirmada a proposta de garantir o atendimento às famílias de baixo poder aquisitivo visando garantir o acesso à alimentação saudável.
O secretário Ildes Ferreira informa que somente em Feira de Santana são distribuídos entre 6 mil a 9 mil litros de leite por semana.
“O produto é destinado às crianças com menos de 7 anos, gestantes, lactantes, idosos e portadores de doenças crônicas”, ressalta.
O encontro também foi oportunidade para os representantes de entidades tirarem dúvidas e receberem orientações sobre a correta forma de armazenamento visando durar mais tempo durante este período de muito calor, fruto de temperaturas altas.
   Tweet I Semana da Escola do Parque do Saber acontece a partir desta segunda-feira 11/3/2018, 12:31h Pela primeira vez o Museu Parque do Saber através da Fundação Egberto Costa realiza a Semana da Escola.
O evento acontece de 12 a 15 de março e terá uma programação voltada à valorização de trabalhos produzidos por estudantes e professores da rede pública de ensino, além de promover maior aproximação entre os profissionais de educação com este espaço de cultura e ciência.
Segundo o chefe de Difusão Científica da Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa, Basílio Fernandez, a intenção é continuar com o projeto no próximo ano.
“Um dos objetivos do Parque do Saber é fomentar que mais escolas produzam e tenham onde apresentar seus trabalhos.
Então, enquanto a gente dá uma vitrine para eles, mostramos também que as escolas estão ativas e produzindo principalmente no âmbito da ciência”, explica.
Além da exposição de trabalhos premiados de alunos e professores da rede pública, que ficará no Museu durante todo o evento, haverá também lançamento de filme e workshop para profissionais de educação.
Confira a programação completa: 12/MARÇO às 14h30: Exposição de Projetos Premiados de alunos e professores da rede pública de ensino: Bicicleta Geradora de Energia - Escola Municipal Mãe da Providência Forno Solar - Escola Regina Vital A Geometria nas Canetas -  Colégio Estadual Helena Assis Suzart Feiraguai - Escola Estadual Regis Bittencourt 13/MARÇO às 9h: Visita ao planetário e palestra sobre o universo através do software Uniview.
14/MARÇO às 15h:  Lançamento do Filme sobre os Maias no planetário.
15/MARÇO das 10h às 12h e das 14h às 16h: Workshop sobre montagem de telescópio de baixo custo para professores.
   Tweet Totalmente requalificada, a Avenida Francisco Pinto foi reinaugurada 10/3/2018, 11:47h Após oito meses ininterruptos de obras de infraestrutura, a avenida Francisco Pinto (antiga Rio de Janeiro) foi entregue a comunidade, na tarde desta sexta-feira, 9, completamente requalificada, ao longo de mais de dois quilômetros.
Uma das principais vias de acesso da cidade a BR 116/Sul, a nova avenida, construída com recursos próprios, custou aproximadamente R$ 2 milhões ao erário municipal.
  Além da duplicação da pista, foram feitas obras de drenagem pluvial, construção de um canteiro central, implantação de uma nova iluminação, sinalização e uma terceira faixa de trânsito.
O projeto de urbanização, aliado a mudanças estratégicas que foram promovidas neste trecho, com vistas a deixar o trânsito mais seguro, beneficiou significativamente a vida das empresas, oficinas e o comércio local.
  Moradores dos bairros Jussara, Vila Olímpia, Feira X, Pedra do Descanso, Bem-te-vi, DNER e adjacências, também foram beneficiados com a reestruturação desta artéria, que dá acesso às comunidades em seu entorno.
"A praça é outra" "O transporte melhorou, a pracinha ganhou mais visibilidade e as pessoas, que antes nem notavam este quiosque, passaram a frequentar a praça", comemorou Ana Lúcia de Jesus (foto), moradora há 30 anos na pracinha do DNER.
Próximo ao moderno painel pintado pelo artista plástico Rodrigo Murissi, ao longo de uma balaustrada que divide uma das pistas da terceira faixa de trânsito projetada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Bernardo Ribeiro contempla o vai e vem do trânsito.
"Alívio" O mecânico Bernado Ribeiro (foto), que há 50 anos é supervisor da Modiesel Mecânica & Peças, uma das muitas empresas de autopeças e mecânica pesada da área, se diz "aliviado" porque a pavimentação asfáltica e a drenagem acabaram com o alagamento que existia à altura do Posto Guimarães.
Chico Pinto O advogado e político feirense Francisco Pinto foi vereador entre 1950 a 1954.
Eleito prefeito em 1962, teve o mandato cassado após a queda do presidente João Goulart, em 31 de Março de 1964.
  Fundou a seção do Movimento Democrático Brasileiro, na Bahia.
 Exerceu quatro mandatos de deputado federal, e destacou-se como integrante do grupo dos "Autênticos", que pregou oposição contundente ao Regime Militar (1964/1985).
Nascido em 1930, em Feira de Santana, o grande líder político baiano morreu no dia 19 de fevereiro de 2008,em Salvador, aos 78 anos.
   Tweet Atualização sobre a Licença Ambiental leva dezenas de pessoas a curso promovido pela Unamacs 10/3/2018, 11:36h “Extensão em Licenciamento Ambiental: passo a passo”, é o tema de um curso que está sendo oferecido em Feira de Santana pela Unamacs (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável).
Iniciado na quinta-feira, 8, o curso que aborda o licenciamento ambiental e suas metodologias aplicadas no Brasil tem duração de 30 horas, em quatro dias de atividades.
O segundo dia de trabalho na sexta-feira, 9.
Continua nos dias 15 e 16, quando acontecem as aulas de encerramento.
A programação tem trabalhos de sala de aula e atividades extra classe.
  Em razão do número de participantes, o curso acontece no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúnas, e não na sede da Unamacs, localizada no Parque da Cidade Frei José  Monteiro.
Cerca de 50 pessoas, de Feira e de outros municípios, estão participando do curso.
Entre os facilitadores, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Aras e Humberto Alves, e José Carlos, do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia).
A licença ambiental é uma “ferramenta de gestão da administração pública e por meio dele é exercido o controle sobre atividades humanas que interferem no meio ambiente”, diz Sérgio Aras.
Técnicos preparados respondem prontamente às mudanças ocorridas na legislação, que permitiu, a partir de 2009, que municípios devidamente estruturados pudessem fazer o licenciamento ambiental.
Quantidade de participantes mostra expansão da Unamacs O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro (foto), se mostrou contente com o número de participantes do curso “Extensão em Licenciamento Ambiental: passo a passo”, realizado pela Unamacs – pouco mais do que o dobro da presença no ano passado.
“Isso mostra a importância e valor desse evento oferecido à sociedade, bem como a expansão da nossa Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável.
Quem participa sabe que vai estar preparado para atender esta demanda”.
   Tweet Hospital da Mulher, em Feira, faz campanha para aumentar gentileza por parte dos servidores 9/3/2018 veja mais vídeos    Tweet Limite sonoro de 110 decibéis, nos trios, será monitorado na Micareta 2018 9/3/2018, 15:26h Durante a Micareta 2018, que acontece em Feira de Santana de 19 a 22 de abril, o som dos trios elétricos será limitado em 110 decibéis, com medição a cinco metros de distância e a uma altura de 1,5 metro.
 Não apenas os trios, mas também outros equipamentos montados ao longo do Circuito Maneca Ferreira terão suas emissões sonoras controladas, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O objetivo é preservar a saúde auditiva dos foliões.
As entidades micaretescas - blocos, cordões, afoxés, trios elétricos, barracas e barracões fixos e similares, obedecerão aos níveis de emissões sonoras definidas para o Sítio da Festa e estabelecidas.
Serão 85 decibéis para clubes, condicionados à liberação de Alvará de Utilização Sonora pela Semmam, medidos a uma distância de cinco metros do limite do local onde se encontra a fonte emissora e 85 decibéis para barracas e similares, medidos no limite.
Nas laterais dos trios deverão ser fixadas advertências aos foliões sobre os perigos de se permanecer por muito tempo ao lado do equipamento devido aos riscos à exposição aos ruídos acima dos limites toleráveis.
Cordeiros e seguranças devem usar protetor auricular interno, tipo “plug”.
A multa para que não respeitar os limites sonoros impostos por Lei, a ser aplicada pela Semmam, será de R$ 10 mil – em caso de reincidência o valor será dobrado.
O valor arrecadado – se houver – será revertido ao Fundema (Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
   Tweet MÊS DA MULHER: Aeróbica e swing baiano no Parque da Lagoa, para alunas do CEU Aviário 9/3/2018, 12:40h Com atividade física, especialmente aeróbica funcional e muito swing baiano, alunas dos cursos oferecidos pelo Centro de Artes e Esportes Unificados do Aviário comemoraram o Dia Internacional da Mulher.
A novidade é que, este ano, as atividades aconteceram ao ar livre no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, onde o cenário verde e cercado por animais deu um toque mais que especial ao dia delas.
O grupo estava formado por cerca de 40 mulheres, que se mostraram bastante animadas.
“Ano passado fizemos lá na praça mesmo, já este ano pensamos em algo diferente, um espaço natural, que saísse um pouco da rotina”, diz a coordenadora esportiva Daiane de Azevedo Araújo, que comandou a aula, botando a mulherada para se movimentar.
Além do “aulão” com aeróbica e swing baiano, a manhã do dia 8 de Março reservou para as mulheres residentes na região do Aviário um delicioso e saudável café da manhã e sorteio de brindes.
O  CEU Aviário é um equipamento que pertencente a Prefeitura de Feira de Santana, com atividades administradas pela Fundação Cultural Egberto Costa.
       Mudança de hábito reflete na estética e na mente A coordenadora esportiva Daiane de Azevedo Araújo (foto), que trabalha há dois anos no CEU Aviário, diz que a mudança de hábitos, pelas mulheres, ao adotar a prática de atividade física, é percebida principalmente na mente, não só na estética.
“Para a maioria, esse é o único momento de lazer, de relaxamento que possuem, e pra mim é gratificante saber que de alguma forma estou contribuindo positivamente na vida delas”, destaca.
Sedentarismo é forte aliado da hipertensão arterial A enfermeira Fernanda Carvalho dos Santos (foto), que acompanhou as atividades no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, informa  que o sedentarismo e o estresse são fatores que podem resultar em hipertensão arterial.
“Uma alimentação saudável, a prática de esportes, tudo isso ajuda a reduzir danos à saúde.
Antes de começar a aula nós aferimos a pressão de todas as alunas e demos uma palestra rápida sobre a importância das atividades físicas”.
PERSONAGEM 1 Dona Irene Caroline de Jesus de 75 anos, se destacava na atividade realizada no Parque da Lagoa pela boa forma e disposição.
“Estou fazendo as aulas há oito meses, e sinto uma diferença enorme.
Tarefas simples de casa se tornam exaustivas com o passar do tempo e pra mim as aulas tem ajudado bastante”.
PERSONAGEM 2  A cabeleireira Persília Leitão diz que as aulas ajudam a controlar a pressão alta, pois ela sofre com o problema já há alguns anos.
“A gente fica muito presa em casa cuidando de filho e marido, e acaba descuidando da saúde.
Para mim que sou hipertensa, os exercícios físicos ajudam muito, pois não adianta apenas tomar remédio”, explica.
   Tweet Credenciamento para seleção do Teatro Vai aos Bairros 2018 segue até segunda-feira 9/3/2018, 12:11h As inscrições para credenciamento à seleção de dez espetáculos teatrais, que comporão a grade deste ano do projeto cultural “Teatro vai aos bairros” serão encerradas no final da tarde da próxima segunda-feira, 12.
A documentação deverá ser entregue no Teatro Margarida Ribeiro, rua José Pereira Mascarenhas, 409, Capuchinhos, em horário comercial.
Poderão se inscrever pessoa física – grupos formados por profissionais ou amadores residentes em Feira de Santana, e pessoa jurídica.
As propostas serão analisadas por uma comissão de credenciamento observadas os seguintes critérios: clareza das propostas apresentadas e qualidade artística, adequação de sua linguagem cênica a proposta de livre ocupação do espaço público, originalidade e diversidade de linguagem proposta dentro da encenação, totalizando.
Para se classificar, deve-se atingir o mínimo de 11 pontos – o máximo será 20 pontos.
A previsão para a realização do projeto são os dias 23, 24, 27, 28 e 31 de março e 3, 6, 7, 10 e 13 de abril.
Os espetáculos serão encenados em praças públicas e escolas de bairros e distritos.
As propostas serão para as categorias teatro adulto - três, infantil – seis, e de bonecos – uma.
  Os valores para cada um dos espetáculos será de R$ 4,5 mil – sem descontos das taxas devidas.
A divulgação do resultado preliminar será até o dia 15 de março e o resultado final será divulgado até o dia 20 de março no site oficial da Prefeitura de Feira de Santana – www.
feiradesantana.
ba.
gov.
br, onde também pode ser visto o edital completo da edição deste ano do projeto cultural.
   Tweet SERVIÇOS CIDADÃO EMPRESAS SERVIDOR Cadastrar

Localização como chegar a Museu Regional de Arte