OSII - Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga, Ibirapitanga - BA

Escritório Regional da CEPLAC - Rua Manuel Benício Dias, 65 - Centro, Ibirapitanga - BA, 45500-000, Brasil
Ibirapitanga - BA

Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga (OSII) - - Páginas quinta-feira, 23 de abril de 2015 Reunião após visita da IPCI e visita do NEOJIBAConforme havia sido combinado entre os integrantes daorquestra, Bispo e Paulo, nos reunimos na quinta, 23 de abril, para darmosinício a série de reuniões cuja finalidade é reorganizar o projeto.
No mesmo dia, tivemos a surpresa de receber a visita deAdriano, do departamento de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA, responsávelpor exemplo, pelas parcerias com projetos musicais como a OSII.
 Adriano aproveitou a oportunidade para falar sobre o NEOJIBA e seus planos para a nossa região Além de Adriano, a reunião contou com a presença do integrantes de Itabuna, de Paulo, de Jorge e de Bispo A visita a região A vinda de Adriano à Itabuna teve como objetivo visitar potenciaisparceiros e analisar a melhor forma de beneficiar a cidade na formação musicalde jovens e adolescentes através do NEOJIBA, que tem planos de se expandir por todo território baiano.
Ele visitou a Casa Das Artes, projeto da Prefeitura de Itabuna, ondesão oferecidas diversas atividades artísticas e culturais; O Lar Fabiano, escolaintegral que também promove cursos profissionais, atividades de lazer e culturaa seus alunos; E a Base Comunitária de Segurança Provisória, localizado nobairro Monte Cristo, que estará vinculada ao programa do governo Pacto pelaVida, cujo objetivo é diminuir a criminalidade e promover atividades sociais.
A parceria entre os dois projetos continua de pé  A Visita a OSII A visita de Adriano coincidiu com umareunião que já havia sido marcada com os integrantes da OSII após a vinda de John Bennett do IPCI, sendo a data escolhida, uma quinta-feira,dia fora do cronograma de atividades da orquestra.
Em sua contribuição para este momento.
Adriano propôs que osalunos participassem ativamente da liderança, reforçando o trabalho realizadopor Bispo durante todos esses anos.
Sugeriu-se também, que tracemosconstantemente novas metas e façamos reuniões.
Ficou bem claro que o NEOJIBA está de portas abertas para ocaso de precisarmos de sua ajuda.
Por fim, o projeto de Salvador se mostroudisposto a colaborar para maior integração com a OSII ao longo do ano.
A Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga (OSII) é o primeiro parceiro do NEOJIBA na região Outra visita do NEOJIBA Essa não foi a primeira visita querecebemos do NEOJIBA, saiba mais aqui.
A diretora institucional também já nos visitou, em 20 de setembro de 2013.
Se informe aqui O NEOJIBA Dentro da sua gama de projetos, estão caravanas pedagógicasque visitam os projetos parceiros para oferecer apoio, seja ele, pedagógico,técnico, ou etc, bem como realiza cursos específicos para os projetosparceiros, na sede do NEOJIBA em Salvador.
Como podemos destacar, a recente convocação do nossoviolinista Caíque Tadeu para capacitação musical da Rede de Projetos do NEOJIBA, no final de setembro de2014, assim como, a participação de nossos: regente Antônio Bispo, nosso spallaJorge Souza e de nosso voluntário Moacyr Vianna, para capacitação no I Encontro de Gestores Orquestrais do NEOJIBA.
Acompanhe a matéria sobre a capacitação aqui e o álbum de fotos do evento aquiSaiba mais sobre o Encontro de Gestores orquestrais aqui e as fotos do do encontro aqui A reunião que jáestava agendada Ainda na quinta, após o fim da reunião com Paulo (IFV) e Adriano (NEOJIBA).
Os alunos iniciaram osdebates e passaram a estabelecer os pontos que devem ser repensados e discutidoscomo prioridade para que a orquestra tome maiores proporções.
As reuniões, queserão periódicas, prosseguiram na sexta e no sábado.
Veja mais fotos dessa visita e reunião por esse link Postado porContato Osiiàs23:59Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sábado, 18 de abril de 2015 Visita e reunião entre OSII e IPCI, 2015No final de março de 2015, recebemos a informaçãodo Instituto Floresta Viva (IFV) de que receberíamos uma visita do International Pernambuco Conservatory Initiative(IPCI), que viria à região de Ilhéus, Uruçuca e Itabuna para avaliar os projetosque mantém o apoio e também para planejar novas iniciativas para os anosseguintes.
                                                                                          A visita ocorreu no sábado, 18 de abril, tendose iniciado com a apresentação musical ao presidente do IPCI, o americano JohnBennett e ao coordenadorpedagógico da Escola da Floresta,Paulo Sanjines, continuando com uma mesa redonda.
Paulo participou como representante do IFV e tradutor Os estrangeiros O IPCI é um grupo formado por luthiers eempresários com cede em três países no hemisfério norte, que se reúnem com oobjetivo de desenvolver trabalhos voltados à conservação do Pau-brasil.
Eles tem relações com três projetosbrasileiros: Um no Recife para pesquisa científica sobre o pau-brasil, e doisna Bahia, sendo um o IFV, que tem o objetivo de preservar e reflorestar a mataatlântica, e o outro é a Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga, que recebe apoio financeiro do grupo para odesenvolvimento da atividade musical.
O elo: Meio ambiente e OSII As atividades da OSII são voltadas principalmentepara o uso de instrumentos como o Violino, Viola, Violoncelo (e em breve, Baixoacústico), sendo estes, fabricados a partir da madeira, e sobretudo precisamutilizar o arco feito de Pau-brasil, o que reforça a importância da conservaçãodessa árvore e do meio ambiente.
A conversa entre OSII e o IPCI Os alunos aproveitaram a oportunidade apresentara situação da orquestra desde o início até os dias atuais, falando sobre:John e Paulo ressaltaram a importância do diálogo e da participação dos alunos na liderança do projeto  O futuro Com o desenvolver da conversa com os alunos, oIPCI e o IFV se mostraram amigáveis e disponíveis a colaborar para o melhordesenvolvimento do projeto.
A conversa durou cerca de duas horas e meia Foram sugeridas: John disse estar muito feliz com a visita Foi decidido Antônio Bispo foi aplaudido pelo trabalho realizado  Outras visitas do IPCI Essa não foi a primeira visita que o IPCI faz aorquestra.
Nos anos de 2004, antes da orquestra iniciar atividades em Itabuna,os integrantes de Ibirapitanga também fizeram uma apresentação aos integrantesdo IPCI.
A apresentação aconteceu em Salvador Em 2008, um ano após a orquestra iniciar asmesmas atividades musicais em Itabuna, os integrantes do IPCI vieram à cidadepara realizar um convênio com a CEPLAC, logo eles aproveitaram o momento paravisitar a OSII.
Os músicos de cordas de Ibirapitanga e Itabuna, com seu coral, se reuniram para este momento Fotos Veja mais fotos da visita do IPCI e 2015 aqui Postado porContato Osiiàs23:00Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, 24 de setembro de 2014 Capacitado no Neojiba, Caíque faz reuniões com a OSIIApós ter recebido um curso de capacitação musical e de monitoria em Salvador oferecido pela Rede de Projetos Orquestrais (RPO) do Neojiba, Caíque Barreto fez no dia 21 de setembro, o segundo encontro com a OSII, para conversar sobre a experiência que adquiriu no Neojiba, repassar aos colegas o conteúdo que ele aprendeu e desenvolver novas ideias para o projeto.
Caíque mora no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) da cidade de Uruçuca, onde faz a 2 anos o curso de ProgramaçãoEle nem acreditava no que estava acontecendo, diziaCaíque acompanhado de seu paiEle participa da orquestra a cerca de 6 ou 7 anos Selecionado como representante da Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga, Caíque realizou seu primeiro encontro após o retorno do Neojiba no dia 14 de outubro, em reunião marcada com os alunos.
Neste dia, poucos dos integrantes de Itabuna que foram, repassaram as aulas que tiveram com o Instituto Preservarte no mês anterior, o professor Bispo estudou as partituras utilizado no curso em Salvador.
Davi ensinando a 'forma dos dedos'Edson e Caíque praticando o alongamento Na segunda reunião, no dia 21, foi feito um balanço da caminhada que a orquestra tem feito nos últimos tempos, também foi discutido e feitas sugestões sobre algumas ações que a orquestra precisa tomar e que cabem a Bispo decidir.
A reunião trouxe diversas críticas construtivas e atualizações ao projetoCabe aos integrantes se unirem para escolher como e qual caminho seguir Para as próximas reuniões serão discutidos os pontos que ficaram em aberto e o encaminhamento do como trabalhar as ideias anteriormente sugeridas.
Caíque também irá ensinar os conteúdos musicais que aprendeu e apoiará no desenvolvimento do projeto.
Rede de Projetos Orquestrais A RPO é um projeto que busca integrar membros de diferentes orquestras da Bahia parceiras do Neojiba em Salvador para oferecer capacitação tanto musical, como administrativa, além de leva-los a conhecer a estrutura do Neojiba e permitir a troca de experiências entre os membros da Rede.
O curso durou 4 dias, de 07 à 09 de Agosto, Outros encontros ainda ocorrerão, e essa pode ser a oportunidade para os alunos se desenvolverem ainda mais, tanto musicalmente como no amadurecimento pessoal.
Um dos objetivos da OSII.
Experiência Caíque afirmou ter ficado muito surpreso com o nível musical dos colegas dos outros projetos da Rede de Projetos Orquestrais, que apesar de pouco tempo de música apresentavam enorme potencial e talento.
Além disso, o Neojiba "é muito organizado em tudo", disse ele, que fez questão de enfatizar os resultados e a metodologia que eles utilizam.
Aula de regência com o maestro Eduardo Torres, com Caíque ao fundo (fotos da internet)O curso aconteceu em Salvador entre os dias 7 e 9 de agosto (foto da internet)Agora que foi nomeado monitor da OSII pelo Neojiba, Caíque terá outras oportunidades de voltar a Salvador para capacitaçãoAlém do curso para capacitar monitores também ocorreu outro curso para capacitar os gestores, mas a OSII não esteve presente.
Seleção A seleção aconteceu mediante o envio de um vídeo, na qual uma escala maior, uma menor e uma música de livre escolha deveriam ser tocadas.
Confira abaixo o vídeo que foi enviado, onde Caíque toca a música Greensleaves.
NEOJIBA recebe os parceiros da Rede de Projetos Orquestrais para capacitação  Postado porContato Osiiàs05:22Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 9 de setembro de 2014 OSII no desfile de 7 de Setembro, 2014 Em Itabuna, o desfile foi iniciado às 9 horas no Jardim do Ó, tendo a participação de dezenas de entidades que seguiram pela Av.
Cinquentenário (onde haviam centenas de pessoas acompanhando) até pouco depois da Praça Camacã, onde foi instalado um palanque com diversas personalidades dos três poderes.
Alguns da turma de ItabunaPartiu às 11:30 o Colégio Estadual CISOA turma de Ibirapitanga ganhou uma camisa do CISOO desfile dos colégios faziam referência a várias obras da literaturaA OSII foi junto ao colégio CISOMiguel, pai de Édson, estava acompanhando suas filhas que desfilaram pelo CISOBispo foi cumprimentado por integrante do palanqueAs emissoras de televisão locais também registraram o eventoUm flash da orquestra na Tv Santa Cruz, durante uma matéria sobre o desfileO prefeito de Itabuna, Claudivane Leite, assistiu do palanque.
Participantes do desfileOs instrutores da orquestra, Antônio e Jorge Turma de Ibirapitanga As integrantes da orquestra em Ibirapitanga, Laysa, Myma, Nathália e a sua avó Francisca chegaram em Itabuna no sábado junto com o professor Antônio Bispo, que havia dado aula em Ibirapitanga pela manhã.
Elas ficaram hospedadas na casa de Antônio BispoAjudaram a cuidar da casaElas ficaram hospedadas na casa de BispoElas foram bem tratadas, e comeram na casa do sobrinho de BispoAproveitaram para usar a internetApós o desfile elas voltaram para a casa de Antônio e almoçaram a comida feita por Anne, essa do sobrinho de Bispo.
Muito agradecidas por tudo, elas foram para a rodoviária no final da tarde, para voltar à Ibirapitanga Outro desfile O último 7 de setembro no qual a OSII havia participado foi em 2009, veja abaixo algumas fotos.
O desfile seguiu pelo mesmo percursoTodos os participantes eram de ItabunaFábio Barreto, Davi Cardim, Caíque Barreto, um dos irmãos dos Barreto, Tales e Gabriele Dias Postado porContato Osiiàs12:09Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Translate here / Traducir aquí / Tradurre qui / Traduire iciSeja Bem-Vindo(a) !É com grande prazer que o(a) recebemos em nosso blog:http://osii-ba.
blogspot.
comAproveite e fique por dentro da nossa Orquestra.
Para dúvidas, críticas ou sugestões, basta entrar em contato.
Agradecemos sua visita.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE ITABUNA E IBIRAPITANGA (OSII), também presente em Ilhéus com coral e cordas.
PARA TODAS AS GERAÇÕESInstrutores da OSIINossos instrutores: Antônio Bispo (regente) e Jorge Lopes (Spalla)Links da OrquestraPostagens do blog

Localização como chegar a OSII - Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga