Palácio Rio Negro, Manaus - AM

Palácio Rio Negro, Manaus, AM - - Fundação Joaquim Nabuco Home Palácio Rio Negro, Manaus, AM Albino Oliveira Museólogo da Fundação Joaquim Nabuco Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots.
Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
  O Palácio Rio Negro foi construído no início do século XX, no ano de 1903, para ser a residência de um rico exportador de borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz que foi também Presidente da Associação Comercial do Amazonas e Cônsul da Áustria.
Conhecido à época como Palacete Scholz, o prédio é um marco do período em que o Amazonas era um dos estados mais prósperos da União.
O declínio do comércio da borracha no Amazonas devido ao desenvolvimento da produção gomífera no continente asiático, somado a eclosão da Primeira Guerra Mundial, que interrompeu a linha de navegação entre Manaus e Hamburgo, na Alemanha, prejudicou sobremaneira os negócios do comerciante alemão, que teve de hipotecar o imóvel.
Arrematado em leilão pelo rico seringalista Luiz da Silva Gomes, o prédio foi primeiramente alugado ao Estado do Amazonas, no governo do Dr.
Pedro de Alcântara Bacellar.
Em 1918, apesar da crise econômica que se abatia sobre o Amazonas e das críticas de seus opositores, o Governador Pedro Bacellar adquiriu o imóvel, que passou a denominar-se Palácio Rio Negro.
O Palácio Rio Negro serviu de sede do Governo e de residência dos governadores até 1959, encerrando-se este período no governo de Gilberto Mestrinho.
A partir desta data, até 1995, foi utilizado apenas como sede de Governo.
Tombado como patrimônio histórico estadual em 1980, o Palácio Rio Negro é gerenciado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Amazonas.
Aberto a visitação pública, também é usado para audiências e recepções do Governador do Estado do Amazonas a Chefes de Estado, Embaixadores e demais personalidades.
Cada uma das salas homenageia um governador do Amazonas ao longo da história da República.
Nelas é possível admirar mobiliário em estilo manuelino, português, inglês e império, além de belas peças de estilo oriental e Art Nouveau.
O visitante pode apreciar ainda galeria de fotos dos governadores do Estado do Amazonas e as exposições: “O Poder Executivo nas Constituições do Estado”, que apresenta as constituições criadas e suas conseqüências no poder executivo do Amazonas, e “Símbolos do Estado do Amazonas”, que destaca bandeiras, hinos e brasões.
Representante de parte da história do período áureo da Belle Epóque, o prédio possui um mirante na torre mais alta, proporcionando uma privilegiada vista da cidade de Manaus, com destaque para o tráfego das embarcações regionais nas águas escuras do Rio Negro.
Recife, 28 de junho de 2011 FONTES CONSULTADAS: CENTRO Cultural Palácio Rio Negro: Manual de Normas e Procedimentos.
Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura.
Folder.
Imagem: http://www.
google.
com.
br/imgres?imgurl=http://www.
culturamazonas.
am.
gov.
br/dsv/programas/arq_ programa2/20090305080749Palacio%2520R% 2520Negro.
jpg&imgrefurl=http://www.
culturama zonas.
am.
gov.
br/programas_02.
php%3Fcod%3D01 17&h=219&w=270&sz=25&tbnid=cOA8CzbGLg1VIM: &tbnh=92&tbnw=113&prev=/search%3Fq%3Dp al%25C3%25A1cio%2Brio%2Bnegro%2Bmanaus% 26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=pal%C3 %A1cio+rio+negro+manaus&hl=pt-BR&usg=__xn0cgclSRn EOvffNPxIBxjOo6jg=&sa=X&ei=ci4KTu6aNcu 1tgeW-LFt&ved=0CEIQ9QEwAw COMO CITAR ESTE TEXTO: Fonte: OLIVEIRA, Albino.
Palácio Rio Negro.
Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife.
Disponível em: .
Acesso em: dia  mês ano.
Ex: 6 ago.
2009.
  Busca "Palavra-chave" Busca "A a Z" Atividades Ajuda Escolar Idioma Início Serviços Fundaj Contador Pesquisa Escolar Copyright © 2018 Fundação Joaquim Nabuco.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco

Localização como chegar a Palácio Rio Negro