Parque da Integração Zilda Arns, São Paulo - SP

76 - R. Sen. Nilo Coelho, 2 - Jardim Sapopemba, São Paulo - SP, 03929-100, Brasil
São Paulo - SP

Serra inaugura Parque da Integração Zilda Arns | Governo do Estado de São Paulo - - Ir para conteúdo saopaulo.
sp.
gov.
br Conheça SP Ações de Governo Órgãos e Entidades Fale Conosco Formulário de Busca Buscar Especiais Sala de Imprensa Blog da Secom Campanhas Expediente Página Inicial / SP Notícias / Multímidia / Áudios / Serra inaugura Parque da Integração Zilda Arns últimas notícias Serra inaugura Parque da Integração Zilda Arns Parque tem 7,5 km de extensão e fica na área onde estão aterradas as tubulações da Adutora Rio Claro, da Sabesp, que abastece 1,4 milhão de pessoas sáb, 16/01/2010 - 12h56 | Do Portal do Governo FacebookTwitterwhatsappEnviar por e-mail O Governador José Serra inaugurou neste sábado o Parque da Integração Zilda Arns.
Localizado entre Sapopemba e São Mateus, zona leste da cidade, o parque fica sobre uma área linear onde estão aterradas as tubulações da adutora Rio Claro, da Sabesp, que abastece 1,4 milhão de pessoas e tem 77 quilômetros de extensão, dos quais 22 localizados na capital paulista.
O espaço foi planejado com o objetivo de preservar as faixas da adutora e garantir à comunidade dos bairros de Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus mais conforto e segurança.
O parque promoverá a melhoria na qualidade de vida das comunidades, disponibilizando espaços interativos de esporte, lazer e cultura.
Além disso, facilitará o deslocamento entre os bairros contemplados e os do entorno, além da formação de área verde – item carente na região.
Mais de 300 mil pessoas serão diretamente beneficiadas.
É o quarto maior parque linear do mundo, com 7,5 quilômetros de extensão, atrás apenas do Várzeas do Tietê – projeto do Governo de São Paulo, que prevê a construção de um parque linear de 75 km entre São Paulo e Salesópolis  -, Caminho Verde do Rio Platte (Denver, Estados Unidos), com 16 quilômetros, e o da Bacia Hidrográfica do Rio Don (Toronto, Canadá), com oito quilômetros.
O Parque da Integração Zilda Arns é também o décimo maior da cidade de São Paulo, com 224 mil m² de área.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo.
No total, R$ 22 milhões foram investidos.
“Batizamos esse parque com o nome da Zilda Arns, uma grande médica, uma militante cristã, que fez mais do que ninguém pelas crianças do nosso País através da Pastoral da Criança.
Portanto, é uma homenagem a alguém que ligou sua vida à vida da criança no nosso país e a gente sabe também que esse parque será desfrutado sobretudo pelas crianças”, disse SerraO empreendimento é composto por pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para diversas faixas etárias.
Também possui bicicletários, sanitários, quadras poliesportivas, canchas de bocha e malha, mesas para jogos de dama e xadrez, parquinhos para crianças, campos de futebol, pista para skate, postos para uso da Polícia Militar, praças e arenas para eventos.
O parque é totalmente aberto, sem grades, e possui viveiro de mudas.
AtividadesA ONG Viva Sapopemba organizará, a partir das 9 horas, um torneio de futebol.
O troféu será entregue pelas autoridades no palco em que ocorrerá a cerimônia oficial de inauguração do parque.
A ONG SAT (Sociedade Amigos de Taiaçupeba) distribuirá mudas de árvores à população, ressaltando a importância da preservação do local.
Oficinas e outras atividades físicas, como jogos de capoeira, também estão programadas.
Histórico do ProjetoA ideia da implantação do parque linear era uma antiga reivindicação das comunidades locais ao governo estadual, que inclusive participaram da idealização do projeto por meio de oficinas e pesquisas, debatendo o conceito do parque e escolhendo os equipamentos que seriam implantados nas áreas de lazer.
A concepção do parque linear ficou a cargo da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Zilda ArnsA homenagem a Zilda Arns será feita por meio de decreto estadual a ser assinado pelo governador José Serra dando nome ao parque.
A pediatra e sanitarista Zilda Arns foi fundadora e coordenadora internacional das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país.
Zilda Arns faleceu no dia 12 de janeiro de 2010, no Haiti, sendo uma das vítimas do forte terremoto que atingiu o país.
Ela se preparava para uma palestra sobre a Pastoral da Criança, na Conferência dos Religiosos do Caribe.
Da Secretaria de Saneamento e Energia

Localização como chegar a Parque da Integração Zilda Arns