Pneus Caxias, Caxias do Sul - RS

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Pneus Caxias – Só na Pneus Caxias você encontra uma loja de pneus multimarcas e um Auto Center completo.
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Menu Inspeção veicular será obrigatória em 2019 20 de dezembro de 2017Deixe um comentário Contran regulamenta programa nacional de inspeção que deverá verificar as condições de segurança e de emissão de poluentes dos veículos em circulaçãoO Conselho Nacional de Trânsito do Ministério das Cidades (Contran) regulamentou o Programa de Inspeção Técnica Veicular (ITV), que agora será nacional e deverá ser implementado em todos os estados brasileiros até o dia 31 de dezembro.
O objetivo do programa é verificar as condições de segurança e de emissão de poluentes dos veículos em circulação.
A medida também era um dos pontos sugeridos pelo programa Rota 2030, novo regime automotivo que ainda não foi aprovado pelo governo e segue em discussão.
A Anfavea, principal porta-voz da indústria e reponsável pela negociação do novo regime automotivo, apoia a regulamentação.
“Este talvez seja um dos mais importantes avanços no que diz respeito às questões da segurança e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Parabenizo o esforço do Contran e dos ministérios e órgãos envolvidos, na certeza de que reduziremos acidentes de trânsito, emissões e quebras de veículos sem condições de rodagem nas vias públicas”, afirmou em nota o presidente da Anfavea Antonio Megale.
Como vai funcionar?De acordo com a resolução, a inspeção deverá ser realizada a cada dois anos em todos os veículos em circulação.
Somente com o certificado da inspeção, os veículos poderão ser licenciados.
O cronograma, assim como o valor do serviço, será definido pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado, que terá até o 1º de julho de 2018 .
O órgão também será responsável pela fiscalização.
A inspeção veicular poderá ser feita pelos órgãos executivos de trânsito, ou através empresas previamente credenciada.
Mas o procedimento só poderá ser realizado com  equipamentos e instrumentos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Os procedimentos também incluirão a inspeção ambiental para o controle de emissão de gases poluentes e ruído em conjunto com a inspeção veicular tradicional.
“Serão usados os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para se realizar essa inspeção, conforme já previsto no artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro”, explica Elmer Vicenzi, diretor-geral de Denatran.
Quem será reprovado?Serão reprovados no primeiro ano de operação da ITV os veículos que apresentarem Defeitos Muito Graves (DMG) ou Defeito Grave (DG) no sistema de freios, pneus, rodas ou nos equipamentos obrigatórios.
Também poderão não receber o certificado os veículos que apresentarem excesso de emissão de poluentes e de ruído.
Mas o que serão considerados defeitos graves ou mesmo  excesso de emissões e ruídos ainda não foi especificado.
Regulamentação do RoadmapA segunda resolução publicada pelo Contran trata do cronograma de estudos técnicos e proposta para a regulamentação de 38 itens de segurança veicular.
Entre alguns exemplos estão aviso de afivelamento dos cintos de segurança e regulamentação para veículos elétricos e autônomos.
“A Resolução Nº 717 é fruto da discussão de diversos entes envolvidos no desenvolvimento da segurança veicular e garante previsibilidade para as empresas, que poderão conhecer os itens estudados e programar investimentos quando a respectiva implementação for estabelecida”, afirmou Antonio Megale.
 Fonte: Revista Auto Esporte.
Aprenda a praticar direção defensiva em tempestades e neblina 11 de dezembro de 2017Deixe um comentário Confira a seguir dicas preciosas para aumentar sua segurança em tempestades, neblina ou geadas.
Diminua a velocidade, pois há perda de visibilidade e perigo de aquaplanagem;Mantenha distância de pelo menos 10 metros do veículo da frente – a medida é o comprimento de aproximadamente dois carros;Acenda o farol baixo durante o dia.
Aumenta a visibilidade e alerta veículos de trás;Ligue imediatamente o desembaçador traseiro;Evite freadas bruscas e não faça manobras perigosas;Utilize a velocidade do limpador no mesmo nível do volume de água da chuva;Pare o carro no acostamento se a chuva estiver muito forte;Não use as mãos para limpar vidros embaçados, pois eles ficarão engordurados.
Utilize um pano apropriado;Ligue o ar condicionado ou ventilador do carro.
Se os vidros já estiverem embaçados, use ar quente;No caso de neblina, acenda imediatamente o farol baixo ou luzes de neblina;Jamais faça ultrapassagens;Mantenha a velocidade constante, sem fortes acelerações ou freadas bruscas;No caso de pistas de terra com muita lama, antes de tentar uma travessia verifique a consistência e profundidade das marcas deixadas por outros veículos.
Se elas forem muito largas ou profundas, é melhor não arriscar.
 Fonte: Michelin.
Pneus muito além da pressão 3 de dezembro de 2017Deixe um comentário Na hora de viajar com a família, os pneus merecem um carinho especial.
E não estamos falando apenas de calibrá-los corretamenteNão é novidade para o motorista que antes de colocar o carro na estrada é necessário calibrar os pneus.
É só olhar no manual do proprietário para descobrir qual é a pressão correta para o veículo carregado.
Mas saiba que, antes de uma viagem, os cuidados vão muito além de uma parada no calibrador do posto de combustível.
Para descobrir o que fazer nessa hora, consultamos dois especialistas no tema: Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, e Roberto Falkenstein, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli para a América do Sul.
 DesgasteVeja se a banda de rodagem está desgastada de modo uniforme.
Se não estiver, pode ser sinal de problema de alinhamento, balancea­mento ou calibragem.
Nesse caso, não adianta fazer ajustes: eles devem ser trocados.
Daí a importância de conservá-los sempre com a pressão correta e fazer o rodízio a cada 10.
000 km, o mesmo período em que se deve checar alinhamento e balanceamento – ou antes de uma viagem.
 IdadeOs pneus trazem a marcação da semana e do ano de fabricação em uma sequência de quatro números após a sigla DOT.
A garantia da maior parte das marcas é de cinco anos após a fabricação.
Decorrido esse período, a borracha começa a ressecar e pode apresentar trincas.
Parar sobre poças de óleo ou outros produtos químicos também abrevia sua vida útil.
 VálvulasSe os pneus perdem pressão, o problema pode estar nelas (ou em rodas amassadas).
Para avaliá-las, desloque-as levemente para os lados, para verificar se apresentam rachaduras ou sinais de vazamento.
 DanosFique atento a furos, rasgos e bolhas.
Pneus que perdem muita pressão ao longo dos dias estão furados ou com algum problema de vedação.
As bolhas podem ser visíveis na lateral externa dos pneus, mas também podem estar na lateral interna, fora do alcance dos olhos.
O ideal é inspecioná-los em alguma oficina.
Não viaje com pneus com bolhas: elas podem se romper e fazer você perder o controle do automóvel.
 UniformidadeRode sempre com os quatro pneus de mesma marca e medida.
Se não tiver jeito, ao menos tenha dois da mesma marca no mesmo eixo, para evitar que cada lado se comporte diferente em frenagens ou outras situações.
Veja se os sulcos estão acima do TWI, o indicador de desgaste da banda de rodagem.
Pneus que atingiram o TWI já são con­siderados carecas.
Troque-os! Fonte: Quatro Rodas.
A minha maneira de dirigir pode afetar o meu pneu? 15 de novembro de 2017Deixe um comentário Sim, principalmente se você dirige em altas velocidades (em curvas e esquinas), costuma fazer arrancadas ou realizar paradas bruscas.
Tudo isso aumenta o desgaste do pneu e encurta sua vida útil.
Você também pode tomar precauções para não perder seu pneu antes da hora.
Por exemplo: não conduzir nas margens da pista, subir em calçadas, evitar buracos na pista e outras obstruções.
Como saber se meu pneu tem sentido de rodagem ou montagem?Os pneus direcionais possuem sentido de rodagem e, os pneus assimétricos, sentido de montagem.
Para identificar, observe as setas da lateral e as inscrições outside/inside.
O que é alinhamento de direção?Alinhamento é a regulagem da direção e da suspensão do veículo para manter as rodas com ajustes conforme o recomendado pelo fabricante do veículo.
Isso evita desgastes anormais rápidos, que comprometem a durabilidade dos seus pneus.
Quando devo fazer o alinhamento?O que é balanceamento?Balanceamento é o processo de equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo.
Ele é necessário para evitar trepidações no volante e instabilidade na direção, além de suprimir o desgaste irregular dos pneus.
Quando meu veículo precisa de balanceamento? Fonte: Dunlop.
Faça uma viagem segura cuidando dos pneus e rodas 12 de novembro de 201712 de novembro de 2017Deixe um comentário Vai aproveitar as férias para cair na estrada? Então siga nossas dicas para fazer um passeio sem sustos cuidando dos pneus e rodas:– Faça uma inspeção prévia em busca de amassados nas rodas de ferro, que podem provocar vazamento de ar, mas são reparadas com relativa facilidade.
Já no caso de rodas de liga leve, procure por fissuras e trincas – se encontrá-las, leve até uma oficina especializada, mas é bem provável que sua substituição seja necessária.
– No caso dos pneus, se encontrar alguma bolha, troque-o imediatamente e nem pense rodar com ele na estrada, pois é grande o risco de acidente.
Se houver desgaste irregular da banda de rodagem, pode ser um sinal de falta de alinhamento ou uso de pressão inadequada.
– Confira a profundidade dos sulcos, que são responsáveis pela drenagem da água no caso de chuva (evitando a perigosa aquaplanagem).
Por lei, a profundidade mínima é de 1,6 mm, mas se a profundidade estiver muito próximo disso, a substituição dos pneus é recomendável, visando a segurança.
Vale lembrar que um pneu novo tem sulcos de 8 mm em média.
– Cheque o alinhamento e o balanceamento.
– Calibre os pneus antes de pegar a estrada (ou no dia anterior), procedimento que deve ser feito com eles ainda frios – não se deve rodar mais do que três quilômetros.
A maioria dos carros demanda uma pressão maior, diferente da usada para rodar na cidade no dia a dia, se o carro estiver carregado.
A calibragem ideal está indicada no manual do veículo, mas pode ser encontrada na tampa do reservatório de combustível ou em uma das laterais das portas.
 Fonte: Auto Esporte.
Pneus carecas têm mais aderência em piso seco? 4 de novembro de 2017Deixe um comentário A função principal das nervuras de um pneu é escoar a água em piso molhado.
Elas são projetadas para direcionar a água para fora do pneu da forma mais rápida e evitar a aquaplanagem.
Daí a importância dos carros de corrida usarem pneus específicos para chuva.
Por outro lado, quando a pista está seca carros de corrida podem se dar o luxo de usar pneus lisos, os chamados pneus “slicks”, que conseguem o máximo de aderência possível.
Isso quer dizer que um pneu careca também leva vantagem sobre um pneu novo no seco?De acordo com Roberto Falkenstein, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, isso não acontece.
“Os pneus slick são projetados e desenvolvidos especificamente para funcionar com a superfície lisa e para uso em competições.
Nestas condições, eles garantem o máximo de aderência possível”, conta.
Além da diferença nas dimensões dos pneus de pista, eles usam compostos diferentes, muito mais macios, capazes de se moldar ao asfalto e gerar maior aderência.
Em compensação, também duram muito menos, cerca de 200 km em condições de corrida, e são mais suscetíveis a sujeiras na pista.
Já os pneus convencionais são feitos para durar milhares de quilômetros, por isso possuem borracha mais dura, menos aderente.
Quando seus blocos e nervuras (que também o deixam mais maleável em curvas) se desgastam, o que resta da banda de rodagem não é macia o suficiente nem foi projetada para agarrar melhor o asfalto nessas condições.
Até mesmo porque a borracha que sobra está muito próxima da cinta metálica que estrutura o pneu.
Além disso, um pneu careca bastante usado terá uma borracha envelhecida, que pode ter ficado ainda mais dura e ressecada, alterando suas características ao rodar.
Segundo Falkenstein, eles também “estão mais propícios à furos pela baixa quantidade de borracha restante em sua banda de rodagem.
” Fonte: Quatro Rodas.
15 dicas para economizar combustível 29 de outubro de 2017Deixe um comentário Com o aumento dos impostos, litro da gasolina já chega perto de R$ 4,50 em alguns postos.
Cuidado com o bolso!Apesar do vai e volta, o aumento do PIS/Cofins chegou às bombas, com aumentos de até 9,12% no preço dos combustíveis.
Confira aqui alguns conselhos para economizar ao volante.
Truques simples, como usar mais o freio motor, ajudam o carro a render mais.
E aviso aos pés pesados: nada de acelerações bruscas — afinal, você não quer bancar o pato nesses tempos em que o litro da gasolina só aumenta, não é?Pé leve no aceleradorNada de acelerações bruscas — use seu pé direito de forma progressiva.
Menos pé no freioPrecisa parar lá na frente? Tire o pé do acelerador com antecedência e o motor se encarregará de reduzir a velocidade do carro.
Não deixe para frear com força mais adiante.
Freio motorFaça uso do freio motor em declives acentuados.
Sabe a “banguela”? Além de ser perigosa, não representa qualquer economia nos carros atuais.
Ao descer a serra com um carro automático, ponha o seletor em uma marcha mais reduzida do que o drive.
Computador de bordoConfigure o computador para mostrar consumo imediato ou o consumo médio — e fique sempre atento aos números.
Com o tempo, você pegará todas as manhas para dirigir de maneira mais econômica.
Câmbio 1Não estique as marchas sem necessidade.
Procure fazer as trocas em rotação adequada: se o carro tem conta-giros, tente fazer com que o motor trabalhe em rotação próxima, ou um pouco inferior, à do regime de torque máximo.
Evite que o ponteiro chegue perto da rotação de potência máxima (os números relativos ao seu carro estão no manual ou podem ser encontrados na internet).
Câmbio 2Muitos modelos modernos têm um indicador do momento mais econômico da troca de marcha.
Use-o sempre que quiser gastar pouco combustível.
Com o tempo, você passará a dirigir assim automaticamente.
Câmbio 3Seu carro já tem caixa de seis marchas? Então, não se esqueça de usar a sexta em rodovias.
Parece bobagem, mas há gente desligada que, simplesmente, mantém o câmbio em quinta pela estrada a fora.
VelocidadeQuer economizar? Tente dirigir em ritmo um pouco mais lento que o usual (especialmente nas velocidades acima de 100km/h).
Pé leve e sensível, sempre.
PostosTente abastecer, sempre que possível, em postos confiáveis ou conhecidos.
Tipo de gasolinaCom gasolina comum, alguns centavos mais barata, os carros rendem a mesma coisa que com a gasolina aditivada.
A diferença está apenas na limpeza que o combustível faz no motor.
E vale dizer que, hoje, até a gasolina comum traz um pouco de aditivo.
Ar-condicionadoNa estrada, use o equipamento — compressores modernos já não exigem tanto esforço do motor.
As janelas fechadas melhoram a aerodinâmica e, consequentemente, o consumo cai.
RevisõesFaça revisões e as manutenções preventivas e verifique, em especial, o estado das velas e o funcionamento da injeção eletrônica.
FiltrosVerifique se o filtro de ar está sujo.
A substituição deve ser feita, em média, a cada 10 mil quilômetros, mas isso varia com o tipo de uso.
CalibragemMantenha os pneus com a pressão correta.
Vá ao calibrador uma vez por semana.
O ideal é que os pneus estejam frios na hora da calibragem.
Porta-malasVocê gosta de levar tralha no porta-malas desnecessariamente? Não carregue peso morto… Aproveite algumas horas livres para tirar os cacarecos do carro.
 Fonte: Auto Esporte.
Ruídos no Automóvel: Conheça as principais causas e as diversas opções de pneus silenciosos 26 de outubro de 201726 de outubro de 2017Deixe um comentário Nada mais desconfortável do que ruídos no automóvel.
Além de irritarem os assageiros, ainda podem causar problemas de segurança – tanto em relação ao sistema do carro quanto ao diminuir o nível de atenção do condutor.
Os ruídos do carro podem vir dos pneusQuando o ruído é percebido fora do veículoAs principais fontes desse ruído são:Para reduzir o ruído, os fabricantes de pneus atuam no desenho da escultura.
Neste caso, a palavra de ordem é equilíbrio dos desempenhos – ou seja, não degradar alguns atributos de um pneu em detrimento de outros.
Quando o ruído é percebido dentro do veículoO pneu absorve as irregularidades da estrada, sendo um importante elemento de conforto.
Mas em algumas condições de uso, eles podem gerar vibrações e desconforto auditivos e mecânicos.
 Fonte: Michelin.
Tudo o que você precisa saber sobre os pneus run flat 14 de outubro de 2017Deixe um comentário A Pirelli começou a fabricar no Brasil pneus do tipo run flat.
Com esse recurso, os pneumáticos podem rodar sem ar por até 80 quilômetros, ao limite de 80 km/h.
Segundo avaliação da empresa, o mercado de automóveis e SUVs premium no Brasil é grande o suficiente para justificar a produção local.
No entanto, a nova área na fábrica de Feira de Santana, na Bahia, também atenderá às exportações.
Por aqui, a demanda atual de pneus run flat esbarra nas 60.
000 unidades ao ano.
Até então, 100% das peças dependiam exclusivamente de importações.
Esta é uma das razões pelas quais dificilmente se encontra medidas específicas para pronta entrega – uma das principais reclamações dos usuários no país.
Os run flat nacionais irão atender tanto às montadoras que produzem no Brasil quanto o pós-venda.
Porém, a marca não confirma se haverá redução nos preços no varejo.
Pneus run flat têm reforços estruturais nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda).
Quando está totalmente sem ar pressurizado em seu interior, o peso do veículo fica apoiado nesta camada reforçada – as rodas não ficam diretamente em cima da banda de rodagem.
Com isso é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.
 Fonte: Quatro Rodas.
É necessário trocar as válvulas quando fazemos manutenção em veículos de passeio? 8 de outubro de 2017Deixe um comentário Válvulas são comumente esquecidas nas manutenções dos pneus.
O fato é que elas são equipamentos de segurança e possuem um papel de grande importância no conjunto roda-pneu.
O fator determinante desta importância está no fato que danos nas válvulas podem causar uma perda súbita de pressão, fazendo com que a pressão de ar do pneu zere repentinamente.
Esta é uma situação que oferece um grande risco à segurança do veículo e de seus ocupantes.
Válvulas velhas também perdem sua capacidade de estanqueidade, fazendo com que os pneus percam sua pressão gradativamente.
Devido à sua localização e sua forma de montagem, é praticamente impossível fazer uma inspeção de integridade estrutural das válvulas de forma eficaz.
Aliado a isso, inspecionar as válvulas não é uma prática comum, sendo sempre esquecidas durante as revisões do veículo.
O risco é causado pelo contato das válvulas com o furo de alojamento das rodas, que comumente gera cortes em seu corpo.
Além disso, é comum que as válvulas ressequem com o passar do tempo, deixando-as ainda mais susceptíveis a cortes, o que pode causar uma falha no componente.
Por estes fatores, a Continental recomenda que as válvulas sejam substituídas sempre que montarmos pneus novos ou quando desmontamos um pneu para conserto cuja válvula esteja montada há muito tempo.
E atenção: nunca reaproveite válvulas que foram desmontadas.
 Fonte: Continental.
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