Pousada Fazenda Guartela, Tibagi - PR

Rodovia Br 340, Km 254, s/n, Tibagi - PR, 84300-000, Brasil
Tibagi - PR

Tibagi - Turismo no Paran? - - Secretaria do Turismo Turismo no Paran? Pesquisar Todos Esporte Turismo Centro de Conven??es Copa Jogos Abertos Jogos Escolares Jogos da Juventude Jogos Universit?rios Planeje Informa??es Pr?ticas Informa??es Tur?sticas Guia do Litoral Contato Habilite o javascript do seu navegador para ter acesso a todas as funcionalidades deste site.
Tibagi Como Chegar Partindo de Curitiba pela BR 376 até Ponta Grossa; de Ponta Grossa a Castro pela PR 151 e de Castro a Tibagi pela PR 340.
Infra-estrutura de Acesso Terminal Rodoviário Tercizo Manfron Rua Almeida Taques, 537 Tel.
(42) 3275-3207 Atrativos Turísticos Parque Estadual do Guartelá Criado em 1992 com o objetivo de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos, oferecendo aos visitantes uma excepcional beleza cênica como os “canyons”, cachoeiras e insinuantes formações rochosas, o Parque abriga o Canyon do Rio Iapó ou Canyon Guartelá, considerado o 6º maior Canyon do mundo em extensão, além de ser o único com vegetação nativa, conforme consta no Guiness, Livro dos Records.
O Canyon do Guartelá situa-se na porção centro-leste do Estado do Paraná, com centro aproximado localizado nas coordenadas 24º 32’S e 50º 17’W.
Já o Parque Estadual do Guartelá situa-se na porção central do canyon, Bairro Guartelá de Cima, à margem esquerda do Rio Iapó.
O próprio nome Guartelá foi dado devido ao nome do bairro tibagiano que abriga integralmente o Parque.
Conforme a lenda, o nome “Guartelá” surgiu da expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.
O Guartelá possui inúmeros atrativos, que configuram em belas paisagens, lugares misteriosos e insinuantes formações rochosas.
Caminhar por suas trilhas ladeadas de vegetações rupestres, onde brotam em abundância plantas exóticas ou ainda pelas sinuosas trilhas entre os campos nativos, descobre-se belezas como a impressionante Cachoeira da Ponte de Pedra, com cerca de 200 metros de altura, que apresenta a formação de uma ponte cortando a cachoeira e sob a qual corre a água.
Além desta maravilha natural podemos encontrar os “Panelões do Sumidouro” e o majestoso Rio Iapó que corta o desfiladeiro com grandes corredeiras.
Em meio a tanta beleza vemos marcas de diversas épocas passadas, deixadas por indígenas, jesuítas e tropeiros.
Nos 32 km de extensão do Canyon do Rio Iapó, eles registraram parte de sua história, cultura e tradições.
As marcas dos primeiros habitantes do Canyon estão registradas em pinturas rupestres feitas nas formações rochosas.
O Guartelá também foi cenário das viagens dos destemidos tropeiros que percorriam os Campos Gerais, conduzindo o gado para comercialização na Feira de Sorocaba.
O Parque funciona de quarta-feira a domingo e feriados nacionais das 8h às 16h30 e não é cobrado taxa de entrada.
Para a visita nas pinturas rupestres é necessário a prévia contratação de condutor local.
Para maiores informações pelo telefone (42) 3916-2150 / 3916-2151.
Itáytyba Ecoturismo Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – lugar privilegiado pela natureza em suas formações geológicas, sua fauna e flora preservadas e valorizadas pelo respeito ao meio ambiente.
A Itáytyba Ecoturismo oferece a seus visitantes uma completa infra-estrutura como: Aldeia dos Pioneiros – ponto de entrada do empreendimento, com centro de recepção aos visitantes, onde recebem orientações referentes as atividades de lazer, cultura e esporte, e ainda assistem um vídeo com informações sobre ecoturismo e preservação ambiental.
O local possui pousada, centro gastronômico e de lazer (com piscina coberta e aquecida, sauna úmida, sala de ginástica, sala de jogos, brinquedoteca, sala de carteado, sala de TV com vídeo, DVD e karaokê, bar e restaurante), auditório com capacidade para 80 pessoas, trilhas, vias demarcadas para caminhadas, cavalgadas e passeios de bicicleta, parquinho para crianças, bar alambique (com degustação de cachaças artesanais).
Parque Vô Ivo – com infra-estrutura de recepção a visitantes, construções como a Casa de Memória e o Recanto Paleontológico de apoio e incentivo a pesquisa cientifica.
Possui sanitário e chuveiros, sala para primeiros socorros, além de um amplo solário.
Parquinho infantil para crianças até 10 anos de idade, sala sossego da mamãe para crianças de 0 a 4 anos, loja de artesanato e conveniências, restaurante, lanchonete, recantos para piquenique, Mirante dos Canyons Itáytyba-Guartelá e do Canyon do Arroio das Antas.
Informações Tel.
(42) 3275-2137, e-mail: itaytiba@itaytyba.
com.
br - home page: www.
itaytyba.
com.
br.
Localiza-se na Fazenda Ponte alta – BR153, km 184,4 – Trecho Ventania / Tibagi.
Salto Santa Rosa Formado pelo rio Santa Rosa, com uma queda de 60 m de desnível, o salto Santa Rosa forma uma piscina natural com belíssimas cachoeiras menores.
Conta ainda com trilhas para ecoturismo, pousada e área de camping, além do clima misterioso que paira no ar, pois, segundo moradores, costuma aparecer à imagem de um padre diante das águas.
O atrativo está em uma propriedade particular e para visitá-lo é cobrada uma taxa.
Informações Tel.
0800-6431388 ou (42) 9113-4491.
Localiza-se a 18 km do centro urbano, sentido oeste de Tibagi.
Salto Puxa Nervos Das águas do arroio Puxa Nervos, vizinho do Santa Rosa, dá-se origem a uma cachoeira e um salto de aproximadamente 40 m de desnível.
O salto Puxa Nervos forma em seu leito várias piscinas naturais com belíssimas cachoeiras menores.
O atrativo está em uma propriedade particular e para visitá-lo é cobrada uma taxa.
Informações Tel.
0800-6431388 ou (42) 8813-4669 Parque de Aventuras São Damásio Localizado na canyon do rio Iapó, em área da Fazenda São Damázio, antiga fazenda escravocrata da região, foi instalado este empreendimento voltado ao segmento turismo de aventura, aproveitando o potencial natural do local.
O visitante poderá contemplar os paredões abruptos do canyon e os meandros do Iapó em uma tirolesa de 150 metros de vão e 90 metros de altura, ou mesmo através do rapel ou caminhadas nas trilhas, passando por capões de matas nativas e cruzando os arenitos que despontam nos vastos campos, compondo uma paisagem única, pela beleza cênica e importância geológica.
A paisagem campestre foi cenário do filme “O Preço da Paz”, que conta a história da Revolução Federalista brasileira, além de propagandas televisivas.
Informações: Cooptur (42) 3223-4771 Fazenda Fortaleza A 25 km de Tibagi podemos encontrar esta fazenda, fundada em fins do século XVIII, no ano de 1775, pelo português capitão-mor José Félix da Silva, nascido na cidade do Porto.
Na época, a fazenda Fortaleza compreendia as antigas terras de Monte Alegre (Telêmaco Borba), Ventania e Tibagi.
A fazenda ganhou este nome porque era um verdadeiro forte, com milícias, escravos e produção autônoma de alimentos.
Envolta em lendas e mistérios, já foi tema de reportagem do Fantástico e Globo Repórter, como uma das fazendas assombradas do Brasil, além de ter sido palco do romance de David Carneiro “O Drama da Fazenda Fortaleza”.
Informações Tel.
0800-6431388.
Fazenda Boa Vista Fundada no século XVII remonta a colonização tibagiana, formada pelos senhores feudais e escravos.
Em suas instalações conta com arquitetura da época, taipas, tronco de escravos, etc.
Atualmente a fazenda é ponto de parada obrigatória para quem quer pernoitar em contato com a natureza num cenário que garante a hospitalidade interiorana em todos os detalhes.
Tel.
(42) 3273-2294 / 9107-4112 ou 0800-6431388.
Somente com reserva Recanto Marins (Arroio da Ingrata) Área particular pertencente há mais de duas décadas ao Sr.
Marins Claro Teixeira, pessoa de hábitos simples, de família tradicional, muito querido pela população, político atuante, tendo exercido vários cargos públicos.
O local abriga o Arroio da Ingrata, afluente do Rio Tibagi, possuindo o tão conhecido toboágua natural com 30 metros de descida.
O local possui infra-estrutura de lanchonete, servindo refeições sob encomenda, banheiros, quiosques com churasqueiras, sendo muito apreciado pelas famílias tibagianas e de toda a região, pois trata-se de um lugar tranqüilo para lazer junto a natureza.
Suas águas calmas e cristalinas oferecem grande diversão para crianças de todas as idades, pois em grande parte são rasas e com pouca correnteza, porém não se deve nunca esquecer os cuidados para evitar acidentes.
Informações Tel.
0800-6431388 / (42) 9109-7032 Recanto da Usina Velha Prédio construído em 1953 para abrigar o gerador da usina hidroelétrica, foi inaugurada em 21 de dezembro de 1924, idealizada e inteiramente construída pelo cidadão Ernesto Kugler, nascido a 29 de junho de 1888, na Alemanha.
A usina gerou energia aos tibagianos durante 44 anos, até o ano de 1968.
O Arroio da Ingrata, afluente do Rio Tibagi, era o responsável pela geração de energia, trás em seu caminho inúmeras corredeiras e cachoeiras, freqüentadas por uma grande quantidade de turistas nos finais de semana, que aproveitam suas águas cristalinas para se refrescar.
Informações Tel.
(42) 3916-2150 / 3916-2151.
Morro do Jacaré Está intimamente ligada a história de Tibagi, pois foi este morro que revelou aos paulistas, o ouro e o diamante existente na região.
Com belezas cênicas incomparáveis e com paredes que apresentam desníveis de até 60 metros, acolhe adeptos de esportes radicais como a escalada e o vôo livre.
Informações Tel.
(42) 3916-2150 / 3916-2151 Parque Passo do Risseti Área de lazer que conta com lago, parque infantil, trilhas para caminhada e a casa do colono em estilo ucraniano que retrata a história dos imigrantes.
Informações Tel.
0800-6431388 ou (42) 3916-2191.
Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios A primeira Capela foi construída em 1836, feita de madeira lascada e coberta de sapé, através da ajuda de Ana Beje (filha de Machadinho, fundador da Vila de Tibagi) que recolhia donativos da comunidade, com uma pequena imagem de barro de Nossa Senhora da Conceição, venerada como Nossa Senhora dos Remédios, a qual encontra-se no museu histórico.
A capela construída ruiu e desabou em 1858, tendo início em 1859 a construção da nova capela, prolongando-se até 1863.
Em 1936, conclui-se a atual Igreja Matriz (a terceira da história) sendo inaugurada oficialmente em 1943.
Informações Tel.
0800-6431388.
Palácio do Diamante (Prefeitura Municipal de Tibagi) Construída na década de 30 pelos Padres Redentoristas, Ordem do Santíssimo Redentor, a casa foi projetada pelo Dr.
Max Staudacher, construtor civil, nascido na cidade de Aslen Wurtemberg, Alemanha, em 29 de junho de 1911 e falecido em 28 de agosto de 1980.
O prédio abrigou por 50 anos os padres seminaristas e foi objeto de permuta entre a diocese de Ponta Grossa e o Poder Executivo desta cidade, para que nela fosse instalada a Prefeitura do Município de Tibagi e continuasse assim, servindo a comunidade tibagiana.
Informações Tel.
0800-641388.
Biblioteca Pública Municipal Prédio construído em 1915 no Governo do Dr.
Carlos Cavalcanti, sendo elevado à categoria de Grupo Escolar com o nome de “Telêmaco Borba”.
Somente em 13 de outubro de 1965 através da Lei nº 440, sancionada pelo então Prefeito Municipal Homero Talevi Campos, a Biblioteca foi oficialmente criada.
Este é um local para quem deseja entrar em contato com o mundo das letras e a fantasia.
Informações pelo tel.
0800-6431388 ou (42) 3916-2199.
Museu do Garimpo Construído em 1957 e inaugurado em 04 de março de 1987, no prédio da antiga Prefeitura Municipal, Delegacia e Fórum.
O museu retrata o ciclo do diamante e a história do Município de Tibagi, sendo um dos mais completos do Estado.
Informações Tel.
(42) 3916-2189.
Horário de visitação: terça-feira a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h00 às 17h30, aos sábados, e domingos das 9h às 11h30 e nos feriados somente com agendamento.
Teatro Municipal Localizado na Rua dos Padres Redentorstas, ao lado do Palácio dos Diamentes, o Teatro Municipal foi inaugurado em 19 de setembro de 1998.
Com concepção moderna, oferece a oportunidade de aculturação a todos os tibagianos, trazendo ao Município espetáculos de música, dança, artes cênicas, ciname, além de palestras, reuniões oficiais e eventos públicos.
O auditório comporta 208 espectadores sentados e dispõe de dois camarins, um palco com 59 m 2 e aprazível hall de entrada com bomboniere.
Informações Tel.
(42) 3916-2187.
Casa da Cidade Destinada a atividades culturais, localiza-se na Praça Edmundo Mercer, onde antes funcionava a sede do Executivo Municipal, desde 1938.
Restaurada em 1996, passou a ser chamada de Casa da Cidade, tendo sido construída em 1930 para servir de Mercado Municipal.
Informações Tel.
0800-6431388 ou (42) 3916-2187.
Caixa D’Água As obras de construção do reservatório de água para abastecimento da cidade foram iniciadas em 1913 e concluídas em 1915, na administração do Prefeito Cel.
Telêmaco Borba.
A caixa d’água de bela arquitetura serviu para abastecer a cidade de Tibagi nos anos de 1915 a 1974.
Foi restaurada em 1985.
Informações Tel.
(42) 3916-2150 / 3916-2151 Rio Tibagi A bacia do Rio Tibagi, nome de origem indígena, também é conhecida como “rio de água corrente”.
Possui uma extensão de 616 km, iniciando na Serra das Almas, município de Palmeira, e desaguando no rio Paranapanema.
A bacia é considerada a segunda maior em importância no Estado do Paraná.
O Tibagi corre sobre um leito que propicia magníficas cachoeiras e belos saltos, atrativos especiais para os adeptos de esportes náuticos radicais, como o rafting, e canoagem.
A pista de canoagem é utilizada atualmente por atletas da seleção brasileira de canoagem e competições internacionais.
Hospedagem Cadastrados no Ministério do turismo Hotéis Hotel Itagy Avenida Manoel das Dores, 1535 Tel.
(42) 3275-1373 e-mail: reservas@hotelitagy.
com.
br - home page: www.
hotelitagy.
com.
br Pousada Formigas da Figueira Praça Leopoldo Mercer, 70 Tel.
(42) 3275-1194 home page: www.
formigasdafigueira.
com.
br Pousada Aldeia dos Pioneiros BR 153, km 184,4 Tel.
(42) 3275-2137 / 3275-1267 e-mail: itaytyba@itaytyba.
com.
br - home page: www.
itaytyba.
com.
br Pousada Fazenda Guartelá PR 340, km 49 (Rodovia Guataçara Carneiro Borba) Tel.
(42) 3275-1127 home page: www.
pousadafazendaguartela.
com.
br Albergue da Juventude Pousada Rural Longe Vista BR 153, km 49 (Rodovia Transbrasiliana) Tel.
(42) 3275-1104 e-mail: hotellongevista@visaonet.
com.
br - home page: www.
hoellongevista.
com.
br Não Cadastrados no Ministério do Turismo Hotel Fazenda Safári’s Farm BR 376, km 454 Tel.
(42) 3227-3797 / 9972-1330 home page: www.
safarisfarm.
com.
br Katito Hotel Rua Ernesto Kugler, 1790 Tel.
(42) 3275-2980 Pousadas Pousada Bela Vista BR 376, km 451, 05 Alto do Amparo Tel.
(42) 3222-8286 e-mail: pousadabelavista@uol.
com.
br - home page: www.
geocities.
com/pousadabelavista2001 Pousada Boa Vista PR 340, km 32 Rodovia Guataçara Carneiro Borba Tel.
(42) 3273-2294 / 9107-4112 e-mail: buenomachado@convoy.
com.
br Pousada das Alamandas Praça Leopoldo Mercer, 146 Tel.
(42) 3275-1139 / 3275-1221 Pousada das Palmeiras Rua Ernesto Kugler, 171 Tel.
(42) 3275-1103 e-mail: ppalmeiras@brturbo.
com - home page: www.
ppalmeiras.
com.
br Pousada Recanto Aracy Rua Ernesto Kugler, 701 Tel.
(42) 3275-2709 e-mail: angemartins@brturbo.
com.
br Pousada Schangri-Lá (atende somente nos finais de semana) BR 376, km 453 Rodovia do Café Tel.
(42) 3238-2838 / 9972-0932 e-mail: schangrila@schangrila.
com.
br Pousada Salto Santa Rosa Distrito de Barreiro Tel.
(42) 3275-1715 e-mail: saltosantarosa@visaonet.
com.
br - home page: www.
saltosantarosa.
com.
br Camping Camping da Dora PR 340 Rodovia (Guataçara Carneiro Borba) Tel.
(42) 3275-2207 / 9124-5444 Camping Águas Vivas R: Herbert Marcer (a 200 m do portal da cidade) Tel.
(42) 3275-1357 Camping Municipal Rua Fábio Fanuchi Tel.
0800-6431388 (ao lado do Clube de Campo) Camping Novo Horizonte PR 340, km 47 (Rodovia Guataçara Carneiro Borba) Tel.
(42) 3275-1376 Camping do Salto Santa Rosa Distrito de Barreiro Tel.
(42) 3275-1715 / 9113-4491 Camping do Salto Puxa Nervos Distrito de Barreiro Tel.
(42) 8813-4669 Camping Rural Aguardo-te-ká PR 340, km 40 (próximo ao Portal do Parque do Guartelá) Tel.
(42) 9966-7893 Camping Safari´s Farm BR 376, km 454 - Fazenda da Praia Tel.
(42) 3227-3797 Horário de atendimento: sábado, domingo e feriado das 10h às 18h (área de camping com reserva) home page: www.
safarisfarm.
com.
br Serviços Bancos Banco do Brasil Rua Machadinho, 53 Tel.
(42) 3275-1288 Banco Itaú Praça Edmundo Mercer, 116 Tel.
(42) 3275-1188 Hospitais Hospital Luzia Borba Carneiro Rua Frei Gaudêncio 417 Tel.
(42) 3275-1282 Artesanato ATIART (Associação Tibagiana de Artesanato) Rua Antônio B.
de Macedo, 582 Tel.
(42) 3275-1297 Horário de atendimento: diariamente das 8h30 às 17h30 Informações Turísticas Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Tibagi – Sematur Centro de Informações Turísticas Rua Herbert Mercer, 300 Tel.
0800-6431388 (42) 3916-2150 e-mail: sematur@tibagi.
pr.
com.
br - home page: www.
tibagi.
pr.
gov.
br Recomendar esta p?gina via e-mail: Seu nome: Seu e-mail: Nome do destinat?rio: E-mail do destinat?rio: Coment?rios: In?cio Voltar ? Paran? Turismo Alameda Dr.
Muricy, 950 - Centro - CEP: 80020-040 - Curitiba - PR 41 3313-3500 / 41 3313-3523 Localiza??o Hor?rio de atendimento: 8h30 ?s 12h e 13h30 ?s 18h Versão mobile

Localização como chegar a Pousada Fazenda Guartela