Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha, Nova Porteirinha - MG

Av. Tancredo de Almeida Neves, 260 - Nova Porteirinha, MG, 39525-000, Brasil
Nova Porteirinha - MG

Prefeitura de Nova Porteirinha - MG - - ≡Open menu LICITAÇÕES SERVIÇOS FISCALIZE SEU MUNICIPIO COVID-19 FALE CONOSCO PREFEITA REGINA PARTICIPA DE REUNIÃO NO MINISTÉRIO DO TURISMO E SOLICITA RECURSOS PARA O MUNICÍPIO EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE VAGAS ANO LETIVO 2021 PROGRAMA AABB COMUNIDADE É UMA REALIDADE EM NOVA PORTEIRINHA E ATENDE 100 ESTUDANTES DO MUNICÍPIO ATENÇÃO, HOMENS! A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL JÁ INICIOU EM NOVA PORTEIRINHA PALESTRAS DE ESPECIALISTAS MARCAM O ENCERRAMENTO DAS AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM NOVA PORTEIRINHA PREFEITA REGINA PARTICIPA DE REUNIÃO NO MINISTÉRIO DO TURISMO E SOLICITA RECURSOS PARA O MUNICÍPIO Escrito por 25 Novembro 2021.
Na oportunidade, a pauta em debate entre prefeitos e técnicos do ministério, foi a criação de um Mapa das Rotas Turísticas no Norte de Minas Fotos: Luiz Cabrine / Ascom Prefeitura: Prefeita Regina (Nova Porteirinha).
Ir a Brasília ou a Belo Horizonte deve ser considerado uma estratégia importante e necessária para se criar relacionamento com autoridades federais e estaduais, o que possibilita a captação de recursos junto à União e, ao Estado, seja por meio de projetos apresentados diretamente aos Ministérios, Secretarias Estaduais ou ainda, via emenda parlamentar.
Em qualquer das situações, as idas às capitais federal e estadual representam maiores chances de se conseguir recursos para atender a demandas da população.
Exemplo disso é a prefeita de Nova Porteirinha, Regina Antônia de Souza Freitas, que tem articulado juntamente com os deputados Gil Pereira, Estadual, e Delegado Marcelo Freitas Deputado Federal, parceiros da sua administração, na perspectiva de conseguir cada vez mais recursos para o município em diferentes áreas.
Agenda Esta semana durante o cumprimento de mais uma agenda na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Regina foi recebida no Ministério do Turismo, dia 23 de novembro, por José Roberto – Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração – SPOA, João Vitor Loureiro Ribeiro – Coordenador de Assuntos Administrativos e Ricardo Caiado Alvarenga – Diretor/DIETU.
Na oportunidade, os prefeitos de Catuti,Delermando do Nascimento França, Ivan Vieira de Pinho, Montezuma, e Paulo Dias Moreira, da cidade de Monte Azul, também foram recebidos no ministério e apresentaram suas demandas.
A pauta da reunião, provocada pela Agência de Desenvolvimento do Médio São Francisco (ADM), em parceria com o referido ministério, foi o debate sobre a possibilidade da criação do Mapa ‘Roteiros Turísticos Caminhos das Gerais’, na região.
De acordo com Carlos Eustáquio de Oliveira, Secretário da ADM, a proposta é estimular os municípios participantes da reunião entre outros a se organizarem de forma integrada, para venderem suas potencialidades com profissionalismo a turistas do estado e de outras regiões do Brasil.
  Mapa das rotas turísticas Jarbas Soares, Assessor da Presidência do Senado Federal, João Rafael Soares (Ministério do Turismo), prefeita Regina, prefeito Ivan (Montezuma), José Roberto (Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração), do Ministério do Turismo, prefeito Paulo Dias (Monte Azul), prefeito Delermando (Catuti), Ricardo Caiado (Diretor do Ministério do Turismo).
 Ainda durante a reunião, o secretário Carlos fez uma exposição acerca do Turismo no Norte de Minas, ressaltando suas potencialidades e os desafios de cada município, em relação ao setor.
Nesse contexto, ele cita a falta de mapeamento e catalogação das atrações turísticas, rede hoteleira para hospedagem, qualificação de profissionais para receber bem o turista, infraestrutura para melhorar os acessos aos pontos turísticos e criação de um mapa com as rotas turísticas contemplando toda a região.
  Comunicação e marketing Outros pontos abordados no encontro foram a necessidade de criação de uma estratégia de comunicação e marketing para divulgação do turismo regional, tanto nos meios tradicionais, como digitais.
Além disso, a reunião serviu para mostrar ao Ministério, prefeitos e assessores, que o turismo é um importante modelo de negócios com enormes oportunidades de mercado, pois representa a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico para a região.
A reunião debateu ainda outros temas ligados ao setor.
Na reunião, após fazer uma contextualização sobre as potencialidades do município de Nova Porteirinha, em termos de turismo rural (negócios, fruticultura e ecológico), a prefeita Regina Antônia apresentou ofício ao Ministério, solicitando recursos para diferentes pleitos, com foco no fortalecimento de atividades turísticas já existentes e outras a serem implementadas no município.
Como exemplo, estão a construção de pórtico na entrada da cidade, com alusão às atividades, festividades e à força do agronegócio do município, recursos para construção de uma trilha ecológica para apreciação da natureza (Turismo Ecológico), pista para prática de motocross com a possibilidade de sediar competições locais, regionais, estaduais e nacionais.
Carlos Eustáquio, Secretário da Agência de Desenvolvimento do Médio São Francisco – ADM.
Ainda foram apresentados pela prefeita, pedidos de recursos objetivando impulsionar o turismo de negócios e a fruticultura no município.
A proposta é criar um Centro de Comercialização e Degustação de Produtos do Agronegócio Familiar no Perímetro Irrigado Gorutuba, tornando o local um ponto turístico, que possa atrair investimentos, visitantes da região, do estado e de outras regiões do país, fomentando assim o turismo rural que está alta no Brasil.
    Outra demanda apresentada pela chefe do executivo de Nova Porteirinha diz respeita a construção de uma pista de ciclismo e caminhada, com destino ao Centro de Degustação de produtos do Agronegócio Familiar, proposto para o referido perímetro irrigado.
Os técnicos do Ministério do Turismo enalteceram a iniciativa da ADM e a necessidade de organização do turismo no Norte de Minas.
Eles também apresentaram aos prefeitos, orientações técnicas, ou seja, os caminhos legais para acesso a recursos da pasta e execução de projetos.
Imprimir ATENÇÃO, HOMENS! A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL JÁ INICIOU EM NOVA PORTEIRINHA Escrito por 11 Novembro 2021.
Agora é a vez deles cuidarem da sua saúde, o mês é destinado à prevenção, orientação e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
NOVA PORTEIRINHA - Assim como na campanha "Outubro Rosa”, o município através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na terça-feira ,09 de novembro, a campanha do Novembro Azul, onde os cuidados são voltados para a saúde do público masculino.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, ao longo desse mês serão desenvolvidas inúmeras ações que envolvem a equipe multidisciplinar de saúde, entre elas estão palestras, orientações e rodas de conversas.
Além disso, haverá a distribuição de cartilhas, tendo como objetivo, o alcance ao maior número de informações aos homens.
Segundo a secretária de Saúde do município, Claudineia Alves de Jesus, todos os homens podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para receber orientações, sanar dúvidas, junto a equipe multidisciplinar da pasta da saúde, para serem orientados quanto aos serviços ofertados pela Prefeitura.
Busca ativa Pensando na saúde do homem a secretaria municipal de Saúde, empenhou-se juntamente com as unidades de saúde do município, realizando uma busca ativa de todo o público masculino com a faixa etária preconizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) (50 anos acima), visando a realização do exame de PSA, utilizado para rastreio do câncer de próstata em pacientes que não apresentam sintomas, um grande aliado na detecção precoce da doença, medida que pode aumentar a chance de cura e salvar vidas.
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, de Nova Porteirinha, Neurislaine Maria, ressalta que o mês de novembro também é destinado ao combate ao diabetes e, que, a prevenção e o diagnóstico precoce podem fazer uma enorme diferença na vida de pacientes que tenham a doença.
Ela informa ainda que essas informações agregam valor à campanha, destacando a importância de bons hábitos na vida das pessoas, incluindo uma boa alimentação e a prevenção efetiva.
Imprimir PROGRAMA AABB COMUNIDADE É UMA REALIDADE EM NOVA PORTEIRINHA E ATENDE 100 ESTUDANTES DO MUNICÍPIO Escrito por 11 Novembro 2021.
Foto: Secretaria de Assistência Social: Crianças no momento da alimentação e entretenimento com atividades do AABB Comunidade, no Projeto Vida Nova A Prefeitura de Nova Porteirinha, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no mês de outubro as matrículas para o programa integração AABB Comunidade.
O feito aconteceu, após assinatura de convênio entre a Federação Nacional da Associação Atlética Banco do Brasil -FENABB, a Fundação do Banco do Brasil, e o Município de Nova Porteirinha, através da Prefeita Regina Antônia de Souza Freitas.
Segundo a referida secretaria foram oferecidas 100 vagas, e todas preenchidas, para estudantes matriculados na rede pública municipal, com idade entre 6 a 14 anos.
O programa AABB Comunidade oferece gratuitamente, aos estudantes participantes, aulas de atividades de apoio pedagógico, jogos e brincadeiras, atletismo, futebol, natação, comunicação e tecnologia, saúde integral, cuidado socioambiental, trabalho e protagonismo, arte, dança e música e direitos humanos e cidadania.
As atividades com os alunos iniciaram no dia 18 de outubro e são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, sendo duas turmas no período matutino, de 07h às 11h e duas, no vespertino de 13h as 17 h, no Projeto Vida Nova, na Colonização II e, futuramente nas instalações da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Janaúba.
Além das atividades que constam do programa, os estudantes ainda terão acesso a café da manhã e almoço, lanche da tarde e janta.
O Programa AABB Comunidade é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria, com a Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha e a Secretaria de Assistência Social.
O programa visa promover o desenvolvimento integral da criança e do adolescente com atividades lúdicas educacionais, despertando os valores como disciplina, respeito, responsabilidade, afeto, generosidade, além de integrar a família, escola e a comunidade.
Cada estudante que integra o programa, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, receberá um kit, que inclui material escolar e natação, que será entregue, conforme previsto no cronograma do AABB Comunidade.
Imprimir NOVO CHAMAMENTO PÚBLICO LEI ALDIR BLANC Nº 01/2021 Escrito por 09 Novembro 2021.
    Imprimir PALESTRAS DE ESPECIALISTAS MARCAM O ENCERRAMENTO DAS AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM NOVA PORTEIRINHA Escrito por 01 Novembro 2021.
Fotos: Ascom Prefeitura: momento em que o público acompanha atentamente a palestra do enfermeiro Zilton, e a enfermeira Bruna Karoline com a médica Bianca Medeiros durante simulação do auto exame da mama, na UBS Colonização II.
No mês de outubro no mundo inteiro acontece o movimento internacional de conscientização do câncer de mama, denominado Outubro Rosa.
O mês que envolve a promoção e conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença que acomete homens e mulheres.
Reconhecendo a importância do tema, a Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Porteirinha, juntamente com a equipe multidisciplinar do município, promoveu várias ações de educação em saúde com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença para toda população.
A iniciativa da SMS e equipe multidisciplinar contou com diversas ações envolvendo todas as unidades de saúde do município, que contribuíram para a acolhida e informação da comunidade.
Na terça-feira, dia 26, o fechamento das ações de saúde alusivas ao Outubro Rosa, culminaram com evento importante sobre a temática na Escola Professor Darcy Ribeiro.
Na oportunidade, além de pacientes da comunidade e servidores da saúde, abrilhantaram o encerramento da campanha no município, três palestrantes convidados que abordaram o assunto, repassando informações atualizadas, preconizadas pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde.
O evento foi aberto pela Secretária de Saúde do município, Claudineia Alves de Jesus e a Enfermeira Coordenadora, Neurislaine Maria.
Em seguida, o enfermeiro Zilton santos Neto, Responsável Técnico do Setor de Enfermagem do Hospital Regional de Janaúba, Especialista em Saúde Pública, com ênfase na Estratégia Saúde da Família, foi o primeiro a palestrar.
Ele abordou o quesito saúde, doença, prevenção e tratamento.
O enfermeiro entregou ao público presente informações relevantes, desfazendo mitos, bem como reforçou verdades acerca do câncer.
Em seguida, foi a vez de Lívia Katiúcia, pioneira em Estética Paleativa, com abordagem em doenças crônicas, em especial o câncer; ela mostrou à população a importância do auto exame, cuidado preventiva que pode salvar a vida da mulher e do homem.
Também descreveu como métodos da estética paleativa vêm contribuído no processo de saúde e amenização dos efeitos da doença nas pessoas, sobretudo pacientes oncológicos.
Dando ênfase à questão psicológica, a palestrante e Psicóloga Sistêmica Ana Paula Ferreira Santos Mota, acolheu os pacientes presentes, despertado neles, a importância do amor próprio, sentimento que deve ser alimentado diariamente através da prevenção e auto cuidado.
De forma interativa, a palestrante atraiu a atenção do público que se envolveu em uma dinâmica que serviu para demostrar, na prática, como é possível se amar a cada fase e, que, sempre haverá novas possibilidades.
A psicóloga usou o momento para deixar uma mensagem de esperança e fé.
Ao final do evento a secretária de saúde Claudineia Alves de Jesus e a Enfermeira coordenadora Neurislaine Maria, agradeceram o público presente por acreditar no recomeço, após em razão da pandemia, enfatizando a importância da busca por conhecimento através de ações de saúde, tendo em vista, que uma prevenção efetiva só ocorre quando é feita de forma correta e segura.
Apoio Também ressaltaram o da Prefeitura, por meio da prefeita Regina Antônia de Souza Freitas e de seu vice Raul Alves da Rocha, o que tem possibilitado em ações de melhoria na saúde pública prestada à população.
Ainda destacaram o apoio e acolhimento da equipe de saúde da SMS municipal.
Como incentivo ao auto cuidado foram sorteados alguns procedimentos entre pacientes presentes, na área da saúde e estética, a exemplo de massagem relaxante, drenagem linfática, peeling de diamante, design de sobrancelha, entre outros brindes doados por profissionais da área que abraçaram a campanha e acreditam na importância da prevenção.
Participaram das ações, a Unidade de Saúde Prefeito Alcides Mendes (Central), Albana Clara da Silva (Furado de Oliveira), Vila Floresta (Colonização II), José Mendes (Paraguaçu), Débora Caroline de Souza (Colonização Ceará) e Colonização III (Vila Calumbi).
  Imprimir Mais Artigos.
 ACESSO RÁPIDO ____________________________ PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ____________________________ TRANSPARÊNCIA ATÉ 2020 ____________________________ NOTA FISCAL ELETRÔNICA ____________________________ ILUMINAÇÃO PÚBLICA ____________________________ SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO E -SIC ____________________________ WEBMAIL ____________________________ DÚVIDAS PERGUNTAS FREQUENTES  DESIGNAÇÃO 2021   LICITAÇÕESSERVIÇOSFISCALIZE SEU MUNICIPIOCOVID-19FALE CONOSCO

Localização como chegar a Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha