Programa Saúde da Família, São Felipe - BA

Portal do Departamento de Atenção Básica - - BrasilAcesso ? informa??o Sa?de Mais Perto de Voc? A??es, Programas e Estrat?gias Profissional Gestor Cidad?o Pol?ticas Servi?os                               Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Atenção Básica - DAB   Estrat?gia Sa?de da Fam?lia A Estrat?gia Sa?de da Fam?lia (ESF) visa ? reorganiza??o da aten??o b?sica no Pa?s, de acordo com os preceitos do Sistema ?nico de Sa?de, e ? tida pelo Minist?rio da Sa?de e gestores estaduais e municipais como estrat?gia de expans?o, qualifica??o e consolida??o da aten??o b?sica por favorecer uma reorienta??o do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princ?pios, diretrizes e fundamentos da aten??o b?sica, de ampliar a resolutividade e impacto na situa??o de sa?de das pessoas e coletividades, al?m de propiciar uma importante rela??o custo-efetividade.
Um ponto importante ? o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Sa?de da Fam?lia ? eSF) composta por, no m?nimo: (I) m?dico generalista, ou especialista em Sa?de da Fam?lia, ou m?dico de Fam?lia e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Sa?de da Fam?lia; (III) auxiliar ou t?cnico de enfermagem; e (IV) agentes comunit?rios de sa?de.
Podem ser acrescentados a essa composi??o os profissionais de Sa?de Bucal: cirurgi?o-dentista generalista ou especialista em Sa?de da Fam?lia, auxiliar e/ou t?cnico em Sa?de Bucal.
Mais informa??es sobre as atribui??es das equipes de Sa?de da Fam?lia, assim como de cada profissional, voc? encontra nos itens 4.
3 e 4.
4 da Pol?tica Nacional de Aten??o B?sica.
? prevista, ainda, a implanta??o da Estrat?gia de Agentes Comunit?rios de Sa?de nas Unidades B?sicas de Sa?de como uma possibilidade para a reorganiza??o inicial da aten??o b?sica com vistas ? implanta??o gradual da ESF ou como uma forma de agregar os agentes comunit?rios a outras maneiras de organiza??o da aten??o b?sica.
Cada equipe de Sa?de da Fam?lia (eSF) deve ser respons?vel por, no m?ximo, 4.
000 pessoas, sendo a m?dia recomendada de 3.
000 pessoas, respeitando crit?rios de equidade para essa defini??o.
Recomenda-se que o n?mero de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das fam?lias daquele territ?rio, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor dever? ser a quantidade de pessoas por equipe.
Mais detalhes sobre a ESF est?o dispon?veis na p?gina 54 da Pol?tica Nacional de Aten??o B?sica (PNAB).
Equipes de Sa?de da Fam?lia Ribeirinhas e Fluviais As equipes de Sa?de da Fam?lia Ribeirinhas e as Unidades B?sicas de Sa?de Fluviais est?o direcionadas para o atendimento da popula??o ribeirinha da Amaz?nia Legal e Pantanal Sul-Mato-Grossense, respectivamente.
Considerando as especificidades locais, os munic?pios podem optar entre dois arranjos organizacionais para equipes de Sa?de da Fam?lia, al?m dos existentes para o restante do Pa?s: I.
Equipes de Sa?de da Fam?lia Ribeirinhas (eSFR): desempenham a maior parte de suas fun??es em Unidades B?sicas de Sa?de (UBS) constru?das/localizadas nas comunidades pertencentes a regi?es ? beira de rios e lagos cujo acesso se d? por meio fluvial; e II.
Equipes de Sa?de da Fam?lia Fluviais (eSFF): desempenham suas fun??es em Unidades B?sicas de Sa?de Fluviais (UBSF).
A implanta??o das equipes de Sa?de da Fam?lia Ribeirinhas e Fluviais segue os mesmos crit?rios das equipes e dos N?cleos de Apoio ? Sa?de da Fam?lia.
Obtenha mais informa??es na p?gina 101 da Pol?tica Nacional de Aten??o B?sica.
Fale Conosco: E-mail: cggab@saude.
gov.
br Tel: (61) 3315-9052 / 3315-9030 Acesse o Sistema: - Clique aqui    DAB - ?ltimas Not?cias Encontros Estaduais para Fortalecimento da Aten??o B?sica - 01/03/2018 Come?a em mar?o uma s?rie de eventos para gestores e trabalhadores discutirem como melhorar a AB em cada estado do pa?s 2? Ciclo do PMAQ-CEO tem compet?ncias dos indicadores definidas - 23/02/2018 Para o c?lculo ser?o utilizados dados enviados ao Sistema de Informa??es Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) dos meses de mar?o, abril e maio de 2018 Homologado em CIT o Prontu?rio Eletr?nico do Cidad?o 3.
0 - 23/02/2018 A nova vers?o deve ficar dispon?vel para atualiza??o do sistema nos munic?pios no in?cio de mar?o INFORME aos munic?pios gestores de CEO e LRPD - 17/02/2018 21 de fevereiro ? prazo estabelecido na CIT para gestores manifestarem recursos de implanta??o de Aten??o ? Sa?de » Todas as Not?cias

Localização como chegar a Programa Saúde da Família