Psicóloga Eliana Goulart Naves, Cuiabá - MT

R. das Violetas, 303 - Jardim Cuiaba, Cuiabá - MT, 78043-142, Brasil
Cuiabá - MT

Psicologia existencial – Wikipédia, a enciclopédia livre - - Abrir menu principal β Pesquisar Psicologia existencialA Psicologia Existencial, um dos muitos ramos da Psicologia, surge na Europa antes da Segunda Guerra Mundial e desenvolve-se depois dela paralelamente ao existencialismo filosófico.
Allport, Rogers, From e Maslow alinham nesta corrente , que surge como reacção ao racionalismo de uma psicologia de certo modo positivista.
Os seus fundamentos teóricos surgem pela expressão filosófica de Husserl, Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty.
ÍndiceTemas AbordadosEditarAs posições teóricas da Psicologia Existencial conduzem à abordagem de alguns temas como:A Vontade e a DecisãoEditarO homem só se torna verdadeiramente humano na altura de se decidir.
A terapia não deve aumentar a passividade do paciente, pelo contrário, deve aumentar o seu campo de liberdade e de decisão.
A Unicidade e a Integração da PessoaEditarContra as teses atomistas, a psicologia existencial privilegia a unicidade do ser para além das suas diferentes expressões.
A Identidade, Experiência, Actualização do Eu e AutenticidadeEditarDá-se uma importância fundamental ao futuro através do desenvolvimento e do potencial de cada ser humano.
Aplicada à TerapiaEditarA terapia baseada na psicologia existencial tem como questão central o melhoramento do sujeito e sua evolução e está indicada para indivíduos com alto nível de escolaridade, com capacidade de insight e boa capacidade de exploração interior.
Realiza-se, pelo menos, uma vez por semana e tem a duração de um ou mais anos.
O objeto da abordagem terapêutica não é o sintoma nem a doença, nem a estrutura, mas duas pessoas que existem num mundo, que nesse momento, é o consultório do terapeuta.
Como técnica terapêutica insiste no fator fundamental da presença do terapeuta como sendo a questão mais importante e anterior a qualquer técnica.
Aborda a terapia como uma técnica catártica em que a pessoa enfrenta os seus conflitos interiores e tenta, com a ajuda de um terapeuta, alargar a consciência de si mesmo; que o paciente consciencialize o que sente de forma clara e profunda.
O terapeuta existencial não considera o paciente como um conjunto de pulsões, fantasmas e mecanismos de defesa, mas como uma pessoa que procura um significado para a sua existência.
É a pessoa que dá sentido aos mecanismos e não o contrário.
Obtida de "https://pt.
wikipedia.
org/w/index.
php?title=Psicologia_existencial&oldid=50859209"

Localização como chegar a Psicóloga Eliana Goulart Naves