Sindicato dos Metalúrgica de Camacari, Camaçari - BA

R. José Nunes de Matos, 113 - Centro, Camaçari - BA, 42800-070, Brasil
Camaçari - BA

- - skip to main | skip to sidebarPáginasCÂMARA HOMENAGEIA LUTA DO SINDICATO EM DEFESA DOS TRABALHADORESLeia a matériaPARALISAÇÃO REINTEGROU DIRIGENTE DO SINDICATO DEMITIDOLeia a matériadomingo, 17 de dezembro de 2017Câmara homenageia luta do Sindicato em defesa dos trabalhadores01:30  Metalúrgicos de Camaçari CTB (CHAPA 1)  Sem comentáriosA Câmara Municipal ficou lotada na última sexta-feira (8/12), para homenagear a atuação destemida do Sindicato dos trabalhadores Metalúrgicos de Camaçari - CTB em defesa dos trabalhadores.
O presidente da entidade, Júlio Bonfim, recebeu a medalha desembargador Monte Negro, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele à frente do Sindicato, com ampliação das conquistas econômicas e sociais e preservação do emprego, sem demissão em massa, no setor metalúrgico, em especialmente o automotivo.
 “Essa medalha é fruto de um grande trabalho em conjunto da direção do Sindicato e também dos metalúrgicos que estão juntos com a gente nessa caminhada, superando as dificuldades e vencendo barreiras para garantir os avanços históricos que têm marcado nossa trajetória na entidade”, diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.
8/12/2017 Continue lendoterça-feira, 28 de novembro de 2017A Secretaria da Mulher do Stim Camaçari convida para Oficina Temática 12:21  Metalúrgicos de Camaçari CTB (CHAPA 1)  Sem comentários Continue lendosexta-feira, 24 de novembro de 2017Dirigentes do STIM Camaçari participam de curso de formação sindical10:01  Metalúrgicos de Camaçari CTB (CHAPA 1)  Sem comentários Dirigentes do Stim Camaçari participam nos dias 23 e 24 de novembro do curso de formação sindical, oferecido pela CTB-BA, no auditório do Sinpojud.
Os dirigentes discutiram os temas: ‘A origem e o papel do sindicato e história do movimento sindical’, com Walter Cândido, e ‘Transformações do mundo do trabalho’, com Hércia Azevedo.
Já no dia 24, o debate será sobre ‘Concepções sindicais’, com Agnaldo Mattos.
Pela tarde, são duas discussões: ‘Concepção sindical e política da CTB’, com Flora Brioschi, e ‘Metodologia para análise de conjuntura’, com Inalba Fontenelle e Antonio Patrício.
Os cursos de formação são importantes, porque multiplicam conhecimentos e conferem aos dirigentes subsídios para a disputa política, com entendimentos tanto sobre a conjuntura quanto sobre a relação capital x trabalho.
"Esse é um curso de extrema importância, porque acontece justamente em um momento político, em que estamos vendo os direitos da classe trabalhadora sendo, simplesmente, acabados.
Precisamos enfrentar o problema real, que é o sistema que oprime, que retira cada vez mais os nossos direitos, o valor e a compensação do trabalho”, afirma a secretária de Formação da CTB-BA, Inalba Fontenelle.
Continue lendoquarta-feira, 22 de novembro de 2017FITMETAL debate pré-candidatura de Manuela e resistência às reformas11:14  Metalúrgicos de Camaçari CTB (CHAPA 1)  Sem comentáriosDireção executiva fez sua primeira reunião desde a efetivação da reforma trabalhista o anúncio formal da pré-candidatura de Manuela D’Ávila à PresidênciaPara a Federação, é necessário que o sindicalismo se mantenha “em permanente estado de resistência contra a aplicação da nova legislação" trabalhista.
A direção executiva da FITMETAL (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) se reuniu nesta segunda-feira (20/11), no Hotel Braston, em São Paulo (SP).
Foi a primeira reunião dessa instância da entidade desde que a reforma trabalhista foi efetivada, em 11 de novembro, e desde o anúncio formal da pré-candidatura da deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) à Presidência da República, na última sexta-feira (17).
De acordo com a resolução aprovada, é necessário que o sindicalismo se mantenha “em permanente estado de resistência contra a aplicação da nova legislação, em conjunto com a Justiça do Trabalho e outros setores da sociedade”.
Além de resistir à reforma trabalhista, a FITMETAL alerta para a reforma da Previdência, que voltou à pauta do governo Temer e do Congresso Nacional.
Em meio à “continuidade da crise econômica” e ao “aprofundamento das mazelas sociais”, a direção executiva saudou a pauta da pré-candidatura presidencial de Manuela D’Ávila e reiterou a defesa da “construção de uma frente ampla, capaz de enfrentar a disputa política em curso”.
Segundo a resolução, Manuela pode “trazer para o debate novos elementos para o restabelecimento da democracia e da soberania nacional, bem como sobre o papel da indústria para o desenvolvimento”.
A reunião também fez um balanço do Ciclo de Debates “Indústria e Desenvolvimento” e do movimento Brasil Metalúrgico, além de iniciar o planejamento da FITMETAL para 2018.
Confira abaixo a íntegra da nota:Resolução da 6ª Reunião de Direção Executiva da FitmetalA Direção Executiva da Fitmetal, reunida no dia 20 de novembro de 2017, na cidade de São Paulo, divulga a seguinte resolução:1.
O Ciclo de Debates “Indústria e Desenvolvimento”, que vem sendo organizado pela Fitmetal e pela CTB, em conjunto com suas entidades de base, com o Dieese e importantes representantes da Academia, tem permitido discutir de maneira ampla o cenário de desindustrialização no Brasil, bem como os caminhos necessários para superar esse fenômeno.
Até o momento, foram realizados eventos em oito estados (São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), com a presença de outras federações e centrais sindicais e uma repercussão positiva tanto em nível local quanto nacional.
Até o final do ano, ainda serão realizados debates no Recife (PE) e em São Luís (MA).
2.
A Fitmetal tem participado como uma das protagonistas do movimento “Brasil Metalúrgico”, iniciativa surgida no 2º semestre de 2017 diante do atual cenário de crise política, econômica e de desemprego no setor industrial pelo País afora.
Como consequência, as centrais sindicais assumiram a pauta da categoria metalúrgica e organizaram atos e paralisações por todo o Brasil no dia 10 de novembro, com a perspectiva de realização de uma greve geral ainda neste ano, para impedir que a reforma da Previdência venha a ser aprovada pelo Congresso Nacional.
3.
Apesar desses esforços de mobilização e debates, a reforma trabalhista tornou-se lei, na prática, no último dia 11 de novembro, dando início a um período de incertezas para o movimento sindical.
Três dias depois, o presidente ilegítimo Michel Temer enviou para a Câmara Federal uma Medida Provisória que altera alguns pontos da reforma, sem retirar do texto original seu caráter perverso e de precarização das relações trabalhistas.
Nesse cenário, cabe ao movimento sindical se manter em permanente estado de resistência contra a aplicação da nova legislação, em conjunto com a Justiça do Trabalho e outros setores da sociedade.
4.
Diante da continuidade da crise econômica e do aprofundamento das mazelas sociais, a Fitmetal entende que o ano de 2018 deve ser marcado pela intensificação das lutas do movimento sindical e dos movimentos sociais.
Nessa conjuntura, a pré-candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB) à Presidência da República é um gesto da mais alta relevância, capaz de trazer para o debate novos elementos para o restabelecimento da democracia e da soberania nacional, bem como sobre o papel da indústria para o desenvolvimento, para o resgate dos direitos sociais e para a construção de uma frente ampla, capaz de enfrentar a disputa política em curso.
5.
Por fim, a Fitmetal destaca na data de hoje a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A classe trabalhadora carrega em seu DNA mais de três séculos de um regime escravocrata perverso, cujas consequências até hoje se refletem na forma como nossa sociedade se constrói.
Viva Zumbi dos Palmares e a luta de toda a população negra do Brasil!São Paulo, 20 de novembro de 2017A Direção Executiva da Fitmetal Continue lendoLideranças da Qualidade Ford fecham os olhos para a realidade10:45  Metalúrgicos de Camaçari CTB (CHAPA 1)  2 comentários O sindicato dos Metalúrgicos vem ha algum tempo apontando e cobrando mão de obra na área da Qualidade, mais as lideranças da área insistem em afirmar que não existe problema algum e que os números estão todos de acordo com o que a produção necessita.
  A direção do Stim Camaçari encaminhou o caso ao gerente da planta, solicitando uma visita na área para que seja identificado a situação na área e foi constatado que os coordenadores estão ficando presos na produção, dificultando assim o decorrer normal da produção, já que os coordenadores precisam efetuar outras atividades de suporte a linha.
A direção do Stim Camaçari, pede mais calma e diálogo com essas lideranças da área, pois presamos pela produção e muito mais pelo bem estar dos trabalhadores que estão executando as suas operações produzindo o produto final.
Continue lendoterça-feira, 21 de novembro de 2017Lavagem da Estátua de Zumbi em Salvador faz defesa da igualdade racial08:38  Metalúrgicos de Camaçari CTB (CHAPA 1)  Sem comentários Em referência ao Dia da Consciência Negra, integrantes de movimentos sociais se concentraram na Praça Zumbi dos Palmares, no Pelourinho, em Salvador, para celebrar a data e reafirmar a luta pela igualdade racial no país.
Com o tema em defesa da juventude negra, contra perdas em investimentos sociais e a favor de uma sociedade onde a cor da pele ou orientação sexual não defina e limite o ser humano, o ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (20/11).
A data é fruto de uma conquista do movimento negro e marca a memória de Zumbi dos Palmares, com a 9ª lavagem do monumento.
Também destaca a luta contra o racismo e todo tipo de discriminação existente no Brasil.
A presidenta da Unegro, Ângela Guimarães, lembrou que no país há uma sub-representação da população negra, seja nos espaços de poder aos mais altos postos de trabalho, na mídia e universidades.
Destaca ainda que os trabalhadores negros são maioria entre os desempregados e que é quem mais sente os prejuízos do governo Temer.
Diante de um cenário hostil, onde mais de 32 mil jovens negros são vítimas de extermínio, é fundamental ampliar as ações combativas.
Durante o ato também ocorreu o 1° Sarau da Consciência Negra da Juventude.
Poesias, grupo de capoeira formado por adultos e crianças, além das apresentações musicais fizeram parte da manifestação artística.
Fonte: Ascom/ Sindicato dos BancáriosContinue lendoTrabalhadores acompanham discussão sobre novo programa automotivo07:06  Metalúrgicos de Camaçari CTB (CHAPA 1)  Sem comentários Os trabalhadores acompanham atentamente o andamento das discussões sobre o Rota 2030, programa para o setor automobilístico que deve substituir o Inovar-Auto.
O presidente do recém-criado Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID-Brasil), Rafael Marques, considera fundamental garantir a manutenção de uma política industrial, ainda mais em um governo de visão "ultraliberal", como o atual.
  "Eu diria que é um suspiro de uma política industrial articulada", diz Rafael, também diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Na última terça-feira (14), Michel Temer recebeu representantes da indústria automobilística para discutir o assunto.
"Não discutimos detalhes do programa, mas o que tem esboçado é que realmente os 30% (do IPI sobre os carros importados) caem e isso deverá ter alguma alíquota complementar da ordem de 10% ou 15%, que poderá ser anulada mediante compromisso que as empresas venham a fazer, mais ou menos nos moldes do Inovar-Auto”, disse à Agência Brasil o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antônio Megale.
O Inovar-Auto foi objeto de denúncia na Organização Mundial do Comércio (OMC), em parte por onerar produtos importados.
Para Rafael, o programa foi importante para a indústria nacional, em um momento de "enxurrada" de carros internacionais no Brasil.
"Se não tivesse Inovar-Auto, acho que estaríamos em uma situação mais difícil.
O programa foi importante porque desenvolveu novas regiões, trouxe diversificação à indústria automotiva", avalia.
O câmbio desfavorável enfraqueceu o segmento de autopeças, que também passa por dificuldades estruturais, observa o dirigente, que fala de uma discussão, ainda incipiente, no Rota 2030, sobre um programa de desenvolvimento de fornecedores locais.
Para fortalecer o setor produtivo, diz Rafael, é preciso garantir a formação de indústria articulada, o que inclui montadoras, autopeças, parque de ferramentaria, engenharia.
"Uma indústria completa, articulada, garante relevância no mercado global", afirma o presidente do TID-Brasil.
"O mercado interno deve ser uma forma de também aumentar a complexidade de sua indústria, da economia.
" Ele manifesta preocupação com a possível intenção do governo de apenas anunciar o programa após a conclusão de negociações com a União Europeia e com o Mercosul.
"Seria ruim ter um vácuo", diz, lembrando que o Inovar-Auto termina no mês que vem.
Em setembro, o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Igor Calvet, disse, também à Agência Brasil, que mesmo com problemas o programa – criado em boa parte com participação dos trabalhadores – foi positivo.
"Nós temos, a partir do Inovar-Auto, uma grande capacidade produtiva de pelo menos 450 mil veículos por ano.
Tivemos ampliação da produção, vários investimentos foram feitos, várias montadoras chegaram ao país, assim como laboratórios de pesquisa e outras coisas mais.
" O TID-Brasil, criado há um mês, tem a preocupação de participar das discussões de diretrizes para o desenvolvimento da indústria brasileira, com fomento de pesquisa e desenvolvimento e medidas que levem à eficiência energética, preocupações do Inovar-Auto que devem se manter no Rota 2030.
A entidade já acompanha debates que envolvem temas como relação com a China, União Europeia e Mercosul.
"O governo precisa ter uma posição clara em defesa do parque industrial brasileiro", afirma Rafael, para quem também é preciso incluir novos temas na pauta sindical.
Ele chama a atenção para a importância de acompanhar as negociações econômicas internacionais, pelo impacto direto que isso tem na economia local.
"A Austrália, quando fez acordo bilateral com a Tailândia, em menos de 15 anos acabou a indústria automobilística.
"  Fonte: Rede Brasil AtualContinue lendoTJ-BA julga recursos do caso Colombiano nesta terça: familiares pedem celeridade06:57  Metalúrgicos de Camaçari CTB (CHAPA 1)  Sem comentários Nesta terça-feira (21/11), a partir das 13h30, o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) julga os recursos do processo de assassinato do casal de sindicalistas, Paulo Colombiano e Catarina Galindo, ocorrido em Salvador, em 2010.
  A 2ª Turma da 1ª Câmara Criminal, presidida pela desembargadora Rita de Cássia Nunes, aprecia os recursos da defesa e da acusação.
A defesa contesta a autoria dos crimes, já reconhecida em primeira instância e atribuída ao empresário e oficial aposentado da PM Claudomiro César Ferreira Santana, apontado como mandante, e a seus funcionários Daílton de Jesus, Edilson Araújo e Wagner Souza, que seriam os executores.
A acusação contesta a exclusão de responsabilidade de um acusado, o irmão de Claudomiro, o médico Cássio Antônio.
Há mais de sete anos aguardando a condenação judicial, dirigentes sindicais, familiares e amigos de Colombiano e Catarina vão acompanhar o julgamento dos recursos no Tribunal de Justiça e cobrar, mais uma vez, celeridade no processo.
A expectativa deles é que todos os cinco acusados sejam levados a júri popular.
Segundo a investigação policial, os dois irmãos eram proprietários da MasterMed, empresa do ramo de plano de saúde que tinha um contrato com o Sindicato dos Rodoviários, onde Paulo Colombiano era tesoureiro.
Para os familiares das vítimas, as mortes foram planejadas por Claudomiro e Cássio, depois de saberem que Colombiano havia descoberto uma fraude milionária no contrato de prestação de serviços ao sindicato.
O relator do processo em segunda instância é o desembargador Pedro Augusto Guerra.
Além dele e da presidenta Rita de Cássia, que é a revisora, também compõem a 2ª Turma da 1ª Câmara Criminal do TJ-BA, os desembargadores Lourival Trindade, Nilson Castelo Branco e Abelardo da Matta Neto.
Continue lendoPostagens mais antigasCompartilhe em suas redes sociaisSEJA BEM VINDOTENHO ORGULHO DE SER BAIANO, SOMOS METALÚRGICOS DA CTB DE CAMAÇARI.
2017.
NOVA TABELA SALARIAL DOS TRABALHADORES DO COMPLEXO FORD.
62 O TETO AGORA É R$ 3,150,03ECOHIT WELLNESS CLUB A MELHOR ACADEMIA DO BRASIL COM 20% DE DESCONTO PARA METALÚRGICOS ASSOCIADOMetalúrgicos fazem assembléia e anuncia greve geral 28 de abril contra reforma da previdência socialSindicato dos Metalúrgicos de Camaçari realiza assembleia anoite no retorno do 3º turno na Ford.
Metalúrgicos assembléia para retorno dos 415 funcionários voltando do layoffASSEMBLEIA DE APROVAÇÃO DO RETORNO DO 3º TURNO E AUMENTO REALClique aqui e faça sua denúncia!MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIADIAS CONTADOS PARA FIM DO LAY OFF E RETORNO AO TRABALHO.
VEJA O VÍDEO!STIM CAMAÇARI REALIZA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA APROVAR NOVA DENOMINAÇÃO DE CATEGORIAPRESIDENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS ENTREGA CARTA A DILMAPRESIDENTE JÚLIO BONFIM, FRENTE A FRENTE COM O GOVERNADOR RUI COSTAFesta Gospel com Irmão Lázaro no metalclubeVEJA O VÍDEO DA ASSEMBLEIA NO COMPLEXO FORD 2015VEJA VÍDEO DA FESTA DE POSSE 2015/2019VÍDEO EMOCIONANTE MOSTRA AS CONQUISTAS DOS METALÚRGICOS DE CAMAÇARIVÍDEO LINDO METAL CLUBE IMAGENS AÉREAS CHAPA 1 CTBFotos Clube CTBsomos filiado à:AS MAIS LIDAS DA SEMANACadastre o seu e-mail e receba as matérias do nosso blog.
FACEBOOK DOS METALÚRGICOS DE CAMAÇARITorne-se um membro do nosso blogInscrever-sePostagens Atom PostagensComentários Atom ComentáriosImprima a sua ficha de sindicalizaçãoTOTAL DE ACESSOSMETALÚRGICOS DE CAMAÇARI.
UM SINDICATO DE GARRA VENCENDO A LUTA.
Tecnologia do Blogger.
FACEBOOK DOS METALÚRGICOS DE CAMAÇARITvMetal, PLR Ford Júlio Bonfim Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de CamaçariTvMetal, PLR DO COMPLEXO FORD CAMAÇARITvMetal, Entrevista Marcelo Toledo trabalhador da GM de São Paulo.
TVMETAL, JÚLIO E CLÁUDIO DIRETORES DO SINDICATO DOS METALÚRGICOSTvMetal, COMPANHEIRO EVERALDO VIEIRA FALA SOBRE A SEGURANÇA EM CAMAÇARI NA BAHIA.
Arquivo do blogAssine nosso RSS FeedSiga-nos no TwitterSeja o nosso fã no FACEBOOK Copyright © 2011 SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CAMAÇARI | RUA JOSÉ NUNES DE MATOS Nº113 CENTRO CAMAÇARI-BA 71 3622-2600

Localização como chegar a Sindicato dos Metalúrgica de Camacari