SMT - Superintendência Municipal de Trânsito, Feira de Santana - BA

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Feira de Santana - BA

PMFS - Prefeitura Municipal de Feira de Santana - feira - Feira - Prefeitura - prefeitura - Site da Prefeitura Municipal de Feira de Santana - Bahia - SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO Buscar Ordenamento do trânsito na Rua dos Contabilistas é normalizado neste sábado 23/11/2018, 18:34h Com a conclusão das intervenções das obras de drenagem na Avenida Sampaio, o trânsito da Rua dos Contabilistas voltará ao normal a partir deste sábado, 24.
  Com o objetivo de evitar conflitos, devido às condições da via, placas de proibição de estacionamento foram instaladas, permitindo que os veículos voltem ser estacionados em apenas um lado da rua.
Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito farão o ordenamento no local para orientação dos condutores, e proporcionar segurança e fluidez no tráfego da região.
   Tweet SMT já promoveu ações educativas para cerca de 9 mil pessoas nos últimos meses 21/11/2018, 9:21h O Núcleo de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito vem desenvolvendo uma série de atividades com o objetivo de levar informação e orientação para gerar segurança coletiva ao trânsito, em escolas e empresas da cidade.
Desde setembro, cerca de 9 mil pessoas foram alcançadas, conforme estimativa do órgão.
Um total de 27 escolas receberam no mês de outubro atividades pedagógicas e palestras educativas realizadas pelo Núcleo, dentro da proposta de formar cidadãos mais conscientes e preparados para o trânsito.
As atividades pretendem contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, leis de trânsito e segurança.
Nas empresas, as atividades e palestras são realizadas com o intuito de provocar reflexões e a conscientização para a prevenção de acidentes e as atitudes necessárias para um trânsito mais seguro para condutores e pedestres.
Cerca de 500 pessoas em 4 empresas participaram de palestras e orientações, além de blitz educativas de outubro até agora.
  Trânsito mais cidadão e seguro Para o superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, estas ações refletirão no futuro em um trânsito mais cidadão e seguro.
“Muitos motoristas e pedestres não seguem as leis, provocando ocorrências e até mesmo muitos acidentes que poderiam ser evitados.
Com este trabalho buscamos chamar a atenção para diminuir os índices de acidentes graves e de mortes no trânsito", observa.
  "É preciso que as pessoas se conscientizem que as suas atitudes refletem no trânsito.
A educação no trânsito não passa apenas pelo orientação do cumprimento da lei, mas formar condutores responsáveis e comprometidos com a sua cidadania”, completa Maurício.
   Tweet SMT monta esquema especial para corrida de rua noturna 9/11/2018, 17:43h A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) montou um esquema de organização e ordenamento do trânsito para a corrida de rua noturna “Feira Night Run Análise 2018”, considerada atualmente o maior evento esportivo da modalidade em Feira de Santana.
A corrida que será realizada neste sábado, 10, às 20h, entre as Avenidas Maria Quitéria e Fraga Maia, com a largada em frente ao Mercadão da Cidade, deve reunir mais de 1300 corredores e pelo menos 1000 espectadores .
Para garantir a segurança do local, alguns trechos do percurso serão interditados, devido à grande quantidade de participantes.
A partir das 16h do sábado, será fechado parte do trecho da Maria Quitéria onde fica o Mercadão da Cidade (antigo Vila Container), devido à montagem da estrutura da largada da corrida.
O percurso segue até a região do SHopping Millenium na Avenida Fraga Maia, fazendo retorno para a Maria Quitéria, seguindo até a região da Jacuípe Veículos com finalização no local da largada.
  Os veículos serão desviados para a Rua da Concórdia, no sentido Avenida Fraga Maia.
Em todas as transversais haverá a presença de agentes de trânsito para a orientação dos corredores e motoristas.
O percurso para os corredores a partir da Rua da Concórdia será apenas pela faixa da esquerda, ao longo do canteiro central.
  Todo o percurso será balizado, com os corredores trafegando apenas pela faixa da esquerda, ao longo do canteiro central, proporcionando fluidez e segurança para corredores e tráfego de veículos, que terão a faixa direita livre.
  O viaduto da Avenida Fraga Maia e o Túnel da Avenida Maria Quitéria com a Avenida Getúlio Vargas serão fechados a partir da 19h, com previsão de liberação e normalização do trânsito para as 21h30min.
Todos os retornos do circuito da corrida serão fechados  cerca de 40 minutos antes da hora da largada.
Cerca de 40 agentes de trânsito distribuídos em 8 viaturas e 12 motocicletas farão o ordenamento e segurança no trânsito durante o trajeto.
Como rota alternativa ao circuito da corrida, a Superintendência Municipal de Trânsito sugere  que a população utilize a Rua Professor Fernando São Paulo, onde fica localizada a 64ª CIPM, até a Rua Concórdia onde já poderá voltar para a Maria Quitéria com acesso livre.
   Tweet PRF e Via Bahia interditam mergulhão de acesso a bairros na região sul, neste sábado 9/11/2018, 17:30h A interdição de um mergulhão de acesso à entrada ao conjunto Feira VII e ao bairro 35 BI será realizada neste sábado, 10, pela Polícia Rodoviária Federal e a Via Bahia.
Esta nova etapa do projeto de ordenação e sinalização da Avenida Eduardo Fróes da Mota (o anel de contorno) vai contribuir para que a Superintendência Municipal de Trânsito faça a contagem de tráfego na região, com o objetivo de calcular o tempo das sinaleiras que serão instaladas.
Uma na entrada do Feira VII e outra com botoeira para priorizar os pedestres, na região do viaduto que liga o bairro Jomafa ao 35 BI.
  Em maio deste ano houve um encontro entre a SMT, PRF, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - DNIT e Via Bahia, 3a Ciretran e Agência Nacional de Transporte e Trânsito - ANTT,  para desenvolver um  projeto de melhorias para o anel de contorno.
Um estudo prévio diagnosticou algumas necessidades para a segurança da pista.
Pelo menos 8 pontos de grandes conflitos foram diagnosticados entre as regiões do bairro Jomafa até o bairro Morada das Árvores.
Após isso, um trabalho de campo foi realizado e uma nova reunião entre as entidades definiu as intervenções necessárias para aprovação de todos.
Todos os dias passam pelo menos 20 mil veículos pela Avenida Eduardo Fróes da Mota anel de contorno diariamente de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
Medindo cerca de 21km, a famosa avenida de contorno tem trechos que fazem parte de duas importantes rodovias, a BR 101 e BR 116, além de interligar mais quatro rodovias, BR324, BR242,BR101 e BA502 .
O fluxo intenso na no anel de contorno provoca constantes conflitos com o fluxo urbano e causa diversos acidentes.
  Até o final de novembro as intervenções desta primeira etapa serão concluídas.
A Via Bahia com apoio da PRF irão realizar o monitoramento da rodovia no intuito de educar os condutores para a nova sinalização.
   Tweet Sinalização reversível do túnel da João Durval é destacada pelo jornal capixaba A Gazeta 7/11/2018, 16:33h O  sistema de sinalização e monitoramento da faixa reversível do  túnel Carlos Alberto Kruschewsky, localizado na avenida João Durval Carneiro, foi destaque em matéria realizada pelo jornal A Gazeta, da cidade de Vitória no Espírito Santo, publicada na última semana de outubro.
O sistema também será implantado em breve na capital Capixaba para proporcionar fluidez ao trânsito da terceira ponte.
Outros exemplos, como da cidade de São Paulo, também foram citados na matéria, mas com o uso de cones.
  O superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, concedeu entrevista ao jornal exaltando a eficiência do sistema para o trânsito de Feira de Santana, destacando a segurança proporcionada pela sinalização que foi implantada em março deste ano e que até o momento nenhum acidente foi registrado.
  "O sistema com a faixa reversível tem conseguido proporcionar um trânsito seguro e organizado para a nossa cidade, e principalmente  fluidez ao tráfego nos momento de pico.
Nossa experiëncia é um bom exemplo de mobilidade urbana para as demais cidades do mesmo porte.
Temos trabalhado no sentido de buscar sempre o desenvolvimento e qualidade de vida para a população de Feira de Santana, e o trânsito é parte importante disso", comenta.
O túnel que liga as regiòes  norte e sul da cidade, possui 400 metros de extensão, tem velocidade máxima permitida de 50 km/h, possui três faixas, com a faixa do meio reversível, e foi equipado com câmeras de videomonitoramento e fotossensores de última geração, se tornando um dos equipamentos de maior importância para a fluidez e dinamismo do tráfego da cidade.
Para ter acesso à matéria completa, clique no link abaixo.
   Tweet SMT realiza intervenção na Vasco Filho nesta quarta-feira 6/11/2018, 14:43h Mais uma etapa das obras de drenagem vai exigir modificações no trânsito de Feira de Santana.
Uma intervenção será realizada pela SMT no trânsito da rua Vasco Filho, entre as avenidas Presidente Dutra e Sampaio, para atender às demandas da obras e proporcionar segurança e fluidez ao tráfego local.
A partir das primeiras horas desta quarta-feira, 7, a rua Vasco filho vai se tornar sentido único, da presidente Dutra para a Avenida Sampaio, até a região do supermercado G Barbosa.
O lado direito da rua terá o estacionamento e parada de veículos proibidos.
Serão instaladas 13 placas de sinalização e agentes de trânsito farão o trabalho de orientação aos motoristas e pedestres.
A empresa Via engenharia afirma que a previsão de conclusão desta etapa da obra é entre 15 e 20 dias.
A SMT vem realizando operações de ordenamento no trânsito da cidade em função das obras de drenagem, com o intuito de proporcionar segurança e a melhor fluidez do tráfego possível.
   Tweet Obra altera trânsito na avenida de Canal 5/11/2018, 23:18h A dinâmica do trânsito entre a rua Tomé de Souza e a interseção em “T” entre a avenida de Canal e a rua Olímpio Vital, está modificada desde as primeiras horas desta segunda-feira, 5, até o final da construção da parte final do Tunnel Liner, prevista para 90 dias.
Esta estrutura, que tem mais de 2,3 quilômetros de extensão, vai direcionar para o canal de macro drenagem na avenida Padre Anchieta, as águas das chuvas acumuladas nos túneis Carlos Alberto Kruschewsky e Divaldo Franco.
Esta intervenção será a partir da rua São Luiz.
Não será permitido o acesso à avenida de Canal a partir da rua João Evangelista.
Estes motoristas deverão pegar a rua Farmacêutico José Alves, que é mão dupla, e seguir pela rua Manoel Mathias, que foi transformada em mão única, sentido Centro de Abastecimento – antes era o contrário a partir do Ceparh.
Pela João Evangelistas passam ônibus de 10 linhas, que fazem cerca de 90 viagens transportando passageiros.
Para organizar o trânsito, a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) escalou seis equipes de agentes de trânsito, que atuarão na orientação dos motoritas.
Para chegar a Canal, entra à esquerda, na Olímpio Vital ou pegar a rua Juvêncio Erudilho.
Quem trafega pela Olímpio Vital vai ser autorizado a seguir à direita, pela Canal.
“Mais de 60 placas de orientação foram colocadas nestas ruas”, disse o superintendente municipal de trânsito, Maurício Carvalho.
Quem está na avenida de Canal e deseja chegar à rua Tomé de Souza terá opção a rua Acácia e outras com entrada à direita.
“Os motoristas devem prestar atenção, nestas ruas, às placas de sinalização, principalmente sobre a proibição de estacionamento”, disse o superintendente.
Maurício Carvalho ainda disse que o acesso com veículos ao trecho citado, mesmo que controlado, será permitido para moradores e clientes das lojas comerciais e prestadores de serviço.
“O que se busca é não prejudicar os comerciantes e tocar a obra para que seja concluída no prazo”.
   Tweet Obra de drenagem entre avenida de Canal e rua Tomé de Souza muda trânsito a partir de 2ª 30/10/2018, 14:55h A partir de segunda-feira, dia 5 de novembro, as obras de drenagem da cidade entram em nova fase, causando grande impacto na rotina do cidadão feirense.
As intervenções vão acontecer em um trecho que liga a avenida de Canal à Tomé de Souza.
Os bairros Feira IV, Feira IX, Rua Nova, e adjacências da região do centro de abastecimento, deverão ter a rotina do trânsito modificada.
O prazo de conclusão da obra dado pela empresa Via Engenharia é de no máximo 70 dias.
  Os veículos vindos da Olimpio Vital terão como desvio principal para ter acesso à rua Tomé de Souza, a rua Platina no bairro Rua Nova, que foi escolhida devido às melhores condições de trafegabilidade pelo volume de veículos que passarão pela região.
(Confira no mapa baixo) Pelo menos 18 linhas do transporte coletivo terão trajetos modificados.
Os ônibus que virão da rua João Evangelista sentido transbordo central, terão acesso pela rua Farmacêutico José Alves/ Manoel Matias, conseguindo retornar à Avenida Olimpio Vital para chegar ao transbordo.
O semáforo da rua João Evangelista com a rua Farmacêutico José Alves terá a partir de então 3 tempos, com o intuito de disciplinar o novo fluxo de veículos criado na região por conta das obras.
Serão Implantadas 58 placas, em pelo menos 10 ruas e feita a sinalização horizontal onde for necessário para orientar novos sentidos e proibição de estacionamento e parada de veículos.
A Superintendência Municipal de trânsito vem trabalhando com um planejamento de ações para o ordenamento do local, com o objetivo de proporcionar segurança, organização e fluidez no trânsito.
Serão empenhados pelo menos 12 agentes, em 5 equipes fixas e uma equipe móvel com 2 motociclistas, que farão o trabalho de orientação e fiscalização para diminuir os reflexos das mudanças do trânsito na rotina da população.
  Forte impacto no trânsito Para o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, essa intervenção irá gerar um forte impacto no trânsito, mas lembra que é passageira.
“A SMT através dos departamentos de engenharia e de operações, elaborou um projeto com o objetivo diminuir os transtornos inevitáveis na rotina da população.
Após a conclusão das obras, o trânsito voltará à sua normalidade, por isso solicitamos a todos compreensão e colaboração para que possamos superar estas dificuldades que serão momentâneas, mas cujo resultado trará grande benefício para toda a cidade”, avalia.
     Tweet SMT realiza operação para segundo turno das eleições 28/10/2018, 11:29h A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) realiza neste domingo, 28, mais uma operação para ordenamento do trânsito durante o processo eleitoral do segundo turno das eleições em Feira de Santana.
Uma operação específica foi montada na região Fórum Eleitoral de Feira de Santana com o objetivo de proporcionar segurança e agilidade no acesso ao local.
O ordenamento  também está sendo realizado nas regiões dos colégios eleitorais com maior concentração de público.
  Na região do Fórum eleitoral, as ações e modificações realizadas durante o primeiro turno foram reforçadas desde o sábado, 27, para proporcionar o acesso eficiente e seguro de trabalhadores, autoridades e principalmente das urnas eletrônicas ao local.
O acesso de veículos não autorizados será restrito, permitindo somente a entrada de carros oficiais e de trabalhadores do Fórum Eleitoral.
  Considerando que nas imediações das zonas eleitorais localizadas na região do bairro Campo Limpo houve um grande fluxo de veículos durante o primeiro turno das eleições, a SMT realiza uma ação específica com Agentes no local para promover  fluidez e a segurança no trânsito da região do SENAI e da Avenida Monsenhor Moisés do Couto no bairro Campo Limpo, onde existem 5 locais de votação pertencentes à 156ª zona eleitoral, concentrando um grande número de eleitores.
  Ao total, 19 agentes e 6 viaturas estão envolvidos nesta operação, promovendo fluidez e organização do trânsito.
A sinalização vertical e horizontal foi realizada nestes locais para orientação dos motoristas.
Durante a operação para o pleito eleitoral, outros agentes da Superintendência Municipal de Trânsito estarão em toda a cidade para atender às demandas da população.
     Tweet Ação conjunta para ordenamento de trânsito no Anel de Contorno a partir desta 5ª 23/10/2018, 12:23h As primeiras ações resultantes da união entre a Superintendência Municipal de Trânsito-SMT, PRF e Via Bahia, foram alinhadas na tarde desta segunda-feira,22, numa reunião entre os órgãos no bairro Jomafa.
  Os projetos de ordenação e sinalização do anel de contorno já se iniciam a partir da quinta feira (25), na via paralela ao contorno que dá acesso ao Hospital Geral Cleriston Andrade, Hospital Estadual da Criança, Policlínica e Upa.
A via Bahia vai instalar uma defensa metálica para não permitir que os condutores tenham acesso à Avenida Presidente Dutra.
Placas de sinalização vertical e toda a sinalização horizontal foram colocados pela SMT tornando a via  em mão única no sentido aos hospitais.
  Outra importante intervenção será realizada no dia 10 de novembro, a Interdição de um mergulhão de acesso à via paralela que dá entrada ao bairro Feira VII e o bairro 35 BI e as instalações de duas sinaleiras, uma na entrada do Feira VII e outra com botoeira para priorizar os pedestres na região do viaduto que liga o bairro Jomafa ao 35 BI.
Após isso, a SMT vai realizar uma contagem de tráfego para programar o tempo das sinaleiras.
A SMT vai atuar na região do trânsito do entorno da rodovia para ordenamento, além da sinalização horizontal e vertical destas vias paralelas.
Ao total foram colocadas 43 placas para esta intervenção.
  Em maio deste ano houve um encontro entre a SMT, PRF, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - DNIT e Via Bahia, 3a Ciretran e Agência Nacional de Transporte e Trânsito - ANTT,  para desenvolver um  projeto de melhorias para o anel de contorno.
Um estudo prévio diagnosticou algumas necessidades para a segurança da pista.
Pelo menos 8 pontos de grandes conflitos foram diagnosticados entre as regiões do bairro Jomafa até o bairro Morada das Árvores.
Após isso, um trabalho de campo foi realizado e uma nova reunião entre as entidades definiu as intervenções necessárias para aprovação de todos.
Todos os dias passam pelo menos 20 mil veículos pela Avenida Eduardo Fróes da Mota anel de contorno diariamente de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
Medindo cerca de 21km, a famosa avenida de contorno tem trechos que fazem parte de duas importantes rodovias, a BR 101 e BR 116, além de interligar mais quatro rodovias, BR324, BR242,BR101 e BA502 .
O fluxo intenso na no anel de contorno provoca constantes conflitos com o fluxo urbano e causa diversos acidentes.
  Mais da metade da população está fora do Anel de Contorno Com o crescimento da cidade, uma grande parte da população passou a morar fora do anel de contorno.
A cidade cresceu mas a avenida não acompanhou a sua demanda.
Para o superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a falta de estrutura da avenida eleva os riscos de acidentes e suas gravidades.
  "Mais da metade da nossa população está fora do anel de contorno.
Nos sentimos na obrigação de levar um trânsito seguro e assim diminuir os riscos para população nesta importante via.
A avenida é uma área de responsabilidade federal, mas como a nossa cidade depende muito dela, buscamos reunir forças para o seu melhoramento.
O  Ideal será a duplicação de toda a avenida, é o que todo nós desejamos.
Temos o bom exemplo do trecho duplicado que fica entre o HGCA até o Viveiros, o quanto melhorou a fluidez do trânsito.
O governo municipal não tem medido esforços para viabilizar a duplicação do anel de contorno junto ao Governo Federal.
Mas não podemos ficar esperando pela conclusão de toda a obra sem tomar medidas que diminuam os riscos de acidente, e os conflitos do trânsito", comenta.
Inácio Souza, engenheiro supervisor da Via Bahia, concessionária que detém a concessão administrativa da rodovia desde 2009, afirma que a enorme interferência urbana resulta em conflito com a via, e que estas adequações já trarão um bom resultado no tráfego do anel de contorno e na segurança da população.
“A união das forças foi muito importante para fazer essas adequações com mais agilidade.
As vias laterais fazem parte do anel de contorno mas é preciso ter todo um estudo para realizar as adequações necessárias.
Estas intervenções já irão ajudar bastante”, afirma.
  Para o inspetor da Polícia Rodoviária Federal e coordenador da delegacia da região de Feira de Santana, Altemar Brandão, “este trabalho vai diminuir os conflitos da rodovia e vai refletir especialmente na redução de acidentes além da mobilidade urbana”.
   Até o final de novembro as intervenções serão concluídas.
A Via Bahia com apoio da PRF irão realizar o monitoramento da rodovia no intuito de educar os condutores para a nova sinalização.
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