Studio Evoluir, Juiz de Fora - MG

Av. Dr. Paulo Japiassú Coelho, 196 - Cascatinha, Juiz de Fora - MG, 36033-310, Brasil
Juiz de Fora - MG

STUDIO EVOLUIR - - segunda-feira, 7 de março de 2016 PILATES E HÉRNIA DE DISCO A dor na coluna é um dos problemas mais comuns da sociedade moderna e é objeto de atenção entre especialistas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80% da população já sofre ou sofrerá de dores na coluna.
  Aproximadamente 5,5 milhões de brasileiros possuem hérnia de disco.
A hérnia de disco é uma doença degenerativa da coluna vertebral, que tem afetado mundialmente diversas pessoas, por isso, muitas têm recorrido ao método Pilates como forma de prevenção e tratamento da doença.
A hérnia de disco consiste do deslocamento do núcleo pulposo, que serve para diminuir o impacto entre uma vértebra e outra, dependendo do volume de material herniado (deslocado), poderá haver compressão e irritação das raízes nervosas, com possível extensão dos sintomas para os braços ou pernas.
Normalmente, as herniações do núcleo pulposo estendem-se póstero lateralmente, local em que o anel fibroso é relativamente menos espesso e não recebe sustentação do ligamento longitudinal posterior ou anterior.
Bastante eficaz no tratamento, tanto a longo como em curto prazo, o Pilates atua em todas as fases da hérnia de disco, proporcionando, em cada uma delas, a melhora dos sintomas do paciente, evitando a reincidência da doença.
Durante as aulas são realizados exercícios que seguem os princípios básicos do método, como a contração dos músculos abdominais associado à respiração, que proporcionam a estabilização da coluna lombar, relaxamento e maior conscientização corporal, consequentemente, diminuição da dor e melhora da postura.
Para aquelas pessoas que ainda não sentem dor na coluna ou que já se percebem com tensões corporais, o Pilates irá relaxar o corpo, promover consciência das áreas tensas e prevenir lesões na coluna, como pinçamentos, protusões e compressões do núcleo pulposo.
Inicialmente o aluno passa por uma avaliação postural e por uma anamnese, onde serão detectados os desvios posturais, desequilíbrios musculares e as dores.
A partir daí é que será montado um programa de treinamento específico para este aluno, com objetivos pré-determinados, sempre respeitando as restrições ou limitações de cada um.
Qualquer dor na coluna é preocupante.
Por isso, procure um médico o mais rápido possível para obter o diagnóstico.
Tratamento com o Pilates- Fase inicial aguda da doença•             Alívio das dores na coluna e irradiações para braços e pernas;•             Diminuição do formigamento ou dormências nos pés, nas mãos, nos braços e pernas;•             Recuperar mobilidade de coluna para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível;•             Melhora da postura no dia-a-dia;•             Alongamento da coluna com melhora dos desvios posturais e aumento do espaço intervertebral;•             Aumento da consciência do corpo, refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia, a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.
Na fase inicial da doença, ele é geralmente associado a outras técnicas fisioterapêuticas, como por exemplo, a osteopatia e a reeducação postural global (RPG).
Os exercícios feitos deitados de barriga para cima para quem apresenta lesões na coluna lombar devem ser realizados retificando a lombar (diminuindo a hiperlordose).
Ou seja, ao estar deitada,  a região da coluna perto do quadril deve estar encostada na maca.
Prevenção de novas lesões e fase tardia da hérnia de disco•             Fortalecimento muscular abdominal (reto do abdome e transversos abdominais), e da coluna vertebral (eretores da espinha e transversos espinhais).
O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético;•             Fortalecimento muscular global;•             Aumento da flexibilidade de tronco com um padrão suave e harmônico de movimento;•             Manutenção do quadro sem dor.
Progressivamente iremos inserir exercícios de rotações de tronco e aumento do esforço da musculatura.
Além do benefício gerado para a coluna e para a saúde, o corpo todo será beneficiado com aumento da flexibilidade global, condicionamento físico, fortalecimento global, alívio de outras dores ou tensões, melhora do equilíbrio, mais energia, apoio na perda de peso, redução de celulite, redução de ansiedade e estresse, fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e estabilidade nas articulações.
O Pilates não possui nenhuma contra indicação e pode ser feito por qualquer pessoa, desde crianças até idosos.
Além disso, o profissional de Pilates lhe ensinará posturas que devem ser adotadas no cotidiano, como a posição correta para dormir, trabalhar e pegar peso.
Danielle Costa Fisioterapeuta CRF-3 /118607 www.
alpherat.
com.
br                      Postado porSTUDIO EVOLUIR FISIOTERAPIA ESPECIALIZADAàs06:19Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest domingo, 17 de agosto de 2014 PILATES E OS PROBLEMAS POSTURAISREVISTA PILATESA prática de exercícios deve ser prioridade para evitar futuros problemas posturais.
 Pessoas que trabalham horas na frente do computador, em posição de flexão torácica,podem sofrer as consequências por se manterem muito tempo na mesma posição.
O Pilates pode ser uma ótima escolha de atividade física.
Além de trabalhar força, alongamento, coordenação motora e equilíbrio, irá desenvolver a percepção e a consciência corporal.
Exercícios que trabalham o grupo dos eretores da coluna são fundamentais para fortalecer essa musculatura que, muitas vezes, está fraca e alongada.
Além deste objetivo principal, a extensão da coluna promove também o alongamento da musculatura do peitoral e trabalha excentricamente os abdominais.
Este é um ponto importantíssimo que deve ser enfatizado durante os movimentos para propiciar maior suporte para a região da coluna lombar.
O nado peito e o mergulho do cisne são bons exemplos de exercícios que trabalham ofortalecimento desta musculatura de forma progressiva.
O primeiro foca essencialmente na porção superior da torácica e no alinhamento da cervical, segmento este que também fica sobrecarregado com a má postura.
Já o segundo exercício tem como objetivo trabalhar a extensão da coluna de forma harmônica e uniforme entre a coluna lombar, torácica e cervical.
O exercício mergulho do cisne pode ser feito em vários equipamentos, aumentando ou diminuindo o grau de amplitude de extensão, favorecendo todos os tipos posturais.
Tenha certeza que durante a aula de Pilates este trabalho foi englobado para que os alunos tenham o máximo de benefícios que a técnica pode oferecer.
Melina CaleffiTreinadora Internacional STOTT Pilates Postado porSTUDIO EVOLUIR FISIOTERAPIA ESPECIALIZADAàs15:16Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 25 de março de 2014 ELES AGORA FAZEM PILATESREV PILATES 24/03/2014 Derrubados os mitosde que Pilates é só relaxamento ou alongamento e que os exercícios são executados apenas na posição deitada, os homensestão invadindo os estúdios e descobrindo que é atividadepara macho.
Segundo Daniella Pedrosa, doStudio Pilates Authentic, no Rio de Janeiro, possuircontrole do corpo eda mente é algo que separa homens de meninos.
“Joseph Pilates, criadordo método, era um homem que treinava outros homens”, conta.
Os exercícios sãofeitos no mat (aquele tapetinho) ou em aparelhos, algumasvezes acompanhados de acessórios.
Dessa combinação de instrumentosformam um repertório de mais de mil exercíciosque acabam sendoúteis para todas as atividades do dia a dia.
“Se estiver sentadonuma sala de espera, carregando mala, surfando ou lutando MMA, vai se lembrardas aulas de Pilates”, garante Daniela, que aponta oito motivos paraque os homens façam Pilates:1 – Melhora odesempenho em qualquer outro esporte Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação,circulação, fortalecimento e resistência: tudo pode ser melhorado.
O Pilates éo melhor complemento que existe para a atividade física”, explica Daniela.
2 – Tonifica osmúsculos do corpo todo Em uma aula dá para trabalhar todas os músculos do corpo – anterior, posteriore lateral.
“A variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para todamusculatura”, diz Daniela.
“Ao contrário da musculação, o Pilates não leva àhipertrofia do músculo.
Os exercícios tonificam sem que se perca aflexibilidade”, completa.
3 – Amplia aflexibilidade e a coordenação O Pilates é uma das atividades que mais alonga o corpo.
Aliado a isso, está a melhora da coordenação.
“As tarefas do dia a dia ficarãobem mais fáceis de serem realizadas”, conta Daniela.
4 – Define o abdômen Fortalecimento da musculatura central do corpo é um dos principais focos doPilates.
Dominar o “powerhouse”, conjunto de músculos que abrangemabdômen, coluna e região pélvica é fundamental para os mais variados exercíciosfísicos.
“De quebra, a barriga fica sarada”, diz Daniela.
5 – Previne dor nascostas A reabilitação da postura que se aprende no Pilates previne dores na coluna e podecorrigir desvios como hipercifose e hiperlordose.
6 – Aumenta adisposição sexual Com o controle dos músculos que compõem o “powerhouse”, o corpo vai ficar maisforte de dentro para fora.
“O assoalho pélvico será mais forte e isso ajudará a sesentir melhor sexualmente, além da flexibilidade”, explica Daniela.
7 – Diminui tensões eelimina estresse Pilates não usa meditação, mas atua no equilíbrio da mente,na concentração e na harmonia do organismo.
Utiliza aparelhos próprios,trabalha em séries de dez repetições e permanece menos tempo na mesma postura.
É como dar um chute no estresse!8 – Reduz o risco decâncer de próstata O risco do câncer de próstata é associado, em parte, com a deterioração damusculatura do assoalho pélvico.
“Homens que praticam Pilates podem adaptarseus treinos para fortalecer esta área do corpo”, relata Daniela.
“O Pilatestem potencial para retardar o desenvolvimento de câncer de próstata”,completa.
Postado porSTUDIO EVOLUIR FISIOTERAPIA ESPECIALIZADAàs06:47Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest domingo, 4 de agosto de 2013 Porque surgem as câimbras e como evitá-las Câimbras podem acontecer quando menos se espera.
De repente, a pessoa sente uma dor intensa provocada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas.
As contrações usualmente se instalam nos membros inferiores e ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos.
Em geral, as câimbras musculares são causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais.
Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas.
Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar:- Uso exagerado da musculatura:São as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos.
No entanto, elas podem ocorrer, também, nas mãos, nos braços e no pescoço como resultado de atividades como escrever, digitar ou trabalhar com ferramentas na mesma posição durante muito tempo.
- Desidratação:A água facilita as contrações e o relaxamento das fibras musculares e dos tendões.
A falta dela deixá-os mais sujeitos a espasmos.
- Baixas temperaturas:O frio faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída, o que facilita a ocorrência de espasmos das fibras musculares.
- Má circulação:Nos mais velhos, o estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado por placas de aterosclerose pode provocar câimbras, quando a musculatura é solicitada com mais intensidade.
- Compressão de raízes nervosas:Artroses e perda de elasticidade dos discos que ficam entre as vértebras da coluna lombar podem comprimir os nervos, que saem para inervar os membros inferiores, e provocar dor.
Essa dor fica mais forte à medida que a pessoa anda e pode adquirir as características típicas das câimbras.
No entanto, ela melhora quando a coluna fica ligeiramente flexionada para frente, por exemplo, na posição que a pessoa assume ao empurrar o carrinho do supermercado.
- Carência de sais minerais:Falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta alimentar pode estar por trás de quadros de câimbras frequentes.
Pessoas hipertensas que tomam diuréticos geralmente perdem potássio.
- Dor de crescimento das crianças:A dor de crescimento das crianças é simplesmente uma câimbra infantile pode ser causada por falta de magnésio, potássio, excesso de esforço fisico.
ou eletricidade estática que causa o desencadeamento da dor de crescimento.
- Outras causas potenciais:Diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças de tireóide, doenças neurológicas, desequilíbrios hormonais, mulheres grávidas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de cãibras.
Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares.
Se câibras apareceram sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.
- Prevenção e Tratamento:Na maioria das vezes, os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente.
Analgésicos e anti-inflamatórios não têm utilidade nenhuma no tratamento das câimbras.
No entanto, nas crises, algumas medidas simples podem representar a melhor forma de tratamento.
Câimbras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises:- Exercícios de alongamento e massagem:Alongar o músculo em espasmo e massagear a área afetada com movimentos circulares são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor.
Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento continuo.
É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados.
É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.
Quando as câimbras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os músculos da batata da perna.
Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
- Boa hidratação:Manter uma boa hidratação ao longo do dia, especialmente antes de praticar exercícios vigorosos.
e evitar o sedentarismo.
Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade.
O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina.
Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro.
- Alimentação balanceada:Inclua frutas e verduras na sua dieta habitual.
Esses alimentos são ricos em vitaminas, calico, magnésio, sais minerais e nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo.
Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras.
Existem relatos de melhora das câimbras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.
Existem alguns medicamentos, como vitamina E, complexo B, verapamil, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.
- Aplicação de calor no local:O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos músculos.
Fonte:Revista PilatesPostado porSTUDIO EVOLUIR FISIOTERAPIA ESPECIALIZADAàs09:22Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest domingo, 17 de março de 2013 Incentive o aluno com Artrite Reumatóide à prática do Pilates Foto: Storify.
comPor Marília Zara Instrutora Certificada STOTT PILATES ™ CREF 055672-G/SP A característica básica da Artrite Reumatóide (AR) ou Doença Reumatóide é o aparecimento do processo inflamatório crônico que causa dano progressivo principalmente no sistema musculoesquelético.
Podem ocorrer manifestações extra-articulares como febre, mal-estar, perda de peso, fadiga, acometimento pulmonar e hematológico, entre outros.
Esse processo inflamatório crônico no sistema musculosesquelético induz às alterações na composição celular e no perfil da sinóvia, resultando em problemas articulares, ósseos e nas cartilagens.
Tem etiologia desconhecida e por isso, diversos estudos têm sido sugeridos para encontrar uma causa definida.
As alterações nas imunoglobulinas e no fator reumatóide potencializam o aparecimento dessa doença.
O envolvimento poliarticular traz complicações nos movimentos do dia a dia, como resultados de um processo inflamatório da sinóvia.
Os critérios para classificação da AR são: De acordo com a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, estudos indicam que a prática de Exercícios Físicos (EF) é imprescindível e que por meio dele os pacientes portadores de AR podem melhorar a aptidão aeróbia, a força muscular, a mobilidade articular, a aptidão funcional e até mesmo o humor, sem dano articular significativo ou piora no processo inflamatório.
Ainda hoje não existe um protocolo de EF padrão no tratamento da AR.
Diversas propostas são apresentadas na literatura especializada e atual que, embora se mostrem divergentes com relação ao tipo de exercício, frequência, duração e intensidade, parecem concordar que os EF, inclusive protocolos de alta intensidade, são seguros para os pacientes e efetivos no tratamento da doença.
De acordo com as sugestões dadas acima, o Pilates seria uma excelente opção para esse grupo de indivíduos com AR.
Proporciona benefícios como aumento na força do centro, melhora na estabilidade e mobilidade articular, previne dores, ajuda na melhora dos movimentos diários, diminui o impacto nas articulações, melhora de equilíbrio, força e coordenação.
Algumas dicas nos exercícios de pilates são sugeridas abaixo: Além das dicas citadas acima, o Pilates proporcionará uma melhora na consciência corporal do indivíduo com AR, que resultará em movimento diários mais eficientes potencializando uma estrutura corporal equilibrada.
É importante que o instrutor de Pilates e o próprio aluno identifiquem as melhores posições para execução dos movimentos, evitando complicações futuras e facilitando a inclusão de novos exercícios na programação.
Postado porSTUDIO EVOLUIR FISIOTERAPIA ESPECIALIZADAàs08:11Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sexta-feira, 1 de março de 2013 Sarah Oliveira prova os benefícios do Pilates durante a gravidez Foto: UOLSarah Oliveira está a um mês de ser mãe.
Para ajudá-la durante a gestação, Sarah não abriu mão do Pilates, atividade física praticada por ela desde antes dessa primeira gravidez.
Aos 33 anos, a ex-VJ e apresentadora do programa Viva Voz, exibido pelo canal GNT,  exibe o barrigão e uma saúde invejável graças aos cuidados especiais e aos exercícios de Pilates, realizados duas vezes por semana.
“Apesar de já praticar com frequência, senti uma grande diferença na respiração.
Tive de reaprender a inspirar e expirar.
O bom é que consegui levar a técnica para outras atividades, como a musculação”, ela conta em entrevista ao UOL.
Rosana Seixas, fisioterapeuta da apresentadora, adaptou o treino, modificando todos os movimentos.
“Isso acontece porque as futuras mamães têm algumas limitações físicas”, explica a profissional.
Essas limitações são dribladas ao longo da gravidez, quando a gestante adquire um bom condicionamento físico, com o fortalecimento abdominal e o controle do peso.
O Pilates garante uma gestação mais serena e ameniza os desconfortos causados pelas mudanças no corpo durante o período.
Além disso, melhora a circulação para a região pélvica, aumenta a capacidade de estirar e relaxar durante o parto, acelera a recuperação e cicatrização.
Ou seja, a prática aumenta as chances de um parto tranquilo e da restauração mais rápida do abdômen, garantindo o bem-estar da mãe e do bebê antes, durante e após o parto.
É importante ressaltar que a prática do Pilates deve ser iniciada após avaliação médica e com o acompanhamento dePostado porSTUDIO EVOLUIR FISIOTERAPIA ESPECIALIZADAàs17:18Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 30 de outubro de 2012 Pilates é cada vez mais utilizado pela medicina para evitar e combater dores Criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o método de condicionamento físico que leva o nome de seu criador é cada vez mais popular e vem sendo utilizado no mundo inteiro como uma ferramenta geradora de qualidade de vida.
Além de ser utilizado por aqueles que apenas buscam uma atividade física prazerosa e eficiente, o Pilates também pode ser coordenado por médicos Fisiatras, Ortopedistas e Reumatologistas.
Quando criado, o Pilates logo foi adotado por bailarinas, que o utilizavam como complemento aos ensaios, em busca da melhor forma.
Mas foi no início da década de 90 que a atividade se popularizou e ganhou fama.
No Estados Unidos, por exemplo, estima-se que hoje dez milhões de pessoas praticam a atividade regularmente.
Um dos motivos que impulsionou o Pilates é a rápida percepção dos resultados, mas a técnica oferece muito mais: respeita as limitações do praticante, é uma atividade prazerosa, atua na prevenção e recuperação de problemas como dores e lesões e trabalha a saúde como um todo.
Muitas pessoas procuram o Pilates como uma atividade física regular.
É uma atividade física que trabalha a prevenção mas também a recuperação de problemas médicos.
A atividade está na sua técnica, que parte do conceito de centro de força: fortalecer os músculos da coluna, do quadril, das coxas e do entorno do abdome é a melhor maneira de garantir uma boa sustentação para o corpo humano.
Foto: Tudo Sobre Pilates- Galeria Joseph PilatesO Pilates oferece resultados tão eficientes que têm chamado cada vez mais a atenção dos médicos.
Estudos demonstram que o Pilates é eficiente na redução de dores, especialmente lombar e também dores provocados pela fibromialgia.
Um desses estudos foi realizado pelo Departamento de Medicina do Esporte e Reabilitação do Instituto Ortopédico Gaetano Pini, na Itália.
Além do alongamento e do equilíbrio postural, o Pilates faz um trabalho de fortalecimento muscular muito positivo, pois ajuda na sustentação da coluna.
A prática do Pilates passa pelo equilíbrio e quando as cadeias musculares estão em equilíbrio, há redução de dor.
Os exercícios precisam ser elaborados para atender aos variados quadros clínicos dos pacientes.
Por isso, a coordenação de médicos é essencial.
O Pilates vem sendo usado inclusive por pessoas que têm câncer.
No prestigiado M.
D.
Anderson Cancer Center, também nos Estados Unidos, o Pilates está na ordem do dia, para pacientes com câncer de mama e na reabilitaçãode pessoas com problemas músculo-esqueléticos.
Pacientes com doenças neurológicas, como Parkinson, também utilizam a técnica.
“Os exercícios de Pilates estimula a habilidade de concentração.
E reduz o estresse”.
Hospitais do Brasil também já utilizam o Pilates, como o conceituado Albert Einstein, em São Paulo.
O Pilates é uma atividade física completa e é amplamente recomendada para todos.
Não há dúvidas, no entanto, de que a atividade pode fazer toda a diferença no tratamento de dores músculo-esqueléticas ou patologias como a fibromialgia.
Esse é o nosso foco: a promoção da saúde e a busca por uma melhor qualidade de vida.
Fonte: creb.
com.
brPostado porSTUDIO EVOLUIR FISIOTERAPIA ESPECIALIZADAàs15:29Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem somos nós.
STUDIO EVOLUIR FISIOTERAPIA ESPECIALIZADAVOCÊ PROCURA QUALIDADE DE VIDA?Então, venha para o Studio Evoluir!Aqui você encontra:Pilates,RPG,Drenagem Linfática,Acupuntura,Massagens relaxantes e estéticasAtendimento domiciliarE muito mais!!!UNIDADE SÃO MATEUS:RUA MORAES E CASTRO, 823 - LOJA 1TEL.
:3061-8600UNIDADE CASCATINHA:AV DR.
PAULO JAPIASSÚ COELHO 196TEL.
:3084-3334Visualizar meu perfil completoPostagens.

Localização como chegar a Studio Evoluir