TRIBUNA DIÁRIA, Maracás - BA

RUA DR JOAO PESSOA 91 - CENTRO, Maracás - BA, 45360-000, Brasil
Maracás - BA

-----TRIBUNA-DIÁRIA----- - - -----TRIBUNA-DIÁRIA-----Tribus Fm 87.
9PáginasQuem sou euTRIBUNA DIARIAVisualizar meu perfil completo quarta-feira, 3 de maio de 2017 Câmera indiscreta vai mostrar tudo de pilotos  A obrigatoriedade de instalação de câmeras nas cabines dos pilotos não vai melhorar o nível de segurança dos voos e vai contribuir para um aumento do estresse no trabalho da tripulação, além de se constituir numa invasão de privacidade.
A opinião é de dois experientes pilotos brasileiros, Milliam Heyman e Roger Carvalho, ouvidos pela Sputnik.
A instalação de câmeras, que pode se tornar obrigatória a partir de 2023, é uma exigência da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês), órgão das Nações Unidas, encarregada da normatização do transporte aéreo em todo o mundo e que está cobrando uma posição das autoridades brasileiras sobre o assunto.
A decisão de instalação de câmeras surgiu após o acidente com o Airbus A320 da Germanwings, subsidiária da Lufthansa, em março de 2015, que provocou a morte de 144 passageiros e seis tripulantes.
O acidente foi causado pelo copiloto, Andreas Lubitz, de 27 anos, que aproveitou uma saída do piloto da cabine, para trancar a porta, e arremessar o avião contra os Alpes franceses, 41 minutos depois de decolar de Barcelona com destino a Dusseldorf.
A investigação concluiu que Lubitz apresentava sinais de depressão severa, já tendo sido afastado anteriormente, para tratamento.
Um dos pilotos mais experientes do Brasil, hoje aposentado, com mais de 50 anos de aviação, Milliam Heyman não vê qualquer benefício no aumento da segurança dos voos com a instalação de câmera na cabine, e questiona:"Se a câmera já existisse no acidente da Germanwings, teria evitado alguma coisa? Evidente que não.
Eles podem até estar querendo usar isso como argumento, um argumento totalmente falho.
Se querem impor a colocação de câmeras de segurança no cockpit, isso não contribuiria em nada para a segurança, até porque não se pode fazer nada.
Esse piloto apresentou várias vezes que ele estava sendo vítima de um distúrbio de comportamento.
A empresa e as autoridades alemãs não estavam alertas e nem o impediram de continuar voando", diz Heyman.
Para o piloto, a instalação de uma câmera no cockpit, além de invadir a intimidade da equipe de voo, a submete a um estresse ainda maior, na medida em que piloto, copiloto e demais integrantes na cabine se sentirão observados o tempo todo, o que pode levar a uma queda no desempenho.
Segundo ele, mesmo nos constantes testes a que pilotos são submetidos — a licença só é válida por seis meses e só é renovada após exaustivos testes de saúde, aptidão física e psicológica —, já está previsto nos manuais do responsável pela checagem que o desempenho do piloto nos testes é de 70% do que ele normalmente teria.
Heyman lembra de uma ocorrência vivida por ele há muitos anos no aeroporto de Paramaribo, na Colômbia, à noite.
"Quando eu pousei, a torre me mandou ficar na pista e mandou outro avião decolar.
Usei o reverso no escuro para dar marcha-a-ré, para tirar o avião da pista, e a única coisa que eu pensei foi: se eu atolar o avião aqui, a empresa vai me mandar embora.
Você fica preocupado com o teu julgamento em evitar um acidente e o que isso pode repercutir contra você.
Agora você imagina ter uma câmera ali te monitorando.
Evidente que o desempenho dos pilotos vai estar prejudicado", diz Heyman, que questiona se as imagens transmitidas pela câmera no cockpit ficarão restritas ao controle da empresa aérea ou se poderão ser exibidas também para os passageiros durante o voo.
Com mais de 30 anos de experiência em rotas nacionais e internacionais, o piloto Roger Carvalho é outro que critica a decisão da ICAO de instalar câmeras nos cockpits.
Para ele, a aviação é um dos modais de transporte mais seguros em todo o mundo, graças a uma série de fatores, como o treinamento dos pilotos e a cobrança de entidades públicas e privadas sobre essa preparação.
 "O que aconteceu com a Germanwings foi um caso muito isolado.
A gente tem que estudar exatamente o que aconteceu com aquele piloto.
A câmera na cabine demonstra uma preocupação com a nossa segurança, no entanto ela não muda o status quo do que acontece dentro de uma cabine.
Ela apenas vai trazer um certo respaldo à companhia em relação à segurança do voo.
O que pode acontecer é um incômodo ao piloto, que está sabendo que está sendo filmado.
Eu só vejo desvantagem.
Mais uma câmera, além de custo para a empresa, não vai trazer benefício algum", afirma Carvalho, para quem a presença de câmera no cockpit vai comprometer os momentos de relaxamento e convivência entre os pilotos, tão importante para a própria segurança do voo, em especial os de maior duração.
Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:42Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestTemer: Com ou sem greve, reformas prosseguirão no Brasil O presidente da República Michel Temer indicou neste domingo que a recente greve geral que atingiu o Brasil não irá paralisar as reformas da Previdência e Trabalhista, principais alvos dos manifestantes que foram às ruas na última sexta-feira.
“As reformas fundamentais que nós estamos fazendo no Estado brasileiro, entre elas a Trabalhista, gera em um primeiro momento incompreensões, contestações, mas que são típicas da democracia plena que nós vivemos em nosso país”, disse Temer.
A fala do presidente foi proferida no lançamento do centro cultural Japan House, em São Paulo, que contou com a presença do vice-primeiro-ministro japonês Taro Aso.
“As instituições aqui, senhor vice-primeiro-ministro, funcionam normalmente – Executivo, Judiciário e Legislativo – e o brasileiro é otimista, sem pessimismo em nenhum momento”, continuou Temer.
“Por isso dizemos que, aconteça o que acontecer, haja protestos ou não, o Brasil continua e continuará a trabalhar”, emendou o presidente brasileiro.
Temer procurou garantir aos investidores estrangeiros que seguirá trabalhando para “desobstruir os caminhos da economia” em prol da “tranquilidade de todo o povo brasileiro”.
O presidente explicou que o que está sendo feito visa “especialmente eliminar o desemprego que aflige a muitos nesse momento”.
A defesa da Reforma Trabalhista será o carro-chefe do vídeo institucional que o Palácio do Planalto divulgará neste 1o de maio, o Dia do Trabalho.
A partir do dia 2, o governo espera conseguir concluir a votação do tema na Câmara, antes dele seguir para o Senado.
Na mesma semana a Reforma da Previdência deverá ser retomada na Câmara e Temer já avisou que as mudanças possíveis já foram feitas.
Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:41Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestManifestação em frente à casa de Temer foi dispersada pela polícia A manifestação em frente à casa do presidente Michel Temer, em São Paulo, foi marcada por confronto entre manifestantes e a polícia.
Imagens de televisão mostraram a tropa de choque usando bombas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar o grupo de manifestantes, informou Agência Brasil.
Apesar dos confrontos, a situação no Largo do Batata estava relativamente tranquila, segundo a assistente de projetos, Juliana Figueiredo, que conversou com a agência Sputnik Brasil e relatou alguns dos momentos da manifestação.
Durante toda a sexta-feira trabalhadores paralisaram as atividades em vários setores do país em adesão à greve geral, convocada pelas centrais sindicais contra as reformas trabalhista e da previdência.
 Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:39Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestIndígenas têm mãos decepadas por fazendeiros no Maranhão Pelo menos 10 índios e três pistoleiros ficaram feridos após um ataque organizado por fazendeiros na cidade maranhense de Viana no último domingo.
Segundo fontes locais, a violência envolveu tiros, pauladas e golpes de facão.
Informações divulgadas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) dão conta de que dois indígenas da etnia gamela tiveram as mãos decepadas, enquanto cinco foram baleados e outros foram vítimas de cortes e agressões envolvendo pedaços de madeira.
Até o momento, não há registro de mortes, mas o número de vítimas pode aumentar.
O ataque, ocorrido no povoado de Bahias, foi motivado por disputas de terras na região.
De acordo com o Brasil de Fato, na última sexta-feira, 28, os índios retomaram uma área que faz parte do território tradicional reivindicado pelos gamelas mas que é utilizada por criadores de gado e búfalos.
A ação de ontem foi uma resposta dos fazendeiros, e, segundo testemunhas, pode ter contado com o apoio de um deputado federal, Aluísio Guimarães Mendes Filho, do PTN.
Indígenas atacados pelos pistoleiros afirmaram que a Polícia Militar estava no local no momento do massacre mas decidiu não interferir, descrevendo o acontecimento como um confronto, e não um ataque.
Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:27Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestBaleia Azul: Deputadas querem entrada da PGR para tirar jogo on-line do ar Os quatro deputados federais que conseguiram do Ministério da Justiça o compromisso de uma investigação por parte da Polícia Federal (PF) contra o ‘Desafio da Baleia Azul’ querem agora a participação da Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso.
O jogo virtual vem causando preocupação entre pais e autoridades por estar levando crianças e adolescentes a atos de automutilação e, em casos mais extremos, ao suicídio.
O desfecho seria a última das 50 tarefas que o desafio determina.
Na semana passada, o ministro da Justiça Osmar Serraglio aceitou o pedido dos deputados federais Eliziane Gama (PPS-MA), Carmen Zanotto (PPS-SC), Laudívio Carvalho (SD-MG), e Pollyana Gama (PPS-SP) e determinou a abertura de um inquérito para apuração do tema.
Em entrevista exclusiva , Eliziane Gama explicou que o próximo passo é solicitar nesta semana que a PGR proponha uma ação civil pública.
Com ela, a Justiça poderá determinar o bloqueio do Desafio da Baleia Azul nas redes sociais e em grupos fechados em outras plataformas.
A ideia é ajudar na identificação de jovens mais suscetíveis a serem vítimas desse jogo”, comentou a parlamentar.
Audiências públicas e projetos de lei (dois já foram protocolados na Câmara) também compõem as iniciativas do Legislativo contra o Baleia Azul.
Pelo menos três mortes suspeitas – duas em Minas Gerais e uma em Pernambuco – são investigadas por suposto vínculo com o jogo on-line.
Todavia, a polícia de oito estados já apura casos que teriam relação com o Baleia Azul até o presente momento.
Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:22Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestSTF decide soltar José Dirceu por três votos a dois O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu soltar o ex-ministro José Dirceu nesta terça-feira, dia 2.
A decisão é resultado de habeas corpus da defesa do petista.
Ainda hoje, o Ministério Público Federal ofereceu uma nova denúncia contra Dirceu por crimes de lavagem de dinheiro envolvendo obras da Petrobras com as empresas UTC e Engevix.
Segundo a Procuradoria, Dirceu recebeu de propina R$ 2,4 milhões entre 2011 e 2014.
Em coletiva de imprensa, o procurador Deltan Dallagnol afirmou acreditar que existam "razões de sobra para a manutenção da prisão de José Dirceu" e ter "plena convicção de que o Supremo Tribunal Federal manterá essa prisão hoje".
A decisão foi tomada pela Segunda Turma do tribunal, composta de cinco ministros.
Como a decisão chegou ao último voto empatada, o voto de minerva coube a Gilmar Mendes, que declarou: "Não se pode imaginar que se pode constranger o STF".
Mendes já havia se pronunciado contra as "alongadas prisões de Curitiba".
Acompanharam o voto de Mendes os ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.
Já Celso de Mello e Edson Fachin votaram pela manutenção da prisão de Dirceu.
Na semana passada, o STF decidiu pela soltura do pecuarista José Carlos Bumlai e do ex-tesoureiro do Partido Progressista João Cláudio Genu.
Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:20Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestEx-faxineira se torna juíza e lança livro A juíza Adriana Maria Queiroz, de 38 anos, tem uma trajetória incomum entre os membros do Poder Judiciário.
A hoje titular da 1ª Vara Cívil e da Vara da Infância e Juventude de Quirinópolis, Goiás, passou por uma infância pobre e trabalhou como faxineira para pagar seu curso de direito.
Os pais de Adriana deixaram a zona rural de Guanambi, no sertão da Bahia, e se mudaram com seus seis filhos em busca de uma vida melhor em Tupã, no interior de São Paulo.
Já no interior paulista, Adriana sempre estudou em escolas públicas e decidiu no Ensino Médio que gostaria de cursar direito.
Negra e pobre, Adriana conta que as adversidades motivaram sua escolha de curso superior.
"Por estar dentro deste contexto social, eu vivenciei muitas situações injustas de exclusão.
Então eu via no direito a possibilidade de buscar mais conhecimentos, de alterar o meu contexto de vida e também das pessoas que estavam próximas", recorda a juíza.
A aprovação em uma faculdade particular da cidade, contudo, não foi o suficiente.
"A minha família sempre foi muito humilde e não tinha condições de me auxiliar nos estudos, mas isso não impediu que eu buscasse realizar o meu sonho ".
Para conseguir bancar os seus estudos, Adriana começou a trabalhar como faxineira na Santa Casa da cidade.
"Podemos quebrar paradigmas, as expectativas negativas das pessoas, da sociedade, através do estudo e do esforço pessoal", conta.
Após concluir a faculdade, pediu demissão do emprego e foi para São Paulo, onde continuou estudando sete anos por conta própria e com mais dificuldades para se manter até ser aprovada no concurso de juíza.
Em 2011, tomou posse em Goiânia.
Nesse meio tempo, Adriana ainda concluiu cinco pós-graduações na área de direito.
O mais novo objetivo é concluir mais uma graduação, desta vez em Letras.
"Quero seguir a carreira de escritora, também", afirma a magistrada.
Adriana já lançou seu primeiro livro: "Dez Passos para Alcançar seus Sonhos", que conta sua trajetória.
Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:18Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestCoreia do Sul afirma que território da Coreia do Norte é 'zona ilegalmente ocupada' O Ministérios da Defesa dos EUA, Japão e Coreia do Sul realizaram uma reunião por teleconferência para tratar da crise com a Coreia do Norte.
A informação foi divulgada pelo Pentágono.
"Os EUA confirmaram o compromisso para a segurança da Coreia do Sul e Japão", informou o Pentágono.
 O governo da Coreia do Sul declarou nesta terça-feira que considera que o território da Coreia do Norte como uma "zona ilegalmente ocupada".
 "O único governo legal na península coreana só pode ser a República da Coreia, já o território ao norte da linha do cessar-fogo é da ilegalmente ocupada Coreia do Norte", publicou a mídia local, citando o Ministério da Defesa sul-coreano.
 Recentemente, a tensão entre Coreia do Norte e EUA se agravou tão fortemente que vários especialistas já começaram a falar sobre a possibilidade de um conflito armado na região.
Ambos os países trocam acusações pela troca de provocações – a Coreia do Norte realiza testes de mísseis um após outro e os EUA realizam na região manobras cada vez mais assustadoras com a Coreia do Sul.
Ao mesmo tempo, EUA estão negociando com a China sobre as medidas contra o programa nuclear norte-coreano.
Após a Guerra da Coreia entre 1950 e 1953 foi assinado um acordo de cessar-fogo entre os EUA e a Coréia do Norte lutaram sob os auspícios da ONU.
Assim, o conflito militar tecnicamente não chegou a terminar e a Coreia do Sul não participou da assinatura do acordo de armistícioPostado porTRIBUNA DIARIAàs07:13Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestSenado norte-americano quer confiscar celular de Trump por causa de seus tweets Bob Corker, presidente do Comitê do Senado dos EUA para relações exteriores, propôs confiscar o smartphone de Donald Trump devido aos seus tweets sobre "encerramento do governo", escreve Washington Examiner.
Senadores expressaram descontentamento por causa dos comunicados expressos pelo presidente norte-americano durante um jantar com o vice-presidente do país, Mike Pence.
Do ponto de vista dos políticos, a declaração do presidente cria obstáculos para o consenso dentro do partido republicano, bem como entre republicanos e democratas.
Depois do encontro de Trump com Pence, Bob Corker disse ser preciso confiscar o iPhone de Trump e suas mensagens públicas devem ser aprovadas pelos funcionários da Casa Branca, antes de serem publicadas.
Trump escreveu um tweet sobre "o encerramento do governo" depois das concessões dos republicanos no Congresso durante a discussão do projeto orçamentário para 2017.
Os legisladores dos dois partidos resolveram destinar 1 trilhão de dólares para as despesas públicas, incluindo o aumento de 25 bilhões (R$ 79 bilhões) com despesas na área da defesa se comparadas com as de 2016.
Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:05Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestNova plataforma para lançar mísseis de submarinos foi descoberta na Coreia do Norte Um segundo batelão submersível, que pode permitir a Pyongyang lançar mísseis balísticos a partir de submarinos (SLBM), foi descoberto na Coreia do Norte.
De acordo com os dados publicados pelo portal 38 North, a embarcação foi encontrada depois de terem sido analisadas imagens de satélite de 19 de abril.
A plataforma se encontra em um estaleiro militar perto da cidade de Nampo, na costa ocidental norte-coreana.
Foi precisamente da costa ocidental que foram lançados nos últimos anos de quatro a seis mísseis Pukguksong-1 (KN-11), segundo várias estimativas.
A plataforma do batelão mede 22,5 metros de comprimento e se parece com outra que foi detectada pela primeira vez em 2014 perto da localidade norte-coreana de Sinpo.
As embarcações deste tipo são usadas para realizar testes submarinos dos novos sistemas de lançamento de mísseis antes de estes serem instalados nos submersíveis.
Está ainda por apurar se este batelão foi produzido pela Coreia do Norte ou adquirido no exterior.
O descobrimento da segunda embarcação tem muitas implicações para o programa de SLBM (mísseis balísticos lançados de submarino), que é prioridade para o presidente norte-coreano Kim Jong-un.
No caso de as duas plataformas terem sido compradas, a questão mais importante seria saber quando o país asiático realizou tal compra.
"Se ambas foram adquiridas ao mesmo tempo, isso significa que Pyongyang tinha planejado realizar testes nucleares ainda mais potentes do que os que levou a cabo até agora", informa o portal.
No entanto, se a segunda barcaça foi comprada três anos após a primeira, isso significa que Pyongyang tinha planejado desenvolver o programa SLBM.
Postado porTRIBUNA DIARIAàs07:04Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestLocal:Venezuela Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Arquivo do blogANUNCIE AQUI JUNTO COM GRANDES MARCAS “Diga-me com quem andas e te direi quem és!”1TranslateTotal de visualizações de páginaMARACÁS-BAUSUARIOS ONLINE   Zero HoraÚltimas notíciasCarregando.
Notícias e esportes do RS é na ZHTenha notícias no seu sitereserve seu espaçoreserve seu espaçoMapa de maracásASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA.

Localização como chegar a TRIBUNA DIÁRIA