Vazio S/A, Belo Horizonte - MG

Av. Cristóvão Colombo, 454 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30140-150, Brasil
Belo Horizonte - MG

Vazio S/A - - VAZIO S/A   brasília, cidade cerrado brasília, cidade cerrado brasília, cidade cerrado brasília, cidade cerrado brasília, cidade cerrado brasília, cidade cerrado brasília, cidade cerrado Nova sede CBM + BMPI 19/09/2019 Projeto novo no site! A nova sede da Construtora Barbosa Mello é um escritório panorâmico cujo principal elemento é uma claraboia que provê muita luz natural, o que permitiu um destaque para o paisagismo.
Palmeiras, ciclantos e jiboias ambientam e demarcam as salas contínuas, a luz artificial é balanceada com a luz do dia, e as áreas de estar são definidas por áreas verdes.
Mais informações aqui.
Fotos: Gustavo Xavier, Daniel Mansur No comments | categoria[s]: Notícias | tag[s]: Arquitetura Corporativa, CBM, Corporate Architecture, PaisagismoCompartilhar Prédio em Portugal 09/09/2019 Novo projeto: é nosso primeiro no Porto, em Portugal.
O Edifício Lindo Vale tem seis apartamentos compactos; fachadas desenhadas a partir de uma leitura da arquitetura tradicional da cidade, e o mais importante num apartamento: espaços com lay-outs otimizados, quintal, terraço, mansardas e muita luz natural.
Mais informações aqui.
No comments | categoria[s]: Sem categoriaCompartilhar Mar de fieis 05/08/2019 Desenho novo de um projeto nem-tão-novo.
Esse é um possível layout da nossa Mesquita Hipostilo numa sexta-feira, principal dia de preces dos muçulmanos.
A mesquita tem espelhos d’água para o ritual de ablução, terraços, jardins e quatro minaretes inclinados.
Mais informações aqui.
   No comments | categoria[s]: Sem categoriaCompartilhar Bom Retiro 958m: croquis de ocupação de ruas 25/07/2019 Como o título diz, a peça Bom Retiro 958m é um percurso de um quilômetro pelo Bom Retiro – bairro no centro de São Paulo onde coexistem oficinas de costura clandestinas, mercearias coreanas, restaurantes árabes e judaicos, confecções femininas, fábricas de manequins, costureiras bolivianas, a Cracolândia etc.
Os croquis abaixo são parte das propostas da direção de arte do Vazio S/A, onde a ocupação das ruas no percurso que vai do Lombroso Shopping Mal ao Teatro Taib é investida de barricadas feitas de “carros-manequins”.
+ Info: Bom Retiro 958m No comments | categoria[s]: Sem categoriaCompartilhar Casa Pampulha 08/07/2019 Novo projeto no nosso site! Casa Pampulha é uma casa projetada pelo arquiteto Zanine Caldas nos anos 1970 e convertida em galeria de uma coleção de arte.
Aparentemente um arquiteto de casas neo-coloniais sem identidade, na verdade Zaine foi um autor que soube atualizar a linguagem do colonial brasileiro com recursos típicos da arquitetura modernista e da arquitetura tradicional do Japão.
Daí as fachadas com sofisticadas modulações de panos de vidro, os jogos volumétricos marcados por sólidos X vazios, o contraste marcado entre peso e leveza, e uma arquitetura onde os espaços são nitidamente definidos a partir da estrutura.
Mais informações sobre nosso projeto expográfico na casa  aqui.
Fotos: Daniel Mansur.
No comments | categoria[s]: Sem categoriaCompartilhar Possibilidade dos vazios: a terceira ponte de Lagos 10/06/2019 Poucos espaços são mais impactantes que os baixios da Terceira Ponte Continental (Third Mainland Bridge).
Mas esse tabuleiro tem algo de bastante particular: ele fica a apenas 400 metros de Makoko, a favela flutuante que virou notícia com a Makoko Floating School, do arquiteto nigeriano Kunlé Adeyeme.
Pode o futuro de Makoko estar em serviços construídos sob essa ponte? .
.
Makoko fica no centro de Lagos, capital da Nigéria — hoje o país mais populoso da África — e tem uma população aproximada de 100 mil moradores.
Lagos tem 14 milhões de habitantes e terá muito mais: o país está crescendo a uma taxa de 3,2% por ano, o que leva a uma projeção populacional de 400 milhões de nigerianos em 2050.
Nos anos 2000 Lagos era a preferida dos teóricos do urbanismo informal, e foi nessa onda que veio a pesquisa do escritório de arquitetura OMA no livro Mutations (2000) e o volume  Under Siege: Four African Cities (2002), que fez parte dos estudos preparatórios da Documenta de Kassel em sua 11ª edição.
Mas a favela continuava desconhecida pelo pequeno mundo da arte e arquitetura ocidentais até 2013, quando o arquiteto nigeriano Kunlé Adeyeme alcançou um repentino reconhecimento internacional com sua escola flutuante em forma de prisma triangular.
Vinda de um continente que raramente emite sinais na mídia arquitetônica internacional, era uma notícia carregada de otimismo e também muito oportuna: logo antes, a Lagos Stake task force havia demolido parte das casas “ilegais” de Makoko, num incidente em 2012 que demonstrou a vulnerabilidade da comunidade perante as instituições da cidade.
(more…) No comments | categoria[s]: Ensaios | tag[s]: Possibilidade de Vazios, Void PossibilitiesCompartilhar Outros Territórios – fotos da exposição 10/05/2019 Outros Territórios segue em cartaz até 31 de maio no Viaduto das Artes! +informações no site da chamada internacional, www.
outrosterritorios.
com.
br.
.
rhdr No comments | categoria[s]: Exposições | tag[s]: Baixios de Viadutos, OtherTerritories, OutrosTerritorios, Viaduto das ArtesCompartilhar Outros Territórios – a exposição 22/04/2019 .
Nossa exposição ‘Outros Territórios’ já está quase chegando!A abertura será no dia 27 de abril, sábado às 11h e fica em cartaz até 02 de junho, no Viaduto das Artes do Barreiro (Belo Horizonte).
Serão expostas 26 propostas de Intervenção Urbana nas palafitas do bairro Buritis, além de debates acerca de questões importantes relativas à cidade, arte e paisagem urbana, iluminação, o mercado imobiliário e muito mais.
Entrada gratuita.
Espalhe a palavra e fique por dentro de todos os detalhes em outrosterritorios.
com.
brExposição Outros Territórios (Viaduto das Artes) Curadoria e Projeto Expográfico: Vazio S/A Organização: Coletivo Aurora, Eduardo de Jesus, Vazio S/A Design gráfico (folder OT): Marconi Drummond Impressão: Artwork Digital Assessoria de Imprensa: Blank Space Apoio: IAB-MG, Viaduto das Artes, ASBAI Patrocínio: Banco Mercantil do Brasil Local: Viaduto das Artes Av.
Olinto Meireles, 45, Barreiro, 30620-330 Belo HorizonteChamada Internacional Outros Territórios (outrosterritorios.
com.
br) Organização: Coletivo Aurora, Eduardo de Jesus, Vazio S/A Concepção: Vazio S/A Júri: Bráulio Lara (ABB), Davide Sacconi, Eduardo de Jesus, Fracisca Caporali, Lúcia Koch, Marcos Franchini Design Gráfico: Marconi Drummond Webdesign: Aline Coutinho Assessoria Jurídica: Fialho Salles Advogados Assessoria de Imprensa: Blank Space, Anagrama Apoio: Belotur, IAB-MG, Viaduto das Artes, ASBAI, Young Bird Plan Patrocínio: Banco Mercantil do Brasil   No comments | categoria[s]: Exposições | tag[s]: OutrosTerritoriosCompartilhar Ode ao Vazio – edição esgotada 19/04/2019 Publicado em 2017, Ode ao Vazio está com tiragem esgotada desde março de 2019; uma nova edição deve ir ao prelo em breve.
O livro traz textos de Carlos M Teixeira previamente publicados no Vitruvius, portal de arquitetura no Brasil.
 O mais incisivo deles é “Liquefazendo Brasília”, um elogio ao cerrado e uma maneira reversa e onírica de ver a cidade: Brasília não conquistou o cerrado – pelo contrário, o cerrado conquistou a cidade (ou está prestes a conquistá-la).
Apesar das superquadras do Plano Piloto implorarem por mais substância arquitetônica, o que realmente acontece é que os vazios são muito mais eloqüentes que os sólidos: é uma cidade esparsa em meio a um mar de gramíneas que deve ser reconsiderada pelo potencial dessas ervas daninhas ignoradas, que são os protagonistas insidiosos e reais dessa paisagem.
Ode ao Vazio é uma publicação conjunta da Romano Guerra Editora (São Paulo, Brasil) e Nhamerica Platform (Austin, Estados Unidos) e é parte da série Pensamento da América Latina, coordenada por Abilio Guerra, Fernando Lara e Silvana Romano.
imagem: polaroid “Liquefazendo Brasília” No comments | categoria[s]: Notícias | tag[s]: Ode ao Vazio, Ode to the VoidCompartilhar Novo projeto!: mesquita nos Emirados Árabes (II) 18/03/2019 .
.
Mais informações em Mesquita nos Emirados Árabes No comments | categoria[s]: Sem categoriaCompartilhar Em obras: escritório CBM + BMPI, Belo Horizonte 08/03/2019 .
No comments | categoria[s]: Sem categoriaCompartilhar Outros Territórios: 297 inscrições! 25/02/2019 O resultado da Chamada Outros Territórios foi uma ótima surpresa pra todos nós que iniciamos essa empreitada: quase 300 inscrições feitas e 101 propostas entregues!Desde o último dia 12, todos os projetos habilitados e avaliados pelo júri estão publicados na  Galeria online do site outrosterritorios.
com.
br.
O projeto tem como objetivo reunir um conjunto de intervenções efêmeras propostas para o bairro Buritis, possibilitando uma mudança instantânea em sua paisagem por meio da ocupação de “palafitas” de diversos prédios ao mesmo tempo.
Caso as propostas selecionadas sejam instaladas, haverá projeções de filmes, estufas com vapor d’água, turbinas eólicas, instalações artísticas e um oceanário artificial, entre outras possibilidades de ocupação dos espaços privados e vazios.
A próxima etapa será desenvolvermos a expografia da mostra no Viaduto das Artes, cuja data de abertura será anunciada em breve.
Todas as propostas selecionadas e menções farão parte da exposição; eventualmente outras também.
A segunda etapa será a continuação do trabalho de captação de fundos para a efetiva realização da Fase 2 do projeto Outros Territórios.
Esperamos encontrar todos os participantes da Chamada e demais interessados (do bairro Buritis, de Belo Horizonte, de outras cidades, de outros países) na abertura do Viaduto as Artes, quando continuaremos essa discussão.
Os organizadores OT – Vazio S/A, Coletivo Aurora, e Eduardo de JesusImagem: Nuvem, de Juliana Sicuro Corrêa, Vitor Garcez e Larissa Monteiro – um dos sete projetos selecionados pelo júri.
+info: Outros Territorios.
.
No comments | categoria[s]: Sem categoriaCompartilhar Brinquedos para 1000 meninos! 20/02/2019 +info na seção de projetos: 1000 Meninos ver também: Parque H3o.
.
No comments | categoria[s]: Projeto | tag[s]: Objetos de Brincar, Play, Playground, PlayscapesCompartilhar Possibilidade dos vazios: Sobre-aricanduva 05/02/2019 Sobre-Aricanduva é uma mostra de arte urbana por meio de uma instalação a ser realizada sobre o rio Aricanduva – um dos principais afluentes do Tietê – num trecho que será coberto por uma estrutura metálica desmontável.
O local fica na Penha, Zona Leste de São Paulo.
O principal instrumento de transformação do projeto é a ativação de um dos poucos elementos naturais da cidade – mais especificamente, o Aricanduva – por meio da montagem de uma praça temporária sobre as vigas do canal e de um jardim suspenso que será regado com água do próprio rio através de um processo de filtragem natural.
E, desta forma, procura despertar uma questão simples: por que não celebrarmos este rio por meio de um evento (literalmente) sobre o mesmo? Porque não voltarmos aos rios?+ info: Sobre-Aricanduva No comments | categoria[s]: Exposições, Projeto | tag[s]: Rios Urbanos, Sobre-Aricanduva, VazioCompartilhar Reforma do Palácio das Artes 15/01/2019 O Palácio das Artes é o maior centro cultural de Belo Horizonte.
Suas instalações incluem três teatros, quatro galerias de arte, escola de dança e escola de música, além de uma orquestra sinfônica e uma companhia de dança residentes.
Inaugurado na década de 1970, o prédio desde então tem sofrido várias intervenções improvisadas e o resultado é um centro cultural descaracterizado, com várias alterações impensadas que desrespeitam o projeto original.
Vazio S/A propôs um projeto de requalificação do complexo que busca a revalorização dos elementos existentes sem qualquer acréscimo de área construída.
Sua principal mudança será a abertura do Palácio para o Parque Municipal.
Ora, o projeto original do Palácio previa duas entradas: uma pela Avenida Afonso Pena e outra pelo Parque.
Infelizmente, vários itens do projeto original não foram construídos, e é por isso que até o hoje o Palácio, apesar de ter sido construído dentro dos limites do Parque, permanece sem este acesso direto Parque-Palácio.
Nossa proposta parte de um projeto bem anterior, Jardim Morto I (2012), quando participamos do evento Noite Branca no Parque.
Esta intervenção efêmera feita de troncos e galhos representava uma possível abertura do Palácio para o Parque, e é esta mesma abertura que repropusemos agora como uma integração definitiva entre esses dois equipamentos.
No comments | categoria[s]: ProjetoCompartilhar Possibilidade dos vazios: Sub-Arrudas 03/01/2019 Canal do Arrudas: um rio sujo transforma-se num possível jardim subterrâneo.
+info: Sub-Arrudas .
.
.
No comments | categoria[s]: Sem categoria | tag[s]: Possibilidade dos Vazios, Void PossibilitiesCompartilhar Possibilidade dos vazios: lotes atípicos de Nova York 02/01/2019 Nova York é conhecida por sua malha urbana rígida.
Mas na verdade, lotes estreitos, triangulares ou muito pequenos podem ser encontrados em toda a cidade.
Esses lotes são resultado de ruas diagonais, servidões e condições históricas que existiam antes da malha.
Os lotes, devido às suas dimensões atípicas e aos regulamentos de uso do solo, permanecem sem uso.
Irregular Developments, um projeto do escritório Only If Architecture, identifica e cataloga estes estranhos lotes em toda a cidade de Nova York e especula sobre seu potencial com maquetes que demonstram, ao mesmo tempo, suas possibilidades e impossibilidades.
O resultado é uma arquitetura absurdamente mercantilista e deliberadamente fantasiosa.
 +info: Irregular Developments, Only If Architecture  No comments | categoria[s]: Sem categoria | tag[s]: Possibilidade dos Vazios, Void PossibilitiesCompartilhar Lab Sessions @ Anarchlab 19/12/2018 É amanhã! Conferências “Lab Sessions” no Porto (Portugal), com participação do Carlos (Vazio), seguidas de várias SuperBocks.
No comments | categoria[s]: Sem categoriaCompartilhar + antigos categorias arquivo tags links Blogs Diversos Institucionais Utilitários © vazio s/a 2012

Localização como chegar a Vazio S/A