VetMania Clínica e Petshop, Campo Grande - MS

R. Tapajós, 535 - Vila Rica, Campo Grande - MS, 79022-210, Brasil
Campo Grande - MS

VetMania Clínica e Petshop - - Conteúdo Doenças mais comuns nos cães podem ser evitadas através da vacinaçãoO filhote Jimmy completou o 1º ciclo de vacinaçãoCinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenzae leptospirose.
Quem tem um cão na família já escutou pelo menos um dessesnomes.
Todas são doenças comuns nos caninos, transmitidas pelo ar ou contatodireto com cães infectados, e podem ser evitadas através do controle davacinação.
A cinomose, parvovirose e a coronavirose são as doenças maiscomuns, mas “todas são doenças perigosas que podem levar o animal ao óbito”,afirma a Médica Veterinária, Dra.
Mayara Correa.
“A vacinação é importante paraimunização do animal, por se tratar de doenças transmitidas por diversos tiposde vírus ou bactérias, mas a higiene do ambiente em que o animal vive tambémcolabora para a saúde do pet”, completa.
A seguir saiba um pouco de cadauma delas:              Cinomose – causadapelo Vírus da Cinomose Caninca (VCC), tem grau muito elevado de contágio, nãotem tratamento específico e é umas das doenças que mais ameaça a saúde doscães.
Parvovirose – estadoença é muito temida no mundo canino, causa diarreia, vômito, febre edesidratação, pode levar ao óbito rapidamente, principalmente em filhotes.
Coronavirose – afeta diretamenteo trato intestinal e é considerada uma zoonose¹, a doença destaca sintomasbastante parecidos com os da parvovirose, com diarreia de coloraçãoalaranjada sem odor fétido, além de anemia, febre,apatia, cólica, perda de apetite, desidratação e vômito.
Adenovirose – comdois subtipos é o agente transmissor da Hepatite infecciosa e Traqueobronquiteinfecciosa caninaParainfluenza –juntamente com o Adenovírus é um dos agentes responsáveis pela Traqueobronquiteinfecciosa caninca, também conhecida como “tosse dos canis”, causa problemasrespiratórios, febre, perda de apetite, secreções no nariz e olhos, podendo seagravar em filhotes e animais debilitados.
Leptospirose – tambémconsiderada zoonose, nos cães pode causar diarreia, vomito, emagrecimento e aurina pode ficar mais escura, a principal sequela é a doença renal crônica.
A forma mais eficiente deprevenção dessas doenças é a vacinação polivalente, a partir de 6 semanas deidade.
“As vacinas podem ser V8 ou V10, sendo que a V10 inclui outros doistipos de leptospirose, aumentando ainda mais a imunização do cão”, finaliza amédica veterinária.
Consulte sempre o Médico Veterinário.
Clique e veja o calendário de vacinação de pets.
¹Doença transmissível de outros animais vertebradosao homem, e vice-versa, sob condições naturais.
0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterestmarcadores:cinomose,cuidados pet,parvovireose,saúde animal,V10,V8,vacina,veterinária,vetmaniaachei.
  Cuidados com imunização dos pets diminui o risco de doenças Qual foi a última vez que você vacinou o seu amigo? Essa perguntaé feita diariamente nas clínicas veterinárias e petshops e a resposta, namaioria dos casos, é “não sei”.
De acordo com a médica veterinária, especialista em clínica depequenos animais Dra.
Cristiane Knauer, os donos de animais de estimação nãomantem controle de vacinação.
“Muitos nem sabem qual é o ciclo de vacinação decães e gatos”, completa.
As vacinas servem para prevenir algumas doenças e só podem seraplicadas por um médico veterinário.
De acordo com a especialista é muitoimportante seguir o ciclo de vacinação, que já começa com oito semanas de vidado pet, para que haja a real imunização.
“Nos cães são feitas três doses de V8ou V10, duas doses para gripe canina e a primeira para raiva, e nos gatos sãoduas doses de quádrupla felina e uma para raiva, após isso, os laboratóriosrecomendam reforço anual de todas elas”, explica.
Durante o ciclo de vacinação também deve ser feita a vermifugaçãodo pet.
Em animais adultos deve ser realizada a cada quatro ou cinco meses.
“Emlocais que tenha quatro ou mais animais o intervalo entra a vermifugação deveser menor, em torno de três meses”, completa a Dra.
Cristiane.
As vacinas V8 ou V10 são para previnir parvovirose, cinomose,coronavirose, parainfluenza, hepatite, adenovirose e leptospirose.
O médicoveterinário sempre deve ser consultado.
Veja abaixo o info gráfico com o ciclo de vacinação evermifugação: 1 comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterestmarcadores:cuidados pet,saúde animal,vacina,vermifugo,veterinária,vetmaniaachei.
  Alimentação dos pets: cuidados que valem mais saúde Eles também são o que comemSempre ouvimos a frase “você é aquilo que come”.
E para ospets não é diferente.
A alimentação correta dos animais de estimação é muitoimportante para manutenção da boa saúde dos nossos melhores amigos.
A médicaveterinária especialista em clínica de pequenos animais, Dra.
Cristiane Knauer,explica que “uma dieta balanceada, além de fazer muito bem, diminui o volume eo odor das feses e urina”.
A especialista explica que os animais podem comer comida feitaem casa, mas alerta que comida para pet não é resto de comida dos donos.
Aalimentação caseira deve ser balanceada para não levar o animal à obesidade, omédico veterinário pode orientar a melhor dieta para cada caso, “mas esse tipode alimentação aumenta a formação do tártaro, potencializando doençasodontológicas”, completa Dra.
Cristiane.
Atualmente há uma ampla variedade de tipos de ração nomercado.
Esses produtos muitas vezes estão adequados à faixa etária dosanimais, a algumas situações patológicas e até mesmo a diferentes raças.
Amédica veterinária Dra.
Cristiane explica que “as rações de boa qualidade sãobalanceados e não é necessária suplementação”.
Existemno mercado muitos tipos de ração.
As mais populares no preço nem sempre é amelhor opção em nutrição para o pet.
Essas rações são formuladas com proteínasde origem vegetal (milho, soja e farelo de algodão).
“Os pets são animaiscarnívoros e sua alimentação precisa ser rica em proteína de origem animal”,explica a médica veterinária.
As rações de boa qualidade, conhecidas comopremium ou super premium, tem sua formulação baseada em proteínas animal, comoas da carne bovina, frango, ovelha ou peru.
Esses ingredientes são de fácilmetabolização no organismo do pet.
“Consultar o médico veterinário também éimportante para alimentar melhor o seu animal de estimação”, finaliza Dra.
Cristiane.
0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterestmarcadores:alimentação,cuidados pet,saúde animal,tártaro,veterinária,vetmaniaachei.
  Cuidados importantes para viajar com seu petCinto para pet dá mais segurança durante a viagemQuem tem um pet e vai viajar sempre se pergunta, vou levá-loou não? Nos dois casos é necessário tomar alguns cuidados.
A médicaveterinária, especialista em clínica de pequenos animais, Dra.
Cristiane Knauer,lembra que se não for levar o animal precisa deixar alguém para cuidar oulevá-lo a um pet-hotel.
“Alguém precisa trocar a água, dar comida e higienizaro ambiente em que o animal estiver”, destaca.
Caso tenha optado por levar o animal, a médica veterinárialembra que o cuidado com a saúde do pet deve ser a principal preocupação.
“Oanimal precisa estar com boa saúde e deve estar com as vacinas e a vermifugação emdia, com esses cuidados a viagem tem grandes chances de ser muito divertida”,afirma a especialista.
Viagem de carroNas viagens de carro o processo é mais simples.
Para nãocometer infração de trânsito e não correr o risco de levar uma multa, a médicaveterinária explica que animal deve ficar no banco traseiro e sem colocar acabeça pra fora, “o pet precisa ficar afivelado ao cinto de segurança, existemacessórios específicos para isso”, lembra.
Animais com comportamento mais agitado devem ser levados emcaixa de transporte.
“Alguns podem até ser sedados para não se machucarem oucorrer o risco de se sentir mal”, afirma a Dra.
Cristiane.
As bolsas de viagem estão cada vez mais comuns Viagem rodoviária,ferroviária, aérea ou marítimaNas viagens de ônibus, trem ou avião sempre será necessárioo atestado de saúde animal expedido por um médico veterinário, carteirinha devacinação e caixa de transporte.
“Os animais silvestres precisam de autorizaçãoespecial do IBAMA”, completa a médica veterinária.
Antes mesmo de comprar as passagens você deve procurar aempresa e saber a política de transporte de animais de estimação.
“Cadacompanhia tem uma regra, na maioria dos casos animais com mais de 10kg viajamno compartimento de bagagem”, afirma a Dra.
Cristiane.
A maioria das companhias marítimas simplesmente proíbeo transporte de animais.
Em alguns navios de luxo é permitido, mas o pet vai umespaço específico e você dificilmente vai poder andar com seu amigo pelaembarcação.
Veja o vídeo do Programa "Mais Estilo - Seu jeito diferente de ser" sobre viagem com pets, com a Dra.
Cristiane Knauer: http://www.
youtube.
com/watch?v=BSPIufeuyw8 0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterestmarcadores:cuidados pet,hotel,saúde animal,vacina,vermifugo,veterinária,vetmania,viagem petachei.
  Cirurgias também são comuns nos petsCirurgia em pets é tão comum como em humanosOs pets, assim como todos os animais, incluindo nós sereshumanos, estão sujeitos a variados tipos de doenças.
Em alguns casos sãonecessárias intervenções cirúrgicas.
De acordo com a médica veterinária, especialista em clínicade pequenos animais, Drª Cristiane Knauer, de maneira geral, todos os tipos decirurgias realizadas em seres humanos podem ser feita nos pets.
“As cirurgiasde transplante ainda não são comuns, mas já existem projetos de pesquisa bemavançados”, completa.
De acordo com a especialista o procedimento cirúrgico maiscomum em pets é a castração.
“Esse tipo de cirurgia é importante não só para ocontrole populacional de cães e gatos, mas também para prevenção de doenças,como a piometra nas fêmeas e câncer de próstata nos machos”, completa.
Ainda segundo a especialista, a castração estabiliza ocomportamento do pet, inibe a agressividade por disputa sexual, além dediminuir a demarcação de território, afinal os pets urinam pela casa toda.
Cirurgia EstéticaSegunda a Drª Cristiane as cirurgias estéticas de corte derabo (caudectomia) e orelha (conchotomia), por recomendação do Conselho Federalde Medicina Veterinária (CFMV) não devem ser realizadas.
“Apenas os animais quetenham algum problema grave poderão ter membros amputados”, completa.
Saiba um pouco mais no vídeo abaixo: 0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterestmarcadores:cirurgias,cuidados pet,saúde animal,veterinária,vetmaniaachei.
  Tudo pronto para a viagem.
Mas e o pet?Sempre que surge oportunidade ou um feriado prolongado o brasileiro gosta fazer pequenas viagens.
Visitar família ou amigos que moram em outra cidade, relaxar em um resort no final de semana, ir à fazenda respirar o ar puro do campo, entre tantas outras opções.
O que a gente busca mesmo é sair da rotina, se desligar da correria do dia-a-dia e recarregar as baterias.
Mas se você tem um pet, sabe que na maioria das vezes ele não pode ir junto.
A opção mais econômica é deixá-lo em casa e pedir para alguém cuidar.
Colocar comida, trocar a água e limpar o “cantinho” dele todos os dias, é o mínimo que se deve fazer por esse grande amigo.
Outra opção é deixá-lo hospedado em um pet-hotel, e para isso alguns cuidados são necessários.
A médica veterinária, Drª Cristiane Knauer, alerta que assim como para a viagem, a hospedagem do seu pet também deve ser programada.
A especialista explica que antes de escolher o local de hospedagem o proprietário deve se informar onde o animal vai ficar.
“Visitar o local, verificar as condições de higiene e segurança, e conversar com médico veterinário responsável é muito importante”, comenta.
Também não se pode esquecer que é preciso deixar as vacinas e o controle de ectoparasitas em dia.
Segundo a Drª Cristiane, para que o pet se sinta mais a vontade em sua estadia fora de casa, o dono deve levar a cama, o cobertor e os brinquedos do animal para o pet-hotel.
Também é recomendado levar a ração e os comedouros, “isso evita mudanças na alimentação e diminui o risco de o animal não comer normalmente”, explica.
Outro alerta é para os animais muito ariscos ou agressivos, que não convivem com outras pessoas e animais.
“Esses animais dificilmente terão vaga para hospedagem”, enfatiza.
Quanto aos filhotes ou animais portadores de necessidades especiais, a médica veterinária orienta que se deve evitar a hospedagem, “mas se não tiver outra saída o médico veterinário responsável deve ser informado para que o tratamento seja diferenciado”, finaliza.
0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterestmarcadores:cuidados pet,hotel,saúde animal,vacina,veterinária,vetmaniaachei.
  Tártaro: prevenir é fazer mais pela saúde do seu pet O tártaro deixa os dentes amarelados e pode causar doenças Quem nunca chegou perto do seu pet para ter aquela conversa e sentiu um cheiro forte na boca dele? Esse mau cheiro é, na maioria dos casos, causado pelo acúmulo de bactérias nos dentes.
As bactérias se alimentam dos restos de comida, forma o tártaro, que causa o temido mau cheiro e, ainda pode provocar outras doenças.
A médica veterinária Dra.
Cristiane Knauer diz que o tártaro é um processo normal, com possibilidade de tratamento e prevenção.
“A grande maioria dos animais não tem os dentes escovados após cada refeição”, justifica a especialista.
O tártaro deixa nossos amigos com aspecto sujo, pode causar salivação e hipersensibilidade, diminuindo o apetite do pet além de outras doenças, explica a médica veterinária.
  “O problema maior são as doenças na cavidade bucal, aumentando o risco de bactérias entrarem na corrente sanguínea causando outras doenças sistêmicas, atacando o coração, rins e fígado”, completa a Dra.
Cristiane.
Tratamento e prevençãoEstar atento à boa saúde do seu pet é a dica principal.
Cuidar da alimentação, usando rações de boa qualidade, dar ossinhos ou palitos e escovar o dente do seu animal, pode evitar que o tártaro evolua rapidamente, além de prevenir uma gengivite.
De acordo com a médica veterinária, em cada caso pode ser adotado um procedimento diferente.
“Os casos mais avançados, em que o animal ainda não desenvolveu doença bucal ou sistêmica, a limpeza do tártaro através da curetagem é o mais indicado”, completa.
Para cada tipo de doença sistêmica existe um tratamento.
“O médico veterinário deverá sempre ser consultado”, lembra a Drª.
Cristiane.
A VetMania oferece serviços de escovação de dentes e limpeza de tártaro.
Para escovar o dente do seu animal basta solicitar ao atendente na hora de levar o seu pet para o banho ou tosa.
No caso de limpeza de tártaro é necessário marcar consulta de avaliação através do telefone 3352.
3992.
0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterestmarcadores:cuidados pet,saúde animal,tártaro,veterinária,vetmaniaachei.
  Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Google+saúde animalcuidados petveterináriavetmaniavacinavermifugohoteltártaroV10V8alimentaçãocarrapatoscinomosecirurgiasleishmanioseparvovireoseviagem petPostagens Atom PostagensComentários Atom Comentários

Localização como chegar a VetMania Clínica e Petshop