Acupuntura - Dra Daniela de Paula, Campinas - SP

R. Santa Cruz do Rio Pardo, 615 - Jardim Nova Europa, Campinas - SP, 13040-085, Brasil
Campinas - SP

Acupuntura - - Acupuntura quinta-feira, 9 de outubro de 2014 Acupuntura em recém-nascidos alivia cólicas e outros desconfortosPara aliviar cólicas e até refluxo em recém-nascidos os pais podem buscar métodos alternativos, como a acupuntura.
Não importa se o bebê tem dias de vida pois as sessões são feitas com o recém-nascido dormindo ou no momento que é amamentado pela mãe.
“Na maior parte das vezes, a aplicação é realizada sem que o bebê sequer perceba o que está acontecendo”, explica a psicóloga e acupunturista Erica de Paula, 28.
Ela diz que a acupuntura nas crianças pode ser muito útil para minimizar outros desconfortos, prevenir doenças e “equilibrar desarmonias”.
Ela explica que a técnica e a duração da sessão varia conforme a idade da criança.
  “Os pontos são estimulados um de casa vez, durante pouco tempo.
Já nos adultos o paciente fica, em média, 25 minutos com as agulhas.
As agulhas nas crianças são retiradas tão logo a criança mostre algum sinal de desconforto”, explica.
A agulha utilizada nas crianças, diz Erica, é da espessura de um fio de cabelo e tem um menor comprimento também.
“A aplicação é praticamente indolor e feita com muito cuidado e paciência”.
A produtora Priscilla Debatista Pereira Brito Produtora, 34, fez acupuntura antes de engravidar, durante a gestação e faz na filha Alice, 4 meses, desde que a menina tinha poucos dias de vida.
A mãe conta que ajuda bastante no alívio de cólicas, prisão de ventre e também no congestionamento nasal.
Segundo ela, é feita apenas uma sessão por semana e são deixados uns pontinhos na orelha que são sempre estimulados.
“Busquei uma forma de cura ou de alívio sem precisar de nenhum medicamento”, comenta.
Ela brinca que vai continuar com as sessões até a filha ‘cansar’.
“Não penso em um prazo específico, mas acredito que com o tempo vamos diminuindo a frequência por uma questão de não ser mais necessário mesmo.
Mas, no dia que precisar farei o uso de acupuntura novamente”, comenta.
Durante a gravidez, ela diz que a acupuntura também a ajudou a aliviar os enjoos e dores nas costas.
A quantidade de sessões depende do objetivo do tratamento, podendo ser uma sessão avulsa (para resolver uma crise aguda), um plano de cinco ou 10 sessões, e até mesmo uma manutenção semanal ou quinzenal para problemas mais crônicos.
A acupuntura pediátrica também é muito utilizada em crianças um pouco maiores e ajuda em questões como dificuldades relacionadas ao sono, problemas respiratórios, alergias, falta de apetite, dificuldades de aprendizagem, problemas motores, quadros inflamatórios ou infecciosos.
“É importante lembrar que a acupuntura é um tratamento eficaz e sem efeitos colaterais, mas que não substitui o tratamento médico, que muitas vezes também é necessário”, orienta.
Segundo Erica, em crianças maiores (entre seis messe e 2 anos, por exemplo) é mais difícil a aplicação pois nesta faixa etária eles ficam menos parados e, em muitos casos, tem medo de agulhas por conta das vacinas, por exemplo.
“Nesse caso, podem ser utilizados outros recursos como laser ou esferinhas de estimulação – as famosas “sementinhas”, que atualmente já se encontram em versão ouro, prata e cristal”, comenta.
Ela diz que o laser e as esferinhas podem ser aplicados ao longo do corpo ou apenas na orelha (auriculoacupuntura).
Já nas crianças acima de 2 anos, a aplicação ocorre de maneira mais natural pois já é possível explicar o tratamento de forma lúdica e realizar a aplicação com o total consentimento deles.
Erica diz que a maioria das mães que levam seus bebês para fazer acupuntura são mulheres que fizeram a acupuntura durante a gestação.
“Elas recorreram ao mesmo método com os filhos porque já conheceram a efetividade do tratamento e ausência de efeitos colaterais”, comenta.
A acupunturista aconselha sempre procurar um profissional habilitado e buscar referências sobre ele com outros pacientes.
O conteúdo deste blog tem caráter informativo e não substitui consultas médicas.
Fonte: Folha de S.
PauloData: 18/02/2014Postado porDaniela de Paulaàs11:49Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Acupuntura,Cólica,Recém-nascido,Refluxo quarta-feira, 8 de outubro de 2014 Acupuntura para o tratamento médico infantilQuando se fala em acupuntura logo se imagina numa senhora deitada e cheia de agulhas espalhadas pelo corpo.
Mas saiba que essa medicina alternativa também vem sendo utilizada no tratamento de várias doenças infantis.
Os pontos estimulados no bebê ou criança são os mesmos pontos utilizados no adulto.
A diferença está em como fazer.
Nascida na China há mais de 4 mil anos, a técnica consiste em estimular pontos específicos do corpo onde se encontram muitas terminações nervosas, usando agulhas, calor, laser, pressão dos dedos, ventosas ou eletrodos.
Como a maioria das crianças se apavora só de se falar em agulhas ou são mais agitadas, podendo retirar as agulhas antes do tempo, a acupuntura é realizada com laser ou pressão.
Calor ou correntes elétricas também podem assustar a criança e esta pode não aderir bem ao tratamento.
As agulhas normalmente são usadas apenas em crianças maiores de cinco anos.
As crianças são mais sensíveis às dores e por isso as agulhas são colocadas superficialmente, cujas sessões têm um tempo menor (de cinco a dez minutos) e não se estimula mais de dez pontos numa sessão.
Contra bronquite, cólica e xixi na cama - As doenças infantis que encontram resultados altamente satisfatórios no tratamento com a acupuntura são as doenças respiratórias, entre as quais a asma, bronquite e rinite, enurese noturna (fazer xixi na cama enquanto dorme), distúrbios do sono e dores como enxaqueca e cólicas.
“Os pontos estimulados liberam neurotransmissores que reforçam a secreção de substâncias que têm efeitos analgésicos, antiinflamatórios e de imunização" explica Hong Jin Pai, médico da equipe de Acupuntura do Centro de Dor do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP.
Os resultados nas crianças aparecem mais rapidamente principalmente se os pais não mostrarem apreensão aos filhos quando o tratamento estiver sendo realizado.
Assim os pequenos se sentem mais confiantes no médico.
A cura pode existir somente com a acupuntura, assim como pode ser um tratamento simultâneo com medicações.
O que pode acontecer é a redução no uso das medicações e dos sintomas da doença.
Ainda a acupuntura pode ser usada para amenizar os efeitos colaterais que alguns medicamentos podem trazer.
Sem contra-indicações - Fazer acupuntura para prevenção em crianças saudáveis não é necessário.
Uma criança que tem crises de asma no período do inverno pode fazer sessões durante o outono para fortalecer o seu sistema imunológico, amenizando os sintomas ou mesmo espaçando o aparecimento das crises.
O tratamento não tem contra-indicações e não traz efeitos colaterais se for realizado por um profissional especializado em acupuntura.
Dicas O conteúdo deste blog tem caráter informativo e não substitui consultas médicas.
Fonte: Guia do bebêPor: Bruno RodriguesPostado porDaniela de Paulaàs08:17Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Acupuntura,Crianças terça-feira, 23 de setembro de 2014 Acupuntura pode ser boa aliada no combate ao estresse Melhoras costumam ser notadas a partir da quarta sessão Como pode uma agulha colocada em uma área qualquer do corpo levar à redução do estresse, um problema inicialmente emocional? "É que cada ponto utilizado na acupuntura corresponde a uma região específica do cérebro", explica o presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba), Ruy Tanigawa.
Assim, o método mexe com neurotransmissores responsáveis por sintomas do estresse como ansiedade, irritabilidade, apatia, depressão, sono perturbado, libido reduzida, hipersensibilidade emocional, dificuldade de concentração e menor disposição para atividades físicas.
  A acupuntura é desenvolvida há mais de quatro mil anos na China, mas só em 1995 foi reconhecida como técnica medicinal no Ocidente.
O método consiste em espetar agulhas de fina espessura (chegam a ser 50% mais finas que as agulhas utilizadas em injeções) em pontos específicos do corpo com o objetivo de aliviar determinado tipo de desconforto.
  A eficácia da acupuntura no tratamento do estresse foi analisada em um estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.
A pesquisa tratou 20 adultos, sendo 15 mulheres e cinco homens, de 27 a 65 anos, com quadros de estresse.
Após dez sessões individuais, com frequência semanal e duração de aproximadamente 50 minutos, constatou-se diminuição de 75% da presença de estresse.
  Segundo Tanigawa, na prática, poucos pacientes procuram consultórios de acupuntura para tratar estresse.
"O que acontece é que a pessoa vai para por outro motivo e, depois de um tempo em tratamento, nota uma sensação de bem-estar que não costumava ter e conclui que estava estressada".
  Como agem pela via nervosa, praticamente todas as aplicações de agulhas levam à liberação de substâncias como endorfina e serotonina, que têm poderes calmantes e antidepressivos.
Nesses casos, o estresse vai embora como consequência da cura de outro problema.
  Quando a reclamação do paciente é sobre estresse, o tratamento volta-se especificamente para essa questão.
"Se está em uma situação de perigo, todo animal precisa de um pouco de estresse para sobreviver.
O que o corpo faz é produzir mais cortisol, que vai levar o cérebro a usar menos energia a partir da glicose.
Daí, essa glicose pode ser mandada para os músculos, para que o bicho tenha forças para fugir", explica o especialista.
Acontece que, quando a pessoa fica estressada por muito tempo, começa a sempre fabricar cortisol em medidas anormais.
O que a acupuntura faz para resolver o distúrbio é equilibrar as glândulas suprarenais, responsáveis pela produção de cortisol.
  O presidente da Amba ressalta que os tratamentos com acupuntura são muito pessoais.
"Como os efeitos variam muito de paciente para paciente, não existem pontos que, quando acionados, resolvem o problema de todos.
É preciso descobrir a combinação perfeita de pontos para cada indivíduo", diz.
A quantidade de sessões necessárias também depende de cada pessoa.
"Em alguns casos, os resultados são imediatos.
Mas, geralmente, por volta da quarta ou quinta aplicação, a diferença já é sentida", afirma Tanigawa.
  Para quem tem muito medo das espetadas - que é bom lembrar, não machucam -, existe o chamado Stiper, que são pastilhas macias produzidas com silício cristalizado e aglutinado com celulose vegetal, dois elementos 100% naturais, sem efeitos colaterais e sem contraindicações.
O silício é o mais potente ordenador de ondas e frequências e tem um grau de eficiência muito próximo ao das agulhas.
O adesivo é mantido na pele por um período de três a seis dias e, depois, retirado pelo próprio acupunturista.
  O conteúdo deste blog tem caráter informativo e não substitui consultas médicas.
Fonte: Minha VidaData: 10/12/2010 Postado porDaniela de Paulaàs13:00Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Acupuntura,Estresse,Stiper sexta-feira, 19 de setembro de 2014 O Gengibre - Um Anti-inflamatório NaturalDurante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão.
O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite.
Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc.
Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação.
Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas.
Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais.
Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre.
Segue algumas dicas para você ter uma boa dose diária de gengibre: Como preparar o chá de Gengibre: O conteúdo deste blog tem caráter informativo e não substitui consultas médicas.
Postado porUnknownàs00:00Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Chá,Dietoterapia,Gengibre,MTCLocal:Campinas - São Paulo, República Federativa do Brasil quinta-feira, 18 de setembro de 2014 Acupuntura em cinco pontos da orelha ajuda a emagrecerUm novoestudo coreano aponta que sessões de acupuntura podem ajudar a emagrecer.
Pacientes com sobrepeso que receberam estímulos com as agulhas em cinco pontosespecíficos da orelha tiveram uma redução média de 6,1% no índice de massacorporal (IMC) após oito semanas de tratamento, além de diminuição da gorduracorporal, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, dia 16, pelapublicação científica Acpunture in Medicine.
A revista é parte do grupo BritishMedical Journal (BMJ), um dos mais conceituados da área médica.
Foramanalisados 91 adultos com sobrepeso.
Eles foram orientados a seguir um padrãoalimentar específico, com a exclusão de alguns alimentos, como petiscos, carnee farinha de trigo.
Além disso, foi solicitado que, durante o tratamento, nãorealizassem mais exercícios físicos do que estavam acostumados.
Todos osparticipantes passaram por testes no início, no meio e no final do tratamento,para verificar o IMC, a circunferência abdominal, a porcentagem de gorduracorporal e o nível de pressão arterial.
Os voluntários.
Para avaliar a influência da acupuntura no emagrecimento, os pesquisadoresdividiram os participantes em três grupos.
Foram designados 31 voluntários,escolhidos aleatoriamente, para receber o tratamento em cinco pontos da orelhaque popularmente são estimulados em clínicas da Coreia para tratar a obesidade.
Para os praticantes da técnica, cada ponto corresponde a uma parte ou sensaçãodo corpo.
Ospontos estimulados foram regiões correspondentes a baço, estômago, apetite esistema endocrinológico, além de um local considerado chave, chamado Shen-men,ou porta da mente.
As agulhas eram mantidas nesses pontos com uma fita adesivacirúrgica durante uma semana e, depois, o procedimento era refeito, até quefossem completadas as oito semanas.
Outros30 voluntários passaram por sessões de acupuntura com o estímulo em apenas umponto da orelha – relacionado ao apetite.
Os demais participantes receberam umtratamento placebo, em que as agulhas eram retiradas imediatamente após teremsido inseridas.
Os pesquisadoresrelataram no artigo que as diferenças entre os grupos começaram a aparecer apósquatro semanas de tratamento.
Enquanto a redução no IMC foi de 6,1% para aspessoas que receberam estímulos em cinco pontos da orelha, e diminuição foi de5,7% entre aquelas estimuladas em apenas um ponto.
Já no grupo que recebeu otratamento placebo não houve alteração no IMC.
Voluntáriosque receberam agulhas em cinco pontos das orelhas também tiveram uma diminuiçãoda taxa de gordura corporal, situação que não foi observada entre os demaisparticipantes.
Não houve diferenças significativas na pressão arterial entre osgrupos.
* Oestudo foi custeado pela Fundação Nacional de Pesquisa da Coreia, financiadapelo governo da Coreia.
Os autores declararam no artigo que não há conflito deinteresses envolvido.
  Oconteúdo deste blog tem caráter informativo e não substitui consultas médicas.
Fonte: Blog Pílulas – Estadão Por:Giuliana ReginattoData: 18/02/2013Postado porDaniela de Paulaàs06:28Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Auriculoterapia,Emagrecimento sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 Vantagens e desvantagens do tratamento com acupuntura A acupuntura é uma pratica que se tornou popular desde os tempos antigos na China.
Sua popularidade se conservou através dos tempos devida à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.
Podemos citar os seguintes tópicos como sendo os mais indicativos no que se refere à qualidade de acupuntura: 1.
Inúmeras possibilidades de aplicação: 2.
Diminuição do uso de medicamentos: 3.
Segurança no tratamento: 4.
Complementa as lacunas da medicina moderna: Podemos citar três aspectos básicos, que consideramos desfavoráveis à acupuntura: O temor despertado pelas próprias agulhas, por isso, muitos outros métodos de estimulação têm sido desenvolvidos na esperança de substituir as agulhas, mas ainda não se conseguiram os mesmos efeitos que as agulhas oferecem.
A acupuntura exige um longo período de tratamento de perfeição e de maestria manual do terapeuta, o que requer longos anos de aprendizado.
O tratamento com acupuntura requer varias sessões semanais, já que ele age no nivel energético humano promovendo o reequilíbrio do organismo.
O conteúdo deste blog tem caráter informativo e não substitui consultas médicas.
Postado porUnknownàs05:05Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Acupuntura,Auriculoterapia,Contra-indicações,IndicaçõesLocal:Campinas - São Paulo, República Federativa do Brasil sexta-feira, 4 de janeiro de 2013 Indicações da Acupuntura Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, MTC, o foco é identificar as causas das doenças e não simplesmente aliviar sintomas.
Por exemplo: no caso de um paciente com sintomas de gastrite, a prioridade é investigar a origem do problema - que neste caso pode ser estresse.
A MTC oferece inúmeras ferramentas com o objetivo de equilibrar o organismo como um todo.
É um tratamento de natureza preventiva que aumenta a resistência do organismo e fortalece sua capacidade de defesa imunológica.
  Veja abaixo algumas indicações do tratamento com acupuntura: O conteúdo deste blog tem caráter informativo e não substitui consultas médicas.
Postado porUnknownàs04:59Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:Acupuntura,Auriculoterapia,IndicaçõesLocal:Campinas - São Paulo, República Federativa do Brasil Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem sou euVisualizar meu perfil completoAtendimento em CampinasEntre em contato para marcar uma avaliaçãoFone: 3304-0052Arquivo do blog

Localização como chegar a Acupuntura - Dra Daniela de Paula