Andreza Porfírio, Recife - PE

Empresarial Renato Dias, sala 209 - Avenida Governador Agamenon Magalhães, 4318 - Paissandu, Recife - PE, 52010-040, Brasil
Recife - PE

Andreza Porfírio – Psicóloga Clínica - Andreza Porfirio, Psicóloga Clínica em Recife, Psicóloga em Pernambuco, Psicologia na cidade do Recife, crianças, adultos, adolescentes, depressão, estresse, felicidade, Saúde - Pular para o conteúdo Psicóloga Clínica Menu Depressão em homens 05/24/201605/24/2016 Infelizmente, a imagem da depressão como uma condição feminina pode manter os homens que estão clinicamente deprimidos distantes de reconhecer os sintomas da depressão.
A depressão é uma doença que perturba as relações, interfere no trabalho e nas atividades diárias.
Os sintomas mais comuns são perda de interesse em atividades normalmente prazerosas, fadiga, alterações do apetite, distúrbios do sono, e apatia.
Nos homens os sintomas costumam ser semelhantes aos sintomas de depressão em mulheres.
No entanto, os homens tendem a expressar esses sintomas de forma diferente.
Continuar lendo → A busca pela felicidade 12/09/201510/19/2016 A maioria das pessoas acredita que, se trabalhar mais, terá sucesso, e então será feliz.
No entanto, toda vez que você atinge uma meta, seu cérebro mudará de objetivo.
 E assim, você não perceberá quando chegar à “felicidade”.
Iniciando um novo ciclo e perpetuando a eterna busca pela felicidade.
A felicidade não é apenas uma consequência do que acontece no exterior, mas uma combinação entre o que acontece no exterior e a maneira como enxergamos esses acontecimentos.
Para o pesquisador Shawn Achor a nossa felicidade depende apenas de 10% do que acontece no mundo externo.
Os outros 90% dependem exclusivamente da maneira como enxergamos a realidade.
É como se tivéssemos uma lente que determina a maneira que o nosso cérebro lida com as coisas.
Continuar lendo → Você é uma pessoa resiliente? 10/17/201503/22/2016 Resiliência significa a habilidade de ajustar-se criativamente para enfrentar momentos difíceis, mantendo a esperança e a saúde mental.
Pessoas resilientes, tornam-se mais fortes após acontecimentos estressantes, pois elas adaptam-se a diferentes situações com maior facilidade e assim aprendem novas formas de lidar com os acontecimentos da vida.
Resumidamente, resiliência significa “recuperação” depois de um período de grande dificuldade.
A resiliência depende de algumas condições, mas de um modo geral, é comum encontrarmos em pessoas mais confiantes em si mesmas e mais otimistas, que percebem que são responsáveis por suas escolhas, que prezam a autonomia, que estabelecem e preservam vínculos sociais e familiares e que são mais flexíveis no que diz respeito à mudança de posicionamentos, sentimentos e pensamentos.
Aprender, adaptar-se…isso é ser resiliente.
A boa notícia é que pode ser aprendida e desenvolvida.
Aqui estão 10 dicas que podem ajudar você nesse processo.
Continuar lendo → A psicoterapia na abordagem gestáltica 10/09/201503/22/2016 A Gestalt-Terapia apresenta-se como uma abordagem fenomenológico-existencial, ou seja, é uma psicoterapia vivencial que ressalta a consciência do aqui-e-agora, através do foco de como o fenômeno nos é apresentado.
É uma abordagem que se interessa mais pelo “o quê” das situações e menos pelo “porquê” de estarmos vivenciando determinado acontecimento, isso quer dizer, que ao buscarmos o “quê” nos propomos, também, a buscar novas maneiras de lidar com a mesma situação, na Gestalt-Terapia há o incentivo para a redescoberta daquilo que está dado, porém com uma postura diferente e uma nova atitude ao buscar formas de lidar com o presente.
Nesse sentido, o Gestalt-terapeuta, através da relação estabelecida entre cliente/terapeuta, focaliza sua atenção para o que está no aqui-e-agora, no que é visível, presente, pois o que está no presente certamente conserva elementos do passado.
Continuar lendo → Estresse e a influência na saúde 10/03/201503/22/2016 O estresse se caracteriza por um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido.
Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (como por exemplo a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, pudessem escolher entre lutar ou fugir.
É através da ação desses mediadores que, em um momento de pavor, o batimento cardíaco e a pressão arterial aumentam, o sangue é desviado do aparelho digestivo e da pele, para os músculos que precisam estar fortalecidos para o combate ou para a fuga.
Vencido o desafio, vem a fase do pós-estresse.
Quem já passou por um susto grande sabe que depois as pernas ficam trêmulas e, às vezes, andar se torna uma tarefa muito difícil.
Continuar lendo → Transtorno do “mau humor”, você já ouviu falar? 09/30/201503/22/2016 O transtorno do “mau-humor” também conhecido por distimia é um transtorno mental que envolve múltiplos fatores, entre eles destacam-se a hereditariedade, disfunções neuroquímicas e fatores pessoais.
As pessoas afetadas pela distimia costuma apresentar uma constante irritabilidade e a persistência de um humor deprimido, porém numa escala bem menor que na depressão, além de inúmeros sintomas físicos, os quais acabam fazendo com que os indivíduos procurem os médicos com queixas vagas e mal definidas.
Geralmente essas pessoas são interpretadas como “sem graça”, ranzinza”, “negativa”, e por esse motivo são muitas vezes tratadas com descaso e indiferença.
Muitos passam anos acreditando que os sintomas da distimia fazem parte do seu modo de ser e descobrem a distimia apenas quando há a ocorrência de outro transtorno mental associado, como por exemplo, um episódio depressivo maior.
Para o tratamento é recomendado intervenção psicoterápica, que conduzirá o paciente por um processo de (re)significação, que proporcionará autonomia e melhora na qualidade de vida.
Também é recomendada a orientação psiquiátrica, pois em alguns casos há a necessidade do uso de medicamentos como estabilizadores do humor e antidepressivos.
Continuar lendo → Pesquisar por: Estamos no Facebook Tópicos recentes

Localização como chegar a Andreza Porfírio