Associação Cavaleiros da Cultura, Rio Novo - MG

Rua Comendador Filgueiras, 14 - Centro, Rio Novo - MG, 36150-000, Brasil
Rio Novo - MG

Associação Cavaleiros da Cultura - - Search for: Exit Associação Cavaleiros da Cultura Main navigation Contato Search open Home OS CAVALEIROS DA CULTURA A Associação Cavaleiros da Cultura, criada em 2008, desenvolve projetos de incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes.
Como instrumento, a instituição escolheu as cavalgadas culturais – viagens com doações de livros – apostando em regiões distantes do país, fora do eixo das grandes cidades.
Além disso, o grupo se dedica, ainda, à capacitação de professores da rede pública de ensino, através de parcerias com pedagogos e professores.
850.
000 LIVROS ENTREGUES 10.
000 KM PERCORRIDOS 102 CIDADES VISITADAS + SOBRE OS CAVALEIROS CAVALGADAS A primeira expedição literária ocorreu em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da “Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer”, idealizada por seu neto Carlos Oscar Niemeyer.
Partindo de Goianá (MG), a homenagem ao maior arquiteto brasileiro consistiu na distribuição de 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo, com o apoio da Paulus Editora, por meio do Programa Direito e Cidadania.
.
Foram 813 quilômetros percorridos até a cidade de Barretos (SP), em 19 dias de atividades intensas.
Devido ao expressivo sucesso da cavalgada, seus integrantes decidiram levar o projeto adiante.
Em setembro de 2008, oficializaram a criação da ACC e elaboraram um estatuto próprio.
PRÓXIMA CAVALGADA ITABIRA    RIO NOVO PRECISAMOS DE SUA AJUDA PARA LEVAR CULTURA PARA MAIS CRIANÇAS COLABORE SAIBA MAIS COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:        Cavalgada Cultural lembra 30 anos sem Drummond e abre caminhos para Fliminas 2017 A cidade de Itabira vai ser o ponto de partida de mais uma expedição dos Cavaleiros da Cultura.
Em dez dias, o grupo vai percorrer 400 quilômetros até a cidade de Rio Novo, na Zona da Mata, onde tem sede.
A viagem é o pontapé inicial para a FLIMINAS 2017 – Festa Literária de Minas […] + Leia mais Cavalgada Cultural Brasília 50 Anos A Cavalgada Cultural Brasília 50 anos teve início em Junho de 2009.
Os Cavaleiros da Cultura saíram do Museu de Arte Moderna de Niterói, uma obra de Niemeyer, com 57 mil livros, doados pela editora Paulus, por meio do Programa Direito e Cidadania, na bagagem.
Em 22 dias, o grupo percorreu 650 Km doando os […] + Leia mais Cavalgada do Centenário A Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer idealizada por Carlos Oscar partiu de Goianá, município localizado a 40 Km de Juiz de Fora, Minas Gerais, no dia 28 de julho de 2007, com destino a Barretos, em São Paulo, onde participaram da abertura da 52ª Festa do Peão Boiadeiro, ocasião em que Niemeyer foi homenageado.
Durante 18 […] + Leia mais + MAIS CAVALGADAS NOSSAS AÇÕES ACC é agraciada com selo digital do Instituto Pró Livro Veja mais + MAIS AÇÕES FESTA LITERÁRIA DE MINAS GERAIS FliMinas homenageia Fernando Sabino em 2018 A Festa Literária de Minas Gerais (FliMinas), edição 2018, terá como homenageado Fernando Sabino.
A escolha foi definida pela Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) após reunião com a equipe organizadora do evento e contato com a família do autor.
Além de um dos mais importantes escritores mineiros do século XX, Fernando Sabido foi contista, jornalista, […] + Leia mais FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO FLIMINAS Responda a esta pesquisa e nos ajude a saber como foi para você a experiência de ter participado da FliMinas – Edição Drummond.
Sua contribuição será muito importante para a Associação Cavaleiros da Cultura conhecer melhor o perfil do público e, assim, aprimorar o evento.
+ Leia mais Atriz Catarina Abdalla bate papo com público da FliMinas A atriz Catarina Abdalla é mais uma atração confirmada na Festa Literária de Minas Gerais.
Ela irá participar de um bate-papo com o público no sábado, dia 19, às 16h30 na Tenda Drummond.
Veterana em cinema e TV, Catarina fez sucesso na década de 80 como a Ronalda Cristina de “Armação Ilimitada” (TV Globo).
A estreia […] + Leia mais A Natureza Pura e Maltratada: exposição de Ney Araújo integra programação da FliMinas “A natureza pura e maltratada”, é com essa mostra que Ney Araújo chega a Rio Novo para a FliMinas.
A exposição reúne esculturas cuja matéria foi colhida pelo próprio artista plástico, em suas andanças pelo interior de Minas Gerais.
Ney Araújo é natural de Descoberto, cidade da Zona da Mata, localizada entre montanhas e matas, onde […] + Leia mais Márcio Vesoli comandará apresentação da FliMinas – Edição Drummond O ator Márcio Vesoli irá comandar a apresentação da Festa Literária de Minas Gerais – Edição Carlos Drummond de Andrade, de 17 a 20 de agosto.
 Márcio Vesoli trabalha como mediador entre a platéia e a atração artística.
Em sua apresentação haverá uma contextualização da trajetória dos convidados e da importância da participação deles no evento.
[…] + Leia mais Programação Fliminas para Download Baixe aqui o folder oficial da FliMinas Edição Drummond.
Imprima e programe-se! FOLDER FRENTE FOLDER INTERIOR   + Leia mais Autora Paulus: Andrea Viviana Taubman tem encontro marcado com crianças e professores na FliMinas Escrevendo os livros que gostaria de ter lido na infância, a autora Andrea Viviana Taubman é mais uma atração confirmada na FliMinas – Edição Drummond.
A contadora de histórias encontrará o público em dois momentos.
O primeiro, para as crianças, será no sábado, 19 de agosto, às 15h30 no Lions Clube com “Sopa de Letrinhas – contando, lendo e […] + Leia mais Coral do Colégio Jesuítas se apresenta na FliMinas No sábado, 19 de agosto, a partir das 20h, o Coral do Colégio dos Jesuítas fará sua estreia na cidade de Rio Novo.
A apresentação integra a programação da Festa Literária de Minas Gerais – Edição Drummond e acontecerá na Igreja Matriz da cidade.
Formado atualmente por alunas e alunos a partir do 6º ano do Ensino […] + Leia mais Alessandra Visentin retorna à Festa Literária com dois espetáculos de contação de histórias Estimular a fantasia e a criatividade.
É o que promete Alessandra Visentin com os espetáculos infantis “Brincar de morar em livro” e “Lá na rua onde eu morava”.
As apresentações serão no sábado, dia 19, às 11h30 e às 16h, ambas na Tenda Drummond.
Pela segunda vez em Rio Novo, Visentin apresenta com seu mundo lúdico […] + Leia mais Ingoma – Grupo de Tambor Mineiro apresenta cortejo na FliMinas No domingo (20/08), a partir das 11 horas, o grupo de tambor mineiro Ingoma apresenta um cortejo na Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges.
A atração integra a programação da FliMinas.
São ao menos dez tambores com batuques das canções tradicionais e MPB.
O Grupo Ingoma estuda a manifestação artística de ritmos mineiros, tendo como foco principal os provindos […] + Leia mais Chefs rionovenses preparam almoço especial em benefício da Casa de Leitura Inspirados no poema “A Mesa”, de Carlos Drummond de Andrade, os renomados chefs rionovenses Gabriel Ad’Víncula e Humberto Moreira de Almeida, dividem a cena na preparação de um almoço especial que será vendido no domingo, dia 20 de agosto, a partir de 12h30, na Tenda Drummond.
Os valores simbólicos de R$ 15 (adulto) e R$ 10 (infantil), […] + Leia mais FliMinas oferece oficina de criação musical ministrada por integrantes do Clube da Esquina A FliMinas abre inscrições para a “Palavras Cantadas – Oficina de Letras”, que será ministrada pelos renomados compositores Márcio Borges, Murilo Antunes e Telo Borges.
Os interessados devem realizar a inscrição preenchendo o formulário indicado abaixo, até o dia 14 de agosto.
O curso acontece nos dias 18 e 19 do mesmo mês, sexta-feira e sábado, das […] + Leia mais Integrantes do Projeto Drummonzinhos se apresentam na FliMinas Integrantes do Programa Drummonzinhos, de Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade, vão se apresentar na FliMinas 2017.
O encontro com o público está marcado para sábado, dia 19, às 8 horas na Tenda Drummond.
Completando 15 anos de existência em 2017 e destinado às crianças e jovens com idades entre oito e 18 anos, […] + Leia mais Com bastidores da alta gastronomia, Renata Monti e Luciana Fróes lançam livro na FliMinas Apresentando um verdadeiro dossiê de desastres culinários sofridos por grandes chefs, a jornalista juiz-forana e repórter gastronômica Renata Monti e a crítica gastronômica Luciana Fróes, ambas de O Globo, lançam na FliMinas o livro “Tô Frito – Uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha”.
A conversa com o público será no domingo, dia 20 de […] + Leia mais FliMinas recebe lançamento de livro sobre o processo criativo de Murilo Mendes Revelando a criação “muriliana” como marca de vanguarda permanente, a professora e pesquisadora Marisa Timponi traz para a FliMinas o lançamento do livro O processo da invenção em busca da liberdade: uma leitura crítica da poética de Murilo Mendes.
 Com capa e 30 ilustrações da artista plástica Valéria Faria e prefácio escrito por Leila Barbosa, o lançamento acontece no […] + Leia mais “Literatura da Ditadura” é tema de mesa com Daniela Arbex, Ancelmo Gois, Cristina Chacel e Marília Guimarães Tendo o livro um importante papel entre as artes de resistência no período da ditadura, a literatura sobre este tema também terá espaço na FliMinas – Edição Drummond.
Daniela Arbex (Cova 312), Cristina Chacel (Seu Amigo Esteve Aqui) e Marília Guimarães (Habitando o Tempo) vão compor uma mesa de debates (19/08 – 15h, Centro Cultural […] + Leia mais Rionovense, Me Gusta Xagusta é atração confirmada na FliMinas – Edição Drummond Com um estilo extremamente original que mistura composições criativas, excentricidade e leveza, a banda rionovense Me Gusta Xagusta vai se apresentar no palco da Tenda Drummond na sexta-feira, 18, às 22h.
Formado por Xagusta (violão e voz), Pedro Brum (guitarra), Yroxe (percussão), Alice Santiago (voz), Victor Rozeni (baixo) e Thales Scoton (bateria), o grupo possui como […] + Leia mais “Samba do Miranda” anima noite de sexta-feira na FliMinas Thiago Miranda comanda o Samba do Miranda, na sexta-feira, 18, a partir das 23h30 na Tenda Drummond.
O músico e seus parceiros de samba passeiam, com uma sonoridade própria, por canções dos primórdios do samba e derivados, mas também flertam com o que há de mais contemporâneo dentro desses estilos, sem perder a raíz.
  Nomes como Noel Rosa, […] + Leia mais FliMinas exibe documentário “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex A jornalista Daniela Arbex vai exibir o documentário “Holocausto Brasileiro” e falar sobre o best-seller no Centro Cultural Profª.
Maria Pinto, no sábado (19/08), às 11h.
“Holocausto Brasileiro”, publicado pela Geração Editorial, premiado como melhor livro-reportagem pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor no Jabuti (2014), conta histórias de pessoas e famílias […] + Leia mais FliMinas recebe dupla de violeiros Ramon & Rozado A Festa Literária de Minas Gerais recebe na sexta-feira, 18, às 20h30, na Tenda Drummond a dupla Ramon & Rozado que, desde 2007, apresentam um trabalho que resgata e mantém viva a sonoridade da autêntica expressão musical sertaneja, a verdadeira música de raiz.
Rozado iniciou na música aos 11 anos.
Fez parte dos grupos “Comitiva” […] + Leia mais De Juiz de Fora, Guerreiras de Clara fazem tributo à Clara Nunes na FliMinas Projeto musical composto exclusivamente por mulheres, homenageando Clara Nunes, as “Guerreiras de Clara” se apresentam na FliMinas no sábado, 19, às 22h30 na Tenda Drummond.
Valorizando o feminino como força criativa, por meio de vozes, tambores, atabaques o grupo faz uma releitura das canções entoadas pela intérprete.
O grupo é composto por Alessandra Crispin, Anna […] + Leia mais Rastro Roots mescla reggae, pop rock e mpb em show na Tenda Drummond A banda de pop-reggae Rastro Roots é mais uma atração confirmada para agitar a noite de sábado, 19, na FliMinas 2017.
A apresentação do grupo é às 21h30 na Tenda Drummond.
Formada por cinco amigos, a banda conta com integrantes de São João Nepomuceno, Descoberto e Guarani, cidades vizinhas a Rio Novo.
No repertório, uma […] + Leia mais Com música e gastronomia, Causos & Caldos aquece noite de sexta-feira na FliMinas A noite de sexta-feira (18/08) vai aliar gastronomia, música e contação de histórias na Festa Literária de MInas Gerais – Edição Drummond, com o espetáculo Causos & Caldos.
Sob o comando de Margareth Marinho, escritores convidados contarão típicos causos do interior intercalados pelo som dos violeiros Chico Reis e Marquinhos Tridon.
A apresentação é a partir das 19h30, […] + Leia mais Caravana de Histórias apresenta espetáculo “Conta e Canta” na Tenda Drummond A Caravana de Histórias é mais uma atração confirmada na FliMinas – Edição Drummond.
O grupo conta, canta e encanta por meio de apresentações que reúnem várias linguagens artísticas: a contação de histórias, o teatro, a música e a literatura.
Assim, a Caravana vai passear e interagir por este universo lúdico e encantador no sábado (19/08), […] + Leia mais Hupokhondría: Gustavo Burla e José Eduardo Brum lançam livro “99 receitas” na FliMinas Os escritores Gustavo Burla e José Eduardo Brum vão estar na FliMinas, na sexta-feira, 18, às 17h, lançando o livro “99 receitas”, no Espaço do Autor.
A obra é composta por uma seleção de textos publicados por Burla, Brum e Táscia Souza ao longo de cinco anos no blog Hupokhondría.
O Projeto Hupokhondría tem nove […] + Leia mais Com história sobre vampiro, Artur Laizo lança “A Mansão do Rio Vermelho” no Espaço do Autor O escritor Artur Laizo lança durante a FliMinas – Edição Drummond sua obra mais recente: “A Mansão do Rio Vermelho”, destinada ao público juvenil.
O encontro será no sábado (19/08), às 19h no Espaço do Autor.
Médico, artista, pintor, escritor e professor: são muitas as faces de Laizo, que, por paixão, escreve poesias, crônicas e romances.
Ao […] + Leia mais Orquestra Música no Interior ensaia apresentação para a FliMinas – Edição Drummond A Orquestra Música no Interior, regida pelo maestro João Paulo Fazza e formada por alunos da educação básica de cinco cidades mineiras que participam do Projeto Música nas Escolas, se apresentará no domingo (20/08), às 10h na Igreja Matriz de Rio Novo.
O Projeto Música nas Escolas, desenvolvido pela Associação Música no Interior – AMI, […] + Leia mais Daniel Monnerat apresenta sucessos da música caipira na Tenda Drummond O cantor e músico Daniel Monnerat volta a se apresentar na Festa Literária de Minas Gerais.
O show, é no domingo (20/08) a partir do meio-dia.
A apresentação traz uma seleção de grandes clássicos da música sertaneja de raiz, como alguns sucessos de Almir Sater, Zé Ramalho, Renato Teixeira, entre outros nomes do gênero.
+ Leia mais Autor de obras infantojuvenis, Lucinei Campos tem encontro com público marcado na FliMinas Autor dos livros “Lavínia e a Árvore dos Tempos”, “Lavínia e a Magia Proibida” e “Violeta não Sabe Amar”, Lucinei Campos irá bater papo com o público da FliMinas na sexta-feira, 18, em dois momentos: o primeiro encontro é às 9h na Tenda Drummond e o segundo, às 13h no Espaço do Autor.
Atuando no […] + Leia mais FliMinas recebe exposição de Genin Guerra sobre Drummond O artista plástico itabirano Luiz Eugênio Quintão Guerra, ou Genin Guerra, vem à FliMinas mostrar a sua relação com o poeta Carlos Drummond de Andrade.
Essa afinidade é retratada por meio dos desenhos que compõem a exposição “O Anjo Torto – Drummond por Genin”, que será posta em cartaz na Casa de Leitura Cavaleiros da […] + Leia mais Da terra de Drummond: “Meninos de Minas” é atração de abertura da FliMinas 2017 Com reconhecimento internacional, o grupo itabirano de formação musical Meninos de Minas é mais uma atração confirmada na FliMinas 2017.
Serão duas apresentações, na quinta-feira (17), às 20h30 no Centro Cultural Profª.
Maria Pinto e na sexta-feira (18), às 8h45 na Tenda Drummond.
O Projeto, que existe desde 2001, já proporcionou a centenas de adolescentes, […] + Leia mais “Chá com Poesia” reúne versos e canções na Festa Literária Tradicional atração da Festa Literária, o sarau “Chá com Poesia” tem apresentação marcada na sexta-feira, 18, a partir das 18h30 no Lions Clube.
Com curadoria do poeta Jorge Lenzi, o Chá com Poesia é pra quem gosta de ouvir, de declamar e sentir belos poemas e boa música, ou pra quem deseja passar um tempo deixando […] + Leia mais Simone Demolinari lança em Rio Novo o livro “Verdade Oculta” Paixão, ciúme, mentira, inveja, consumismo, solidão.
Estes e outros assuntos inerentes à existência humana são pano de fundo para o livro “Verdade Oculta – a vida íntima das emoções”, de Simone Demolinari, lançado pela editora Letramento.
Apresentando essa combinação de temas, o livro ainda traz depoimentos reais de quem já vivenciou situações envolvendo estes sentimentos.
O […] + Leia mais Literatura, ficção e horror são temas de bate-papo entre Oscar Nestarez e jovens O escritor Oscar Nestarez? é um “explorador das diferentes formas de transgredir a realidade percebida”, o que, de acordo com o teórico espanhol Davi Roas, define o gênero fantástico.
Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC – SP?, é um estudioso da obra de Edgar Allan Poe? e H.
P.
Lovecraft?.
O autor é […] + Leia mais Capivara Endiabrada anima noite de sábado da Fliminas com muito frevo Grupo formado em Juiz de Fora, a Capivara Endiabrada chega à Rio Novo trazendo em seu show uma seleção de frevos tradicionais, como “Vassourinha”, “Banho de Cheiro”, “Pombo Correio” e composições da própria banda, como é o caso das músicas “Capivariando”, “Endiabradinha”, “Chorar de Rir”.
Além disto, no repertório estão ainda frevos de blocos locais, […] + Leia mais Helena Arruda bate papo com público da Fliminas sobre o livro “Mulheres Na Ficção Brasileira – aproximações e distanciamento” Apresentando um estudo sobre a representação da figura feminina em quatro romances brasileiros, a autora Helena Arruda lança na Fliminas – Edição Carlos Drummond de Andrade o livro “Mulheres Na Ficção Brasileira – aproximações e distanciamento”, no dia 19 de agosto, às 13 horas no Centro Cultural Prof ª.
Maria Pinto e tem um segundo […] + Leia mais Eminência Parda é atração confirmada na Fliminas com show “Táxi Lunar – Brasil Nordeste” A banda Eminência Parda é uma das atrações musicais confirmadas na Fliminas – Edição Carlos Drummond de Andrade.
O grupo se apresenta na Tenda Drummond no domingo, 20 de agosto, às 14h30.
No show “Táxi Lunar – Brasil Nordeste”, a banda retoma a vertente de seu trabalho revisitando influências como rock, folk, pop e psicodelia.
[…] + Leia mais Tina Correia lança em Rio Novo o romance “Essa Menina – de Paris a Paripiranga” A escritora e jornalista  sergipana, radicada no Rio de Janeiro, Tina Correia lança no dia 20 de agosto (domingo),  às 14 horas, na Tenda Drummond,  o livro Essa Menina – de Paris a Paripiranga, vencedor do Prêmio Permínio Asfora, da União Brasileira de Escritores.
Romance de estreia da autora, editado pela Alfaguara, o livro chega […] + Leia mais Autor da série “Objetos de Poder” bate papo com adolescentes na Fliminas Autor de seis livros, sendo três da coleção “Objetos de Poder”, Marcos Mota participará de encontros com alunos na Fliminas 2017.
O escritor estreou na literatura em 2015 com o livro “O Enigma dos Dados” o primeiro da série.
Em 2016, com o lançamento do livro 2, chamado de “O Cemitério dos Anões” fechou contrato […] + Leia mais Educação financeira é tema de bate-papo para crianças e adolescentes na Fliminas Como fazer com que o tema educação financeira se torne agradável para crianças? O Doutor em Economia e autor Fernando Agra traz a resposta com o livro “Minha Mesada” para a Fliminas 2017 no sábado, 19 de agosto, em um bate-papo às 9h30 na Tenda Drummond e às 11h no Espaço do Autor.
Totalmente ilustrado, “Minha […] + Leia mais Biografia de Carlos Drummond de Andrade A Festa Literária de Minas Gerais (Fliminas) homenageia em 2017 o jornalista, cronista e poeta Carlos Drummond de Andrade.
Conheça aqui a história de um dos maiores poetas do mundo.
Nono filho de Carlos de Paula Andrade (fazendeiro) e Julieta Augusta Drummond de Andrade, Carlos Drummond de Andrade nasce na cidade mineira de Itabira do […] + Leia mais Cavaleiros da Cultura retornam à Rio Novo após expedição A comitiva dos Cavaleiros da Cultura concluiu na última quarta-feira, 29, a expedição Itabira – Rio Novo.
O objetivo da viagem foi dar a largada para a Festa Literária de Minas Gerais, a Fliminas 2017 (antiga Festa Literária de Rio Novo), que neste ano homenageia o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade.
Os tropeiros foram […] + Leia mais Cavalgada Cultural lembra 30 anos sem Drummond e abre caminhos para Fliminas 2017 A cidade de Itabira vai ser o ponto de partida de mais uma expedição dos Cavaleiros da Cultura.
Em dez dias, o grupo vai percorrer 400 quilômetros até a cidade de Rio Novo, na Zona da Mata, onde tem sede.
A viagem é o pontapé inicial para a FLIMINAS 2017 – Festa Literária de Minas […] + Leia mais Deseja integrar a programação da FLIMINAS 2017? Cadastre-se aqui! A Festa Literária de Rio Novo cresceu, agora é FLIMINAS.
E nós, da Associação Cavaleiros da Cultura queremos construir a programação da festa com VOCÊ! Autores, músicos, cia.
de teatro, este é o seu espaço.
As propostas recebidas serão analisadas pela produção da FLIMINAS e selecionadas de acordo com critérios de viabilidade técnica, logística e […] + Leia mais Festa Literária de Rio Novo agora é FLIMINAS Vontade de sempre fazer mais.
É esse o sentimento que fica ao término de cada Festa Literária produzida nos últimos três anos em Rio Novo pela Associação Cavaleiros da Cultura (ACC).
Com mais de onze mil pessoas participando das atividades na praça Ronaldo Borges em 2016, a ACC e seu evento inspirador almejam agora uma […] + Leia mais Nota de agradecimento – 3ª Festa Literária de Rio Novo Rio Novo, 18 de agosto de 2016.
É com muito orgulho e sentimento de dever cumprido que a Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) agradece a todos os parceiros e patrocinadores a oportunidade de realizar um evento deste porte e com objetivo tão nobre: transformar vidas através da cultura.
Após meses de planejamento, programação e dedicação, […] + Leia mais Ficou surpreso com a presença de Guimarães Rosa na abertura da 3ª FLIRN? Conheça o ator que comandou a cerimônia Quem compareceu a abertura da 3ª Festa Literária de Rio Novo nesta quinta-feira (11/08) se encantou e ficou curioso para saber quem é o Guimarães Rosa que comandou a cerimônia.
Ele é Márcio Vesoli, ator e apresentador que trabalha a mediação entre a platéia e a atração artística.
Na 3ª FLIRN, Márcio contextualizará a trajetória de Guimarães Rosa e […] + Leia mais Romance que trata da homossexualidade será lançado na 3ª FLIRN De que maneira entendemos a homossexualidade? Com esta e outras perguntas que nos dias de hoje ainda ecoam e que geram tanta polêmica, intolerância e incompreensão, Wilson Costa lança o romance “O GRITO – Uma história de amor e preconceito” no sábado às 20h30 no Espaço do Autor da 3ª Festa Literária de Rio Novo.
[…] + Leia mais Mauro Cruz lança conto infanto-juvenil na 3ª FLIRN O escritor e professor Mauro Cruz apresenta para o público da 3ª Festa Literária de Rio Novo, sábado (13/08) às 15h, no Espaço do Autor, o livro “Viagem ao polo norte: um conto de natal”.
A obra conta história baseada na fantasia do Natal, Papai Noel e outros personagens.
Além disso, introduz ensinamentos da cultura brasileira […] + Leia mais “Curto & Osso”: com minificções, W.
Del Guiducci estreia na 3ª FLIRN As minificções presentes em “Curto & Osso”, livro de estreia de W.
Del Guiducci, são “tão breves quanto incisivas, tão singulares quanto precisas, tão abertas quanto abruptas.
Um oceano em miniatura”.
Assim definiu o escritor Fernando Fiorese na orelha do volume que acaba de ser lançado, de forma independente, com financiamento da Lei Municipal Murilo […] + Leia mais Pautando colaborativismo, revista cultural “Oblívio” será lançada durante 3ª FLIRN Com o objetivo de propor uma permanente construção coletiva, no âmbito cultural, a Revista Oblívio chega ao mercado e será lançada durante a 3ª Festa Literária de Rio Novo, no Espaço do Autor, domingo às 14h.
Segundo os idealizadores, a Revista Oblívio é uma busca incessante de conectar escritores e artistas ao seu consumidor no […] + Leia mais Escritor com mais de cem obras publicadas contará histórias na 3ª FLIRN Jonas Ribeiro, escritor e contador de histórias, pela primeira vez à Rio Novo, é mais uma atração confirmada na 3ª Festa Literária.
O autor de publicações como “O que não tem preço”, “Quer conhecer os insetos do meu jardim?” e “A orquestra dos músicos de Bremen”, contará histórias para o público em dois momentos na […] + Leia mais Autora promove debate sobre educação afetivo-sexual na 3ª FLIRN A autora Alcina Maria de Souza Cardoso retorna à Rio Novo para a 3ª Festa Literária onde participará de um bate papo sobre o tema “A Educação Afetivo-Sexual”.
O encontro é na sexta feira (12/08) às 14h, no Centro Cultural Professora Maria Pinto.
Além disso, a escritora e professora de biologia promove no domingo (14/08) […] + Leia mais Releitura das “Imagens do Grande Sertão”, de Arlindo Daibert é uma das mostras na 3ª FLRN “Grande Sertão: Veredas” é mesmo uma fonte inesgotável.
Após revolucionar a literatura a obra serviu de inspiração para milhares de artistas.
A exposição Releitura das “Imagens do Grande Sertão”, que será exposta no Centro Cultural Professora Maria Pinto durante a 3ª Festa Literária, mostra uma dessas produções artísticas inspiradas em “Grande Sertão: Veredas”, a obra prima de […] + Leia mais De Barretos, Queima do Alho é novidade gastronômica na 3ª FLIRN A 3ª Festa Literária de Rio Novo reservou para domingo (14/08), dia dos Pais, a partir das 12h30 um super presente: um almoço com a tradicional ‘Queima do Alho’ preparada pela comitiva vinda diretamente de Barretos (SP).
A ocasião tem objetivo de levar ao público um pouco do tempero e do aroma de pratos que eram tradicionalmente […] + Leia mais Confira a programação da 3ª Festa Literária de Rio Novo 11/08 – QUINTA-FEIRA 19h – Solenidade de abertura da III Festa Literária de Rio Novo – Edição Guimarães Rosa (Associação Cavaleiros da Cultura e parceiros).
19h30min – Conferência “Quem é esse João Guimarães Rosa?” com Leila Barbosa e Marisa Timponi.
20h10min – Atração cultural: Grupo Miguilim/ Museu Casa Guimarães Rosa / Codisburgo – MG.
 21h […] + Leia mais Regina Bertola, Ponto de Partida e “Grande Sertão: Veredas”: detalhes de uma convivência íntima Regina Bertola, fundadora e diretora do grupo Ponto de Partida e também fundadora e conselheira da Bituca: Universidade de Música Popular, em Barbacena, é uma das atrações de peso da 3ª Festa Literária de Rio Novo.
A aclamada dramaturga conversa com o público sobre sua convivência íntima com “Grande: Sertão Veredas”, sendo a única diretora […] + Leia mais Cavaleiros da Cultura promovem cavalgada para divulgar Festa Literária Na manhã desta quarta-feira (03/08), os Cavaleiros da Cultura partiram para mais uma cavalgada cultural.
A ação tem por objetivo divulgar a 3ª Festa Literária de Rio Novo pela Zona da Mata.
O evento acontece de 11 a 14 de agosto na cidade sede da associação e vai contar com mais de 80 atrações entre literatura, teatro, […] + Leia mais Kadu Mauad e Banda se apresentam na 3ª Festa Literária de Rio Novo O músico e compositor Kadu Mauad se apresenta no palco da Tenda Guimarães Rosa acompanhado de Marcos Languanje na percussão e Advar Medeiros na flauta e sax.
No repertório, clássicos da MPB e canções autorais.
A apresentação será no sábado (13/08), a partir das 21h.
Como compositor, possui cerca de 150 canções solo ou em […] + Leia mais “A Estrela da Manhã”: autora lança história infantil na 3ª FLIRN A autora e professora Ana Maria Carvalho Laurindo lança no Espaço do Autor da 3ª Festa Literária de Rio Novo, o livro “A Estrela da Manhã”.
O encontro é na sexta-feira (12/08) às 15h.
A obra, escrita inicialmente como peça de teatro, narra a história de uma estrela que nada satisfeita com a noite decide […] + Leia mais Lima Duarte é a grande atração da 3ª Festa Literária de Rio Novo Grande admirador da obra de Guimarães Rosa, o ator Lima Duarte participará de um bate papo sobre a influência da obra roseana em seus trabalhos, na 3ª Festa Literária de Rio Novo.
O encontro será no sábado (13/08), às 9h, no Centro Cultural Professora Maria Pinto.
Lima foi um dos pioneiros a interpretar um personagem de […] + Leia mais “Como se faz um livro?”: oficina aborda importância da publicação e detalhes de edição de uma obra O escritor Fernando Franco se encontra com o público da 3ª Festa Literária para ministrar a oficina: “Como se faz um livro?”.
A atividade será na sexta-feira (12/08), às 9h30, no Espaço do Autor, e é destinada a professores e crianças de até 12 anos.
Além de autor, Franco é editor e já publicou mais […] + Leia mais “Samba na Raiz” se apresenta pela 1ª vez na Festa Literária de Rio Novo O grupo “Samba na Raiz” se apresenta na sexta-feira (12/08), às 23h30, na Tenda Guimarães Rosa, com um repertório recheado dos diversos estilos da Música Popular Brasileira, com predominância do samba de raiz.
Formado a partir da união de músicos devotos do samba e com forte influencia do conterrâneo mais ilustre: o compositor Ary Barroso, […] + Leia mais Professor e ator Leonardo Cunha ministra oficina na 3ª FLIRN O ator e professor de teatro Leonardo Cunha promove na 3ª Festa Literária de Rio Novo a oficina de criação em Teatro.
Leonardo é integrante da Cia.
Academia de Teatro, de Juiz de Fora.
O grupo apresenta no dia 13 de agosto às 12h, na Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges o espetáculo “O sonho de […] + Leia mais Livro que retrata realidade e costumes do “novo rural” brasileiro será lançado na 3ª FLIRN Imagine cinco jovens fotógrafos, descobrindo e vivenciando o meio rural.
O resultado dessa jornada está no livro Identidades Rurais, que será lançado no domingo, às 9h, no Centro Cultural Profª.
Maria Pinto.
A obra retrata a realidade de um Brasil pouco conhecido por grande parte dos brasileiros.
Na busca dos elementos que compõem hoje o […] + Leia mais Oficina aborda prática de criação literária na 3ª FLIRN Aproximar as pessoas da literatura infantojuvenil e demonstrar a sua fundamental importância para a formação de novos leitores.
Este é o objetivo do escritor Manuel Filho coma Oficina de Criação Literária “Quem conta seus contos encanta” que este ano integra a programação da 3ª Festa Literária de Rio Novo.
A oficina será ministrada no domingo […] + Leia mais Mesa de debates sobre Guimarães Rosa reúne autoras na 3ª FLIRN As renomadas escritoras Leila Barbosa e Marisa Timponi vão se revesar em múltiplas atividades durante a 3ª Festa Literária de Rio Novo.
Na quinta-feira (11/08) às 19h no Centro Cultural Profª.
Maria Pinto, Leila e Marisa ministram a palestra “Quem é esse João Guimarães Rosa?”.
Já na sexta (12/08), as autoras participam às 8h30 de um encontro […] + Leia mais Alberto Pinto lança “O Sabonete da Rainha” na 3ª FLIRN Com o lançamento de “O Sabonete da Rainha”, o escritor e ilustrador Alberto Pinto é presença garantida no Espaço do Autor da 3ª Festa Literária de Rio Novo.
O encontro é no sábado (13/08) às 9h.
Já às 9h30, Alberto promove uma oficina de Mangá na Casa de Leitura.
O livro conta a história de […] + Leia mais AGE – Cia.
de Teatro e Música apresenta “Causos e Cantorias” na 3ª FLIRN “Causos e Cantorias”  é um tributo à cultura popular brasileira, especialmente, a mineira.
O texto é pautado nos “causos” do interior, histórias fantasiosas de acontecimentos sobrenaturais que povoam a imaginação do homem rural.
Conta, também, com músicas regionais mineiras.
A apresentação será no domingo (14/08), às 11h na Tenda Guimarães Rosa.
O circo teatro, a […] + Leia mais Artistas do Trupicada apresentam “Conto e Cantiga” na 3ª Festa Literária de Rio Novo A dupla Felipe Tavares e Lívia Gomes, de Juiz de Fora, chega à Festa Literária no dia 13 de agosto, às 11h, para apresentar várias histórias, aventuras e brincadeiras, permeadas por diversas canções que transformam os mais inusitados lugares por onde passam em cenários divertidos e envolventes.
A apresentação será no Centro Cultural Profª.
Maria […] + Leia mais Regina Mírian lança livro na 3ª Festa Literária de Rio Novo A autora Regina Mírian lança o livro “Caminhos, uma Poética Visual – Fotos e Haikai” na 3ª Festa Literária de Rio Novo.
Regina tem uma trajetória na qual dedicou 50 anos à área da educação com diversos projetos culturais, incentivando alunos e professores a buscarem momentos enriquecedores, onde o trinômio livro – leitor – leitura, façam […] + Leia mais Roger Resende leva Rio Novo a “Um passeio pelo samba” na 3ª FLIRN O cantor e compositor Roger Resende apresenta o show “Um passeio pelo samba” na 3ª Festa Literária de Rio Novo, destacando e percorrendo momentos do gênero e grandes sucessos, desde a velha guarda até a cena contemporânea, na qual inclui alguns sambas de sua autoria.
A apresentação é no domingo (14/08), às 16h30 na Tenda […] + Leia mais Escritor e cavaleiro Leonardo Letra traz para 3ª FLIRN narrativa sobre sentimentos e valores da natureza Compartilhando a ideia de que a função da literatura é a de suscitar questões, provocar reflexão, sem abrir mão do prazer de ler um livro, o autor e contador de histórias Leonardo Letra chega à Festa Literária de Rio Novo para lançar o livro “O sabiá e o abacateiro”.
O lançamento é na sexta-feira (12/08) em […] + Leia mais Livro sobre Folias de Reis será lançado na Festa Literária de Rio Novo A autora Neide Marinho realiza no domingo (14/08), às 12h no Espaço do Autor, o lançamento do livro “Folias de Reis: múltiplos territórios’’.
Por meio das simbologias constituintes das Folias de Reis, Neide investiga as ressignificações e as readaptações, elaboradas no seio das comunidades que produzem e reproduzem as festas.
Procura, principalmente, compreender de que […] + Leia mais Surley Jardim apresenta “Palavras soltas ao vento” no Espaço do Autor da FLIRN Surley Jardim é professora e hoje, como costuma dizer, é também uma divulgadora da palavra e da literatura, com o compromisso de transferir sua experiência, seu conhecimento, entusiasmo e afeto pela causa que defende: mudanças no País, através da cultura.
A autora vem à Festa Literária para lançar “Poesias soltas ao vento”, no sábado (13/08), […] + Leia mais Hoppus estreia na Festa Literária com Pop Rock e muitas influências A Banda Hoppus, de São João Nepomuceno (MG), é mais uma atração confirmada na 3ª FLIRN.
Com um repertório carregado de canções autorais, incluindo outras de grupos e cantores consagrados como Capital Inicial, Legião Urbana, Raul Seixas, Charlie Brown Jr.
e muito mais, a banda se apresenta no sábado (13/08), a partir das 20h na […] + Leia mais “O Ter & O Ser”: autora juiz-forana lança livro na Festa Literária de Rio Novo A juiz-forana Ana Paula Torquato é formada em Administração de Empresas, mas vê nas palavras seu verdadeiro dom.
A autora se junta ao time da 3ª Festa Literária de Rio Novo onde apresenta, no domingo (14/08), às 10h no Espaço do Autor, o livro “O Ter & O Ser”.
Na infância, Ana fazia roupas para […] + Leia mais Cia.
Academia retorna à Festa Literária com “Cortejo: O Sonho de Uma Noite de Verão” Eles estão voltando! Após o sucesso da apresentação na 2ª Festa Literária, a Cia.
Academia de Teatro retorna a Rio Novo com o “Cortejo: O Sonho de Uma Noite de Verão”.
A adaptação do clássico de William Shakespeare conta as confusas histórias de amor de quatro jovens.
O grupo se apresenta no sábado (13/08), a […] + Leia mais Uiara Leigo e banda animam público da 3ª FLRN com MPB A cantora Uiara Leigo sobe ao palco da Tenda Guimarães Rosa com o show “Meu Canto é Segredo”.
A apresentação é na sexta (12/08) a partir das 22h e conta com um repertório autoral, com influências que vão do samba ao rock; passando pela MPB Tropicalista.
No show, a cantora e compositora explora a rica […] + Leia mais Com múltiplas atividades, Dalila Roufi retorna a Rio Novo para a 3ª Festa Literária Pela terceira vez consecutiva, Dalila Roufi é presença confirmada na Festa Literária de Rio Novo.
Para a 3ª edição do evento, a autora foi escalada para atividades de contação de histórias, oficinas de leitura, causos, além do lançamento do livro “As Invenções do Gênio Imêmore”.
A obra, premiada pela Lei Murilo Mendes/ Funalfa, é o […] + Leia mais ??Contaê apresenta Contos de Malassombro, de morte e de fazer medo na 3ª FLRN Bater as botas.
Esticar as canelas.
Vestir o paletó de madeira.
Passar desta para uma melhor.
Entregar a rapadura.
Descansar.
Morrer.
Os nomes são muitos, mas ela, a indesejada das gentes, é uma só.
E a única certeza que a gente tem.
O negócio, então, é aprender com a morte como levar bem a vida.
[…] + Leia mais Você sabe o que é um Fanzine? Zé Alfredo Ciabotti te explica na 3ª FLRN Para integrar a programação da 3ª Festa Literária de Rio Novo, do Triângulo mineiro, vem o escritor Zé Alfredo Ciabotti.
Além de lançar o livro “O amor pode ter fim & outros contos”, no Espaço do Autor, sexta-feira (12/08), às 10h, o escritor vai oportunizar vários momentos de criação artística através de oficinas de produção de Fanzines […] + Leia mais Jovem escritora apresenta “Memórias de um Sonhador” para público da 3ª FLRN Entre os autores que estarão na 3ª Festa Literária de Rio Novo está Marina Borges de Freitas.
Com apenas 21 anos de idade a escritora é estudante de Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora e vem falar do seu livro “Memórias de um Sonhador”, publicado pela Lei Murilo Mendes, voltado para o público […] + Leia mais Trupe Contadores de Histórias Palavras Encantadas retorna a RN com espetáculo infantil A Trupe Contadores de Histórias Palavras Encantadas volta a Rio Novo em agosto, para a III Festa Literária, com o espetáculo “Conta e Reconta no Mundo do Faz de Conta”.
A atração se apresenta no sábado, dia 13, a partir das 9h30.
O grupo pretende, com esse trabalho, despertar o imaginário das crianças e dos […] + Leia mais Historiador rionovense lança narrativa com temática maçônica na 3ª FLRN O historiador rionovense Luiz Mário Ferreira Costa, Doutor em História pela UFJF, traz para a 3ª Festa Literária de Rio Novo uma de suas obras recentemente publicadas: “A antimaçonaria desvendada – conspirações, pactos satânicos e comunismo”.
Publicada este ano pela Editora Prismas, a obra é uma adaptação da dissertação de mestrado para a qual o […] + Leia mais III Festa Literária de Rio Novo promete movimentar região no mês de agosto A menos de 30 dias para a terceira edição da Festa Literária de Rio Novo, evento consolidado na região, a Associação Cavaleiros da Cultura entra na reta final de preparativos e produção.
Para os apaixonados por literatura, um imenso deleite: até o momento já são mais de 50 atrações confirmadas dentre autores, espetáculos de teatro, […] + Leia mais Ronaldo Werneck lança “O mar de outrora & poemas de agora” na 3ª Festa Literária de Rio Novo Ronaldo Werneck apresenta no dia 13 de agosto, a partir das 19h30, no Espaço do Autor, seu livro mais recente: o mar de outrora & poemas de agora, que conta com elogios de leitores, da crítica, de poetas, escritores e cineastas.
A primeira parte da obra, O mar de outrora, tem o mar como ponto […] + Leia mais Jeferson Sarmento apresenta ‘Alice em Silêncio’ na III Festa Literária Autor dos romances “Velhos Segredos de Morte e Pecados Sem Perdão” e “Os Ratos do Quarto ao Lado”, Jefferson Sarmento é presença confirmada na III Festa Literária de Rio Novo com sua mais recente obra: “Alice em silêncio”.
O autor, conversa sobre a obra no sábado, dia 13 de agosto, às 16h no Espaço do […] + Leia mais Repórter fotográfico Gustavo Stephan participa da III Festa Literária com exposição sobre o sertão brasileiro Mochila nas costas e muitos quilômetros percorridos a pé, de ônibus ou de carona que renderam histórias e imagens deslumbrantes.
Nordeste, Centro-Oeste, Amazônia e, por fim, quatro semanas inesquecíveis no continente gelado da Antártica, acompanhando a expedição de Amyr Klink, pelo O Globo.
Gustavo Stephan, repórter fotógrafico que conhece o Brasil de ponta a ponta, […] + Leia mais RodaDança convida educadores para brincar e cantar na III Festa Literária Gisela Pelisoni traz para animar a III Festa Literária, dia 13 de agosto às 9h30 e 14h, no Lions Clube de Rio Novo, o espetáculo-oficina “RodaDança”, fruto de um trabalho de pesquisa dedicado às canções, brinquedos, brincadeiras e contos populares de tradição oral do Brasil.
O trabalho é consequência do desejo de se conceber música […] + Leia mais Grupo de Contadores de Estórias Miguilim confirma presença na III edição da Festa Literária de Rio Novo Em fase final de preparação, a programação da terceira edição da Festa Literária de Rio Novo, que este ano tem como tema o escritor mineiro Guimarães Rosa, vai contar com uma presença mais que especial.
O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim será a atração da noite de abertura do evento, dia 11 de agosto […] + Leia mais Jornalista seis vezes vencedor do prêmio Esso promove lançamento na III Festa Literária Repórter de “O Globo” contará detalhes sobre sua mais recente obra: “Os porões da contravenção” *Foto por Gustavo Stephan O jornalista Chico Otávio desembarca em Rio Novo, para a III Festa Literária, onde faz o lançamento do livro “Os Porões da Contravenção – Jogo do Bicho e Ditadura Militar: A História da Aliança que Profissionalizou […] + Leia mais Universo “Belmiro Braga” – cineasta narra detalhes da produção do longa-metragem sobre o poeta O cineasta, roteirista e produtor audiovisual César Kluska, que integrou a equipe de filmes nacionais de sucesso como Tropa de Elite I, Zuzu Angel, Olga e vários outros, chega a Rio Novo no dia 12 de agosto para a III Festa Literária.
No bate-papo, às 15h na Casa de Leitura Cavaleiros da Cultura, o curitibano […] + Leia mais Ex The-Voice, Alessandra Crispin sobe ao palco da Tenda Guimarães Rosa fechando a programação de sábado na Festa Literária Encerrando a terceira noite de programação da III Festa Literária de Rio Novo, a cantora Alessandra Crispin sobe ao palco da Tenda Guimarães Rosa, às 23h, com um show que promete não deixar ninguém parado! Formada em Canto Brasileiro pela Faculdade de Música Popular Bituca, a cantora conquistou projeção nacional em sua passagem pela segunda […] + Leia mais Centúrias – autora apresenta fantasia destinada a adolescentes e aos apaixonados por romance Para os apaixonados por fantasia e romance, a autora Bruna Longobucco irá bater um papo com o público da III Festa Literária no dia 12 de agosto, sobre o livro Centúrias.
O romance traz a história de amor entre Aylá Levale e Igor Telfort: eles têm dezoito anos, não fazem amizades facilmente e seguiam tranquilamente […] + Leia mais INSTITUCIONAL ACC é agraciada com selo digital do Instituto Pró Livro Concorrendo ao Prêmio IPL – Retratos da Leitura, a Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) foi agraciada no último dia 4 de dezembro, em cerimônia de premiação realizada em São Paulo, com um selo que qualifica o projeto como finalista da edição.
Carlos Oscar Niemeyer, presidente da ACC, participou do evento que contou com autoridades, representantes […] + Leia mais Cavaleiros da Cultura é finalista da 2ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura A Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) é finalista da segunda edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura.
A ACC concorre com outras dez instituições o prêmio na categoria ONGs, com o projeto da FliMinas – Festa Literária de Minas Gerais.
No total, mais de 300 instituições concorrem nas demais categorias.
O principal objetivo da premiação é […] + Leia mais Rio Novo sedia formação do Programa Direito e Cidadania da Paulus em parceria com a ACC Dez municípios da região da Zona da Mata mineira participaram, durante os dias 13 e 14 de setembro, da formação “De vínculos e convivências, os diversos interesses e sociabilidades para a cidadania infanto-juvenil”, voltada para trabalhadores na área social.
A capacitação ocorreu na cidade de Rio Novo em parceria com a Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) e […] + Leia mais + MAIS NOTÍCIAS CONTATE-NOS  ACEITO SER CONTATADO (32) 99964-7874 (32) 99964-8598 Ou envie um e-mail para contato@cavaleirosdacultura.
com.
br No Facebook No Twitter Siga os Cavaleiros No Flickr Galeria de Fotos PARCEIROS QUE APÓIAM OS CAVALEIROS DA CULTURA PRÊMIOS SEJA UM AMIGO DOS CAVALEIROS DA CULTURA      AMIGOS E COLABORADORES Carlos Oscar Niemeyer Magalhães da Silveira José Antônio Furtado Álvaro Gatto Eduardo Morici Ladeira Jorge Luiz Silva Wolfgang Mayer Luiz Carlos Oliveira Francisco José Reis Leonardo Alex Rocha Adriano Gama Adriano Agostinho Antônio Coutinho Leonardo Assunção Ana Cristina Borges Duarte Niemeyer André Vieira Colombo Margareth Marinho Weyder Ferreira João Pedro Borges Niemeyer Eduardo Miranda Close Mobile navigation Contato Go top

Localização como chegar a Associação Cavaleiros da Cultura