Contemporânea Escola de Música, São José - SC

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São José - SC

Contemporânea Escola de Música | - - CursosProfessoresPlanos e PreçosContato Matricule-se: (48) 9161-8989 Tim “Novo espaço para aprender música em São José!” Aulas individuais e em grupo.
Saxofone Para chegar ao seus formatos atuais, vários instrumentos tradicionais apresentam evoluções de instrumentos mais antigos, muitas vezes tendo seus inventores como desconhecidos.
Esse não é o caso do saxofone, cujo instrumento foi deliberadamente inventado pelo belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax.
Filho de um fabricante de instrumentos musicais, aos 25 anos Adolphe Sax foi morar em Paris onde começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos.
Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone.
A data exata da criação do instrumento foi em 28 de junho de 1840[carece de fontes].
 Ao longo do tempo, diversas modificações foram feitas, como a chave de registro automática, introduzida no início do século XX em substituição às duas chaves de registro que deveriam ser alternadas manualmente pelo instrumentista.
Entretanto, as características gerais do instrumento permanecem as mesmas dos originais criados por Adolphe Sax.
Os saxofones são instrumentos transpositores de sopro, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito).
A maior parte dos saxofones são em B? (como o sax tenor e o soprano) ou em E? (como o sax alto e o barítono).
Fonte Todos os Cursos da Escola tem o foco no Aluno.
Será traçado junto ao professor o perfil de cada aluno, identificando assim as suas necessidades e interesses e então direcionados os estudos.
Portanto não há um método específico e único.
Para informações sobre horários disponíveis e agendamento de aulas fale com a secretaria! Contato.
Professor: Gustavo.
Read more Preparação para Vestibular Aulas específicas para alunos interessados em prestar vestibulares de Música com prova específica.
Programa de Disciplina do último Vestibular UDESC: I – Alturas musicais Grafia e reconhecimento em partitura dos nomes das notas; sinais de alteração; enarmonia; Transposição (transposição por intervalos, transposição de tonalidade) II – Valores de ritmo, andamento e sinais de interpretação Grafia e reconhecimento das figuras de notação musical; Compassos simples e compostos; Sinais de tempo e/ou movimento; Sinais de interpretação e/ou fraseado; Sinais de ornamentação; Sinais de repetição e abreviatura III – Intervalos Montagem, reconhecimento, qualificação e inversão de intervalos em partitura IV – Escalas e Armaduras de Clave Montagem e reconhecimento em partitura de escalas maiores, menores, relativas, homônimas, enarmônicas; nomes dos graus das escalas maiores e menores, armaduras de clave maior e menor diagramadas no ciclo de quintas; modos diatônicos; série harmônica V – Acordes, harmonia e princípios de condução de vozes Montagem e reconhecimento de acordes em partitura e cifras; tríades; tétrades; inversão de acordes; campo harmônico; modulação; cadências; Encadeamento de acordes na escrita para 4 vozes; Grafia e reconhecimento da notação em graus e cifras, símbolos básicos de inversão e baixo cifrado; Análise harmônica LEITURA MUSICAL ?   Execução de frases rítmicas à primeira vista.
?   Entoação melódica à primeira vista (solfejo) Autores abordados: CHEDIAK, Almir.
Harmonia & Improvisação.
2 vols.
Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1991.
MED, Bohumil.
Teoria da música.
Brasília: Musimed, 1996.
GUEST, Ian.
Harmonia, método prático.
v.
1.
Rio de Janeiro: Lumiar,.
Read more Teoria Musical Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música.
Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.
Wiki.
    As aulas de Teoria Musical terão como foco abilitar o aluno a compreensão dos elementos básicos da música como:   Leitura de Partitura – identificação das notas, clave de Sol e Fá, figuras ritmicas (semibreve, mínima, seminima, colcheias etc.
).
Formas de compasso (binário, ternário e quaternário), regras de escrita entre outros… Leitura de Cifras e Montagem de Acorders Escalas, maiores e menores.
Percepção (desenvolvimento auditivo para o reconhecimento dos sons e ritmos) Harmonia    .
Read more Baixo Elétrico Baixo elétrico, chamado também de contrabaixo elétrico, viola baixo ou simplesmente baixo é um instrumento de cordas semelhante a uma guitarra elétrica, maior em tamanho e com um som mais grave.
A evolução do contrabaixo acústico, é utilizado por diversos gêneros musicais modernos.
O baixo elétrico tradicional e popular que a maioria das bandas de rock usam é muito similar a uma guitarra elétrica, mas com o corpo maior, um braço mais longo e uma escala mais extensa.
Em geral, os baixos elétricos mais comuns possuem quatro cordas, e estas são afinadas, tradicionalmente, da mesma maneira que os contrabaixos de orquestra, sendo as mesmas notas que as quatro cordas finais de uma guitarra (i.
e.
Mi, Lá, Ré, e Sol), mas cada uma destas cordas são afinadas uma oitava mais graves, em tom, do que a guitarra.
A fins de evitar o uso excessivo de linhas suplementares inferior na pauta da partitura, a notação musical do baixo/contrabaixo é feita na clave de baixo (em Fá) e a anotação, em si, das notas musicais deve ser feita em transposição de uma oitava acima, relativamente ao som que o baixo deve emitir.
Isto é, o som do baixo quando lendo de uma partitura para baixo, vai soar uma oitava mais grave do que as notas escritas na pauta.
similarmente a uma guitarra, para se tocar o baixo elétrico com seu potencial sonoro total, este é conectado a um amplificador específico para contrabaixos; isto é essencial para as.
Read more Guitarra A guitarra elétrica é um instrumento musical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificado eletronicamente.
É um Instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como na Guitarra acústica, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos (na maioria dos modelos).
Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um alto-falante que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante.
Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.
Pode-se dividir as guitarras elétricas em dois tipos básicos: Guitarras Maciças e Guitarras Semi-acústicas.
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Professores: Leonardo Schmidt – Bruno Arceno – João.
Read more Violão Guitarra clássica – (no Brasil conhecida como violão e em Portugal como viola) é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita.
O corpo é oco e chato, em forma de oito , e feito de várias madeiras diferentes.
O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado.
As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão.
A sua configuração moderna e desenho foram confeccionados na Espanha.
Presente hoje em quase todos os géneros musicais populares, sua abrangência só se compara à do piano.
Ao longo do tempo este instrumento sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execução.
Entre os géneros que mais utilizam a guitarra clássica estão a música erudita, o flamenco espanhol, o vals peruano, a cumbia colombiana, o joropo venezuelano, as rancheras mexicanas, a MPB, o fado português, a modinha, a morna, o choro, a bossa nova, as gaitas, entre outros.
Fonte Todos os Cursos da Escola tem o foco no Aluno.
Será traçado junto ao professor o perfil de cada aluno, identificando assim as suas necessidades e interesses e então direcionados os estudos.
Portanto não há um método específico e único.
Para.
Read more Violino A palavra violino vem do latim, vitula, que significa instrumento de cordas.
Sua origem vem de instrumentos trazidos do Oriente Médio e do Império Bizantino.
Os primeiros violinos foram feitos na italia entre os meados do fim do século XVI e o início do século XVII, evoluindo de antecessores como a rebeca, a vielle e a lyra da braccio.
O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas.
É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família (que ainda possui a viola, o violoncelo).
O violino possui quatro cordas, com afinação da mais aguda à mais grave: Mi4, Lá3, Ré3 e Sol2.
O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado, podem-se produzir timbres mais aveludados.
O som geralmente é produzido pela acção de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas.
Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), pela fricção da parte de madeira do arco, ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.
Assim como outros instrumentos de cordas, os violinos também podem ser amplificados eletronicamente.
A sua utilização mais comum é nos naipes de cordas das orquestras.
O género mais comum é a música erudita.
Existem no entanto diversos músicos que o utilizam na música folclórica, jazz, rock e outros géneros populares.
Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla.
Depois do maestro, ele.
Read more Teclado O teclado é um instrumento musical de teclas temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia.
É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.
O número de teclas pretas e brancas nos teclados atuais podem variar de acordo com o fabricante.
Por padrão, os teclados arranjadores da Yamaha e da Casio vem com 61 teclas, (36 brancas e 25 pretas).
Existem diferentes categorias de teclados musicais eletrônicos: Arranjadores São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde se pode criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.
), bem como ainda se pode sintetizar estes timbres (sons).
São mais utilizados por iniciantes ou músicos em solo (sem banda).
Sintetizadores Possuem recursos de edição de timbres (alteração de frequências, modulação, efeitos, etc.
), com isso criando novos timbres (sons).
São muito usados por profissionais em performances ao vivo com banda.
Workstations São teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas.
São mais usados em estúdio.
Teclados Controladores São teclados com diferente número de teclas, na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc.
Todos os Cursos da Escola tem.
Read more Musicalização Infantil O curso de musicalização infantil pretende estimular o contato da criança com a música e seus conceitos fundamentais através de atividades lúdicas coletivas.
Desse modo, favorece também o desenvolvimento de habilidades como: a coordenação motora, a memorização, a criatividade, a sociabilidade, percepção auditiva, musicalidade, entre outras.
Nas aulas, utilizam-se instrumentos de fácil manuseio como a percussão, a flauta doce e o metalofone, além da voz e do próprio corpo.
O curso é destinado a crianças a partir de três anos de idade, podendo constituir uma etapa anterior e uma preparação para o estudo de um instrumento musical específico.
Conheça mais benefícios que a música oferece as crianças, clique aqui.
Ligue e marque uma aula.
9161-8989 Professora: Bruna.
Read more Canto “Escrever uma história do canto é quase o mesmo que escrever a história da própria música, pois, sendo o único instrumento que expressa uma relação direta entre mente e corpo, o canto está presente em todos os períodos da história do homem.
” fonte Técnica Vocal: A técnica vocal tem como foco desenvolver habilidades necessárias a estilos musicais populares, com ênfase no Rock, Heavy Metal, Pop, Blues, Soul e Jazz.
A aula consiste em desenvolvimento das musculaturas das pregas vocais e da laringe, e do apoio diafragmático aplicados diretamente ao canto através de diversos exercícios, incluindo vocalizes, articulações, reprodução de referências sonoras caricatas que permitem o alcance de determinadas técnicas.
Consiste também no uso de repertórios adequados ao desenvolvimento de cada etapa, envolvendo também algumas técnicas necessárias para se atingir as extensões exigidas por este repertório, bem como noções técnicas aplicadas à estética vocal desejada e técnicas de drives vocais.
É importante frisar que o aluno faça seus próprios experimentos vocais dentro e fora da sala de aula, em adição ao seus estudos.
Canto: O canto é exercício de expressão, de comunicação e de amplitude das possibilidades humanas.
Seu estudo envolve corpo e mente, trabalhando em conjunto para obter-se o máximo rendimento com o mínimo de esforço.
Nas aulas de repertório são trabalhados aspectos linguísticos, musicais e interpretativos, moldando o fazer criativo de cada aluno dentro de cada gênero musical.
O domínio do próprio corpo, aliado a expressão artística, fazem do canto um veículo para.
Read more Novidades! Atenção: em Janeiro a recepção da escola estará funcionando a partir das 14:00 às 19:00 hrs, de Segunda a Quinta Feira.
Agora a escola também oferece aulas de prática de conjunto, venha tocar com a gente!  Aprenda de verdade! Quer aprender a tocar? faça uma aula experimental gratuita! conheça nossos professores, aulas personalizadas.
Musicalização Infantil O curso de musicalização infantil pretende estimular o contato da criança com a música e seus conceitos fundamentais através de atividades lúdicas coletivas.
Desse modo, favorece também o desenvolvimento de habilidades como:Nas aulas, utilizam-se instrumentos de fácil manuseio como a percussão, a flauta doce e o metalofone, além da voz e do próprio corpo.
O curso é destinado a crianças a partir de três anos de idade, podendo constituir uma etapa anterior e uma preparação para o estudo de um instrumento musical específico.
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9161-8989Professora: Bruna Nogueira Cursos de: Saxofone, Canto Popular/ Técnica Vocal, Teclado, Violão, Violino, Guitarra, Baixo Elétrico, Prática de Conjunto, Musicalização Infantil, Teoria Músical e Preparação para Vestibular.
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