Dr. Marcos A. Gebara Muraro Psiquiatra, Rio de Janeiro - RJ

Av. Ataulfo de Paiva, 135 - sala 1015 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22440-032, Brasil
Rio de Janeiro - RJ

Home - marcosgebaranovo.
site.
com.
br - Psiquiatra Clínico, Forense, Psicanalista - Psiquiatra Clínico, Forense, Psicanalista MarcosGebara                                               Psiquiatra Clínico, Forense, Psicanalista DOIS CONSULTÓRIOSO Dr Marcos Gebara, atende em dois consultórios, no Leblon  e na Barra da Tijuca.
As consultas têm duração de 55 minutos e em respeito ao paciente não há encaixes na agenda e a pontualidade é valorizada.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTOO horário de funcionamento é das 12:00 às 22:00 sendo que às segundas, terças e quintas feiras o atendendimento  no consultório do Leblon e nas quartas e sextas na Barra.
da Tijuca.
CLÍNICA MARCOS GEBARA Em fase final de contrução, a Clínica Marcos Gebara, funcionará na Estrada do Joá 3862 na Barra da Tijuca.
 Com arquitetura moderna e concepçâo arrojada,  0 futuro da Psiquiatria estará disponível em breve.
Aguardem! Bem vindo ao  website do Dr Marcos GebaraEste site trata de temas relacionados à Psiquiatria e foi elaborado para visitantes e interessados no assunto.
As informações nele contidas não substituem de nenhuma maneira a orientação de um médico psiquiatra qualificado que poderá fazer um diagnóstico preciso e então prescrever o tratamento correto para cada caso.
Consulte sempre um médico, evite a automedicação e o autodiagnóstico.
Este site segue o Código de Conduta da “Fundação Saúde na Net” (Health on the Net Foundation) e não possui patrocinadores.
Um pouco mais sobre o Dr Marcos Gebara OPINIÃONesta sessão você encontrará textos e artigos de opinião escritos pelo Dr Marcos Gebara.
“A Demonização injustificável da Eletroconvulsoterapia” ?É profundamente lamentável que o autor da novela “O outro lado do paraíso” no capítulo apresentado no dia 21/Nov/17 tenha retratado uma cena na qual a Eletroconvulsoterapia é aplicada numa paciente de forma tão dissociada da realidade moderna.
Na forma em que foi mostrada, incita na audiência a revolta pela barbárie e coerção, aumentando o estigma contra a prática e também quanto à própria doença mental.
Ofende a classe médica fazendo representar um “psiquiatra venal que vende um diagnostico falso e prescreve um tratamento errôneo”.
  Presta um enorme desserviço à população, sendo preferível crer que por ignorância e não por má fé.
A Eletroconvulsoterapia (ECT) é um importante tratamento para alguns subgrupos de indivíduos padecentes de graves doenças mentais.
Basicamente, abrange as depressões graves, estados de mania, catatonia e, ocasionalmente, esquizofrenia.
Nos transtornos depressivos graves, a ECT é largamente considerada o mais efetivo método de tratamento, quando comparada a qualquer outra modalidade, mesmo ao amplo espectro de opções farmacológicas, sendo particularmente indicada na presença de sintomas psicóticos delirantes ou catatônicos e, principalmente, risco iminente de suicídio.
A ciência mostra cada vez mais sua importância, e traz modernos recursos para sua aplicação.
Foram produzidos, pelas grandes Associações Internacionais e Mundiais da Especialidade, diversos algoritmos para humanizar seu uso.
O expresso consentimento do paciente ou responsável legal deve ser a regra, excetuando condições extremas onde o procedimento seja necessário para salvar vidas ou evitar rápida deterioração física ou mental.
Estudos comparando ECT e farmacoterapia resultaram significativamente favoráveis à ECT, assim como os de neuroimagem não demonstraram qualquer indício de que ECT possa causar destruição neuronal.
Pelo contrário os mesmos fornecem indícios de neurogênese e neuroplasticidade.
A associação de ECT com farmacoterapia nas fases de continuação e manutenção foi superior ao uso de fármacos isoladamente.
] .
Está fartamente demonstrado que a ECT pode ser muito valiosa no rápido controle de estados maníacos graves e também no tratamento de manutenção dos Transtornos Bipolares refratários, cicladores rápidos e estados mistos.
A ECT pode ser considerada uma “poderosa ferramenta” no tratamento de grande parte das emergências psiquiátricas, assim como pode ser decisiva para salvar vidas em certos casos de Síndrome Neuroléptica Maligna, mormente os que não respodem à farmacoterapia específica.
A ECT tem demonstrado, ainda, ser de grande valia em alguns casos de TOC, Demência e Parkinson.
Cabe ressaltar o bom uso de ECT em condições especiais, como gravidez, idosos e crianças, sempre obedecendo criteriosos cuidados.
Quanto aos riscos, a mortalidade associada à ECT é menor do que aquela associada aos procedimentos menores de anestesia geral, ou seja, 0,00001%, sendo exclusivamente devida a complicações cardíacas.
Não há contraindicações absolutas ao uso de ECT, porém deve ser evitada em condições como tumores e infarto cerebrais, arritmias cardíacas graves, portadores de marca-passos, aneurismas, descolamentos de retina, infarto do miocárdio e feocromocitoma.
Nos tempos hodiernos não se justifica a prática da ECT sem anestesia, ventilação e monitoração (ECG, EEG, Oxímetro) em ambiente hospitalar específico com recursos apropriados.
Concluindo, mesmo depois de 80 anos, a ECT é um valioso recurso terapêutico para diversas condições psicopatológicas, além de ser um método seguro e bem tolerado.
Levando em conta sua inquestionável validade, faz-se mister um esforço no sentido da conscientização pública, visando a desestigmatização.
 Marcos Gebara VÍDEOS E FOTOSNesta secção encontraremos alguns vídeos pertinentes a diversos assuntos de relevante interesse na área da Psiquiatria.
Podemos entender de forma sucinta os principais aspectos da Depressão, do Pânico, do Trasntorno Bipolar, da Neurobiologia e Tratamento das Psicoses, da Eletroconvulsoterapia, da Genética relacionada ao Psiquismo, Regulação Epigenética e Psicofenótipo, entre outros.
TEXTOS MÉDICOSUma seção destinada aos profissionais médicos com material produzido e elaborado pelo Dr Gebara.
Estes textos foram publicados em revistas científicas e/ou utilizados em aulas ministradas pelo psiquiatra.
TEXTOS, FOTOS E VÍDEOSNas colunas de Textos, Fotos e Videos é possível encontrar alguns textos que foram produzidos pelo Dr Marcos Gebara.
Numa linguagem simples, pode ser acessado por leigos e não profissionais de saúde para esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais dos meandoros de alguns assuntos relacionados às patologias e temas psiquiatricos.

Localização como chegar a Dr. Marcos A. Gebara Muraro Psiquiatra