Dra. Luciana Granja Medicina Ortomolecular, Rio de Janeiro - RJ

Cobertura 302 - R. Sen. Rui Carneiro, 301 - Recreio, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Rio de Janeiro - RJ

Dra.
Luciana Granja - - skip to main | skip to sidebarA Medicina Ortomolecular feita da maneira certa! sexta-feira, 18 de agosto de 2017 Tire suas dúvidas sobre o glútenVocê já deve terouvido falar das dietas sem glúten, mas afinal, o que é ele? Confira asperguntas e respostas sobre esse item que pode ou não fazer parte da suaalimentação:  O que é o glúten? É uma proteína presente naturalmente em muitos cereais,como o trigo, o centeio e a cevada.
O glúten dá elasticidade na receita dediversos alimentos, como o pão, que com ele cresce e fica macio.
Tirar o glúten da alimentação faz emagrecer? Apenas adotar uma dieta semglúten não é garantia de perda de peso.
 No entanto, ao diminuir seuconsumo, muitas fontes de carboidratos deixam de ser ingeridas e isso leva auma redução de calorias no prato e à provável perda de peso.
Intolerância e alergia ao glúten são diferentes? A diferença entre alergia eintolerância a qualquer alimento é feita pelo tempo e forma de reação.
Naalergia, a reação é violenta e quase sempre imediata.
Para o alérgico a glútencada contato com a proteína pode ter uma reação pior.
No caso da intolerância,a reação aparece com o tempo, há uma graduação, você pode ser pouco ou muitointolerante, e a reação depende da quantidade ingerida, mas será sempre a mesmareação.
Problemas durante a gravidez, o parto e a amamentação têm ligação com osurgimento da doença nos bebês? Não há nenhuma pesquisa quecomprove cientificamente que há uma relação entre o desenvolvimento dessadoença com problemas ocorridos durante a vida do bebê.
 Apesar de aamamentação proteger de diversas doenças, ela não afasta a chance dorecém-nascido se tornar celíaco.
A doença celíaca é hereditária? Existem fatores genéticos quepodem criar uma predisposição para o aparecimento dela, porém, essa doença nãopode ser considerada hereditária por não haver ligação direta entre um portadore seus descendentes.
Estima-se que cerca de 10% dos familiares diretos de umcelíaco possam herdar a doença.
O celíaco pode tomar qualquer medicamento? É preciso tomar cuidado, poisalguns comprimidos e cápsulas podem apresentar farinha de trigo em suacomposição.
 Por isso, é importante informar o médico antes da prescriçãode qualquer remédio.
  É possível diagnosticar a doença celíaca sem um teste? Como os sintomas de quem é celíacopodem ser confundidos com os de outras doenças, somente a biópsia conseguedefinir com exatidão se o indivíduo possui ou não intolerância ou alergia aoglúten.
Fonte: Alto Astral (com minhaconsultoria) Postado porDra.
Luciana Granjaàs17:18Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:celíacos,dieta sem glúten,glúten quinta-feira, 29 de dezembro de 2016 Cuidado com os aperitivos de fim de ano! Fim de ano, Natal, Ano Novo, é sempre um momento feliz e animado.
E os petiscos, claro, não podemfaltar.
Eles são o toque especial da mesa, e fazem a qualquer um de nóssalivar.
Porém, do ponto de vista médico, as coisas não são bem assim.
O salame, amendoim e azeitona preta, itens adorados àmesa, têm alto teor calórico, e por isso precisa-se tomar cuidado na hora demontar o cardápio com estes mimos ao paladar.
Confira abaixo os índices destes três alimentos: Energia Azeitona 194 cal Salame 398 cal Amendoim 606 cal Lipídios Azeitona 20,3g Salame 3,6g Amendoim 54g Carboidratos Azeitona 2,9g Salame 5,5g Amendoim 18,7g Sódio Azeitona 376mg Salame 1567mg Amendoim 1574mg Proteínas Azeitona 25,8g Salame 22,5g Amendoim 1,2g Uma dos principais cuidados que devem ser dadosé em relação ao salame que, mesmo saindo como o “campeão”, tem índices ruinsnos Lipídios (gordura) e no Sódio, que devem ser ingeridos com cautela emoderação.
Já o amendoim apresenta menor teor de sódio e boa quantidade deproteínas, além de possuir gordura monoinsaturada, ou seja, ajuda a controlar ocolesterol ruim.
A azeitona preta, por sua vez, tem alto teor de sal e poucaproteína, o que não contribui para saciedade.
Por fim, o truque é a moderação: escolha seupetisco favorito e consuma até 30g.
Não exagere no beliscado e garanta sempreuma alimentação balanceada, que proporcione uma quantidade de calorias idealpara seu corpo e que respeite sua saúde.
  Fonte: Revista SaúdePostado porDra.
Luciana Granjaàs11:23Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:amendoim,azeitona,petiscos,riscos,salame,saúde quinta-feira, 22 de dezembro de 2016 10 dicas para se controlar nas festas de fim de ano Para não engordar nas festasde fim de ano, a palavra chave é moderação.
Evitando os excessos de comidae bebida e fazendo trocas espertas, é possível compor um prato saudável sempassar vontade de provar as delícias típicas da época.
O mais importante é tirar o focoda comilança e aproveitar ao máximo o momento de reunião com familiares eamigos.
Assim você evita aquela sensação de mal estar e arrependimento quenormalmente batem depois dos exageros cometidos.
Confira abaixo as dicas: 1) Não pule refeições esperandoa hora da ceia.
Chegar à mesa morrendo de fome nos faz extrapolar nasquantidades.
2) Comece o dia com um bom caféda manhã.
Consuma muitas fibras, como farelo de aveia e farinha de linhaça eproteínas, que mantêm a saciedade por mais tempo.
 Prepare um suco verde,fonte de vitaminas, minerais e energia para encarar a maratona de festas.
3) Na hora da festa, evite ospetiscos mais calóricos como queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar),salames, azeitonas e salgadinhos em geral.
Prefira castanhas, frutas secas etorradas.
4) Faça um prato de salada antesdo prato principal e mastigue bem.
Esse processo gera mais saciedade e ajuda aevitar os exageros.
5) Evite bebidas alcoólicas.
Umalata de cerveja ou um drink feito com leite condensado têm 150 kcal.
Uma taçade vinho ou champanhe para fazer o brinde é o bastante.
6) Prefira as carnes magras,como peru, e sempre retire a pele.
Além de ser altamente calórica, ela é fontede gordura saturada, que eleva o colesterol.
7) Cuidado com as sobras! Acomilança pode se estender por um ou dois dias após a festa.
8) Sobremesas à base defrutas são as melhores opções.
Invista em uma cesta repleta de frutas daépoca, como lichia, figo, cereja e ameixa.
9) Coma um pouco de tudo o quesentir vontade, mas lembre-se: o segundo pedaço tem o mesmo gosto que oprimeiro.
Invista em porções pequenas e evite a culpa e a frustração.
10) Se a comemoração de Natal forna sua casa, prepare uma ceia light e deixe a família inteira em forma.
Fonte: Bolsa de MulherPostado porDra.
Luciana Granjaàs15:56Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:ano novo,ceia,dicas,festas,festas de final de ano,natal quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 Alimentos detox pós-ceia Um dos grandes desafios nas festas de fim de ano é manter a dieta ou uma alimentação regrada.
São tantas guloseimas e tantos pratos gostosos, que fica até feio não experimentar.
Mas entre uma ceia e outra, você pode acabar perdendo o controle no prato e exagerando na dose.
Hoje, vou compartilhar alguns alimentos que irão ajudá-lo a aliviar a sensação de mal-estar e de "estufamento" depois das comemorações.
FRUTAS AbacaxiPor possuir uma enzima chamada bromelina, responsável por digerir as proteínas presentes em grandes quantidades, o abacaxi é uma das opções para combater o inchaço e aliviar o estômago.
Uma fatia média, consumida após a refeição, é o suficiente.
Para quem sofre de gastrite ou refluxo, fica o alerta! A fruta aumenta a acidez no estômago, aumentando os sintomas das doenças.
Por isso, evite! MaçãA fruta rica em vitaminas B, C e E e polifenóis, ajuda a manter a mucosa gástrica e o equilíbrio das funções do intestino.
Também é rica em pectina, substância que dificulta a absorção de carboidratos e gorduras pelo organismo.
O ácido presente no alimento age como anti-inflamatório enquanto seu suco tem grande poder de regeneração.
Você pode consumir a maçã como sobremesa ou sucos nos dias pós-festa.
FOLHASCouvePor ser rica em fibras, a verdura é um forte aliado no processo digestivo, favorecendo um melhor trânsito intestinal.
E mais: é excelente para o fígado por possuir sulforafano, isotiocianato e indóis, substâncias que previnem contra o câncer.
A folha pode ser consumida diariamente na forma de suco ou até na forma crua ou refogada.
Mas quem sofre de hipo ou hipertireoidismo, cuidado! O vegetal pode alterar as funções da glândula da tireoide.
A palavra-chave é moderação.
Repolho RoxoTem forte ação anti-inflamatória e por conter muito enxofre, participa diretamente na desintoxicação e limpeza do organismo.
Pode ser consumido sem exagero.
Porém, quem sofre de flatulência, deve dobrar o cuidado, pois a hortaliça favorece o acúmulo de gases no estômago e intestino.
Postado porDra.
Luciana Granjaàs13:53Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:alimentos,ceia,cereais,dicas,fim de ano,frutas quinta-feira, 8 de dezembro de 2016 Festas de fim de ano: dicas para comer com moderação! Está dada a largadapara as festas de final de ano.
Estamos às vésperas de viver intensamente ascelebrações do trabalho, família, amigos.
Afinal, dezembro é o mês dafelicidade, época de transformar cada encontro em algo muito especial, reuniras pessoas queridas, brindar a chegada de uma nova fase.
Contudo, nesseperíodo a ceia é sinônimo de excesso, já que manter a rotina alimentarbalanceada é praticamente uma missão impossível.
Será? Com tantas tentações àmesa, existe a possibilidade de resistir aos prazeres gastronômicos que, muitasvezes, só surgem no Natal e Ano Novo? Esse é um dos grandes desafios a seremenfrentados nessa temporada.
Se não der para conter a vontade, fique calmo.
Aregra é ser feliz, mas com moderação.
Confira as dicas: Postado porDra.
Luciana Granjaàs17:39Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:ano novo,ceia,fim de ano,natal segunda-feira, 15 de agosto de 2016 Tapioca: amiga da dieta e da saúde Aqui no blog eu já apresenteialguns dos benefícios de incluir a tapioca na sua alimentação diária.
A goma,famosa no Norte e Nordeste, não contém glúten, substância que pode causarintolerância em algumas pessoas e que também pode acabar dificultando aperda de peso em alguns casos.
Sabe por que ela é boa paraperder peso? Ao contrário do pão e do biscoito, a tapioca é feita apenas de Ifécula de mandioca, sem gordura, glúten ou sódio em sua composição.
Além disso,não é preciso utilizar óleo no preparo da tapioca, reduzindo o consumo degorduras e, por consequência, de calorias diárias.
Outra vantagem fica no recheio:pode ser, basicamente, o que você quiser, já que a tapioca tem um sabor suaveque combina com tudo, seja doce (como frutas, geleia sem açúcar e mel) ousalgado (ricota, cenoura, frango desfiado).
Assim você pode fazer umacombinação de recheios que, além de saborosos, são amigos da boa saúde e dopeso em dia.
Para os celíacos (intolerantes aglúten) a tapioca é uma ótima opção para os celíacos.
Estima-se que 1% dapopulação mundial tenha doença celíaca, causada por uma reação alérgica graveao glúten; já outros 10% da população podem apresentar reações do sistemaimunológico intestinal por causa dele.
Fonte: Alto Astral (com minhaconsultoria)Postado porDra.
Luciana Granjaàs17:26Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:dieta,fit,glúten,recheio,tapioca segunda-feira, 8 de agosto de 2016 Chá de oliveira milagroso Os benefícios dos frutos da oliveira ninguém nega.
Ricos em ômega-3, protegem o coração, mantendo os níveis de colesterol controlados.
Mas não são apenas as olivas e seu óleo que contribuem para sua saúde.
Aqui no blog, já falamos um pouquinho sobre as vantagens do azeite de oliva, mas hoje você vai conhecer sobre os poderes que oliveira pode ter sobre quem quer afinar a silhueta.
As folhas da oliveira, quando consumidas na forma de infusão, podem fazer verdadeiros milagres e diminuir consideravelmente seu número, pois são capazes eliminar o excesso de peso, afinando a cintura em um tempo muito menor.
Segundo pesquisas realizadas  na Universidade de Queensland (Austrália), baseada em testes realizados com roedores, comprovaram que o chá feito da folha verde não apenas emagrece, mas regulariza a pressão arterial.
Este efeito se deve à oleuropeína, um presente encontrado nas folhas verdes da oliveira, cuja ação anti-inflamatória é responsável por queimar a gordura que está sobrando no corpo.
  É também possível encontrar no vegetal componentes importantíssimos como o selênio, o cobre, magnésio, potássio, manganês, zinco e fósforo, um time de minerais que faz o metabolismo acelerar e estimula a queima das gorduras.
Por isso, separei uma receita rápida e super eficaz: ferva um litro de água para cada 4g a 5g da erva.
Quando a água ebulir, acrescente as folhas, espere por um minuto, retire do fogo, e beba logo em seguida.
E não adicione açúcar.
Umas gotinhas de limão também podem dar sabor ao chá.
Com o consumo regular de 4 xícaras, em média, por dia você emagrece de 2 a 3kge reduz consideravelmente a circunferência e a gordura abdominal.
Mas não espere milagres, faça-os acontecer.
Exercício físico e uma vida mais saudável vão garantir seu sucesso sempre.
Fonte: Dieta JáPostado porDra.
Luciana Granjaàs18:30Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMarcadores:beneficios,chá de oliveira,como emagrecer,dicas,elimina gordura,receita Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Pesquisar este blogQuem sou euDra.
Luciana GranjaRecreio - Rio de Janeiro, BrazilSou médica especializada em Medicina Ortomolecular e vou usar esse espaço para dar dicas de como manter a alimentação balanceada e saudável sem pesar no bolso, nem no estômago!Para marcar uma consulta é só ligar para (21) 2480-8075 ou 2490-0293.
Rua Senador Rui Carneiro, 301 - cobertura 302, RecreioVisualizar meu perfil completoVídeos - Dieta do Cálcio (Programa Fala Brasil)FacebookTwitterLink-me!NewsletterQual o seu e-mail?Delivered by FeedBurnerSeguidoresArquivo do blogParceirosDesenvolvido porGestão e Produção de Conteúdo 

Localização como chegar a Dra. Luciana Granja Medicina Ortomolecular