Editora Expansão, Salvador - BA

Condomínio Edifício Gama - Rua Desembargador Baldoino Andrade - Chame-Chame, Salvador - BA, Brasil
Salvador - BA

Editora Expansão - - "Projetos exclusivos" "Soluções educacionais" "Acervo especial" Editora Expansão conheça a editora O que melhor caracteriza a Editora Expansão é a grande intenção de oferecer ao ensino público um ambiente que estimule a investigação, a comunicação, o espírito criativo, fazendo do professor e do aluno, cidadãos que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento de sua comunidade, do seu estado e do seu País.
Veja mais.
Projetos Exclusivos projetos educacionais Os projetos da Expansão proporcionam a democratização da informação, formação de leitores, e o aporte ao processo educacional permanente.
Veja mais.
Soluções Tecnologia semear educacional O projeto SEMEAR que significa "Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede" foi desenvolvido a partir de amplo estudo e análise de necessidades operacionais, gerenciais e estratégicas das Instituições de Ensino Público e do atendimento pleno de informações e padrões determinados pelas Normativas expedidas pelo Ministério da Educação, Secretarias de Educação e em conformidade com as Leis Federais, Estaduais e Municipais.
Veja mais.
Estação do Saber Conheça mais.
Ciranda da Leitura Conheça mais.
Projeto Africanidade Fotos do evento.
A Expansão, no mercado educacional há quase 10 anos, constituiu equipe de elevada qualificação e experiência para elaboração de projetos educacionais voltados ao setor público.
Contamos com uma equipe multifuncional formada por grandes profissionais para diversos projetos na areá pedagógica e de TI (tecnologia de informação), além de equipe de produção e execução.
Sem dúvida, o sucesso decorre da credibilidade que a Expansão, conquistou através de sua equipe técnica, da experiência de cada colaborador da sua equipe, onde estão o respeito ao ambiente acadêmico aliado ao compromisso maior da assistência à educação, que é de servir ao aluno.
Apresentação: O que melhor caracteriza a Editora Expansão é a grande intenção de oferecer ao ensino público um ambiente que estimule a investigação, a comunicação, o espírito criativo, fazendo do professor e do aluno, cidadãos que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento de sua comunidade, do seu estado e do seu País.
O trabalho realizado e desenvolvido pela Expansão, no que se refere à implementos, consultoria e assessoria vem contribuindo significativamente para a visibilidade da educação na Bahia no âmbito nacional e internacional.
A Expansão, embora nova no mercado educacional com apenas 10 anos, constituiu equipe de elevada qualificação e experiência para elaboração de projetos voltado ao setor público.
Sem dúvida, o sucesso decorre da credibilidade que a Expansão, conquistou através de sua equipe técnica, da experiência de cada colaborador da sua equipe.
Nossa MISSÃO: Transformação de Dados em Informação / Transformação de Informação em Conhecimento / Transformação de Conhecimento em Estratégia de gestão.
Corpo Técnico: A esse respeito, convém salientar que a Expansão, conta com uma equipe multifuncional formada por grandes profissionais para diversos projetos na areá pedagógica e de TI (tecnologia de informação), além de equipe de produção e execução.
Ressalta-se a importância da interdisciplinaridade, eis que, para uma prática onde a abordagem ao indivíduo possa ser ampliada e profunda, é necessária a inclusão de profissionais de outras áreas que se relacionam, sendo isto uma necessidade, ou imposição, do próprio contexto contemporâneo.
A equipe, ao agir de forma interdisciplinar, poderá seguir direções que possibilitarão a reavaliação de experiências e emoções, vivenciadas no dia-a-dia pelo profissional.
Tal prática é valiosa, pois a população carece de um sistema mais global e integral de suas necessidades.
Diante do exposto, cabe ressaltar que para alcançar, verdadeiramente, a melhoria da qualidade da população, urge no serviço público, o trabalho da equipe interdisciplinar.
A Expansão, apresenta como diferencial de serviço essa tão almejada estrutura interdisciplinar que permeia o conceito e a praxe.
A Expansão, é capaz de prover todo o equipamento necessário ao funcionamento pleno de uma unidade educacional, desde o mínimo detalhe da mobília de uma sala de aula à máxima eficiência na edição de livros.
Nossos objetivos e princípios.
Projeto Ciranda da Leitura O projeto CIRANDA DA LEITURA tem como principal objetivo ajudar a escola a cumprir a tarefa de formar leitores de literatura.
Para isso, é disponibilizado aos alunos um acervo de livros organizado por ano de escolaridade.
Trata-se de um conjunto de obras escolhido através de uma criteriosa seleção que privilegia textos desafiadores, com ilustrações de qualidade, escritas por autores renomados, de modo que os alunos tenham acesso a variadas leituras, para que assim, eles possam se formar como leitores críticos e competentes.
Este acervo está dividido por maletas.
Cada maleta contém de 6 a 8 títulos e elas estão segmentadas por série, da educação infantil ao ensino fundamental II e EJA.
Projeto Ciranda da Leitura para a Educação Infantil A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem um papel primordial na formação de crianças-leitoras.
A porta de entrada da vida escolar necessita de suporte para encantar as crianças.
Através de livros com textos de boa qualidade literária, belíssimas ilustrações, efeitos especiais, essa conquista fortalecedora será basilar para os próximos passos que a criança dará no mundo do conhecimento.
Projeto Ciranda da Leitura para o Ensino Fundamental Com nove anos de duração o Ensino Fundamental etapa introdutória ao processo de alfabetização e letramento, dentre as diversas habilidades e competências previstas para os alunos, destaca-se a necessidade de formar educandos com a capacidade de interpretar os diferentes textos.
Crianças e jovens despertam o gosto pela leitura, compreendem e interpretam com facilidade os diversos textos, desde a propaganda consumista da mídia ao texto literário de qualidade.
Para subsidiar o trabalho em sala de aula, a Editora Expansão organizou nove maletas para o Ensino Fundamental I e II.
Os livros selecionados por séries, apresentam qualidade inquestionável, tanto no seu conteúdo literário como em sua apresentação gráfica.
Descrição do Produto O projeto CIRANDA DA LEITURA é composto por catorze maletas (quatro para alunos da educação infantil; nove para alunos do ensino fundamental e duas para a educação de jovens e adultos – EJA), no seguinte formato: Acervo de Composição para Maletas Os livros estão impressos em papel OFF-SET, COUCHE ou CARTONADO, em quatro cores ou P/B, todos com acabamento brochura.
Valor de Cada Maleta R$ 280,00 (Duzentos e oitenta reais) Projeto Estação do Saber Carrinho multidisciplinar de incentivo a leitura, inclusão digital e multimídia.
O objetivo do Projeto Estação do Saber é proporcionar a democratização da informação, formação de leitores, e o aporte ao processo educacional permanente.
O carro móvel tem como objetivo ir até aos estudantes dentro da sala de aula ou em ambiente propício a leitura, jardim ou pátio da escola.
Produto: Carro biblioteca multidisciplinar, em madeira, com dimensões para passar na porta da sala de aula, armários laterais com tranca, para acomodar livros e DVDs, rodas em borracha e um plug para ligar os equipamentos elétricos.
Recurso pedagógicos e tecnológico: Mais ou menos 350 títulos de livros, 30 DVD´s, 01 Tv LCD, e um computador com teclado e mouse sem fio.
Público Alvo:Educação Infantil, ensino Fundamental I e II.
Diferencial: Um equipamento escolar móvel para tornar as aulas mais interativas.
Coleção Africanidade Primar por uma educação anti-racista sob a égide da Lei Federal 10.
639/03, que torna obrigatório o Ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana, é imprescindível pela relevância da discussão sobre etnias no contexto escolar, valorizando os aspectos pluricultural e pluriétnico da sociedade brasileira.
Esta prática, quando desenvolvida, indubitavelmente, eleva a auto-estima e desenvolve o pensamento crítico-reflexivo de educandos negros e não negros.
Coleção paradidática formada por 10 livros com CDs interativos e atividades para serem desenvolvidas com os alunos.
É voltada para crianças a partir dos 6 anos e trata da inclusão a partir de uma visão sociocultural.
Fazem parte da coleção: Coleção Espaço Geográfico Por que foi criada a Coleção ESPAÇO GEOGRÁFICO? Após recentes pesquisas, constatou-se que o Brasil foi classificado entre os países que têm grandes dificuldades no ensino da Geografia.
Sendo detectado que a razão fundamental é a falta de material de apoio nesta área de estudo.
Cientes da preocupação deste estado/município, que busca dar a sua contribuição para a redução destes índices e investir em educação de qualidade para seus alunos e professores, apresentamos a COLEÇÃO ESPAÇO GEOGRÁFICO, abrangendo o Ensino Fundamental II.
Esta coleção se adapta facilmente a qualquer metodologia de ensino e visa complementar o livro texto com atividades práticas e prazerosas instrumentalizando escolas municipais e estaduais por meio de um rico material, composto de: Caderno de Atividades, um acervo de Mapas e Painéis Geográficos, além de CD ROMs.
Público Alvo: Alunos, Professores e Escolas do Ensino Fundamental II.
Objetivos a serem alcançados: Procuramos também, fundamentar todo o trabalho na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 9.
394/96, nas Diretrizes Curriculares para o ensino fundamental, nos PCNs e nas premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea.
Composição da Coleção: DISPLAY Desenvolvido para guardar os painéis de forma prática e organizada, conservando-os e tornando fácil o acesso através de um índice.
PAINÉIS DE MAPAS Coleção composta de 26 mapas medindo 89 x 117 cm, elaborados com a mais moderna tecnologia única no mercado onde pode escrever e apagar sem danifica-los usando pincéis PILOT WBM-7 (marcador para quadro branco).
PAINÉIS GRAVURAS GEOGRÁFICAS Coleção de ilustrações divididas em 08 painéis, com temas como relevo, tectonismo, atmosfera etc.
, criadas para dinamizar as aulas, proporcionando um substancial ganho de tempo ao professor, pois não haverá mais a necessidade de desenhar as ilustrações em lousa.
CD ROM DO MESTRE Desenvolvido para facilitar o trabalho do professor em sala de aula, o CD ROM do Mestre é composto de sugestões de atividades, questões de vestibulares com os seus gabaritos, Atlas multimídia e conta com mais de 600 mapas de todo o mundo, além de galeria de fotos e desenhos geográficos usados na coleção para serem empregados didaticamente.
O CADERNO DE ATIVIDADES DO ALUNO O Caderno de Atividades abrange todo o Ensino Fundamental II, do 6o ano até o 9o ano, de acordo aos novos parâmetros da educação básica.
Oferece “Algo Mais” que os livros texto adotados: experiências práticas, pesquisas envolventes, desenvolvimento de palestras e exposições, dramatizações de temas, jogos e passatempos adaptados para geografia e o envolvimento com as outras disciplinas (interdisciplinariedade).
Com todas estas vantagens envolvidas em uma linguagem fácil, acessível e prazerosa, constitui uma grande ferramenta de apoio ao livro texto, auxiliando o aluno na fixação dos conteúdos aplicados.
O MANUAL DO MESTRE O manual do mestre traz basicamente o mesmo conteúdo do Caderno de Atividades, acrescido das resoluções das atividades e das sugestões de planejamento, facilitando, deste modo, a atividade do mestre em sala de aula.
Valor R$ 4.
800,00 (quatro mil e oitocentos reais) Coleção Tempo de Brincar Por que criamos a Coleção Tempo de Brincar? Recente resolução do Ministério de Educação e Cultura – MEC universalizou o acesso das crianças de seis anos ao ensino público.
Antes esse privilégio era apenas para crianças que tinham completado sete anos de idade.
Essa resolução ameniza parte dessa problemática, permitindo o acesso de 12.
8 milhões de crianças ao Ensino Público.
Diante desse grande acontecimento a EDITORA EXPANSÃO motiva-se e cria a coleção TEMPO DE BRINCAR tendo como base o Referencial Curricular para a Educação Infantil, sendo produzida por autoras renomadas e especialista nessa área do conhecimento.
Percebeu-se, através de pesquisas, que a maioria dos professores que lecionam na Educação Infantil encontram dificuldades no seu desempenho, isso por diversas razões: Proposta da Coleção: Com base nas razões apontadas nas pesquisas a coleção foi elaborada abordando pontos importantes os quais são enfatizados a seguir: Psicomotricidade –que se ocupa em trabalhar o corpo em sua globalidade: A psicomotricidade, na Educação Infantil, objetiva a articulação entre a ordem simbólica – a linguagem – interagindo com o corpo, os gestos, os movimentos, o tônus, o espaço, as posturas, os objetos, o tempo, num dizer corporal, dizer esse que deve ser olhado e compreendido pelo educador; Os Eixos Temáticos: No processo da construção do conhecimento utilizam-se as mais diferentes linguagens e o Projeto Tempo de Brincar as apresenta através de brincadeiras e atividades orientadas e integradas que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis.
É assim que privilegia-se: Público Alvo: Alunos de três, quatro e cinco anos da Educação Infantil e seis anos do Ensino Fundamental.
Composição: O material ora apresentado possui ricas sugestões de brincadeiras e jogos que envolvem complexas sequências motoras e propiciam à criança aquisições preciosas para seu desenvolvimento instrumental, cognitivo e tônico emocional.
O Projeto Tempo de Brincar torna o trabalho pedagógico eficiente e prazeroso.
Diferencial: O Projeto Tempo de Brincar é inovador por sua correspondência pedogógica.
Oferece diferenciais significativos: brinquedos de qualidade com abrangência psicomotora; privilegia o desempenho do professor quando oferece atividades sistematizadas e organizadas em planejamento; atividades para serem desenvolvidas pelas crianças pertinentes a toda proposta pedagógica orientada nos RCN”s; Cd de músicas como parte integrante da coleção e que responde ao programa elaborado para Educação Infantil pelo MEC.
Ressaltamos ainda que os temas inseridos nas atividades dessa coleção, além da música, apresenta movimento, artes visuais, artes plásticas, dança, entre outros.
Distribuição do Material: O material será distribuído da seguinte forma: Valor R$ 5.
500,00 (cinco mil e quinhentos reais) Coleção Inclusão Educacional O que diz a legislação? A Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira garante a todos o direito à escola, em qualquer nível de ensino, e prevê, além disso, a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.
Isso garante que todos tenham as mesmas oportunidades educacionais e o compromisso com o princípio da igualdade de direitos para todos.
Ou seja, a escola tem o dever de oferecer atendimento apropriado, ter um bom relacionamento com a comunidade e com as famílias, além de manter uma estrutura física acessível para que todos os alunos tenham condições de se desenvolver plenamente.
É muito importante que a família, a escola e toda a comunidade conheçam e respeitem a legislação vigente, garantindo assim o direito de ir e vir, e de aprender, de todos.
O que é inclusão educacional? A inclusão na área educacional é dar oportunidade de estudo sem distinção a todos os alunos nos estabelecimentos de ensino regular.
As escolas devem estar preparadas para receber a diversidade de alunos a partir de uma abordagem democrática e humanística, que respeita o ser humano e suas singularidades.
Necessitam oferecer condições de crescimento, trazer a satisfação pessoal dos alunos e contribuir com a inserção social de todos, promovendo assim uma sociedade inclusiva.
Isso significa que os alunos com deficiência estão sendo ensinados com o mesmo currículo e no mesmo nível instrucional que os demais colegas de sala de aula.
Talvez, materiais que fazem parte da aula precisem de adaptações, mas somente até o nível necessário para satisfazer as necessidades de aprendizagem de qualquer aluno.
É preciso ressaltar que ensino inclusivo não é o mesmo que educação especial.
A educação especial tem, desde a sua origem, a premissa de que as necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares.
Esse sistema de ensino termina por apartar as crianças com deficiência, não permitindo a inserção desse aluno na sociedade e não dando ferramentas a ele para crescer em comunidade.
Na instituição de ensino inclusiva, os alunos com deficiência frequentam classes comuns com colegas sem deficiências e da mesma faixa etária.
A escola inclusiva deve reconhecer que todas as crianças podem aprender, além de saber respeitar as diferenças nos alunos e permitir que suas estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades educacionais de todas as crianças.
Este princípio assegura a todos os alunos a oportunidade de aprenderem uns com os outros.
Coleção - Contos Clássicos em Libras As histórias da Coleção Contos Clássicos em Libras são contadas de uma maneira nova, respeitando as diferenças e valorizando o processo de inclusão educacional de todos os alunos.
A cada página, você encontrará texto e imagens em libras que contam a história de uma forma diferenciada e inclusiva.
Contém 10 livros adaptados + 10 CDs com jogos, cantigas divertidas e os vídeos das histórias com interpretação em Libras.
Coleção Pedagógica Contos Clássicos Esta coleção apresenta um projeto pedagógico de atividades inspiradas nos contos clássicos com adaptação em Libras, indicativos em braille e caracteres ampliados, além de pranchas temáticas e de alfabetização para alunos com baixa visão, a fim de propiciar a inclusão, estimulando o registro e a alfabetização de todos os alunos.
Ciranda da Inclusão Esta Coleção tem como objetivo esclarecer, aos profissionais de Educação, algumas deficiências, para, assim, prepará-los para melhor receber seus alunos numa escola inclusiva.
Acompanha Super VCD , CD-ROM/ÁUDIO (2 em 1) , 100 encartes e adesivos.
Conteúdo dos Livros: Capacitação continuada durante o ano conforme descrição abaixo: Para que a escola inclusiva possa oferecer educação de qualidade, é fundamental que os educadores conheçam as questões relacionadas à educação inclusiva e que possam refletir criticamente sobre ela no cotidiano escolar, ampliando sua teoria e capacitando-se para a prática do processo de inclusão do aluno com deficiência à rede regular de ensino.
Público alvo da capacitação: professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos.
Objetivo: Preparar o educador acerca de cada uma das deficiências e orientá-lo quanto às adaptações curriculares.
Oficinas: Projeto Semear Educacional Projeto SEMEAR - Serviço Municipal de Excelência no Atendimento a Rede, que destina-se a informatização da secretaria de educação.
O sistema SEMEAR - constitui-se em uma ferramenta gerencial para a rede pública de ensino, criada em ambiente web que facilitará a administração escolar no que diz respeito à execução, acompanhamento e controle de suas atividades fins permitindo assim, a atualização em tempo real da base de dados gerenciais da Secretaria de Educação do Estado ou Município.
Melhor gerenciamento e rapidez no envio de informações para o Censo do MEC, INEP, EDUCACENSO.
O SEMEAR permitirá um controle da Secretaria de Educação: RETORNO ESPERADO - PROFESSORES RETORNO ESPERADO – PAIS e ALUNOS Valor depende do número de alunos O livro tem como objetivo abordar a questão da interpretação e produção de texto com o intuito de que os alunos do Ensino Médio possam se apropriar da língua portuguesa com base nos conteúdos do Ensino Fundamental para, assim, poderem se configurar como leitores e autores competentes.
O livro é consumível, e os exercícios propostos foram elaborados de modo a tentar auxiliar o aluno do Ensino Médio a superar algumas barreiras no que se refere ao “difícil ato de escrever”.
Não é raro encontrar alunos nessa fase que já desistiram de ler e escrever, dizendo que “Língua Portuguesa é muito difícil”, “não consigo entender o que o autor quis dizer nesse texto” ou o clássico “não nasci para escrever”.
Tem como proposta minimizar esses traumas e convidar o aluno a fazer um mergulho em águas serenas da língua portuguesa, acreditando que, ao final da travessia, ele poderá ter se apropriado da noção de que ler pode ser um prazer e de que escrever é uma possibilidade.
Através de ferramenta própria, o Sistema Semear Educacional permite que se faça a validação dos dados registrados - antes do envio para o sistema do MEC - para que sejam feitas correções ou inclusões de informações necessárias ao Educacenso.
Através desta ferramenta a escola pode conferir sistematicamente a situação dos dados cadastrais de alunos, professores e funcionários, além de outras informações solicitadas pelo MEC, mantendo, assim, sua base de dados sempre completa e atualizada.
Clientes da Expansão na área de Tecnologia da Informação Informatização agiliza matrícula e vai contribuir com a eficiência do ensino Cerca de 30% dos alunos da Rede municipal de Ensino, envolvendo perto de 5 mil estudantes, estão sendo, este ano, matriculados de forma totalmente informatizada pelo Sistema Semear Educacional.
Onze das maiores escolas do município já apresentam essa facilidade para clientela.
Em apenas cinco minutos, os alunos estão conseguindo se registrar em uma das 96 unidades do município.
Em um mês de matrícula, das vagas oferecidas on line, 3.
623 já foram preenchidas.
Com início dia 06 de dezembro, encontra-se em sua última fase, destinada aos alunos novos, com duração até 21 de janeiro, penúltima sexta-feira do mês.
O secretário de Educação, Caio Castro, avalia que o sistema comporta 15 mil alunos, e prevê um aumento do número de egressos na ordem de 7%.
Boa parte deles vinculados aos programas de erradicação do analfabetismo formal ou funcional, estimado em 10% do contingente da população.
Acredita-se que com a retomada do Programa Letrar, 250 monitores dêem conta de alfabetizar 2.
500 alunos este ano e que a Educação de Jovens e Adultos – EJA também reduza os índices apresentados.
O Colégio Municipal de Alagoinhas é um bom exemplo de como a tecnologia ajuda a inserir os alunos na escola.
Nos últimos 30 dias, já reservou um lugar em sala de aula para 943 alunos em um total de 1.
300 vagas disponíveis, um percentual de 72,5% – 11 dias antes do término da matrícula.
O ensino fundamental II apresenta os números mais expressivos de alunos oficialmente inscritos, são mais de 1.
100, destaque para a 6ª série com 360 matrículas, quase 10% do total realizado.
O coordenador de Matrícula da SEDUC, Camilo Vila Flor, informou que a partir do dia 21 de janeiro, cinco monitores estarão alimentando o banco de dados do Semear para inserir as escolas que ainda não estão informatizadas.
Os dados passarão para um cadastro Geral do Ministério da Educação, que antes exigia três meses de trabalho para ser preenchido com os dados da matrícula.
Atualmente, em questão de horas, isso poderá ser realizado.
São esses números que definirão os repasses de verbas ao município para merenda escolar, transporte, aquisição de equipamentos e determinarão importantes programas de capacitação.
Considerando o princípio de destinar 1,2 metros quadrados por aluno, estabelecido pelo Ministério da Educação, as vagas foram distribuídas por escola.
Com o sistema informatizado, tanto a SEDUC quanto o próprio funcionário que está matriculando, saberá o limite a ser respeitado.
Esgotadas as vagas, os alunos passam a ser encaminhados para a unidade mais próxima de sua casa e assim sucessivamente.
Desde o ano passado, a Seduc vem realizando um remanejamento de alunos e funcionários no sentido de resolver a disparidade que havia entre a superlotação de algumas escolas e a ociosidade de outras.
O Secretário de Educação, Caio Castro, prometeu também para os próximos meses a realização de concurso público.
A demanda excedente das escolas fica registrada, podendo provocar alterações na estrutura da rede.
O Semear não se limitará à matrícula.
Toda a vida escolar, do aluno, da Escola e da comunidade estará ordenada, permitindo fazer estudos comparativos com o cruzamento de dados, por exemplo: estabelecer as relações entre infraestrutura escolar, evasão e baixo rendimento; como também avaliar as repercussões positivas e negativas dos programas implantados.
Em um futuro próximo, os pais e os próprios alunos poderão acompanhar a nota e a freqüência em sala de aula sem sair de casa ou do interior de uma "lan house".
Para que o sistema ganhe eficiência, é preciso que o município leve internet às suas 96 escolas, 35 delas terão a facilidade de já contar laboratórios de informática.
Fonte: ACOM – Assesoria de Comunicação Projeto Semear informatiza rede municipal de ensino.
O secretária de Educação, lançou neste de agosto, para a comunidade escolar, o Programa Semear, que fará a informatização de todo o setor por meio de um sistema computadorizado de transmissão de dados, que interligará todas as unidades da rede municipal de ensino.
O lançamento ocorreu no auditório da Justiça Federal, com a presença de gestores e técnicos das escolas e da Secretaria Municipal de Educação - SEDUC.
"A Secretaria de Educação de Ilhéus dá um grande salto em modernidade e agilidade, com a implantação de um programa que vai nos proporcionar uma grande desburocratização das informações, permitindo maior condição para a tomada de decisões acertadas", enfatizou a secretária.
Ela considera que a interligação das escolas em um sistema central de informações terá impacto positivo em pontos estratégicos para as atividades do gestor educacional.
A secretária também prevê uma otimização de processos importantes como a matrícula escolar, a capacitação dos professores, a contenção da repetência e da evasão escolar, assim como a distribuição de merenda e material didático.
Com os computadores operando em rede, o aluno saberá qual o número de vagas para a série que deseja ingressar.
O técnico da empresa Expansão, que terceiriza o serviço, e também coordenador do Projeto em Ilhéus, Bruno Degasperi, explicou como a tecnologia da informação via computadores vai facilitar as atividades na escola a partir de uma percepção ampla do setor, realizada de forma on-line, ou seja, em tempo real.
Fonte: http://semearilheus.
blogspot.
com/ Algumas telas do Sistema Semear Educacional Exemplo de Relatórios Manuais do Sistema O que é o Semear? O Semear é um projeto que consiste na informatização da Secretaria de Educação envolvendo Software de Gestão Escolar atingindo os servidores, professores, pais e alunos, SAC EDUCACIONAL - uma sala especifica para atendimento aos beneficiados do projeto e mão-de-obra especializada em capacitação.
Qual diferencial? Sistema 100% web sem necessidade de servidores e computadores modernos para trabalhar com o software, único projeto do gênero que envolver mão de obra e capacitação, a cada 10 escolas disponibilizamos 1 monitor que vai capacitar e orientar o uso do sistema em todo o período que o contrato estiver em vigor.
Não é um sistema fechado pode ser adaptado e personalizado com a realidade de gestão da secretaria.
Como é cobrado? É cobrado por aluno, contrato anual com pagamentos divididos em 12 parcelas, nesse valor estão inclusos: Como é vendido? A Expansão é autora, fornecedora e detentora dos códigos fontes de seus sistemas, portanto pode ser adquiridos sem a necessidade do procedimento de licitação publica, conforme assegura a lei 8.
666-93 em seu artigo 25 (casos de inexigibilidade de licitação), agilizando, assim, o processo de compra.
Tempo de implantação? Os prazos e logística para implantação do projeto SEMEAR podem variar conforme a prioridade de cada setor envolvido no processo.
Iniciado o projeto o mesmo estará pronto para funcionar em 110 dias úteis.
Este prazo engloba a adequação das etapas descritas abaixo para o projeto SEMEAR.
Demonstração do Processo de implantação do SEMEAR.
Precisa mudar estrutura física de computadores etc.
? Não, nosso sistema é 100% web, qualquer computador que esteja ligado à internet tem acesso ao sistema, como um e-mail convencional com login e senha pessoal e intransferível.
Suporte com é feito? Nosso suporte é feito online por chat e e-mail, por telefone nosso 0800 ou por monitores no local que acompanham a capacitação do sistema.
Quais clientes da Expansão na área de TI? Projeto Semear mais de 150 mil alunos usuários do sistema.
Outros Clientes em TI: Correios e Telégrafos, Governo do Estado da Bahia, Planserv, Flem.
Posso exportar as tabelas em que formatos? Tem possibilidade de exportar para os programas e formatos mais executados, como Word, Excel, PDF e etc.
Posso Exportar para o MEC as informações? O sistema foi desenvolvido exclusivamente para o setor publico, possibilitando o envio das informações eletrônicas para o Censo Escolar (INEP/MEC); Contem o cadastro das titulações dos professores de acordo com as exigências do MEC/INEP para o censo.
Como é feita a capacitação? O contrato inclui os serviços continuados através dos perfis dos profissionais para a implantação, manutenção e suporte do SEMEAR, os quais serão responsáveis por manter o sistema funcionando, programar os planos de contingência e definir as políticas de segurança.
Serão disponibilizados profissionais para efetuar o treinamento do sistema, sendo que as despesas com estadia, salários, transporte e/ou combustível serão arcados pela Expansão, não tendo o Município-CONTRATANTE, qualquer responsabilidade trabalhista com o profissional.
Posso comprar módulos separados? Nosso sistema é dividido em 3 módulos: Podem ser adquiridos separadamente integrando com os sistemas existentes do local.
Pré-Matrícula, o que é e como funciona? A pré-matrícula será feita antes do período oficial do calendário escolar, ou seja, serão digitados os dados cadastrais dos alunos e matricular o mesmo na série seguinte a dele no caso se ele é 6ª série matricular o mesmo na 7ª série caso ele seja reprovado faremos somente o cancelamento e a correção desta matrícula.
Quais as funções dos monitores na Pré matrícula? Os monitores serão responsáveis por manter o sistema funcionando, programar os planos de contingência e definir as políticas de segurança.
Os mesmos não estão designados a digitação de fichas de alunos e nem a realizar matrículas, caso o façam será com a prévia autorização da Expansão.
Minha escola tem internet e computador, como faço a matrícula? Se você for servidor alocado em alguma função responsável pela matrícula, poderá cadastrar seus alunos e realizar a matricula de imediato, entrando no sistema com seu LOGIN (matrícula do servidor) e SENHA (CPF do servidor).
Minha escola tem computador, mas não tem Internet ? Solicitar a algum monitor a instalação do sistema de matrícula em seu computador, o sistema funcionará OFFLINE, sem a necessidade de internet, após o cadastro, solicitar a algum monitor a retirada dos dados do seu computador (nunca tente retirar os dados para não sofrer o risco de perder tais dados).
Minha escola não tem computador nem internet , como faço ? Solicitar do monitor a indicação de uma escola mais próxima com computador para realizar a matrícula nesta escola indicada, em último caso (verificar a disponibilidade com o monitor) , o monitor disponibilizará um Notebook durante o período comercial para o responsável pela matricula possa realizar essa atividade (o monitor não será responsável pela digitação e sim disponibilizar o computador).
Minha escola não tem impressora, como fazer para imprimir os comprovantes de matrícula e fichas dos alunos? Deve-se realizar o cadastro e a matricula dos alunos com antecedência a data oficial do calendário escolar e fazer a impressão dos comprovantes de matrículas e fichas dos alunos na sala do SAC EDUCACIONAL localizada na Secretaria de Educação do Município.
Matrícula nova, transferência, troca de turma, etc.
? Durante o período especificado no calendário escolar estas ações serão realizadas no SAC EDUCACIONAL e em todas as escolas que possuem internet, que servirão como pólos de matricula.
Salvo a alteração de matrículas já realizadas e cancelamento das mesmas, que tem como restrição a alocação do funcionário na instituição que o aluno foi matriculado.
Sou do campo, lá não tem internet em nenhuma escola, como serão realizadas as matriculas novas, transferência, troca de sala, etc.
? Terá que se dirigir a algum pólo de matricula mais próximo a sua localidade, durante o período especificado no calendário escolar.
Nome: Cidade: Email: Telefone: Assunto: Endereço: Av.
Centenário 2411, Sala 605 - Edf.
Empresarial Centenário, Chame-chame.
CEP: 40155-150 - Salvador-BA Contato: (71)3267-2181 Fax: (71)3267-2191Email: contato@semeareducacional.
com.
br Site desenvolvido pela: Expansão Tecnologia © 2012 | Políticas de Privacidade A reprodução de qualquer parte do conteúdo das publicações e sites da Expansão Tecnologia é proibida.
Todos os materiais publicados nos sites e nas publicações, incluindo, mas não limitado a, textos, imagens, aplicativos, clipes de áudio, são protegidos pelas leis de Copyright e são propriedade da Expansão Tecnologia ou licenciado por seus parceiros.
Não é permitido modificar, copiar, guardar em banco de dados público, alugar, vender ou republicar qualquer conteúdo da Expansão Tecnologia, sem prévia permissão explícita.
O projeto Semear Educacional e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Expansão Tecnologia.

Localização como chegar a Editora Expansão