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Comparado com os demais meses, a receita com o turismo internacional só não foi maior que junho e julho de 2014, meses da Copa do Mundo, quando o montante foi de US$ 793 milhões e US$ 785 milhões, respectivamente.
A primeira campanha totalmente digital do Instituto, por exemplo, registrou em dois meses mais de 50 milhões de views dos vídeos, o que resultou melhor movimento de turistas sul-americanos ao Brasil dos últimos cinco anos.
As interações atingiram a marca de 300 mil no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, contabilizando apenas os canais da Embratur.
A implantação do visto eletrônico, certamente, fará com que fevereiro esse número aumente.
No balanço feito após a adoção da medida, levando-se em conta os primeiros 22 dias do mês de fevereiro, comparado ao mesmo período de 2017, o Ministério das Relações Exteriores registrou um aumento de 80% nos pedidos de visto nos Estados Unidos.
Também foi apontado um aumento de 35% nos pedidos feitos no Japão, assim como de 64% na Austrália.
Quanto ao Canadá houve um aumento de 23%.
“Não há dúvida que o nosso resultado influencia no aumento de atração dos turistas estrangeiros e, consequentemente, no gasto desse viajante no País.
Acreditamos, também, que o plano Brasil + Turismo, medidas para fortalecer o setor no País, irá contribuir para este aumento.
O pacote engloba, além da emissão de vistos eletrônicos, a ampliação da conectividade aérea, modernização da Lei Geral do Turismo, melhor aproveitamento de áreas da União, qualificação profissional, fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo, a transformação da Embratur em serviço social autônomo (agência)”, destaca o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz.
O PL 2724/2015, que eleva, também, a participação do capital estrangeiro com direito a voto nas empresas de transporte aéreo está para ser votado, em caráter de urgência, na Câmara dos Deputados.
“Com o aumento da conectividade seremos mais produtivos, e chegar próximos a patamares internacionais.
Isso fará com que o Brasil consiga subir alguns degraus na competitividade, tanto para o turismo, quanto na atração de investimentos para o País”, afirma Lummertz.
Segundo o presidente da Embratur diante dos entraves burocráticos, o Brasil consegue avançar de maneira mais eficaz, impulsionando a economia e fortalecendo diversos setores da cadeia produtiva.
“É preciso haver um reforço na promoção e na modernização da autarquia como forma de ampliar ainda mais o faturamento do País com os visitantes internacionais e reduzir o déficit na balança comercial do turismo”, finaliza.
  Na comparação entre janeiro de 2018 e o mesmo mês de 2017, o salto na receita com o turismo internacional foi de 17,86%.
No primeiro mês do último ano, os estrangeiros injetaram US$ 661 milhões contra os US$ 779 milhões deste ano.
      1 Embratur lança produto para facilitar a comercialização de destinos brasileiros O Panorama de Comercialização mostra ao trade nacional como os representantes internacionais veem o Brasil como destino turístico O trade nacional conta agora com um novo produto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que servirá de subsídio para atuação direta nos mercados internacionais.
Desenvolvido a partir da percepção dos representantes internacionais, o “Panorama de Comercialização” traz informações sobre aspectos peculiares do trade turístico dos países prioritários e suas percepções em relação ao receptivo brasileiro.
Além de destacar a visão dos profissionais que comercializam para os turistas interessados no Brasil, o documento mostra quais são os principais fatores que influenciam na comercialização dos destinos brasileiros nos mercados, bem como os atributos do País e os concorrentes.
O trade turístico internacional, responsável pelos dados fornecidos no material, é composto por operadores e agências de viagens, companhias aéreas e players da indústria de turismo, como as associações.
De acordo com o presidente da Embratur, “a ideia é subsidiar o trade nacional com informações do [trade] internacional, no intuito de incentivá-lo a não medir esforços e atender às exigências de cada mercado”, explicou Vinicius Lummertz.
“A proposta é a de dar um panorama prático, de leitura rápida e dinâmica e, também, informar sobre os segmentos e nichos mais procurados, fazendo um link com os destinos com apelo comercial, interesse, tendência e potencial de comercialização”, afirmou o coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, Alisson Andrade.
O produto possui destaques de cada país e relata as principais ações demandadas no respectivo mercado.
Os lançamentos de novos voos e as frequências, quando já anunciados pelas companhias aéreas, constam no Panorama de Comercialização.
O documento está disponível em: http://trade.
visitbrasil.
com/pt/welcome#   2 Campanha digital da Embratur atingiu mais de 50 milhões de visualizações Pela primeira vez 100% digital, as peças da campanha também tiveram grande impacto nas redes sociais A primeira campanha totalmente digital da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi um sucesso.
Em dois meses, foram mais de 50 milhões de views dos vídeos da campanha.
As interações atingiram a marca de 300 mil no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, contabilizando apenas os canais da Embratur.
"Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende" – em tom de bom humor a campanha da Embratur convidou os vizinhos latino-americanos a desfrutarem das belezas do verão brasileiro por meio das redes sociais, portais e influenciadores, mostrando que apesar de ser o único país da região a falar português, a hospitalidade é um traço marcante do brasileiro, e o portunhol poderia ser o idioma oficial do verão.
Além disso, influenciadores locais, de países da América do Sul, foram convidados para passar alguns dias em diferentes destinos do Brasil, e produziram materiais com muita autenticidade, em uma linguagem direta, fácil e ágil, características muito buscadas pelos turistas na busca por informações na hora de viajar.
A campanha contemplou dois filmes, oito vídeos em ‘Portuñol’ com a youtuber Consuelo #dicaboa; um Guia de Expressões em ‘Portuñol’ em formato colaborativo; playlists de verão no Spotify, além de ações no Instagram, Facebook e Twitter.
Além disso, no VisitBrasil – portal oficial da Embratur para divulgar o Brasil no exterior – os agentes de turismo encontraram um kit completo de peças para download gratuito.
"O viajante em busca por informações de viagens, invariavelmente, passa pela internet, através principalmente dos dispositivos móveis.
  A ideia, para ampliar o alcance, foi usar as muitas plataformas digitais com focos nos países prioritários da América do Sul", declara Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur.
"As histórias das outras pessoas são determinantes no início da jornada.
A ideia, para ampliar o alcance, foi usar influenciadores digitais de vários países da América do Sul, além dos espaços de mídia digital, para potencializar a mensagem para os turistas potenciais", completa o diretor.
Impacto O alcance desta campanha garantiu grande destaque para o Brasil e para seus diversos destinos.
 "Conseguimos criar um posicionamento singular, que reflete a identidade do Brasil e dos brasileiros, formando uma conexão simpática do País com os turistas", comemora Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.
 "Mais do que isso: este verão vem apresentando indicadores de que baterá recordes na chegada de turistas estrangeiros.
Regionalmente, as secretárias e entidades estaduais comemoram a vinda dos estrangeiros.
Somente no carnaval tivemos a estimativa de 400 mil turistas de fora do país vindo para nossa festa.
Isso mostra que os esforços bem direcionados trazem bons resultados", completa o presidente.
Investimento No total, a Embratur investiu na campanha R$ 5 milhões e, pela primeira vez, a campanha teve foco no digital.
O presidente destaca que os resultados foram significativos, apesar do baixo investimento e lembra a necessidade de aprovação do PL 2724/2015 que transforma a Embratur em agencia e dará mais musculatura ao orçamento, já que não dependerá apenas da União.
"Desenvolvemos um bom trabalho, direcionando os esforços.
Foi uma experiência que mostra também que a promoção está mudando, e com um bom planejamento conseguimos extrair um bom resultado.
Isto não quer dizer que não precisamos de grandes investimentos.
Com aportes significativos na promoção internacional, conseguiremos resultados ainda mais expressivos ", reforça o presidente.
Além da campanha publicitária para a América Latina, o instituto tem promovido ações pontuais como a emissão do visto eletrônico para turista da Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos.
No primeiro mês em vigor, a medida gerou um aumento de expressivos 80% na procura por vistos de turistas norte-americanos.
    3 Capital cearense será sede do CONOTEL 2018 Presidente da ABIH Nacional, entidade organizadora do congresso, esteve na Embratur para formalizar o convite ao presidente Vinicius Lummertz Fortaleza vai receber, de 16 a 19 de maio, a maior edição do CONOTEL (Congresso Nacional de Hotéis).
O presidente da ABIH Nacional, Marcos Cardoso Linhares, esteve nesta quinta-feira (22) na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para convidar o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, que reforçou a importância de reunir os principais representantes do trade turístico brasileiro.
“O CONOTEL é um momento em que os dirigentes das mais importantes entidades se encontram com um propósito único, que é o de fomentar soluções para que, juntos, possam tecer um futuro onde a indústria hoteleira e o setor de turismo exerça seu papel de destaque no contexto econômico brasileiro, mostrando o potencial do segmento como um dos principais condutores para o fortalecimento do País”, disse Lummertz.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a decisão de levar o CONOTEL 2018 para a capital cearense, depois de 10 anos sendo realizado no eixo Rio/São Paulo, foi estratégica e tem o objetivo de promover a troca de experiências in loco e estender as possibilidades de novos negócios e parcerias entre empresários e profissionais do setor.
“Uma vez que Fortaleza é, hoje, uma das principais portas de entrada para o nordeste brasileiro, além de estar se consolidando como um dos destinos nacionais que mais potencializam o turismo como real vetor econômico”, afirmou Marcos Cardoso Linhares.
    Em novembro do ano passado, o presidente da Embratur esteve na capital francesa para o lançamento oficial do voo da Air France-KLM, que partirá de Paris e Amsterdã e desembarcará em Fortaleza, com conexões para Belém, Manaus, Natal e Salvador.
Serão cinco voos semanais para a Europa e a expectativa é aumentar em até 14% a oferta de assentos em 2018.
“Esse hub de Fortaleza é uma boa oportunidade para nós, da Embratur, trabalharmos a diversidade na promoção dos produtos e dos destinos turísticos brasileiros”, comemora Vinicius Lummertz.
O início da operação das empresas em Fortaleza, previsto para maio de 2018, permitirá que passageiros em Manaus ou Belém, ou mesmo de outros pontos do Nordeste, não precisem viajar até São Paulo ou Rio de Janeiro para se conectarem aos voos da companhia aérea da Europa para viajar em direção àquele continente.
  4 Anterior Próximo Notícias 18/02/2018 Visto eletrônico faz disparar interesse de norte-americanos pelo Brasil Balanço dos primeiros dias mostra crescimento de 70% dos pedidos em relação ao ano passado  Nem as previsões mais otimistas conseguiram antecipar o que acabou acontecendo nos mercados onde foi aberta a possibilidade de obtenção de visto eletrônico para os turistas entrarem no Brasil.
No primeiro balanço feito após a adoção da medida, levando-se em conta os primeiros 15 dias do mês de fevereiro, comparado ao mesmo período de 2017, o Ministério das Relações Exteriores registrou um aumento de 70% nos pedidos de visto nos Estados Unidos.
  Também foi apontado um aumento de 26%.
por cento nos pedidos feitos no Japão, assim como de 57% por cento na Austrália.
Quanto ao Canadá houve um aumento de apenas 4% por cento.
Vale registrar, porém, que o Canadá é o único país dos quatro em que a concessão do visto eletrônico entrou em vigor e ainda não foi realizada nenhuma ação especial de divulgação.
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) agendará uma movimentação nesse sentido para os próximos meses.
Vinicius Lummertz, presidente do instituto, responsável pela promoção do Brasil no exterior, comentou que apesar de sempre acreditar no sucesso da iniciativa, ficou surpreendido de forma positiva com a rápida resposta dos mercados emissores.
“Quando estivemos em Nova Iorque para fazer o lançamento para o mercado norte americano acompanhados do ministro do Turismo Marx Beltrão e do embaixador do Brasil nos EUA, Sérgio Amaral, ouvimos dos líderes do trade daquele país que esperavam contar com o dobro de turistas em direção ao Brasil em poucos anos.
Mas esse primeiro balanço foi fantástico.
Indicam que essa meta pode até ser ultrapassada”, resumiu Lummertz.
Os Estados Unidos são o segundo maior país emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás somente da Argentina.
Mas enquanto cada argentino deixa US$ 50 por dia no nosso país, os americanos gastam 73 dólares diários, em média.
Atualmente 550 mil norte americanos visitam anualmente o Brasil.
Se for concretizada a previsão de Terry Dale, presidente da USTOA, entidade que reúne as principais operadoras e agentes de viagens norte-americanos, teremos em três ou quatro anos, mais de 1,2 milhões de turistas daquele país gostando o Brasil.
A receita anual de US$ 710 milhões saltaria para mais de US$ 1,5 bilhão.
O balanço do Ministério das Relações Exteriores indica ainda que o visto eletrônico está com grande aceitação.
Em todos os consulados brasileiros onde a iniciativa está sendo adotada é possível optar pelo método tradicional, quando a pessoa procura o consulado para encaminhar os documentos e aguarda ser chamada.
Porém, ao saber da possibilidade de realizar o visto eletrônico, feito pela internet em qualquer lugar e com tempo de resposta inferior a 72 horas, os turistas aproveitam esta oportunidade.
Na Austrália, onde a inciativa está implantada desde novembro, 98% já são emitidos via internet.
Nos EUA o novo método já foi escolhido por 65% dos turistas, no Canadá 72% e no Japão 33%.
CHINA O sucesso da ação está animando o presidente da Embratur a buscar apoio para o próximo passo: o visto elétrico para turistas chineses.
“Não podemos deixar passar essa oportunidade.
Está claro que o turista estrangeiro busca países onde encontra facilidades como o visto eletrônico.
A China tem um potencial enorme.
São 130 milhões de chineses viajando anualmente pelo mundo.
Pouco mais de 50 mil vem para o Brasil.
Temos natureza, cultura, gastronomia.
Mas é preciso facilidades para o visto de entrada, maior conectividade e voos mais baratos” destacou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
Notícias 17/02/2018 Lideranças do turismo apoiam intervenção no RJ Ação do Governo Federal garante reforçar a segurança para moradores e turistas no Rio de Janeiro Em encontro na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, lideranças do trade turístico da cidade, o maior portal de entrada do país para turistas estrangeiros, externaram ao presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, total apoio a ação do Governo Federal para garantir a ordem pública e a segurança da população do Rio de Janeiro.
“O que ouvi de todas as lideranças foi que a ação veio num momento certo, em que as coisas estavam saindo do controle.
Num primeiro momento já sentimos essa presença forte dos militares, o que certamente trará repercussão positiva fora do país.
Isso vai se traduzir em percepção positiva de segurança e mais turistas”, comentou Lummertz.
O presidente da Embratur participa neste sábado (17), no Rio de Janeiro, da entrega de prêmios aos blocos do carnaval da Barra da Tijuca, bairro da zona oeste da cidade, que teve uma grande ocupação de turistas no carnaval, quando os hotéis da região tiveram 82% das habitações ocupadas.
O presidente da Fundação de Promoção de Turismo do Estado do Rio (Turisrio), Paulo Senise, foi além: “o turismo da cidade e do estado estavam esperando uma ação dessa”.
O diretor da ABIH-RJ, Ronnie Arosa, também apoiou.
“Tivemos recordes de público nesse verão e em especial no carnaval, mas agora estaremos mais seguros em continuar nossa divulgação porque sabemos que a segurança vai melhorar”, emendou o dirigente da ABIH.
Paulo Michel, também representante da ABIH do Rio de Janeiro, era outro integrante do trade turístico que estava entusiasmado com a ação.
“Corri para colocar bandeiras do Brasil nos nossos hotéis, como todos os colegas estão fazendo.
Temos que apoiar essa ação.
Com certeza teremos dias melhores na segurança, o que vai fazer melhorar ainda mais o fluxo de turistas”, comentou o dirigente hoteleiro.
O Carnaval confirmou as expectativas de bons resultados para o turismo nacional.
 De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), o Rio de Janeiro alcançou a média de 86% de ocupação em seus hotéis e bairros como Flamengo e Botafogo atingiram 96%, seguidos por Ipanema, Leblon e Copacabana, com 89% e Barra da Tijuca que fechou sua ocupação em 82%.
Belo Horizonte teve 45% de ocupação em sua rede.
  A capital mineira passou de cidade de partida a destino para quem quer pular o carnaval.
A ocupação hoteleira em São Paulo atingiu 52% em toda a cidade, revelando um resultado acima da expectativa para o período.
Fortaleza fechou a ocupação de seus hotéis em 86,2% e Salvador, Recife e Olinda, que esperavam 90% de ocupação, registram durante esse carnaval 98,6%, 97% e 95% de ocupação, respectivamente.
Outros destinos não tão tradicionais para folia também tiveram bons resultados.
No Espírito Santo, a capital Vitória e as montanhas capixabas atingiram 95% de ocupação e Guarapari, juntamente com todo o litoral, 85%.
Em Goiás, Caldas Novas 95% e Pirenópolis, 89%.
Em Boa Vista (RO), 79%.
Notícias 18/01/2018 Nota sobre febre amarela Em virtude da ampliação da área de cautela em relação à febre amarela, recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a orientação aos viajantes internacionais que vêm ao Brasil, em especial ao estado de São Paulo, passa a ser a seguinte: todos os que visitam a região (inclusive a capital paulista e o litoral) e que têm mais de nove meses de idade, devem ser vacinados.
Não existe nenhuma restrição a viagens em todo o país.
Como os anticorpos protetores contra o vírus são produzidos entre o 7º e 10º dia após a administração da vacina, ela deve ser realizada no mínimo 10 dias antes da viagem, para que a pessoa seja considerada protegida.
Uma dose confere proteção por toda vida.
Além da vacina, outras medidas de proteção individual devem ser levadas em consideração, como o uso de calças e camisas de manga longa e de repelentes contra insetos.
O Ministério da Saúde do Brasil reforça que as áreas determinadas para vacinação no País permanecem as mesmas e que as medidas de prevenção, como intensificação da vacinação e fracionamento de doses, também continuarão sendo realizadas e atualizadas conforme as necessidades.
O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados.
A doença não é passada de pessoa a pessoa.
A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
Fotos (Crédito: Embratur) (Crédito: Embratur) (Crédito: Embratur e Gustavo Silva) (Crédito: Embratur) (Crédito: Embratur) (Crédito: Roberto Castro/MTur e Embratur) acessar todas AS GALERIAS Agenda de Eventos acessar toda A agenda Videos O frame não foi carregado.
Presidente da Embratur concede entrevista à Globo Notícia Américas Vinicius Lummertz esteve em Nova Iorque, nos EUA, de 23 a 26 de janeiro para ações de divulgação de implantação dos vistos eletrônicos para turistas norte-americanos, interessados em visitar o Brasil.
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